Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Pré-pago

Entenda o significado do termo “Pré-pago” na área de Telecomunicações, conheça uma definição aprofundada e exemplos.

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é Pré-pago?

Pré-pago é um tipo de plano de celular que requer pagamento antecipado (recarga) para que seja utilizado em ligações ou dados móveis. As duas opções mais comuns de pacote são pré-pago ou pós-pago. 

Quando se opta por um plano pré-pago, não é preciso firmar contrato com uma operadora nem pagar um valor fixo todos os meses. Isso porque o usuário tem a liberdade de realizar suas recargas quando quiser.

Continua após a publicidade

Definição aprofundada

O celular pré-pago é hoje o que foi o celular “de cartão” no início dos anos 2000. Na época, para fazer uma recarga, comprava-se um cartão com a quantidade desejada de créditos. Atualmente, isso não é mais necessário, porque estabelecimentos como farmácias, mercadinhos e bancas de jornal realizam as recargas. Basta o usuário escolher o valor em reais que deseja recarregar seu aparelho.

Uma das vantagens do plano de celular pré-pago é a possibilidade de controlar melhor os gastos, já que, para utilizá-lo, é preciso fazer uma recarga antes. Além disso, muitas operadoras oferecem pacotes promocionais em seus planos pré-pagos para atrair os consumidores.

Adicionando benefícios como ligações e SMS ilimitados para a própria operadora ou para todo o Brasil e acesso às principais redes sociais sem desconto na franquia de dados.

No entanto, vale destacar que no pré-pago, o preço do minuto numa ligação e o do MB de internet é maior em comparação a um plano pós-pago. Assim, a escolha entre um ou outro plano dependerá da necessidade do usuário.

Conheça exemplos:

Outros tipos de plano

Por fim, ainda há outros planos disponíveis no mercado: o plano controle ou plano conjunto. O plano controle é um meio termo entre o pré-pago e pós-pago, ou seja, o usuário tem a segurança da renovação automática do seu pacote com um preço menor se comparado ao do plano pós. 

Entenda a diferença: Pré-pago e pós-pago: qual é o melhor? Entenda a diferença e saiba escolher!

Já o plano conjunto, também chamado de plano família, está mais próximo do pós-pago e, com frequência, é considerada uma categoria superior a ele. Isso porque seu valor é maior e existe a possibilidade de adicionar dependentes e compartilhar minutos em ligações, MB de internet e demais benefícios oferecidos pela operadora. 

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.