ZigPay: o que é, como funciona e como usar a plataforma?

O ZigPay é uma plataforma de gestão de pagamentos que pode automatizar seu negócio ou evento. Veja como essa solução funciona e como contratá-la!

Escrito por Thainá Cunha

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O ZigPay é uma plataforma que pode automatizar as rotinas de gestão de pagamento de estabelecimentos e eventos.

Sua solução permite que o cliente utilize um recurso pré-pago para consumir no local, tornando a administração mais simples e eficiente.

Além disso, é uma forma de modernizar o estabelecimento e reduzir os custos com ferramentas avulsas contratadas para o controle financeiro.

No entanto, muitos gestores podem ter dúvidas sobre como esse método funciona, e não conhecer as soluções que a empresa oferece.

Nesse caso, antes de tomar uma decisão no seu estabelecimento, vale a pena conhecer a ZigPay com mais detalhes.

Veja como ela funciona, quais suas vantagens e como utilizar essa plataforma para tornar sua gestão de pagamentos mais simples!

O que é o ZigPay?

O ZigPay é uma startup focada em oferecer soluções de gestão de pagamentos para estabelecimentos segmentados e que atuam com eventos, como casas noturnas, bares e restaurantes.

A fintech foi criada em 2016 como uma forma de diferenciar a experiência do cliente nesses locais, além de tornar a administração financeira mais simples para o empreendimento.

Por meio de um esquema cashless, sem pagamento em dinheiro em espécie, torna-se mais simples gerenciar os consumos, além do cliente também possuir autonomia para administrar seus pedidos, visualizar as opções de cardápio e usar formas mais tecnológicas de pagamento.

Em 2022, a ideia recebeu uma captação de R$ 40 milhões em uma rodada de financiamento, permitindo expandir seu serviço no mercado. Empresários como os donos da rede de academias SmartFit e das Lojas Marisa aplicaram recursos na empresa.

Seu objetivo é desenvolver ainda mais seu sistema de controle de pagamentos nesses locais, automatizando não apenas o controle de pedidos e comandas, mas também disponibilizando alternativas como recarga pré-paga ou escaneamento de código na entrada.

Diversos estabelecimentos comerciais de eventos e consumo já adotam esse método de administração de clientes, e o Zigpay é uma plataforma que facilita essa rotina.

Atualmente, a companhia atende 106 estabelecimentos e 106 mil pessoas, em média, com lucro por meio do percentual de taxa das transações.

Como funciona a plataforma?

Uma vez que o estabelecimento realiza a contratação do Zigpay, ele integra seu sistema de controle a uma ferramenta completa de administração de pagamentos.

Dessa forma, a interação com o cliente é totalmente automatizada por meio das soluções da companhia.

Um diferencial é que a plataforma opera apenas com seus próprios recursos. Assim, para facilitar o controle financeiro, os clientes recebem um cartão específico da plataforma, que o próprio estabelecimento emite.

Em seguida, é possível realizar a recarga pré-paga do cartão para consumo posterior. Os métodos de pagamento variam conforme a contratação.

Assim, o Zigpay passa a administrar os valores recebidos como recarga pelo cliente, incluindo saldo no cartão private label para comprar no local.

Caso o consumidor deseje gastar mais, precisará retornar ao caixa e carregar mais saldo com dinheiro, cartão ou transferência, conforme as liberações que o negócio trabalha.

No local, as comandas costumam estar relacionadas ao cartão individual do cliente, para facilitar o acompanhamento dos pedidos. Para isso, a Zigpay também permite integração com outros sistemas de gestão que o empreendedor utilize.

Quais as vantagens do ZigPay?

Uma das principais vantagens do ZigPay para o empreendedor é a possibilidade de automatizar seu negócio com uma solução prática e simples de utilizar.

A plataforma pode ser integrada com outras ferramentas que o gestor utiliza no dia a dia, facilitando suas rotinas.

Além disso, como gestão de pagamentos para estabelecimentos, torna o controle de clientes e de consumo mais ágil. Isso porque não é mais necessário utilizar comandas tradicionais ou administrar diferentes formas de pagamento no fechamento da conta.

Com o cartão pré-pago Zigpay que acompanha a solução, o cliente recarrega o que deseja consumir e o desconto ocorre pelo seu cadastro.

Assim, o gestor também pode centralizar seus custos e taxas em um só local, e não precisa gerenciar diferentes tarifas em maquininhas de cartão, transferências e dinheiro em espécie, por exemplo.

Enquanto isso, também permite que o estabelecimento consolide sua imagem de forma mais positiva no mercado ao oferecer uma experiência mais completa e satisfatória ao cliente.

A plataforma possibilitará a redução de filas, pois o pagamento é automático, além de agilizar pedidos e controle de saldo. Não será necessário aguardar a mediação de um funcionário para encerrar a conta.

Com isso, em média, pode reduzir até 30% de custos operacionais e aumentar 40% o ticket médio do estabelecimento, ao incentivar o gasto do saldo remanescente no cartão pré-pago.

Quais as desvantagens?

Por outro lado, podem existir alguns pontos menos positivos quanto ao uso do ZigPay, e é importante que o empreendedor se atente para esses detalhes.

Isso porque a plataforma pode restringir algumas das alternativas de gerenciamento, pois concentra todas as etapas de atendimento e pagamento no mesmo sistema.

Assim, o cliente obrigatoriamente precisará de um cartão pré-pago com saldo para realizar compras e consumo no local, além do recebimento ser pela ferramenta.

Dessa forma, o gestor deverá atender às taxas propostas pela empresa, sem autonomia para diversificar o atendimento ou os canais de recebimento para seus clientes.

Além disso, como todas as etapas são automatizadas, problemas no sistema, como instabilidade momentânea ou manutenções, podem prejudicar o funcionamento do local.

Ferramentas fora do ar ou dificuldade na conexão, que são eventos comuns quando se trata de plataformas virtuais, representam prejuízo para o estabelecimento.

Ainda, nem todos os clientes optam por solicitar o cartão de consumo pré-pago, e existe a possibilidade de afastar parte do público-alvo ao seguir com essa forma de gestão financeira por meio do ZigPay.

Como usar o ZigPay?

Para os vendedores e gestores de empreendimentos, usar o ZigPay é simples, pois o sistema pode ser instalado no servidor central e disponibilizar todos os equipamentos que dão seguimento às atividades de forma prática.

Isso permite que não seja necessário burocracias para automatizar o sistema, exceto em casos específicos de integração com outras plataformas mais complexas.

No entanto, após adquirir a solução, o gestor já poderá colocá-la em prática em alguns dias, acessando o painel de controle em seus computadores e aplicativos para verificar a movimentação financeira.

Todos os recebimentos e recargas se concentram no mesmo sistema da Zigpay, que permite a transferência para outra conta bancária da empresa quando for possível resgatar os recebimentos.

Nesse quesito, funciona como uma operadora de cartão de crédito convencional, com taxas cobradas a cada transação.

Enquanto isso, para o cliente, o uso do Zigpay também é simples. No estabelecimento que deseja consumir, deverá fazer seu cadastro para emitir um cartão individual. Geralmente, está associado ao seu documento de identificação, como CPF.

Assim, cada pessoa consome individualmente, com sua própria comanda, facilitando a gestão posterior. 

Após confirmar seu cadastro no estabelecimento ou no evento, o cliente realiza a recarga como um cartão pré-pago convencional. Basta inserir o saldo na forma de pagamento desejada e utilizá-lo posteriormente.

Dentro do local, as compras são feitas pelo cartão emitido no seu nome. Nesse caso, é fundamental tomar cuidado com esse recurso, pois perdê-lo pode acarretar consequências tradicionais a comandas.

Quando encerrar o atendimento, o cliente poderá sair do local sem maiores problemas, pois o consumo estará pago, evitando filas ou esperas.

Como resgatar saldo no Zigpay?

O resgate do saldo no Zigpay deve ocorrer diretamente com o evento ou estabelecimento que utiliza o sistema.

Essa é uma das principais dúvidas de clientes que utilizam o serviço, pois, geralmente, o saldo recarregado não é utilizado totalmente, ou existem valores remanescentes.

Caso o total não possa ser utilizado para um novo consumo, muitos clientes procuram pelo reembolso, a devolução do valor no cartão pré-pago.

Uma vez que existem diversas empresas que oferecem esse tipo de sistema para gestão de pagamentos com cartão private label, cada resgate ocorre de uma forma, podendo ser pela plataforma administradora ou não.

Conforme a Zigpay informe, o resgate para saldo que utiliza seus cartões e recursos ocorre diretamente com o evento ou estabelecimento comercial.

Isso porque o gestor e os colaboradores possuem acesso especial na central de controle para realizar o reembolso manualmente, zerando o cartão e devolvendo o total não gasto.

Cada empreendimento também possui autonomia para definir suas regras de resgate, e o cliente deve se informar com o responsável do local onde consumiu.

Assim, a Zigpay não interfere no processo de resgate, somente disponibiliza as ferramentas necessárias para que isso possa ser feito.

As orientações para acessar essa área na plataforma estão disponíveis no próprio sistema ou por meio de suporte técnico. O empreendedor pode acionar a companhia para pedir instruções e realizar o resgate para o cliente.

Como contratar?

A contratação da Zigpay ocorre de forma simples por meio do seu formulário online, disponível no site oficial.

A princípio, o gestor interessado deve preencher a proposta com seus dados de contato e informações sobre o estabelecimento. Dessa forma, a companhia poderá realizar uma análise de perfil e seguir com a contratação a partir de um especialista.

No formulário, é importante anexar dados como faturamento médio mensal e número de pessoas atendidas por dia.

Com isso, será possível adquirir uma solução que seja compatível com o porte do estabelecimento ou do evento que deseja utilizar esse sistema de consumo.

Entretanto, os detalhes da solicitação são acertados diretamente com a equipe comercial e o empreendedor a partir da proposta.

Assim, podem existir outras etapas mais específicas para a realização da integração da plataforma, mas a Zigpay acompanha o administrador nesses passos por meio do envio do requerimento.

O preenchimento é gratuito, e não demanda informação sobre o CNPJ ou CPF do gestor em um primeiro momento. Dessa forma, qualquer colaborador ou responsável pode seguir com o pedido de avaliação.

Ainda, é importante informar contatos ativos, para que o consultor possa acionar posteriormente e seguir com a proposta.

O ZigPay é bom? Vale a pena?

Se você possui um estabelecimento comercial ou de eventos e trabalha com consumo, vale a pena conhecer o ZigPay e suas soluções.

Essa plataforma traz alternativas de automação para tornar o negócio mais simples, além de facilitar o controle de pagamentos e de consumo por parte do administrador.

Para os clientes, existem pontos positivos como redução nas filas de espera e maior autonomia para controlar o saldo e os gastos no local.

No entanto, em um primeiro momento, essa opção atende somente um segmento específico de empreendimentos. Assim, é importante verificar se o negócio se enquadra nas soluções que a ZigPay pode oferecer. 

Por outro lado, é uma plataforma diferenciada para gerenciamento de consumo e pagamentos, e pode trazer benefícios para a sua empresa.

Assim, é interessante conhecer mais detalhes sobre como eles trabalham, e analisar se o sistema combina com os seus serviços. Dessa forma, será possível oferecer uma melhor experiência para os clientes e potencializar suas vendas.

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Perguntas frequentes

  1. O que é ZigPay na fatura?

    Na fatura do cartão de crédito do cliente, ZigPay é a recarga de saldo feita no estabelecimento, que permite o consumo local.

  2. Como funciona o sistema Zigpay?

    O sistema ZigPay funciona por meio de integração no estabelecimento, emitindo um cartão pré-pago individual para o cliente recarregar e gastar a partir desse saldo. Isso facilita o monitoramento do consumo e agiliza os procedimentos de pagamento.

  3. Como resgatar saldo Zigpay?

    Clientes com saldo remanescente em seu cartão de consumo ZigPay devem procurar o evento ou estabelecimento onde realizaram a recarga. Existem ferramentas para o reembolso por meio da plataforma.

  4. Onde posso usar o ZigPay?

    O ZigPay é um sistema de gerenciamento de pagamentos que pode ser contratado por diversos tipos de negócios. No entanto, o cartão individual emitido ao cliente deve ser recarregado e utilizado somente no local onde o cadastro foi feito.

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