Vamos parcelar é confiável? Entenda como a plataforma funciona!

Quer dividir seus débitos no Detran, mas não sabe se a Vamos Parcelar é confiável? Confira nosso guia completo sobre a plataforma!

Escrito por Melissa Nunes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Se você está considerando parcelar o seu IPVA, multas e licenciamentos, mas não sabe se a Vamos Parcelar é confiável, vale a pena conhecer mais sobre a plataforma, e nós podemos te ajudar.

Todos os anos, milhões de brasileiros encontram dificuldades em quitar seus débitos com o Detran e outros órgãos. No entanto, essa fintech de pagamentos traz a possibilidade de parcelamentos, de maneira simples e acessível, permitindo que os consumidores possam organizar suas finanças e ter mais autonomia ao pagar suas contas.

Mas para aproveitar todos os serviços que ela oferece com mais confiança e tranquilidade, é importante conhecer a empresa e confirmar que a Vamos Parcelar é confiável.

Por isso, preparamos um guia com o que você precisa saber antes de contratar a plataforma. Continue acompanhando para conhecer mais detalhes sobre a instituição e suas soluções!

O que é a Vamos Parcelar?

A Vamos Parcelar é uma instituição de pagamento certificada que atua em parceria com as principais bandeiras de cartões de crédito, oferecendo soluções de parcelamento para os usuários.

A fintech surgiu em 2018, com o objetivo de auxiliar os consumidores a organizarem sua vida financeira, especialmente no pagamento de contas, multas e documentos como o IPVA. Dessa forma, a empresa desenvolveu um marketplace integrado com os principais órgãos de trânsito e setores do governo, possibilitando o parcelamento de alguns débitos em até 12 vezes no cartão.

No passado, não era possível parcelar dívidas como IPVA e multas, de modo que o consumidor deveria arcar com o valor integral, que podia ser alto. Entretanto, a Vamos Parcelar inovou o mercado com novas soluções e parcerias, de modo que os devedores agora podem negociar suas contas e ter mais tempo para quitá-las.

Além disso, a fintech também oferece soluções para organizações parceiras, como customizações estratégicas e facilitadores de pagamento para outros correspondentes.

Recentemente, a Vamos Parcelar também inaugurou um sistema de cashback, que oferece uma porcentagem de retorno caso o usuário pague seus débitos pela plataforma.

Assim, a fintech passou a expandir seus serviços para outras áreas, tornando-se uma alternativa atrativa e com vários benefícios para os consumidores.

Como funciona a Vamos Parcelar?

Para determinar se a Vamos Parcelar é confiável, é importante entender como ela funciona. No entanto, seu procedimento é bastante simples e acessível.

vamos parcelar benefícios

A princípio, o usuário consulta seus débitos pendentes pelo site, para identificar as contas que deseja negociar. Em seguida, fornece seus dados e faz uma parceria com a empresa, que realiza a quitação dos débitos em uma única vez, assumindo o pagamento para o usuário parcelar a conta no cartão.

Nesse caso, as parcelas são pagas para a Vamos Parcelar, que realizou a quitação da conta em seu nome. Por isso, as taxas de juros e valores adicionais são direcionados para a fintech.

Na plataforma, o usuário deve cadastrar o cartão de crédito a ser utilizado, podendo ser no nome de terceiros, desde que inclua todos os dados corretamente. Assim, basta finalizar a proposta e fazer a negociação. A Vamos Parcelar quita os débitos com o órgão em questão, como o Detran, e o nome do consumidor é retirado do sistema em até 48 horas.

Não existe limite de contas, multas e licenciamentos máximo, de modo que o usuário pode parcelar quantos débitos quiser, desde que tenha limite no cartão para finalizar o acordo.

Desconto e cashback

A empresa também oferece outros serviços e é bom saber como eles funcionam, para garantir que a Vamos Parcelar é confiável e que vale a pena fazer negócio com ela.

Atualmente, a fintech também está investindo em sistemas de cashback e descontos. Dessa forma, se o usuário optar por pagar seus débitos na plataforma, poderá receber parte do valor de volta, como créditos, ou pagar mais barato, com os cupons de desconto.

