Cartão Private Label: vale a pena ter um cartão para o seu negócio?

Saiba como funciona o cartão Private Label e como eles podem ser utilizados para aproveitar as melhores oportunidades de cada estabelecimento.

Escrito por Karina Carneiro

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Muitas pessoas não sabem, mas oferecer os seus próprios meios de pagamentos para os consumidores pode se tornar uma tarefa mais simples através do cartão Private Label. 

Com ele, as marcas podem aproveitar vantagens específicas como a ampliação do número de clientes fidelizados, a redução da inadimplência e alternativas de consumo mais interessantes para os próprios clientes.

No entanto, para quem deseja trabalhar utilizando esse tipo de recurso, deve atentar-se a algumas dicas e estratégias deste mercado.

Então, acha que é o momento de aumentar os diferenciais do seu negócio oferecendo o Cartão Private Label? O iDinheiro preparou este material com todas as informações estratégicas que você vai precisar. Confira.

O que é e como funciona um Cartão Private Label?

O Cartão Private Label é uma forma de concessão de crédito às pessoas físicas que lojas e empresas comerciais podem oferecer como benefício. 

Em sua maioria, tais cartões podem transacionar apenas compras na própria rede de lojas responsável por sua concessão.

Isso acontece porque na maioria das vezes, essa solução não conta com uma bandeira parceira como Mastercard e Visa, por exemplo. 

Aliás, vale mencionar, que os cartões Private Label são uma estratégia para fidelização dos consumidores, já que é possível disponibilizar ofertas exclusivas e soluções de pagamentos mais atrativas quem os utiliza. 

Quais são as vantagens do Cartão Private Label? 

O cartão Private Label pode oferecer benefícios decisivos na escolha de uma marca ou empresa em relação a outra. 

Por meio dele, é possível desenvolver diferentes ações promocionais ou marketing estratégico para impulsionar a sua utilização.

Então, quer entender como essas estratégias funcionam? Trouxemos alguns dos principais benefícios para o negócio que oferece o cartão Private Label.

Melhoria no relacionamento 

Ao disponibilizar aos seus clientes um cartão com a marca da empresa, você consegue fortalecer ainda mais o seu relacionamento com eles.

Afinal, essa escolha mostra o tamanho da relevância e credibilidade do seu cliente para o estabelecimento.

Aumento da possibilidade de recompra

Com descontos e promoções exclusivas, é comum que as pessoas sempre dêem preferência para as marcas e empresas nas quais possuam o Cartão Private Label. 

Dessa forma, conseguem economizar e ter condições de pagamento normalmente melhores. 

Garantia de pagamento

É muito comum no Brasil que algumas empresas, principalmente de médio e pequeno porte, aceitem meios de pagamento em carnê ou cheques pré-datados. 

No entanto, a chance de inadimplência por esse mecanismo acaba sendo muito maior, não valendo a pena para quem tem uma grande loja ou uma rede específica. 

Por isso, ao implantar uma solução como o cartão Private Label, seu negócio:

  • consegue eliminar possíveis taxas de inadimplência;
  • se posiciona melhor no mercado;
  • facilita as condições de pagamento do seu consumidor. 

Fortalecimento da marca

Por mais que já tenhamos abordado esse tema anteriormente, o cartão Private Label possui uma força muito grande no fortalecimento da marca de um negócio e no posicionamento de um branding de sucesso. 

Assim, além de expor o nome do negócio para diferentes pessoas, você passa a ser lembrado de maneira mais constante pelo próprio cliente.

Aumento de nichos de atuação 

No Brasil, para ter acesso ao crédito, muitas instituições financeiras fazem análises detalhadas dos solicitantes. 

Por isso, quem não possui boas notas no Score de crédito, muitas vezes acaba tendo a solicitação do cartão de crédito negada. 

Utilizando o Cartão Private Label, as empresas podem controlar as condições para acesso a esse meio de pagamento, podendo assim, estudar a implantação de novos nichos para a empresa.

Taxas e anuidades 

As taxas e anuidades do Cartão Private Label são totalmente definidas pelas empresas emitentes e administradoras dos meios de pagamento. 

Dessa forma, o mesmo processo pode ser aplicado quando falamos sobre o limite de crédito concedido e da análise do perfil do consumidor. 

Assim, fica a cargo das marcas definirem qual a melhor estratégia para atrair seus clientes.

Sendo a digital sempre a melhor delas por conta da fácil adaptação dos usuários e os baixos custos em comparação com outros produtos deste universo. 

Principais administradoras de Cartões Private Label

Algumas empresas se destacam quando falamos sobre a fabricação do cartão Cartão Private Label para pequenas e médias empresas.

Contudo, é um segmento muito específico e alguns gestores podem ter dificuldade em encontr-las.

Então, para te ajudar a encontrar a melhor alternativa para o seu negócio, reunimos aqui as opções mais conhecidas.

SG Sistemas

A SG Sistemas é um dos principais nomes quando o assunto é o desenvolvimento de um cartão de crédito próprio. 

O SG Card é uma solução completa, que envolve desde o processo da emissão das faturas até o controle de taxas. 

Assim, o sistema adotado pela empresa é integrado ao SG ERP Linux, o que promove uma visão global das métricas dessa estratégia de concessão de crédito. 

No entanto, o SG Card não é uma instituição financeira. Por isso, não opera as transações relativas a liberação e manutenção do crédito dos clientes. 

Desta maneira, você e o seu negócio ficam responsáveis por realizar toda a gestão em torno desta solução de pagamento. 

TOVTS 

Outra opção para empresas que buscam soluções de cartões Private Label é a TOVTS Card. A empresa proporciona aos seus clientes atendimento online e com poucas burocracias. 

Com um sistema de conta digital, a emissora oferta aos usuários dos seus cartões diversas opções de pagamento, como:

  • crediário;
  • fatura;
  • boleto bancário;
  • débito em conta.

Super Card

Outra possibilidade para emissão de um cartão Private Label é a utilização da solução Super Card

Entre um dos principais diferenciais da SuperCard, podemos mencionar a possibilidade de utilização de uma interface direta com o Serasa e o SPC.

Esse processo acaba fornecendo informações mais completas sobre os seus consumidores, além de ajudar a reduzir questões como inadimplência. 

O suporte técnico também acaba sendo um ponto de destaque nesta análise.

Trade Cred

A Trade Cred também é uma boa solução para quem busca serviços de cartão Private Label.

Um dos principais diferenciais disponibilizados pela Trade Cred estão relacionados a um acompanhamento personalizado da jornada do consumidor.

Com isso, é possível contar com o auxílio da emissão dos cartões, análise de crédito e até mesmo a consulta de extrato e pagamento de faturas. 

Os contratos também poderão ser firmados de maneira digital, através do site da companhia.

Entretanto, para moradores da cidade de Criciúma, em Santa Catarina, também existe a possibilidade de fechar o negócio no ponto físico da Trade Cred. 

Como fazer um Cartão Private Label para pequenas empresas?

Caso você sinta a necessidade de desenvolver um cartão Private Label para os seus consumidores, mesmo sendo um pequeno negócio, é fundamental encontrar uma empresa que atenda a essa demanda.

Afinal, muitos negócios deste segmento acabam dando preferência pela emissão de cartões de grandes lojas ou até mesmo franquias, justamente pela rotatividade de demandas.

Pensando como uma pequena empresa, você deve se fazer as seguintes perguntas:

  • O cartão Private Label vai ajudar nas condições de pagamentos dos meus clientes?;
  • Essa solução vai auxiliar na fidelização dos clientes?;
  • Ela pode me trazer algum tipo de retorno estratégico no médio e longo prazo?.

Por isso, é fundamental que você faça uma pesquisa aprofundada e conheça as condições de contratação de cada uma delas para que consiga avaliar quais são as melhores opções.

Quais setores podem emitir o Cartão Private Label?

Qualquer segmento que sinta a necessidade de desenvolver um método de pagamento próprio poderá contar com as soluções do cartão Private Label. 

Entretanto, alguns nichos de mercado costumam utilizar esses recursos com maior frequência, principalmente pelo grande fluxo de consumidores, como:

  • lojas de departamento;
  • redes de estabelecimentos; 
  • farmácias;
  • supermercados;
  • lojas de pet shop;
  • postos de gasolina;
  • lojas de atacado e varejo.

Cartão Private Label: vale a pena?

O Cartão Private Label costuma ser uma excelente opção para quem tem um negócio de médio ou grande porte e precisa disponibilizar condições de pagamentos exclusivas aos consumidores.

Porém, essa opção deve ser analisada com bastante cautela pelo pequeno empreendedor, levando em consideração se a sua carteira de clientes demanda soluções tão robustas como essas. 

Antes da implantação do cartão Private Label, é preciso realizar um estudo para entender qual seria o impacto desta solução em vendas e fidelização do consumidor. 

No entanto, se o processo de implantação do cartão Private Label for bem construído, os benefícios no médio e longo prazo poderão ser bem interessantes. 

Por isso, sempre busque comparar as alternativas que estão disponíveis no mercado para entender quais se adequam às suas necessidades e ao orçamento disponível. 

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  1. Infelizmente em 2020 com a pandemia o mundo parou e
    mudou a vida financeira da população e muitos fechando
    os seus negócios ou migrando 100% para o mundo digital.
    Estou compartilhando esse artigo no meu facebook.
    Obrigado pela informação.

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