Afinal, o que é anuidade do cartão de crédito? Trata-se de uma taxa cobrada pelas instituições financeiras para o uso desse mecanismo de pagamento. Mas, embora no Brasil o cartão seja o meio de pagamento mais utilizado, muitas pessoas têm dúvidas sobre a cobrança dessa taxa.
Para poder usufruir desse mecanismo, muitas pessoas pagam anuidade. Contudo, as opções de cartão de crédito sem anuidade têm sido cada vez mais buscadas. Assim, a tarifa pode ser facilmente negociada ou, até mesmo, zerada.
Nesse sentido, em qual momento devemos avaliar se é vantajoso ou não pagar anuidade? Será que ela realmente é uma taxa justa? Pensando nisso, o iDinheiro preparou este conteúdo para te ajudar a entender melhor o que é anuidade do cartão, com funciona e o que diz a lei sobre anuidade de cartão de crédito. Confira!
O que é anuidade de cartão de crédito?
A anuidade de cartão de crédito é, basicamente, a taxa cobrada pelas instituições financeiras para o uso desse mecanismo de pagamento.
Esse valor é incluído de maneira automática na fatura, e pode ser usado para cobrir custos de administração, manutenção da conta e até mesmo manter caixas eletrônicos e sistemas online.
No entanto, atualmente, existem diversos cartões de crédito sem essa cobrança. Por exemplo, veja 3 opções de cartão sem anuidade que não exigem renda mínima:
Renda mínima: não exige! |
A aprovação é instantânea |
Benefícios: cartão de crédito aprovado na hora; não pede comprovação de renda ou de endereço; oferece até 45 dias para pagamento da fatura; aceito em milhões de estabelecimentos; não oferece programa de pontos ou cashback. |
Renda mínima: não exige! |
costuma aprovar pessoas com score baixo |
Benefícios: descontos em lojas parceiras do Will; você ganha 1 ponto Mastercard Surpreenda a cada compra; cartão de crédito aprovado na hora sem anuidade! não fornece cashback ou programa de pontos. |
Renda mínima: não exige! |
0,03 a 0,05 ponto a cada real gasto no crédito/débito |
Benefícios: cartão personalizado com nome e cor de sua preferência; vem com programa de pontos que não expiram; cartão virtual aprovado na hora; a conta não possui rendimento automático, mas opções de investimento. |
Por que existe a cobrança da anuidade de cartão de crédito?
Um dos maiores motivos para a cobrança da anuidade de cartão de crédito é o investimento na prestação deste serviço. Além disso, muitos cartões que possuem esse tipo de tarifa disponibilizam diversos tipos de benefícios. Entre eles, os mais comuns são os seguros viagem e os programas de milhagem.
Sendo assim, cada instituição financeira tem o poder de decidir o valor e a forma de pagamento dessa tarifa, podendo cobrá-la de maneira mensal ou através de um pagamento único.
Veja também:
- Cartão de crédito com anuidade grátis para sempre: veja os melhores e saiba como nunca mais pagar taxas!
- Vai viajar? Veja os 20 melhores cartões para acumular milhas!
Como o valor da anuidade do cartão é definido?
É comum que os bancos definam o valor da anuidade do cartão de crédito a partir dos serviços oferecidos. Para diferenciar como é cobrada a anuidade do cartão de crédito, os cartões costumam ser divididos em classificações, geralmente denominadas de:
- Simples;
- Gold;
- Platinum;
- Grafite;
- Personalité;
- Black.
Neste caso, o que diferencia como funciona a anuidade do cartão é o limite disponível para o gasto, os benefícios envolvidos no cartão de crédito e o banco responsável pela emissão do método de pagamento.
Tipos de anuidade de cartão de crédito
Cada administradora de cartões de crédito pode cobrar a anuidade de uma maneira diferente. Sendo assim, muitas pessoas se perguntam se a anuidade é mensal ou anual, por exemplo. Independentemente da solução escolhida, é importante lembrar que a administradora sempre é uma instituição financeira.
Desse modo, mesmo nos cartões de lojas, o valor da anuidade quem define é o banco parceiro. Entretanto, é importante conhecer quais são os tipos de anuidade mais populares à disposição do consumidor.
Anuidade Convencional
A anuidade convencional costuma ser paga à vista, ou em poucas parcelas. Em planos básicos, geralmente, não é utilizada. Nessa modalidade, o cliente sabe exatamente o valor da tarifa, evitando surpresas desagradáveis e gastos não planejados no fechamento da fatura.
Anuidade Diferenciada
A anuidade diferenciada é a mais comum no Brasil. Normalmente, tem-se a anuidade de cartão paga todo mês. Diferentemente da anuidade convencional, o cliente pode não ter o conhecimento do valor específico a ser pago.
Anuidade Dependente
Já a anuidade dependente, como o próprio nome sugere, só é cobrada quando a utilização do cartão de crédito for realizada por uma outra pessoa que faça parte do seu cotidiano familiar. Seu pagamento depende das compras feitas através do cartão. Por isso, caso não seja feito nenhum gasto no mês, a taxa de anuidade não será cobrada.
Essa é uma ótima opção para pessoas que não costumam parcelar as compras ou só usam o cartão de crédito em poucas ocasiões.
Anuidade gratuita
A não cobrança de anuidade dos cartões de crédito é uma prática cada vez mais comum. Com a criação de diversas contas digitais que não cobram essa tarifa, muitas pessoas estão migrando dos bancos comuns para as instituições financeiras com melhores condições de uso.
Como exemplos de bancos que não cobram anuidade do cartão de crédito, podemos mencionar instituições como:
Anuidade Especial
Existem instituições financeiras que cobram anuidades de formas especiais para determinados grupos de clientes. Muitos bancos, nas contas universitárias, por exemplo – oferecem a possibilidade de conversão do valor da anuidade para créditos no celular.
Além disso, também existem administradoras de cartão de crédito que não cobram pelo primeiro ano de uso, como forma de atrair mais clientes.
Como descobrir o valor da anuidade do cartão de crédito?
Mas, como saber se meu cartão tem anuidade e, se sim, como saber o valor? Para pessoas que já possuem cartão de crédito, o valor da anuidade pode ser encontrado no contrato de abertura de conta. Da mesma forma, é possível saber a tarifa no site ou aplicativo da instituição financeira. Usualmente, essa informação está na parte de cartões ou serviços.
Dica
É comum que as instituições financeiras deixem discriminados em suas páginas quais são os planos para pessoas físicas e jurídicas, além dos valores de cada um deles.
O valor da anuidade do cartão pode ser negociado?
O valor da anuidade no cartão de crédito pode ser negociado independentemente da instituição financeira usada. Normalmente, elas oferecem diferentes tipos de planos com coberturas maiores para aqueles com maiores tarifas, com o propósito de justificar o valor cobrado.
Falando especificamente da negociação, ela pode ser feita entrando em contato diretamente com a empresa administradora e consultando quais são as condições ofertadas no momento.
Caso tenha uma opção mais barata que atenda às necessidades de utilização, basta solicitar a mudança.
Atenção
O que diz a lei sobre anuidade de cartão de crédito?
É possível negociar e até mesmo zerar a anuidade do cartão de crédito. Por esse motivo, muitas pessoas têm dúvidas se a cobrança é legal. Contudo, a cobrança da anuidade no cartão de crédito é legal e está prevista na resolução na Resolução n.º 3.919 do Banco Central do Brasil (BCB), a qual regulamenta as cobranças de taxas do cartão.
Vale a pena pagar a anuidade do cartão?
Basicamente, a anuidade do cartão vale a pena ser paga se a instituição financeira oferecer um benefício equivalente que realmente justifique o pagamento da solução.
Geralmente, esse gasto pode ser compensado com programas de milhagens, com o objetivo de fazer com que você possa utilizar o valor com passagens aéreas ou troca por algum produto ou serviço.
Por isso, é fundamental conhecer a fundo o programa de fidelidade que o seu cartão de crédito fornece e estudar se ele realmente faz parte do seu perfil de consumidor.
Termos Relacionados:
- O que é pagamento mínimo;
- O que é limite emergencial de crédito;
- Como funciona o pagamento da fatura do cartão;
- O que é crédito rotativo;
- Diferença entre cartão de crédito e débito.
Agora, se você quer continuar entendendo melhor o universo dos cartões de crédito, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro.