PIS/Pasep: Abono salarial “esquecido” pode ser sacado a partir de 31 de março; veja como consultar

R$ 208 milhões “esquecidos” do abono salarial podem ser sacados a partir de 31 de março. Saiba quem tem direito e como solicitar o benefício.

rafela
Rafaela Souza

Mais de 320 mil trabalhadores que deixaram de sacar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2019, poderão solicitar o saque do benefício a partir de 31 de março. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, existem R$ 208 milhões em abonos salariais “esquecidos”.

O início do prazo para o saque dos valores “esquecidos” em contas estava previsto para o dia 8 de fevereiro, mas foi adiado pelo governo.

Continua após a publicidade

Confira o calendário de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep 2022

Como solicitar o saque do abono salarial esquecido

Para realizar o saque do valor “esquecido”, referente aos meses trabalhados em 2019, o trabalhador deverá fazer uma requisição formal presencialmente ou por e-mail:

Saque presencial: O pedido poderá ser feito em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho, mediante a apresentação de um documento com foto.

E-mail: Nesse caso, o trabalhador deverá enviar um e-mail para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br, alterando o “uf” pela sigla do estado em que o trabalhador reside.

Após a solicitação, o trabalhador poderá sacar o benefício até o dia 29 de dezembro. 

Quem tem direito ao saque

Tem direito ao abono salarial de 2019 os trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenham trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. 

Além disso, é necessário que os dados do trabalhador tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.

Como consultar o abono salarial

A consulta para solicitar o saque do abono salarial “esquecido” pode ser feita através do telefone 158 ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o abono salarial PIS/Pasep? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.