5 dicas para não cair no golpe do empréstimo empresarial de acordo com especialistas

Apesar da variedade de golpe do empréstimo empresarial, aquele que ocorre nas redes sociais é o que tem chamado mais atenção. Entenda.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A BizCapitalfintech brasileira de soluções financeiras para pequenas e médias empresas, dá dicas para que o empreendedor não caia no golpe do empréstimo empresarial.

“As modalidades de golpes são inúmeras, mas um tipo que chama cada vez mais atenção acontece nas redes sociais. Golpistas utilizam indevidamente o nome de instituições financeiras ou fintechs para abordar pessoas, principalmente no Instagram ou Facebook, com o objetivo de oferecer falsos empréstimos PJ. Depois, para que o suposto crédito seja liberado, é solicitado um pagamento antecipado ao empreendedor que, sem desconfiar de que se trata de um golpe, realiza o depósito. No fim, além de não ter o empréstimo prometido, a vítima ainda leva um grande prejuízo financeiro”, explicou o head de marketing da BizCapital, Bruno Israel.

Saiba como reconhecer e se proteger do golpe do empréstimo empresarial

A seguir, confira as dicas do head de marketing da BizCapital para reconhecer e se proteger do golpe do empréstimo empresarial.

Não faça pagamentos antecipados

Não é usual que instituições financeiras trabalhem com pagamentos antecipados para a liberação de crédito. Assim, além de não fazer transações de valores antecipados, não forneça sua documentação antes de decidir concretizar o empréstimo empresarial.

Nunca divulgue dados sigilosos

Nunca compartilhe dados pessoais ou bancários, senhas, tokens e códigos de segurança com outras pessoas. Isso porque, com essas informações, criminosos podem clonar documentos, realizar compras em seu nome e até aplicar golpes em outras pessoas se passando por você.

Os golpistas costumam entrar em contato com suas potenciais vítimas para oferecer vantagens, benefícios e taxas de juros abaixo do praticado no mercado. Grande parte dos golpes são compartilhados por meio de links falsos em redes sociais e aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.

Por isso, antes de clicar em qualquer link ou aceitar ofertas supostamente muito vantajosas, procure saber se aquela proposta é, realmente, verdadeira.

Peça crédito PJ no lugar certo

Tenha cautela na hora de escolher uma instituição financeira ou fintech para obter um empréstimo empresarial. Procure sempre aquelas com boa reputação no mercado e que sejam autorizadas pelo Banco Central (BC).

Para fazer essa consulta, acesse o site do BC e busque a opção “Encontre uma Instituição”. Se preferir, telefone para 145.

Pesquise o que outras pessoas falam da empresa

Pesquise se a empresa tem casos de reclamações graves ou, até mesmo, indicações de clientes que já foram lesados. Mecanismos de busca como o Google, as redes sociais e os sites de proteção ao consumidor, como Reclame Aqui e Procon, podem ser usadas para checar avaliações e comentários dos clientes.

Aproveite e leia também: “Spoofing? Phishing? Golpe virtual em e-mails aumentam na pandemia; veja como se proteger”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre golpe do empréstimo empresarial? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp