Famílias baixa renda seguem sem tarifa adicional na conta de luz em fevereiro

Beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica continuam com bandeira verde. Demais consumidores pagam R$ 14,20 por 100 kWh.

Escrito por Júlia Ennes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Consumidores que recebem o benefício do programa Tarifa Social de Energia Elétrica continuarão com bandeira tarifária verde (sem cobrança adicional) na conta de luz em fevereiro de 2022. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 28, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Neste momento, a bandeira verde vale apenas para os consumidores beneficiários da Tarifa Social. Para os demais consumidores, continua em vigor a bandeira escassez hídrica, a mais cara. Nela são cobrados R$ 14,20 a cada 100 kWh, um aumento de 49,7% em relação à bandeira vermelha patamar 2.

A exceção são os moradores das áreas não conectadas ao Sistema Interligado Nacional, como os de Roraima e de áreas remotas também que não pagam bandeira tarifária.

Bandeira tarifária também tem desconto com a Tarifa Social

Além disso, famílias de baixa renda, inscritas no programa pagam as bandeiras com os mesmos descontos que já possuem nas tarifas, de 10% a 65%, dependendo da faixa de consumo. Mais de 11,5 milhões de pessoas poderão usufruir dos descontos, além das 12,3 milhões já atendidas.

Leia também: Tarifa social concede descontos na conta de luz; entenda como funciona e saiba como se cadastrar

Bandeira de escassez hídrica na conta de luz

O sistema de bandeiras tarifárias é uma cobrança aplicada às contas de luz quando o custo de produção de energia aumenta. É o que vem acontecendo desde o ano passado, em consequência da pior crise hídrica em 91 anos.

Criada por meio da Medida Provisória nº 1.055/2021, a bandeira Escassez Hídrica segue em vigor até abril de 2022.

Quer continuar acompanhando as notícias que impactam o seu bolso? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp