Beneficiário do INSS têm novo serviço de atendimento telefônico da Caixa

É preciso ter em mãos o número do benefício ou CPF e a data de nascimento para utilizar o serviço de atendimento telefônico da Caixa.

Escrito por Lilian Calmon

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O beneficiário do INSS têm novo serviço de atendimento telefônico da Caixa. O banco anunciou, nesta sexta-feira, 18, que os aposentados e pensionistas poderão consultar informações sobre portabilidade e prova de vida pelo 0800 726 0207 na opção 7 (Central de Atendimento Caixa). O funcionamento é 24 horas.

Veja como utilizar o serviço de atendimento telefônico da Caixa?

Para utilizar o serviço de atendimento telefônico da Caixa, é preciso ter em mãos o número do benefício ou CPF e a data de nascimento.

A Central de Atendimento disponibiliza as seguintes opções:

  • situação do benefício: identificação da situação da última parcela do seu benefício se: disponível, paga, bloqueada, parcela não sacada, devolvida ao INSS ou não localizada;
  • prova de vida: identificação da data da última prova de vida realizada e vigência;
  • portabilidade: orientações sobre os procedimentos para solicitação de portabilidade do benefício e consulta sobre a situação atual da portabilidade já solicitada.

Prova de vida foi retomada em junho

A obrigatoriedade da prova de vida, que foi suspensa em março de 2020 devido à pandemia, foi retomada em junho.

Ela é uma exigência do INSS e deve ser feita anualmente por quem recebe benefício, independentemente da instituição financeira escolhida para o pagamento.

Na Caixa, o procedimento pode ser realizado em qualquer agência ou na rede de autoatendimento (caixas eletrônicos) quando o beneficiário tenha identificação biométrica cadastrada. A ausência da prova de vida implica no bloqueio do benefício pelo INSS até a sua regularização. 

É possível fazer a prova de vida do INSS em casa. Para saber como, clique aqui.

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