Conheça o Drex, a nova moeda digital brasileira

Veja como funciona, o que é, as vantagens e desvantagens do Drex, a nova moeda digital brasileira!

Escrito por Ana Livia Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Drex, também conhecido como real digital, será a primeira moeda digital do Brasil. Aprovada pelo Banco Central, o real digital entrará para complementar o real atual, de forma que implemente um maior avanço tecnológico no Brasil, o que facilitará a inclusão social.

Quer saber o que é o Drex, como funciona e as vantagens e desafios da implementação dessa nova moeda no Brasil? Então acompanhe a leitura para saber todas as informações sobre o assunto. Vamos lá!

A nova moeda digital brasileira: o que é o Drex?

Também chamada de real digital, a nova moeda digital brasileira funcionará como o papel-moeda de forma eletrônica. Dessa forma, o Banco Central autoriza a conversão do Drex para outras formas de pagamento, como o pix, cartão de crédito, ou qualquer outra transação, tornando o Drex semelhante à moeda física, que pode ser usada para desde pagar a conta no restaurante até fazer transações no caixa eletrônico do banco. O objetivo do Drex é que os seus consumidores movimentem os reais digitais assim como fazem com o cartão ou dinheiro impresso.

Assim, o real digital permite que o dinheiro, que não existe fisicamente, seja movimentado de forma simples e sem o custo da emissão do papel-moeda. Facilitando, dessa forma, a implementação do avanço tecnológico no Brasil.

Vantagens do Drex

Há muitas vantagens em se usar o real digital. Entre elas estão:

  • como estamos falando de uma moeda digital, a segurança do usuário é maior, pois, por ser uma moeda digital, o usuário terá certeza de que não será roubado na rua;
  • haverá redução de alguns custos que o papel-moeda tem, como transporte seguro do dinheiro e a sua emissão;
  • existe também a vantagem de ser emitida pelo Governo Federal, o que permite um rastreamento mais eficaz dos gastos e é útil para o combate à lavagem de dinheiro e evasão fiscal;
  • e, assim como o cartão internacional, o real digital pode ser usado internacionalmente, poupando a conversão de moeda e taxa de câmbio.

Desafios da Implementação do real digital

Por mais que as transações sejam feitas com o sistema de blockchain, não significa que estejamos imunes de ameaças cibernéticas. O principal risco sobre a segurança não é interno, como vazamento de dados, e sim as ameaças constantes de roubo de dados e fraudes.

Ademais, o Governo Federal precisa também ser responsável pela educação financeira de toda a população para que não haja a exclusão digital que pode gerar um agravamento na desigualdade social no país.

Como funciona a plataforma Drex?

É uma plataforma na qual saldos de depósitos à vista serão convertidos por intermediários financeiros em Drex e, assim, os clientes terão acesso a vários serviços financeiros inteligentes. Assim, dentro da plataforma do Drex existirá a possibilidade do acesso da população a transações seguras com ativos digitais.

Serviços oferecidos pelo real digital

Como mencionamos, com a implementação do real digital algumas vantagens serão atribuídas à população considerando sua inovação. A seguir, veja os principais serviços oferecidos pelo Drex divulgados até o momento:

  • tokenização do real;
  • compra de títulos do tesouro direto;
  • transferências;
  • pagamentos;
  • depósitos bancários à vista;
  • possibilidade de negociação

Diferença entre o Drex e o Pix

O PIX é uma forma de transação entre contas de diferentes bancos, e funciona como o TED e DOC, porém sem os custos cobrados para mover esse dinheiro da conta. Já o Drex, funciona exatamente como o dinheiro físico ou até mesmo na conta do banco e ele pode ser usado para fazer essas transações e pagamentos no cartão.

O Drex é confiável?

Sim, o Drex se diferencia por emitir-se através do Banco Central, a autoridade monetária, e conter segurança criptografada via blockchain, tornando-a muito segura e confiável, especialmente quando se trata de lavagem de dinheiro e falsificação de cédulas, embora seja parecido com criptomoedas já conhecidas, como o Bitcoin e o Ethereum. Além disso, o Drex não é considerado uma criptomoeda por sempre estar valendo o valor do real, ou seja, um Drex equivale a um real, fazendo com que não exista volatilidade diária de sua valorização.

Conclusão

Com a leitura desse artigo, pode-se perecber que o Drex é uma moeda digital que não existe no plano físico e pode ser movimentada facilmente. Sua implementação irá acontecer a partir do fim de 2024. Dentre suas vantagens estão a redução dos custos de emissão do papel-moeda e a facilidade de processos burocráticos.

No entanto, por ser uma novidade, ainda existem informações limitadas a respeito do Drex. Por isso, você pode acompanhar tudo sobre o mundo das finanças acompanhando mais artigos sobre finanças pessoais, investimentos e crédito

Gostou da novidade? Conta pra gente a sua opinião nos comentários e assine a Newsletter do iDinheiro para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!

Perguntas frequentes

  1. Quanto custa um real digital?

    Diferente das criptomoedas, o real digital não tem variável no valor, pois acompanha o real. Ou seja, em qualquer momento, um Drex irá valer um real. 

  2. Quando começa a valer o real digital?

    Como a moeda ainda está em fase de teste, a previsão de lançamento do real digital é no fim de 2024.

  3. Qual a vantagem de obter um real digital?

    O real digital vai facilitar o acesso a transações que normalmente só conseguimos fazer no banco, como fazer um empréstimo ou um investimento.

Referências do artigo
    1. GOV.BR. “O que é o DREX?”. Link.
  1. Joana Pinelli

    Achei muito bom essa explicação, não conhecia o drex e agora conheço!!! Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp