6 bancos que oferecem financiamento estudantil em 2024

Quer fazer o melhor financiamento estudantil para sua faculdade? Listamos 6 bancos que oferecem o serviço para você escolher o ideal. Confira também financiamentos para medicina!

Escrito por Regyane Bittencourt

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Investir em educação é fundamental, mas muitas vezes o custo de uma formação pode ser um desafio. Felizmente, existem bancos que oferecem financiamentos acessíveis. Neste artigo, vamos destacar seis bancos que oferecem opções de financiamento estudantil para ajudar a tornar o sonho da educação superior uma realidade. Se você está em busca de alternativas financeiras para sua educação, continue lendo para descobrir as opções disponíveis!

Sugestão iDinheiro

Conta Confia Santander

Conta Itaú padronizada

Conta Itaú padronizada Solicitar
  • Taxa de R$ 50,40/mês
  • Conta Corrente Tradicional
  • Cartão Múltiplo, com Linha de Crédito

Se você tem o sonho de fazer faculdade ou está enfrentando dificuldade para pagar a mensalidade da graduação, conhecer os bancos que oferecem financiamento ou empréstimo estudantil pode ser uma super ajuda. O financiamento estudantil de medicina, especialmente, pode ser uma boa opção, como veremos a seguir.

Para quem não sabe, o financiamento funciona como um empréstimo. O estudante ou futuro estudante assina um contrato com uma instituição financeira se comprometendo a pagar parte da mensalidade da faculdade no futuro.

Para auxiliá-lo a encontrar a melhor opção para o seu bolso, preparamos um material completo sobre os 6 bancos e contas que oferecem financiamento estudantil em 2024. Saiba como financiar uma faculdade!

1. Financiamento estudantil Caixa (FIES)

Instituído por lei em 2017, o Novo FIES concede financiamento a estudantes de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. A Caixa Econômica Federal (CEF) é o agente único, responsável pelos papéis de agente operador, agente financeiro e gestor de fundos garantidores.

Em relação à escala de financiamento, que define as condições de pagamento do FIES variará de acordo com a renda familiar do candidato. A modalidade I, operada com exclusividade pela Caixa, atende quem possui renda de até 3 salários mínimos.

O aluno pagará o seu financiamento após o término da faculdade e respeitando o limite da sua renda. Quem tem renda familiar de até 1,5 salários mínimos pode ter direito a juros zero.

Requisitos FIES 2024

Para se candidatar ao Novo FIES, é necessário atender aos requisitos listados abaixo:
– Ter participado do ENEM a partir da edição de 2010.
– Ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota diferente de 0 na redação.
– Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Como ingressar no programa FIES

Para ingressar no Novo FIES, ​​o primeiro passo é o interessado fazer sua inscrição pela internet, no site do Fies Seleção.

Em seguida, o estudante selecionado pelo MEC deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para comprovar as informações, receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e realizar a opção da seguradora para contratar o seguro prestamista (pagamento do empréstimo junto à Caixa em caso de morte ou invalidez total por acidente).

Por fim, com o DRI e proposta de seguro, o estudante deve procurar uma agência da Caixa para que um agente confira a documentação e insira as informações no Sistema de Financiamento Estudantil (SIFES), emitindo o contratato para assinatura na sequência.


2. Credi Universidade Santander

Conta Confia Santander
Conta Confia Santander

O Credi Universidade Santander é uma linha de crédito pessoal para o público universitário de até R$ 2 mil, mediante análise de crédito do aluno correntista.

Requisitos do financiamento estudantil Santander

Os requisitos são ser aluno correntista do Santander com renda comprovada. Lembrando que estará sujeito à análise e aprovação de crédito e demais condições vigentes no momento da contratação.

Como contratar o Credi Universidade Santander

Para contratá-lo, é preciso ter uma conta Santander, e o interessado deve ir a uma agência do banco. O financiamento pode ser pago em até 36 meses e as parcelas serão debitadas diretamente de sua conta corrente Santander com taxas a partir de 2,89% ao mês.


3. Financiamento estudantil Itaú

Conta Itaú padronizada
Conta Itaú padronizada

Desde 2013, o Itaú é parceiro do programa de crédito universitário privado Pravaler, que permite o financiamento de cursos de graduação, intercâmbios e cursos de curta duração.

Vale lembrar que a contratação é semestral e, dependendo da política da universidade, é possível contratar o Pravaler mesmo que a pessoa já possua bolsa de estudos ou outro financiamento estudantil, como o FIES.

As taxas de juros são baixas e, dependendo da faculdade, pode não ter juros. Além disso, não há acúmulo de parcelas, em outras palavras, é possível fazer um novo contrato solicitando o pagamento de mais um semestre, finalizar o pagamento das parcelas anteriores e, somente depois disso, começar a quitar o contrato seguinte. 