No momento, não são todas as contas que permitem o cashback, mas a empresa está investindo em novos sistemas para potencializar esse serviço.

Para usar seus benefícios, basta o usuário se cadastrar e escolher o débito que deseja quitar pela plataforma, por meio do cartão de crédito. Esse serviço abrange mais débitos, como:

Depois de cadastrar a forma de pagamento e informar os dados da conta, a Vamos Parcelar permite não apenas a quitação, como também o parcelamento em até 12 vezes. Dependendo da conta e do regulamento, o usuário recebe uma porcentagem de volta como saldo em sua conta.

Esse serviço também disponibiliza o acúmulo de milhas no cartão de crédito a cada transação, e a possibilidade de reunir todas as contas em um único vencimento. Isso permite uma maior autonomia para gerenciar os débitos e concentrar os pagamentos no cartão.

Vamos Parcelar é confiável e segura?

Por conta das facilidades e serviços que a empresa oferece, muitos consumidores ficam receosos, e questionam se a Vamos Parcelar é confiável e segura. No entanto, existem alguns aspectos que podemos avaliar para decidir.

Primeiramente, a Vamos Parcelar declara que está em conformidade com a PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro) e com a CFT (Combate ao Financiamento ao Terrorismo), que consistem em uma série de medidas e políticas internas.

Além disso, as regras relacionadas à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei 13.709/18) também estão disponíveis no site da empresa.

Por fim, a Vamos Parcelar também declara que usa mecanismos de proteção físicos e digitais, como controle de acessos, criptografia forte, implementação SSL, firewalls, registro de log de alteração, duplo fator de autenticação, entre outros mecanismos de proteção.

Ainda, também possui certificados de segurança digital, como o PCI DSS, um padrão que garante a confiabilidade da troca de dados na indústria de cartões de pagamento. Esse protocolo também prevê a proteção e a privacidade das informações financeiras dos usuários, de modo que a plataforma não pode divulgar nenhum dado, como número do cartão de crédito, débitos pagos ou saldo.

Todas essas informações podem ser encontradas no site da empresa e devem ser lidas e entendidas pelos usuários, bem como os termos de uso e condições de pagamento. Assim, é possível se manter informado caso haja qualquer problema durante o uso da plataforma.

Enquanto isso, existem outros elementos que garantem que a Vamos Parcelar é confiável.

Por exemplo, é possível encontrar diversos artigos de veículos jornalísticos importantes que citam a empresa, como Correio Braziliense e Estadão. Também podemos ver a Vamos Parcelar listada como opção de parcelamento do IPVA nos sites do DETRAN de estados como SP, MS, MG, MA, RS e PR, indicando que é uma alternativa reconhecida e confiável.

Reputação da Vamos Parcelar no Reclame Aqui

Por fim, também é possível conferir a reputação da empresa nas plataformas de avaliação, para garantir que a Vamos Parcelar é confiável e segura.

Apesar de já ter feito parte do Selo RA1000, o atendimento da empresa parece estar deixando a desejar nos últimos tempo. Em sua página no Reclame Aqui, a fintech conta com média 2.7, considerada não recomendada. Também apresenta outros índices, como:

  • 100% de reclamações respondidas;
  • 14,3% de soluções encontradas;
  • 3,2% dos clientes voltariam a fazer negócio no futuro.

Entre os problemas relatados pelos usuários, os mais relevantes envolvem pagamentos de boletos que foram realizados, porém não liquidados, o que é um problema bastante sério, pois pode acarretar em multas e cancelamento de serviços.

Além disso, também existem reclamações sobre cashback não liberado, suporte ineficiente e demora no atendimento. Todos esses relatos colocam em jogo a confiabilidade da Vamos Parcelar, que parece não estar sustentando sua reputação com os clientes.

Quais serviços a Vamos Parcelar oferece?

Para analisar se a Vamos Parcelar é confiável de verdade, é importante conhecer mais sobre os serviços que a empresa oferece ao consumidor. Por isso, confira algumas das suas soluções disponíveis:

Débitos no Detran

O carro chefe da Vamos Parcelar são seus serviços de parcelamento de débitos no Detran, principalmente IPVA, multas e licenciamentos. Esse documento é fundamental para permitir que o condutor possa dirigir o veículo sem restrições, e o preço varia de acordo com o modelo e ano do automóvel.

Dessa forma, nem todos os consumidores podem arcar com o débito, deixando-o acumular e vencer. Com isso, o veículo pode ter sua licença suspensa, podendo resultar em apreensões, multas e até mesmo prisão do condutor.

No entanto, as facilidades que a fintech oferece nesse caso fazem com que muitos usuários duvidem se a Vamos Parcelar é confiável. Afinal, a plataforma permite o parcelamento do IPVA pelo cartão de crédito, uma possibilidade que não era disponível no passado.

Com isso, o condutor poderá organizar melhor suas finanças, sem correr o risco de ter o carro apreendido e sua carteira de habilitação suspensa. Além disso, essa praticidade também se aplica ao pagamento de multas de trânsito, por exemplo.

Em alguns cartões de crédito, o parcelamento pode chegar a 18 vezes, e a quitação do débito no Detran ocorre em 48 horas.

Parcelamento de boletos

Outro serviço da empresa que vale a pena conhecer é o parcelamento de boletos. Esse processo ocorre de forma semelhante aos débitos do Detran, mas se aplica a outros boletos diversos, como mensalidades de faculdades e faturas do cartão.

Embora existam aplicativos que façam o parcelamento de boletos com o cartão de crédito, as condições podem não ser acessíveis, e muitos débitos não são elegíveis. No entanto, com a Vamos Parcelar, o consumidor pode não apenas parcelar suas contas em boletos, como também concentrar todos os débitos e pagar de uma só vez.

Esse procedimento permite o retorno de dinheiro, com o cashback, e algumas negociações podem oferecer 10% de desconto no total do pagamento.

Contas residenciais

Por fim, outro serviço que a Vamos Parcelar oferece é o pagamento e parcelamento das contas residenciais. Nesse caso, se trata de contas diversas do cotidiano, podendo ser boletos ou não, que também podem ser pagas com o cartão de crédito, permitindo o parcelamento em até 12 vezes.

Alguns dos títulos que a fintech aceita são:

Basicamente, todos tipos de contas residenciais podem ser parceladas pela plataforma, também com débitos elegíveis para cashback.

Quais os benefícios de parcelar o IPVA com a Vamos Parcelar?

Depois de verificar se a Vamos Parcelar é confiável, muitos consumidores questionam quais seriam os benefícios de parcelar o IPVA por meio da plataforma.

IPVA é a sigla para Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, e é cobrado anualmente pelos governos estaduais, incidindo sobre todos os proprietários de automóveis terrestres em território nacional. Essa cobrança foi criada em 1986, e, desde então, organiza o pagamento do documento em diferentes meses do ano.

Dependendo do final da placa do veículo, o condutor terá um determinado tempo para quitar seus débitos. Além disso, o valor também varia, pois possui uma alíquota do estado e quantias diferenciadas de acordo com o modelo e ano do veículo.

consulta ipva
No site, você consulta os prazos de pagamento do seu estado.

Essas condições podem complicar a vida financeira do condutor, que não tem tempo, ou saldo disponível, para organizar o pagamento em uma única parcela. Dessa forma, o consumidor poderá administrar melhor suas contas, e ter mais tempo para pagar o documento, de forma prática, diretamente no cartão.

Além disso, deixar de pagar o IPVA pode acarretar em consequências como suspensão da licença do veículo e apreensão e multa, no caso de condução indevida. Isso pode custar ainda mais caro para o condutor, que precisará resgatar o veículo e pagar todas as multas.

Assim, pagar o IPVA com a Vamos Parcelar pode ser uma alternativa mais acessível e simples de quitar esse débito com o Detran. E, claro, o programa de cashback e a possibilidade de desconto também são fatores vantajosos para o consumidor.

Vale a pena usar a Vamos Parcelar?

Depois de conhecer a empresa os serviços oferecidos pela Vamos Parcelar, é possível fazer uma avaliação razoável da sua confiabilidade.

É fato que a fintech declara acatar medidas de segurança para seus usuários e se preocupa em proteger seus dados. Além disso, possui parceria com as administradoras de cartão, além de ser reconhecida pelo DETRAN de diversos estados como método legítimo de parcelamento do IPVA.

No entanto, precisamos ressaltar a relevante piora na reputação da Vamos Parcelar perante seus clientes. Além da nota não recomendada no Reclame Aqui, usuários relatam problemas com pagamentos não liquidados, o que é bastante preocupante.

Dessa forma, recomendamos que, caso decida utilizar a plataforma para parcelamento de contas, procure se informar corretamente sobre procedimentos, prazos e segurança das atividades da empresa. Teste também o atendimento e suporte, já que essa é uma boa medida para entender se, caso haja problemas futuros, você será atendido de modo satisfatório.

Por fim, não esqueça de manter o controle sobre seus débitos da melhor maneira possível, para que possa sempre ter seus pagamentos em dia e ficar tranquilo!

Quer receber outros conteúdos como esse? Então ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para ficar por dentro de todas as novidades!

Perguntas frequentes sobre a Vamos Parcelar

  1. Em quanto tempo os débitos estarão quitados no Detran?

    Depende do tempo de processamento do pagamento e verificação do cartão na Vamos Parcelar, mas, segundo a plataforma, em média, em 48 horas o débito estará quitado. Dessa forma, o nome do consumidor é retirado do sistema, e o veículo é liberado.

  2. Posso utilizar mais de um cartão para parcelamento de contas?

    Até o momento, a Vamos Parcelar ainda não disponibiliza um sistema de parcelamento com mais de um cartão de crédito. No entanto, a empresa afirma que está investindo nessa possibilidade para o futuro.

  3. Quais as contas podem ser parceladas com a Vamos Parcelar?

    Conforme mencionado, existem diversas categorias de contas que podem ser pagas com a Vamos Parcelar. Além dos débitos no Detran, também inclui contas residenciais, boletos diversos, multas variadas, não apenas automotivas, e também licenciamentos.

  4. Existe taxa ou tarifa?

    Sim, a fintech cobra algumas taxas de operação relacionadas ao cartão de crédito, como os juros do parcelamento. Entretanto, sua porcentagem é inferior a do mercado, e varia de acordo com o valor total do pagamento e o número de parcelas, por exemplo, podendo chegar a uma quantia mínima de tarifa.

  1. Luciana Silva

    Não indico ! Estou com uma reclamação no reclame aqui , fiz o pagamento há mais de um mês de débitos no Detran e até agora não foram liquidados, hoje pretendo cancelar os dois pagamentos que faltam e brigar pelo que já paguei.

  2. Soraya

    Essa empresa e golpista. Fujam disso l. Não repassa pagamentos. Estelionato

  3. Roberto Miyahira

    Eu venho experimentando o serviço, mas em todos os pagamentos que efetuei, ultrapassaram os 3 dias úteis que levam para liquidação, somente um dos pagamentos até o momento ultrapassou 10 dias e estou lutando para que a empresa efetue a liquidação. Estou com chamado aberto no reclame aqui sem solução há dias.
    Baseado nessa última experiência, não creio que a empresa seja confiável, no longo prazo parece que a empresa tem problemas de fluxo de caixa, visto que os pagamentos feitos com cartão são cobrados imediatamente de quem utiliza o serviço, cobram taxa de 3% no pagamento e mesmo assim não conseguem efetuar a liquidação. O problema parece ser bem sério

  4. nadir ferreira

    eu já parcelei ipva e gostei ,e vou parcela no ano de 2022 o ipva , licenciamento tambem ,graças a deus não tenho multa. só estou esperando virar o ano para contratar o parcelamento.

  5. Claudinei Correia

    Gostaria de saber se é necessário ter limite do total do boleto a ser parcelado, ou tendo limite para cobrir a parcela mensal seria suficiente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp