5 dicas para não cair no golpe do empréstimo empresarial de acordo com especialistas

Apesar da variedade de golpe do empréstimo empresarial, aquele que ocorre nas redes sociais é o que tem chamado mais atenção. Entenda.

LilianCH
Lilian Calmon

A BizCapitalfintech brasileira de soluções financeiras para pequenas e médias empresas, dá dicas para que o empreendedor não caia no golpe do empréstimo empresarial.

“As modalidades de golpes são inúmeras, mas um tipo que chama cada vez mais atenção acontece nas redes sociais. Golpistas utilizam indevidamente o nome de instituições financeiras ou fintechs para abordar pessoas, principalmente no Instagram ou Facebook, com o objetivo de oferecer falsos empréstimos PJ. Depois, para que o suposto crédito seja liberado, é solicitado um pagamento antecipado ao empreendedor que, sem desconfiar de que se trata de um golpe, realiza o depósito. No fim, além de não ter o empréstimo prometido, a vítima ainda leva um grande prejuízo financeiro”, explicou o head de marketing da BizCapital, Bruno Israel.

Continua após a publicidade

Saiba como reconhecer e se proteger do golpe do empréstimo empresarial

A seguir, confira as dicas do head de marketing da BizCapital para reconhecer e se proteger do golpe do empréstimo empresarial.

Não faça pagamentos antecipados

Não é usual que instituições financeiras trabalhem com pagamentos antecipados para a liberação de crédito. Assim, além de não fazer transações de valores antecipados, não forneça sua documentação antes de decidir concretizar o empréstimo empresarial.

Continua após a publicidade

Nunca divulgue dados sigilosos

Nunca compartilhe dados pessoais ou bancários, senhas, tokens e códigos de segurança com outras pessoas. Isso porque, com essas informações, criminosos podem clonar documentos, realizar compras em seu nome e até aplicar golpes em outras pessoas se passando por você.

Desconfie de abordagens suspeitas, links e taxas abaixo do normal

Os golpistas costumam entrar em contato com suas potenciais vítimas para oferecer vantagens, benefícios e taxas de juros abaixo do praticado no mercado. Grande parte dos golpes são compartilhados por meio de links falsos em redes sociais e aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.

Por isso, antes de clicar em qualquer link ou aceitar ofertas supostamente muito vantajosas, procure saber se aquela proposta é, realmente, verdadeira.

Peça crédito PJ no lugar certo

Tenha cautela na hora de escolher uma instituição financeira ou fintech para obter um empréstimo empresarial. Procure sempre aquelas com boa reputação no mercado e que sejam autorizadas pelo Banco Central (BC).

Continua após a publicidade

Para fazer essa consulta, acesse o site do BC e busque a opção “Encontre uma Instituição”. Se preferir, telefone para 145.

Pesquise o que outras pessoas falam da empresa

Pesquise se a empresa tem casos de reclamações graves ou, até mesmo, indicações de clientes que já foram lesados. Mecanismos de busca como o Google, as redes sociais e os sites de proteção ao consumidor, como Reclame Aqui e Procon, podem ser usadas para checar avaliações e comentários dos clientes.

Aproveite e leia também: “Spoofing? Phishing? Golpe virtual em e-mails aumentam na pandemia; veja como se proteger”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre golpe do empréstimo empresarial? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.