Comprar ou alugar uma maquininha de cartão? Veja o que é melhor!

Saiba quais são as vantagens e desvantagens de comprar maquininha e de alugar o equipamento!

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Uma das primeiras decisões que os lojistas podem tomar quando montam um estabelecimento é comprar maquininha de cartão. Afinal, é fundamental oferecer mais de uma alternativa aos clientes, considerando que o cartão de crédito e débito está entre os meios de pagamentos preferidos do público.

Porém, existem diversas opções disponíveis para serem contratadas no mercado, dificultando a escolha pelo modelo mais interessante.

Além disso, várias empresas trabalham por meio do sistema de aluguel, com taxas diferentes das cobradas nos modelos que são vendidos.

Com isso, a escolha pode ser ainda mais difícil para o lojista, que precisará considerar se vale mais a pena comprar uma maquininha ou optar pela locação do aparelho.

A decisão, nesse caso, deve considerar os critérios que envolvem a transação, seja ela para adquirir ou apenas alugar um terminal.

Para te ajudar a entender o que avaliar na sua decisão, nós preparamos um conteúdo especial com as principais diferenças entre as suas possibilidades. Confira!

É mais vantajoso comprar maquininha ou alugar?

No geral, para quem é iniciante nas vendas com máquina de cartão, comprar maquininha é mais econômico e fácil. Por outro lado, o aluguel é mais indicado para quem realiza mais transações e deseja contar com mais de um equipamento.

Todavia, para tomar a decisão entre comprar maquininha ou apenas alugá-la, é importante considerar as vantagens e desvantagens que os métodos oferecem.

Isso porque, cada uma das alternativas possui pontos positivos e negativos que precisam ser avaliados pensando, especificamente, no seu interesse como lojista.

De toda forma, oferecer a opção de pagamento por cartão é fundamental para aumentar o índice de vendas em seu comércio.

Segundo um estudo realizado pelo Serasa e-Cred e divulgado no portal G1, 47% dos brasileiros possuem e utilizam o cartão de crédito em suas compras mensais.

Isso quer dizer que praticamente metade dos consumidores do país vão recorrer a essa alternativa de pagamento.

Além disso, as opções mais modernas, como PIX, por exemplo, também são favorecidas quando se tem uma maquininha de cartão no estabelecimento.

Muitas delas disponibilizam o recurso do QR Code diretamente pelo terminal, otimizando os pagamentos e garantindo um recebimento de forma rápida e prática.

Por isso, é recomendável que uma das primeiras decisões para o lojista seja solicitar uma maquininha de cartão em sua empresa.

A partir disso, podemos discorrer sobre os métodos de contratação e verificar se é mais vantajoso comprar maquininha ou apenas obtê-la via aluguel.

Quais as vantagens de comprar maquininha?

Comprar maquininha de cartão pode garantir uma vantagem considerável, uma vez que o terminal será de propriedade do lojista definitivamente. Assim, será possível optar por qualquer caminho sem se preocupar. 

Por exemplo, substituir o equipamento quando ele deixar de ser atrativo ou revender a maquininha se mudar de ideia.

Quando o terminal é de propriedade do vendedor, existe uma maior autonomia na tomada de decisões, além de não se preocupar com multas e com a necessidade de devolver o equipamento no futuro.

Esse é um dos principais pontos positivos de optar pela compra de um terminal, ao invés de apenas alugá-lo. No entanto, ainda podemos listar outros benefícios. Confira!

O custo de uma maquininha de cartão não é tão alto

Atualmente, é possível comprar maquininha de cartão com valores mais acessíveis e condições de pagamento que facilitam a aquisição.

Além disso, é um investimento com prazo determinado. Dessa forma, quando finalizar o pagamento, o vendedor não precisará se preocupar com outros gastos de aquisição.

Confira quais as melhores máquinas mais baratas!

É mais fácil comprar uma maquininha do que alugá-la

Outro ponto que torna a opção de comprar maquininha mais interessante do que alugá-la é que o processo de aquisição é mais simples.

Basta escolher o terminal que melhor atende aos interesses do titular, acessar o canal de compra e solicitar o envio até o endereço.

Já o processo de aluguel envolve um contrato com várias cláusulas e requer mais obrigações ao titular.

A maquininha pode ser comprada por pessoa física

Comprar maquininha pode ser a solução para quem ainda está iniciando os trabalhos e não possui formalização. Isso porque há várias maquininhas para pessoas físicas.

Enquanto isso, o aluguel nem sempre oferece essa alternativa, sendo necessário que exista um número de CNPJ vinculado ao contrato de locação.

Você pode escolher uma opção que cabe no seu bolso

Com a grande diversidade de maquininhas disponíveis no mercado, é mais fácil encontrar uma opção que atenda aos seus interesses, com um valor que esteja de acordo com o orçamento.

Por outro lado, os modelos de aluguel geralmente contam com funcionalidades que encarecem o produto.

Quando vale a pena comprar maquininha?

Comprar maquininha de cartão é a decisão mais indicada para negócios que estão em fase inicial. Afinal, caso o vendedor não se adapte à opção, não precisará arcar com nenhum custo associado a ele.

Isso significa que não existem despesas fixas relacionadas com a sua maquininha própria, cenário que difere com um terminal alugado.

Quando o vendedor aluga um desses equipamentos, precisa arcar com a mensalidade do aluguel independentemente do uso.

Ainda, mesmo que a compra ocorra por pagamento parcelado, essa dívida se encerra em determinado momento, sem correr o risco de reajustes, como acontece com os aluguéis.

Comprar maquininha também vale mais a pena para profissionais que atuam de forma liberal ou autônoma, e ainda não formalizaram sua mão de obra como empresa.

Isso porque a compra do terminal não exige a associação de um CNPJ na criação do cadastro.

Todas essas características estão relacionadas a empreendimentos iniciantes, com volume de vendas ainda em crescimento.

Quais as vantagens de alugar uma maquininha?

Por outro lado, se comprar maquininha é uma ideia que não te atrai, o aluguel passa a ser uma opção interessante.

Essa alternativa também conta com vantagens que tornam a escolha interessante, como as taxas cobradas por transação, que costumam ser menores em terminais alugados.

Isso porque, como já existe uma tarifa mensal associada à maquininha, que gera um repasse fixo às operadoras, é possível reduzir consideravelmente as cobranças de juros que incidem sobre cada venda.

Ainda, é interessante para ter condições de pagamento mais competitivas para oferecer aos clientes. 

Além desse benefício, também é possível associar outros pontos positivos que o aluguel oferece e que podem tornar a ideia de comprar maquininha menos atrativa. Confira os principais!

É possível negociar as taxas

Quando o vendedor se associa a uma empresa de terminais de recebimento via cartão de crédito, recorrendo à opção do aluguel, passa a ter mais oportunidade de negociação.

Desde obter melhores taxas de juros, até reduzir o custo efetivo da locação, existe a chance de solicitar contratos personalizados, encontrando um acordo que interessante ambas as partes.

Além disso, quanto maior for o seu faturamento mensal, maior será o poder de negociação com a empresa.

As manutenções são garantidas

A opção de alugar um terminal garantirá que o equipamento permaneça moderno e atualizado.

Isso acontece porque o contrato de locação já prevê a manutenção da maquininha, de modo que o vendedor não precisará se preocupar com quebras.

Maior possibilidade de ter máquinas avançadas

Alguns terminais de recebimento via cartão disponíveis no mercado também funcionam como ferramentas de apoio na gestão empresarial e são conhecidos como maquininhas smart

Eles contam com aplicativos de gerenciamento, que oferecem desde relatórios de vendas, até percepções que ajudam a obter maior lucratividade.

Geralmente, esses aparelhos possuem um custo alto para aquisição definitiva, tornando o negócio menos atrativo para compra.

Porém, a alternativa de aluguel pode ajudar os lojistas a terem acesso a esses recursos mais modernas por valores mensais que não saem totalmente da previsão financeira.

Algumas empresas, inclusive, não disponibilizam os seus modelos mais avançados para venda, sendo dedicados, exclusivamente, aos contratos de aluguel.

Quando é melhor alugar?

A alternativa do aluguel dos terminais pode ser indicada para empresas que estão mais consolidadas, com um alto índice de vendas por esse canal, pois o custo fixo da locação é diluído nas transações.

Além disso, a previsibilidade do faturamento favorece negociações de melhores taxas para cada venda realizada.

Isso, por sua vez, pode tornar a empresa mais competitiva diante do mercado, conquistando mais lucratividade e retorno para a administradora do terminal.

Outro ponto que pode tornar a ideia do aluguel mais vantajosa é o número de vezes que o terminal é efetivamente utilizado. Afinal, manuseá-lo com frequência aumenta o risco de quebra e desgaste do equipamento.

No entanto, é possível solucionar essa questão com a substituição do aparelho e manutenções sem custos extras, ou com uma cobrança já prevista no contrato de aluguel.

Assim, o vendedor não arrisca ficar sem maquininha e perder vendas no período, algo que poderia acontecer caso precisasse adquirir um modelo novo e realizar todas as configurações.

Como comprar maquininha de cartão?

Para comprar maquininha de cartão, basta acessar o portal da empresa que oferece o terminal que melhor atende aos seus interesses. Existem diversas opções disponíveis no mercado e as principais são:

Dessa forma, quando estiver considerando a compra de um terminal para o seu estabelecimento, avalie:

  • as bandeiras que são aceitas;
  • o prazo de transferência dos valores recebidos para a sua conta;
  • quais são as taxas cobradas e os métodos de pagamento suportados.

Esses detalhes poderão ajudá-lo a fazer a escolha mais inteligente e assertiva para o seu estabelecimento, de modo que a maquininha de cartão se torne uma ferramenta estratégica para o negócio.

Como alugar maquininha de cartão?

Enquanto isso, para alugar uma maquininha de cartão é necessário entrar em contato com as empresas que disponibilizam esse tipo de serviço. Algumas opções conhecidas no mercado são:

Entretanto, lembre-se de que a opção do aluguel é mais indicada quando existem um maior volume de vendas no estabelecimento.

Isso poderá ajudar a negociar as melhores taxas com os representantes de vendas, bem como trará vantagens na obtenção de maquininhas mais modernas.

Conclusão sobre a melhor opção

A decisão entre comprar maquininha ou alugar um terminal deve ser tomada com base nos seus interesses como lojista.

As duas opções possuem pontos fortes e fracos. Por isso, o que definirá qual dos métodos é o mais indicado será a sua necessidade e as características do seu negócio.

Para empreendimentos que estão começando as atividades, a possibilidade de adquirir uma maquininha mais simples e barata é uma alternativa mais atrativa para ter esse serviço de pagamento.

No entanto, se o seu negócio já está consolidado e possui um alto volume de vendas, as maquininhas alugadas podem ser uma opção mais interessante.

Nesse caso, é possível obter um terminal mais moderno e com sistemas integrados, que podem ajudar na gestão do negócio a partir de um custo fixo mensal.

Assim, é necessário analisar os fatores que influenciam no seu negócio, especialmente sobre a sua capacidade de vendas e finanças.

A partir disso, terá mais embasamento para decidir se vale mais a pena comprar maquininha ou recorrer à alternativa do aluguel.

Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para receber mais novidades sobre o universo financeiro!

Perguntas frequentes

  1. Como faço para pedir uma maquininha?

    Para comprar maquininha de cartão, basta acessar o portal da empresa que disponibiliza o equipamento e efetuar a compra. Caso prefira alugar um equipamento, é necessário entrar em contato com os consultores das empresas que oferecem esse serviço especial.

  2. Como obter máquina de cartão de crédito para autônomo?

    Autônomos e profissionais que ainda não possuem CNPJ podem adquirir maquininhas de cartão, já que eles também podem ser disponibilizados para pessoa física. O procedimento de compra é o mesmo, via portal da empresa que oferece o terminal desejado.

  3. Quanto custa o aluguel de uma máquina de cartão?

    O aluguel da máquina de cartão varia considerando o modelo do terminal, as taxas de juros e, até mesmo, o faturamento da empresa. Por isso, cada caso é avaliado individualmente.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp