Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Chromecast

Saiba o que é Chromecast, como o aparelho funciona, conheça seus recursos e modelos.

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é Chromecast?

O Google Chromecast é um dispositivo criado pelo Google que tem por objetivo espelhar conteúdos de plataformas de streaming e de outros aplicativos em uma televisão que não seja Smart ou em computadores (sistema Windows ou Mac OS instalados). Para a transmissão das informações, a porta utilizada é a HDMI. 

Aprenda também: Espelhar celular na TV: aprenda como fazer com o nosso tutorial completo!

Uma de suas vantagens é que, diferentemente do recurso nativo de espelhamento de alguns celulares, o Chromecast permite que o usuário utilize outras funções do aparelho. Isso porque ele reproduz na televisão somente o que está passando no aplicativo.

Continua após a publicidade

Mesmo quem tem uma televisão com tecnologia Smart e acesso à internet pode utilizá-lo, especialmente se a interface não permitir a instalação de apps específicos.

Modelos de Chromecast

A primeira versão do Google Chromecast foi lançada em 2013. A sua segunda versão, em 2016, teve como principal diferença a resolução (HD (720p) 60 fps e Full HD (1080p) 30 fps) e conectividade (Wi-Fi 2,4 GHz e 5,0 GHz). Já o Chromecast 3 veio em 2019 e surpreendeu a todos ao entregar uma resolução Full HD (1080p) a 60 fps e, consequentemente, mais qualidade à reprodução do conteúdo. 

Aproveite e confira: O que é Chromecast? Saiba se vale a pena e entenda a diferença entre as versões!

O Chromecast 4 é a versão mais recente, mas ainda não há previsão para sua venda no Brasil. Ele suporta a resolução 4K a 60fps e um sistema operacional próprio (Android TV OS), baseado na versão 10. 

Por conta de sua OS própria, ele não requer um dispositivo externo para a reprodução dos conteúdos, diferentemente de suas outras versões. Inclusive ao adquirir o aparelho, o usuário recebe um controle para acessar as funções de maneira independente.

É possível comprar a versão 4 em lojas que comercializam produtos importados. O modelo vendido oficialmente no Brasil é o da terceira geração e sua faixa de preço atual gira em torno de R$ 250 a R$ 300.

Compare: Chromecast ou Fire Stick: qual é o melhor? Saiba antes de comprar!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.