Por fim, o Pravaler não considera o ENEM, logo, é preciso estar matriculado em uma das universidades vinculadas e ter arcado com as matrículas.

Como contratar o financiamento estudantil Itaú

Para contratá-lo, o primeiro passo é fazer a simulação no site, a fim de saber o quanto teria que pagar por mês. Em seguida, é necessário preencher a proposta com os dados pessoais e os dados do fiador. Essas informações serão avaliadas e uma análise de crédito também será realizada. Se estiver tudo ok, basta enviar os documentos para formalizar o processo e, por fim, assinar o contrato.


4. Crédito Universitário Bradesco

Conta Bradesco
Conta Bradesco

O Crédito Universitário Bradesco possibilita o financiamento de até 100% do valor do semestre para alunos de instituições conveniadas, com pagamento em 12 meses e débito das parcelas em conta-corrente do Bradesco. A taxa de juros variará de acordo com o convênio entre o banco e universidade.

Como contratar o crédito Universitário Bradesco

Para contratá-lo, faça uma simulação do seu financiamento universitário e selecione a universidade de interesse. Depois disso, é preciso ir a uma agência Bradesco com a declaração de aptidão emitida pela instituição de ensino.

Dessa forma, é preciso ter uma conta do Bradesco. E, sempre que começar um novo semestre, o aluno pode fazer um novo financiamento.


5. Financiamento estudantil BV

Em parceria com o Pravaler, o financiamento estudantil BV é uma linha de crédito desenvolvida para quem quer fazer uma formação em ensino superior (graduação, pós-graduação ou MBA). Não é preciso ter conta em banco, a contratação é semestral, há opções de financiamento sem juros e é possível financiar o valor total da mensalidade.

Como contratar o financiamento estudantil BV

Para contratá-lo, o interessado deve fazer uma simulação e se cadastrar. Em seguida, deve preencher os seus dados e do fiador, enviando os documentos de maneira online. Depois disso, basta aguardar a aprovação da instituição e assinar o contrato.

A conta BV não é obrigatória para a liberação do financiamento mas, além de gratuita e com cartão de crédito sem anuidade, pode facilitar a gestão do financiamento estudantil.


6. FNE P-FIES do Banco do Nordeste

O FNE P-FIES do Banco do Nordeste destina-se à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

O financiamento pode ser de até 100% do valor da mensalidade e, o prazo de pagamento, até três vezes o tempo de permanência do estudante na condição de financiado, tendo como referência o período regular de duração do curso. Os pagamentos ocorrem mensalmente via débito das parcelas em conta corrente.

Vale lembrar que também é previsto seguro prestamista obrigatório, a ser financiado. O valor é definido de acordo com o curso escolhido.

Requisitos para o FNE P-FIES

Para solicitá-lo, é necessário atender às seguintes condições:

  • Ter participado do Enem, a partir de 2010, e obtido média das notas das provas igual ou superior a 450 pontos, além de ter nota maior que zero na redação.
  • Estar matriculado em instituições de ensino conveniadas.
  • Possuir renda ou ser dependente financeiro de pessoa com cadastro ativo no Banco do Nordeste. Se o responsável não tiver cadastro ativo, será necessário providenciá-lo no site do banco.

Como contratar

Confira, a seguir, o passo a passo de como contratá-lo.

  1. Solicitação do Crédito: o estudante pode realizar a solicitação em qualquer época do ano. Basta clicar em “Solicite seu financiamento”. Além disso, estudante/avalista(s) devem realizar cadastro digital com suas informações pessoais.
  2. BNB Pré-análise: O banco realiza pré-análise de forma automática dos cadastros de estudante/avalista(s) em relação ao atendimento das regras de negócio para o curso escolhido.
  3. IE’s emite DRI – Documento de Regularidade de Inscrição: uma vez que o estudante atendeu as regras de negócios, deve se dirigir à sua instituição de ensino a fim de realizar sua matrícula e receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). O DRI é enviado pela IE de forma automática para o banco.
  4. BNB abre conta e elabora contrato: caso atendidas as regras de negócio, o banco realiza a abertura de conta e elabora o contrato de financiamento de forma automática.
  5. Aluno apresenta documentos e assina contrato: fase em que o estudante apresenta a documentação ao banco. Após a verificação, o estudante e avalista(s) assina(m) o instrumento de crédito.
  6. BNB libera recursos para a universidade: período em que a operação já foi contratada e serão liberados os recursos pelo banco para as instituições de ensino.

Existem outras instituições financeiras que oferecem crédito estudantil?

BIVA

A BIVA não é um banco e, por isso, promete simplificar, ao máximo, o financiamento estudantil. Em seu site, ela se descreve como uma comunidade inovadora que busca prestar serviços financeiros mais simples, transparentes e eficientes.

Como contratar a BIVA

Confira, a seguir, os três passos para contratar o financiamento estudantil da BIVA.

  1. Cadastro e pré-aprovação online: basta um cadastro simples e envio de documentos por foto para que seja realizada a avaliação de crédito do interessado.
  2. Financiamento do crédito: a solicitação de crédito será financiada por pessoas que buscam investir com uma rentabilidade melhor do que a dos bancos.
  3. Aprovação do crédito: ao ser aprovado, a comunidade paga o seu semestre. Não há taxa de adesão ou de abertura de crédito. O estudante paga 40% do valor da sua mensalidade, com uma taxa de juros de 2% ao mês, e tem seu semestre dissolvido em 9 meses.

FundaCred

Criada na década de 1970, a Fundacred é uma fundação sem fins lucrativos que promove soluções de crédito educacional. Vale destacar que não é preciso ter conta em banco e que qualquer estudante pode solicitar o CredIES, até quem está negativado, já que é analisada somente a renda do fiador(es).

A ideia é que o aluno estude pagando parte da mensalidade para a instituição escolhida e, após o encerramento do vínculo com a faculdade, comece a pagar a outra parte para a Fundacred. Não há cobrança de juros e a taxa administrativa, segundo informações do site da Fundação, é a menor do segmento.

Como contratar o FundaCred

Para contratá-lo, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site para fazer a simulação, selecione a instituição (se já souber qual deseja) e nível de ensino (graduação, pós-graduação ou ensino técnico).
  2. Informe o fiador(es).
  3. Envie seus dados e documentos e de seu fiador(es).
  4. Aguarde a análise da FundaCred e da instituição de ensino.
  5. Assine o contrato.

Financiamento estudantil para medicina

O curso de medicina é um dos mais concorridos no Brasil e, por isso, as notas de corte nas universidades públicas costumam ser bem altas.

A mensalidade nas universidades privadas pode chegar a valores bem altos e, por isso, o financiamento estudantil pode ser uma alternativa interessante para aqueles que sonham em ser médicos. Confira algumas opções a seguir:

FIES para medicina

O FIES também é uma opção para aqueles que querem fazer medicina. No entanto, é importante ressaltar que o valor máximo do FIES para o curso de medicina é de R$ 52.805,66 por semestre atualmente. Já para os outros cursos, o teto do financiamento permanece no valor de R$ 42.983,70.

Como explicado anteriormente, para contratar o FIES, você deve ter participado do Enem a partir de 2010, com média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. Outro critério é o da renda familiar mensal, que precisa ser de até 3 salários mínimos por pessoa.


Financiamento estudantil para medicina Santander

O Santander oferece o Financiamento Estudantil Graduação Saúde. Esse financiamento está disponível para diversos cursos: Medicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Zootecnia, Veterinária, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição.

Essa modalidade de financiamento pode ser solicitada a partir da 4ª mensalidade do curso por alunos dos cursos citados de qualquer universidade reconhecida pelo MEC. As taxas de juros são variáveis, mas é possível fazer uma simulação do valor no site.

Requisitos do financiamento para medicina Santander

Para os estudantes de medicina, o aluno precisa ter conta no Santander e o contrato é feito em seu nome. É necessário incluir um avalista (que pode ser pai, mãe ou responsável financeiro). É permitido adicionar um segundo avalista para composição de renda.

Como contratar o financiamento para medicina Santander

Para contratar o financiamento Graduação Saúde do Santander, é necessário ir a uma das agências do banco, mas, antes disso, confira o passo a passo:

  1. Preencha a Solicitação de financiamento e solicite a assinatura da sua faculdade;
  2. Reúna a solicitação, declaração de IR, últimos 3 holerites, RG ou CPF e comprovante de residência do contratante e avalista;
  3. Vá até a agência com os documentos solicitados para que a análise de crédito seja feita.
  4. Aguarde a análise de crédito do Santander. Se for aprovada, assine o contrato presencialmente e leve a declaração de pagamento no departamento financeiro da sua faculdade.

O financiamento Graduação Saúde é feito por período letivo, então pode ser semestral ou anual, dependendo da faculdade. Você pode renovar o financiamento ao final de cada período. Para renovar, o passo a passo é o mesmo.


Financiamento estudantil para medicina Sicoob

O Sicoob, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, também oferece um financiamento estudantil específico para o curso de medicina. Confira mais informações a seguir:

Requisitos do financiamento estudantil para medicina Sicoob

Para contratar o financiamento, a universidade não precisa ser conveniada ao Sicoob Cred Executivo, o estudante pode estar matriculado a qualquer universidade.

O Sicoob financia até 70% da mensalidade até a formatura, mas o financiamento só pode ser contratado a partir do quinto período da graduação. O restante da mensalidade é quitado após o término do curso e os familiares do estudante também podem ser avalistas na solicitação.

A taxa de juros não é divulgada no site; é necessário contatar a cooperativa para fazer uma simulação. É necessário a apresentação de garantia real de imóvel localizado no Brasil e o financiamento é sujeito a análise de crédito.

Como contratar financiamento estudantil para medicina Sicoob

Para contratar o financiamento estudantil de medicina do Sicoob, você pode preencher o formulário disponível no site e aguardar um contato do banco.

Quais os tipos de financiamento estudantil?

Como mostramos aqui em cima, é possível obter financiamento estudantil por meio de:

  • Programas do governo federal, como o FIES;
  • Linhas de créditos especializadas de bancos;
  • Outras instituições e startups financeiras com foco no público acadêmico.

E, como era de se esperar, o modelo de financiamento vai variar de acordo com cada uma delas. A taxa de juros também dependerá dessas especificidades, certo?

Se você leu até aqui, já sabe quais são os 6 bancos que oferecem financiamento estudantil em 2024. E aí, se animou? Tenha em mente que, na hora de contratar um financiamento, é preciso pesquisar a melhor opção e, claro, investir na sua organização financeira pessoal. Só assim você terá a tranquilidade para quitar sua dívida no futuro. Conte com a ajuda do iDinheiro para isso!

Perguntas frequentes sobre bancos que oferecem crédito estudantil

  1. É possível financiar 100% da faculdade?

    O programa do governo federal chamado Novo FIES possibilita o financiamento de até 100% da faculdade.

  2. Quais os melhores financiamentos estudantis?

    O financiamento estudantil mais procurado é o Novo FIES, que é um programa do governo federal. Ele tem juros baixos e o estudante só começa a pagar o empréstimo depois de ter concluído a faculdade.

  3. Qual banco faz o FIES?

    A Caixa é o agente único do Novo FIES,

  4. Qual banco financia o curso de medicina?

    Pelo FIES, o governo federal estipulou um teto de financiamento de R$ 52 mil por semestre. Logo, se o valor das mensalidades superar esse limite, o estudante precisará complementá-lo.

  5. Quais bancos oferecem financiamento estudantil?

    Alguns dos bancos que oferecem financiamento estudantil são Caixa, Itaú, Santander e Bradesco.

  6. Quais faculdades de Medicina o Santander financia?

    Não há restrição quanto à universidade, o financiamento estudantil do Santander está disponível para todas as universidades privadas reconhecidas pelo MEC.

  7. Quanto o Santander financia Medicina?

    O Santander financia até R$ 180.000,00 (semestral ou anual) na modalidade Financiamento Estudantil Graduação Saúde.

  8. Como funciona o financiamento Sicoob para Medicina?

    O Sicoob financia até 70% da mensalidade até a formatura, a partir do quinto período do curso. A taxa de juros não é divulgada no site, é preciso fazer uma simulação com o banco.

  9. Qual banco financia curso de Medicina?

    O Santander e o Sicoob oferecem financiamentos específicos para o curso de medicina.

  10. É possível fazer financiamento estudantil para medicina?

    Sim. Além de programas como o FIES, é possível fazer o financiamento estudantil para medicina em bancos como o Santander e o Sicoob.

  11. Tem como financiar a faculdade pelo Banco?

    Sim. Algumas opções de bancos que oferecem financiamento estudantil são Itaú, Bradesco, Santander e Sicoob.

  12. Quais são os bancos que financiam o FIES?

    Por ser um programa do governo, apenas os bancos públicos estão envolvidos no FIES, então apenas a Caixa e o Banco do Brasil.

  13. Qual o melhor programa de financiamento estudantil?

    O financiamento estudantil mais procurado é o Novo FIES, que é um programa do governo federal. Ele tem juros baixos e o estudante só começa a pagar o empréstimo depois de ter concluído a faculdade.

  14. Quanto fica a faculdade de Medicina pelo Fies?

    O teto do FIES para medicina é atualmente de R$ 52.805,66 por semestre. Se a faculdade que você quer entrar for mais que isso, será necessário pagar à parte.

  15. Como financiar uma faculdade?

    É possível financiar a faculdade de várias formas. Dentre elas, estão: programas do governo federal, como o FIES, linhas de créditos especializadas de bancos e outras instituições e startups financeiras com foco no público acadêmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp