Investir em educação é fundamental, mas muitas vezes o custo de uma formação pode ser um desafio. Felizmente, existem bancos que oferecem financiamentos acessíveis. Neste artigo, vamos destacar seis bancos que oferecem opções de financiamento estudantil para ajudar a tornar o sonho da educação superior uma realidade. Se você está em busca de alternativas financeiras para sua educação, continue lendo para descobrir as opções disponíveis!
Conta Itaú padronizada |
|
Se você tem o sonho de fazer faculdade ou está enfrentando dificuldade para pagar a mensalidade da graduação, conhecer os bancos que oferecem financiamento ou empréstimo estudantil pode ser uma super ajuda. O financiamento estudantil de medicina, especialmente, pode ser uma boa opção, como veremos a seguir.
Para quem não sabe, o financiamento funciona como um empréstimo. O estudante ou futuro estudante assina um contrato com uma instituição financeira se comprometendo a pagar parte da mensalidade da faculdade no futuro.
Para auxiliá-lo a encontrar a melhor opção para o seu bolso, preparamos um material completo sobre os 6 bancos e contas que oferecem financiamento estudantil em 2025. Saiba como financiar uma faculdade!
1. Financiamento estudantil Caixa (FIES)
Instituído por lei em 2017, o Novo FIES concede financiamento a estudantes de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. A Caixa Econômica Federal (CEF) é o agente único, responsável pelos papéis de agente operador, agente financeiro e gestor de fundos garantidores.
Em relação à escala de financiamento, que define as condições de pagamento do FIES variará de acordo com a renda familiar do candidato. A modalidade I, operada com exclusividade pela Caixa, atende quem possui renda de até 3 salários mínimos.
O aluno pagará o seu financiamento após o término da faculdade e respeitando o limite da sua renda. Quem tem renda familiar de até 1,5 salários mínimos pode ter direito a juros zero.
Requisitos FIES 2025
– Ter participado do ENEM a partir da edição de 2010.
– Ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota diferente de 0 na redação.
– Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Como ingressar no programa FIES
Para ingressar no Novo FIES, o primeiro passo é o interessado fazer sua inscrição pela internet, no site do Fies Seleção.
Em seguida, o estudante selecionado pelo MEC deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para comprovar as informações, receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e realizar a opção da seguradora para contratar o seguro prestamista (pagamento do empréstimo junto à Caixa em caso de morte ou invalidez total por acidente).
Por fim, com o DRI e proposta de seguro, o estudante deve procurar uma agência da Caixa para que um agente confira a documentação e insira as informações no Sistema de Financiamento Estudantil (SIFES), emitindo o contratato para assinatura na sequência.
2. Credi Universidade Santander
O Credi Universidade Santander é uma linha de crédito pessoal para o público universitário de até R$ 2 mil, mediante análise de crédito do aluno correntista.
Requisitos do financiamento estudantil Santander
Os requisitos são ser aluno correntista do Santander com renda comprovada. Lembrando que estará sujeito à análise e aprovação de crédito e demais condições vigentes no momento da contratação.
Como contratar o Credi Universidade Santander
Para contratá-lo, é preciso ter uma conta Santander, e o interessado deve ir a uma agência do banco. O financiamento pode ser pago em até 36 meses e as parcelas serão debitadas diretamente de sua conta corrente Santander com taxas a partir de 2,89% ao mês.
3. Financiamento estudantil Itaú
Desde 2013, o Itaú é parceiro do programa de crédito universitário privado Pravaler, que permite o financiamento de cursos de graduação, intercâmbios e cursos de curta duração.
Vale lembrar que a contratação é semestral e, dependendo da política da universidade, é possível contratar o Pravaler mesmo que a pessoa já possua bolsa de estudos ou outro financiamento estudantil, como o FIES.
As taxas de juros são baixas e, dependendo da faculdade, pode não ter juros. Além disso, não há acúmulo de parcelas, em outras palavras, é possível fazer um novo contrato solicitando o pagamento de mais um semestre, finalizar o pagamento das parcelas anteriores e, somente depois disso, começar a quitar o contrato seguinte.
Por fim, o Pravaler não considera o ENEM, logo, é preciso estar matriculado em uma das universidades vinculadas e ter arcado com as matrículas.
Como contratar o financiamento estudantil Itaú
Para contratá-lo, o primeiro passo é fazer a simulação no site, a fim de saber o quanto teria que pagar por mês. Em seguida, é necessário preencher a proposta com os dados pessoais e os dados do fiador. Essas informações serão avaliadas e uma análise de crédito também será realizada. Se estiver tudo ok, basta enviar os documentos para formalizar o processo e, por fim, assinar o contrato.
4. Crédito Universitário Bradesco
O Crédito Universitário Bradesco possibilita o financiamento de até 100% do valor do semestre para alunos de instituições conveniadas, com pagamento em 12 meses e débito das parcelas em conta-corrente do Bradesco. A taxa de juros variará de acordo com o convênio entre o banco e universidade.
Como contratar o crédito Universitário Bradesco
Para contratá-lo, faça uma simulação do seu financiamento universitário e selecione a universidade de interesse. Depois disso, é preciso ir a uma agência Bradesco com a declaração de aptidão emitida pela instituição de ensino.
Dessa forma, é preciso ter uma conta do Bradesco. E, sempre que começar um novo semestre, o aluno pode fazer um novo financiamento.
5. Financiamento estudantil BV
Em parceria com o Pravaler, o financiamento estudantil BV é uma linha de crédito desenvolvida para quem quer fazer uma formação em ensino superior (graduação, pós-graduação ou MBA). Não é preciso ter conta em banco, a contratação é semestral, há opções de financiamento sem juros e é possível financiar o valor total da mensalidade.
Como contratar o financiamento estudantil BV
Para contratá-lo, o interessado deve fazer uma simulação e se cadastrar. Em seguida, deve preencher os seus dados e do fiador, enviando os documentos de maneira online. Depois disso, basta aguardar a aprovação da instituição e assinar o contrato.
A conta BV não é obrigatória para a liberação do financiamento mas, além de gratuita e com cartão de crédito sem anuidade, pode facilitar a gestão do financiamento estudantil.
6. FNE P-FIES do Banco do Nordeste
O FNE P-FIES do Banco do Nordeste destina-se à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
O financiamento pode ser de até 100% do valor da mensalidade e, o prazo de pagamento, até três vezes o tempo de permanência do estudante na condição de financiado, tendo como referência o período regular de duração do curso. Os pagamentos ocorrem mensalmente via débito das parcelas em conta corrente.
Vale lembrar que também é previsto seguro prestamista obrigatório, a ser financiado. O valor é definido de acordo com o curso escolhido.
Requisitos para o FNE P-FIES
Para solicitá-lo, é necessário atender às seguintes condições:
- Ter participado do Enem, a partir de 2010, e obtido média das notas das provas igual ou superior a 450 pontos, além de ter nota maior que zero na redação.
- Estar matriculado em instituições de ensino conveniadas.
- Possuir renda ou ser dependente financeiro de pessoa com cadastro ativo no Banco do Nordeste. Se o responsável não tiver cadastro ativo, será necessário providenciá-lo no site do banco.
Como contratar
Confira, a seguir, o passo a passo de como contratá-lo.
- Solicitação do Crédito: o estudante pode realizar a solicitação em qualquer época do ano. Basta clicar em “Solicite seu financiamento”. Além disso, estudante/avalista(s) devem realizar cadastro digital com suas informações pessoais.
- BNB Pré-análise: O banco realiza pré-análise de forma automática dos cadastros de estudante/avalista(s) em relação ao atendimento das regras de negócio para o curso escolhido.
- IE’s emite DRI – Documento de Regularidade de Inscrição: uma vez que o estudante atendeu as regras de negócios, deve se dirigir à sua instituição de ensino a fim de realizar sua matrícula e receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). O DRI é enviado pela IE de forma automática para o banco.
- BNB abre conta e elabora contrato: caso atendidas as regras de negócio, o banco realiza a abertura de conta e elabora o contrato de financiamento de forma automática.
- Aluno apresenta documentos e assina contrato: fase em que o estudante apresenta a documentação ao banco. Após a verificação, o estudante e avalista(s) assina(m) o instrumento de crédito.
- BNB libera recursos para a universidade: período em que a operação já foi contratada e serão liberados os recursos pelo banco para as instituições de ensino.
Existem outras instituições financeiras que oferecem crédito estudantil?
BIVA
A BIVA não é um banco e, por isso, promete simplificar, ao máximo, o financiamento estudantil. Em seu site, ela se descreve como uma comunidade inovadora que busca prestar serviços financeiros mais simples, transparentes e eficientes.
Como contratar a BIVA
Confira, a seguir, os três passos para contratar o financiamento estudantil da BIVA.
- Cadastro e pré-aprovação online: basta um cadastro simples e envio de documentos por foto para que seja realizada a avaliação de crédito do interessado.
- Financiamento do crédito: a solicitação de crédito será financiada por pessoas que buscam investir com uma rentabilidade melhor do que a dos bancos.
- Aprovação do crédito: ao ser aprovado, a comunidade paga o seu semestre. Não há taxa de adesão ou de abertura de crédito. O estudante paga 40% do valor da sua mensalidade, com uma taxa de juros de 2% ao mês, e tem seu semestre dissolvido em 9 meses.
FundaCred
Criada na década de 1970, a Fundacred é uma fundação sem fins lucrativos que promove soluções de crédito educacional. Vale destacar que não é preciso ter conta em banco e que qualquer estudante pode solicitar o CredIES, até quem está negativado, já que é analisada somente a renda do fiador(es).
A ideia é que o aluno estude pagando parte da mensalidade para a instituição escolhida e, após o encerramento do vínculo com a faculdade, comece a pagar a outra parte para a Fundacred. Não há cobrança de juros e a taxa administrativa, segundo informações do site da Fundação, é a menor do segmento.
Como contratar o FundaCred
Para contratá-lo, siga o passo a passo:
- Acesse o site para fazer a simulação, selecione a instituição (se já souber qual deseja) e nível de ensino (graduação, pós-graduação ou ensino técnico).
- Informe o fiador(es).
- Envie seus dados e documentos e de seu fiador(es).
- Aguarde a análise da FundaCred e da instituição de ensino.
- Assine o contrato.
Financiamento estudantil para medicina
O curso de medicina é um dos mais concorridos no Brasil e, por isso, as notas de corte nas universidades públicas costumam ser bem altas.
A mensalidade nas universidades privadas pode chegar a valores bem altos e, por isso, o financiamento estudantil pode ser uma alternativa interessante para aqueles que sonham em ser médicos. Confira algumas opções a seguir:
FIES para medicina
O FIES também é uma opção para aqueles que querem fazer medicina. No entanto, é importante ressaltar que o valor máximo do FIES para o curso de medicina é de R$ 52.805,66 por semestre atualmente. Já para os outros cursos, o teto do financiamento permanece no valor de R$ 42.983,70.
Como explicado anteriormente, para contratar o FIES, você deve ter participado do Enem a partir de 2010, com média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. Outro critério é o da renda familiar mensal, que precisa ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Financiamento estudantil para medicina Santander
O Santander oferece o Financiamento Estudantil Graduação Saúde. Esse financiamento está disponível para diversos cursos: Medicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Zootecnia, Veterinária, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição.
Essa modalidade de financiamento pode ser solicitada a partir da 4ª mensalidade do curso por alunos dos cursos citados de qualquer universidade reconhecida pelo MEC. As taxas de juros são variáveis, mas é possível fazer uma simulação do valor no site.
Requisitos do financiamento para medicina Santander
Para os estudantes de medicina, o aluno precisa ter conta no Santander e o contrato é feito em seu nome. É necessário incluir um avalista (que pode ser pai, mãe ou responsável financeiro). É permitido adicionar um segundo avalista para composição de renda.
Como contratar o financiamento para medicina Santander
Para contratar o financiamento Graduação Saúde do Santander, é necessário ir a uma das agências do banco, mas, antes disso, confira o passo a passo:
- Preencha a Solicitação de financiamento e solicite a assinatura da sua faculdade;
- Reúna a solicitação, declaração de IR, últimos 3 holerites, RG ou CPF e comprovante de residência do contratante e avalista;
- Vá até a agência com os documentos solicitados para que a análise de crédito seja feita.
- Aguarde a análise de crédito do Santander. Se for aprovada, assine o contrato presencialmente e leve a declaração de pagamento no departamento financeiro da sua faculdade.
O financiamento Graduação Saúde é feito por período letivo, então pode ser semestral ou anual, dependendo da faculdade. Você pode renovar o financiamento ao final de cada período. Para renovar, o passo a passo é o mesmo.
Financiamento estudantil para medicina Sicoob
O Sicoob, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, também oferece um financiamento estudantil específico para o curso de medicina. Confira mais informações a seguir:
Requisitos do financiamento estudantil para medicina Sicoob
Para contratar o financiamento, a universidade não precisa ser conveniada ao Sicoob Cred Executivo, o estudante pode estar matriculado a qualquer universidade.
O Sicoob financia até 70% da mensalidade até a formatura, mas o financiamento só pode ser contratado a partir do quinto período da graduação. O restante da mensalidade é quitado após o término do curso e os familiares do estudante também podem ser avalistas na solicitação.
A taxa de juros não é divulgada no site; é necessário contatar a cooperativa para fazer uma simulação. É necessário a apresentação de garantia real de imóvel localizado no Brasil e o financiamento é sujeito a análise de crédito.
Como contratar financiamento estudantil para medicina Sicoob
Para contratar o financiamento estudantil de medicina do Sicoob, você pode preencher o formulário disponível no site e aguardar um contato do banco.
Quais os tipos de financiamento estudantil?
Como mostramos aqui em cima, é possível obter financiamento estudantil por meio de:
- Programas do governo federal, como o FIES;
- Linhas de créditos especializadas de bancos;
- Outras instituições e startups financeiras com foco no público acadêmico.
E, como era de se esperar, o modelo de financiamento vai variar de acordo com cada uma delas. A taxa de juros também dependerá dessas especificidades, certo?
Se você leu até aqui, já sabe quais são os 6 bancos que oferecem financiamento estudantil em 2025. E aí, se animou? Tenha em mente que, na hora de contratar um financiamento, é preciso pesquisar a melhor opção e, claro, investir na sua organização financeira pessoal. Só assim você terá a tranquilidade para quitar sua dívida no futuro. Conte com a ajuda do iDinheiro para isso!
Perguntas frequentes
- É possível financiar 100% da faculdade?
O programa do governo federal chamado Novo FIES possibilita o financiamento de até 100% da faculdade.
- Quais os melhores financiamentos estudantis?
O financiamento estudantil mais procurado é o Novo FIES, que é um programa do governo federal. Ele tem juros baixos e o estudante só começa a pagar o empréstimo depois de ter concluído a faculdade.
- Qual banco faz o FIES?
A Caixa é o agente único do Novo FIES,
- Qual banco financia o curso de medicina?
Pelo FIES, o governo federal estipulou um teto de financiamento de R$ 52 mil por semestre. Logo, se o valor das mensalidades superar esse limite, o estudante precisará complementá-lo.
- Quais bancos oferecem financiamento estudantil?
Alguns dos bancos que oferecem financiamento estudantil são Caixa, Itaú, Santander e Bradesco.
- Quais faculdades de Medicina o Santander financia?
Não há restrição quanto à universidade, o financiamento estudantil do Santander está disponível para todas as universidades privadas reconhecidas pelo MEC.
- Quanto o Santander financia Medicina?
O Santander financia até R$ 180.000,00 (semestral ou anual) na modalidade Financiamento Estudantil Graduação Saúde.
- Como funciona o financiamento Sicoob para Medicina?
O Sicoob financia até 70% da mensalidade até a formatura, a partir do quinto período do curso. A taxa de juros não é divulgada no site, é preciso fazer uma simulação com o banco.
- Qual banco financia curso de Medicina?
O Santander e o Sicoob oferecem financiamentos específicos para o curso de medicina.
- É possível fazer financiamento estudantil para medicina?
Sim. Além de programas como o FIES, é possível fazer o financiamento estudantil para medicina em bancos como o Santander e o Sicoob.
- Tem como financiar a faculdade pelo Banco?
Sim. Algumas opções de bancos que oferecem financiamento estudantil são Itaú, Bradesco, Santander e Sicoob.
- Quais são os bancos que financiam o FIES?
Por ser um programa do governo, apenas os bancos públicos estão envolvidos no FIES, então apenas a Caixa e o Banco do Brasil.
- Qual o melhor programa de financiamento estudantil?
O financiamento estudantil mais procurado é o Novo FIES, que é um programa do governo federal. Ele tem juros baixos e o estudante só começa a pagar o empréstimo depois de ter concluído a faculdade.
- Quanto fica a faculdade de Medicina pelo Fies?
O teto do FIES para medicina é atualmente de R$ 52.805,66 por semestre. Se a faculdade que você quer entrar for mais que isso, será necessário pagar à parte.
- Como financiar uma faculdade?
É possível financiar a faculdade de várias formas. Dentre elas, estão: programas do governo federal, como o FIES, linhas de créditos especializadas de bancos e outras instituições e startups financeiras com foco no público acadêmico.