Energia solar grátis? Saiba como conseguir!

Ainda não existe energia solar grátis oferecida pelo governo, mas alguns projetos podem facilitar o acesso de pessoas de baixa renda. Entenda mais!

Escrito por Camille Guilardi

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A possibilidade de ter energia solar grátis é tentadora, especialmente considerando os custos de investimento desse equipamento. Embora tenha se popularizado com os anos, as placas fotovoltaicas e as instalações ainda são inacessíveis para muitas pessoas.

No entanto, já existem alternativas que barateiam os gastos de compra e manutenção, além de projetos do Governo que prometem atender pessoas de baixa renda. Conheça mais sobre essas iniciativas e veja se será possível ter energia solar grátis com apoio governamental!

É possível instalar energia solar grátis?

Ainda não é possível instalar energia solar grátis por conta própria, uma vez que os equipamentos e placas fotovoltaicas são investimentos, e precisam ser comprados individualmente. Para quem se interessa por um abastecimento sustentável e de fontes limpas, a geração com raios UV é uma alternativa interessante, mas os preços não são atrativos. Em média, o valor de aquisição varia entre R$15 mil a R$25 mil.

No entanto, a energia solar grátis ainda não está liberada no Brasil, uma vez que a instalação é por conta do proprietário do imóvel, com produção individual autônomo ou conectada à rede de abastecimento. Como as placas fotovoltaicas são de produção centrada, ou seja, atuam somente em uma propriedade ou conjunto integrado, não é possível construir um sistema coletivo que libere energia solar grátis. Dessa forma, é responsabilidade dos habitantes ou donos do imóvel adquirir todos os equipamentos e arcar com o valor da operação.

A energia solar é grátis após instalada?

A energia solar só será gratuita no caso da instalação off-grid, também conhecida como autônoma, que não utiliza a rede de distribuição convencional. Atualmente existem dois modelos disponíveis para utilizar a geração fotovoltaica, sendo o formato integrado na concessionária ou aquele que possui implementação individual.

Esse modelo off-grid, ou fora da rede, permite que a propriedade utilize baterias para armazenar a produção excedente não usada para abastecer os dispositivos. Com isso, o residente pode continuar aproveitando a eletricidade durante a noite ou em dias nublados, por exemplo. Nesse caso, os gastos ocorrem somente na compra do equipamento. Toda a geração posterior será armazenada, sem gastos ou contas. Eventualmente, quando o aparelho precisar de manutenção, os valores também serão pontuais. Por isso, se você deseja ter energia solar grátis, precisará investir no sistema off-grid, com baterias para armazenar sua produção e usá-la sem custos.

Energia solar gratuita no futuro

Embora não seja uma possibilidade atualmente, especialistas apontam que pode existir energia solar grátis no futuro, uma vez que ela será mais popular que a hidrelétrica, alternativa utilizada majoritariamente no Brasil. Em 20 ou 30 anos, a acessibilidade será ainda mais do que hoje, e, com isso, o Governo conseguirá adotar esse modelo, facilitando a instalação de equipamentos ou mesmo provendo painéis coletivos.

Dessa forma, os residentes urbanos poderão aproveitar os benefícios da geração solar sem precisar investir nos aparelhos ou placas fotovoltaicas. Ou, ainda, é possível existirem usinas de ampla geração, em vez de pontos individuais, funcionando como as hidrelétricas, que direcionam eletricidade para as casas após a produção. Essas possibilidades estão em discussão, e os brasileiros podem esperar pela energia solar grátis em algumas décadas, ou, ao menos, terem acesso com maior facilidade.

Alternativas de instalação de energia solar mais barata

Enquanto não existe energia solar grátis, residentes e proprietários de imóveis podem avaliar alternativas de instalação mais baratas, ou que não impactem tanto o orçamento. Veja algumas dicas para adquirir seu equipamento com preços mais baixos:

Financiamento

A possibilidade de financiar os equipamentos de energia solar tornam essa alternativa de abastecimento mais acessível para a população. Isso porque o valor será diluído em parcelas menores, e mesmo que acompanhem juros e outras taxas, as mensalidades são mais administráveis.

Para quem não possui o montante total de compra das placas, mas deseja ter esse diferencial energético na residência, o financiamento é uma opção interessante. Ainda, permite negociações flexíveis, se adaptando ao orçamento e planejamento financeiro do proprietário. Sem precisar gastar todo o valor em um único momento, é mais simples gerenciar os gastos e aproveitar os retornos econômicos. Essa alternativa está disponível em diversas instituições bancárias e companhias especializadas que trabalham em parceria com empresas de instalação.

Equipamentos de menor potência

Outra forma de ter energia solar mais barata é considerar equipamentos de menor potência, uma vez que esse critério influencia diretamente no montante necessário. Isso porque aparelhos mais complexos geram mais eletricidade, mas também são mais caros para adquirir, considerando o número de placas e as necessidades de abastecimento da residência. Nesse caso, pode ser interessante avaliar recomendações menores, que abasteçam as atividades da propriedade ou ao menos contribuir com parte da geração.

Projeto personalizado

Da mesma forma que os equipamentos reduzidos, os projetos personalizados podem ser mais baratos e acessíveis aos proprietários. Nesse caso, existe a contratação de uma equipe completa para auxiliar na composição da instalação e encontrar as melhores alternativas de compra.

Em muitos cenários, essa flexibilidade não está disponível, pois a residência já está construída e as composições elétricas já possuem sua própria carga. Com isso, os moradores ficam atrelados a uma necessidade energética específica, precisando adquirir os equipamentos que supram essa demanda.Por outro lado, ter um projeto personalizado permite construir as demais estruturas pensando no abastecimento solar, como instalação de fios e conectores na casa.

Essa possibilidade é mais prática durante a planta de um imóvel, por exemplo, mas também vale a pena considerar a ideia durante reformas, por exemplo.

Desse modo, você não precisará investir em equipamentos mais caros para compensar a demanda, pois os profissionais indicarão exatamente a necessidade do projeto.

Diversas companhias especializadas trabalham com orçamentos sob medida ou desenvolvem imóveis já pensando na instalação solar, barateando os custos no futuro.

Como obter energia solar pelo governo?

Apesar de ainda não ser possível obter energia solar grátis pelo governo, existem projetos em andamento para suprir essa demanda. Conheça algumas alternativas que permitirão implementar placas fotovoltaicas em parceria com os órgãos públicos:

Programa de baixa renda

Em 2023, o governo começou a estudar a possibilidade de criar programas de acesso à energia solar por meio da geração distribuída, com foco em pessoas de baixa renda. A proposta visa instalar painéis fotovoltaicos em residências e foca em fontes renováveis de baixo custo para populações economicamente mais vulneráveis. O objetivo desse projeto é desenvolver um modelo que se adapte a diferentes tipos de consumidores, tornando a alternativa solar mais barata.

Junto a esse programa, também pode surgir linhas de crédito com juros baixos para a classe média e outras formas de financiamento para as comunidades. A proposta foi apresentada ao ministro de Minas e Energia e inicialmente contemplará:

  • escolas;
  • postos de saúde públicos;
  • famílias de baixa renda;
  • áreas urbanas precárias;
  • comunidades tradicionais;
  • agricultura familiar;
  • outras populações necessitadas. 

Com a redução nos valores de investimento, por conta da popularidade dessa fonte de abastecimento, o projeto de energia solar grátis oferecida pelo governo se tornou ainda mais viável.

Financiamento com instituição pública

Outra possibilidade de obter energia solar pelo Governo é contar com financiamentos propostos por instituições públicas, como a Caixa Econômica Federal ou o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Essas corporações bancárias atuam diretamente com os órgãos federais, e disponibilizam alternativas de crédito para instalação renovável com juros mais baixos. Desse modo, interessados podem enviar uma proposta e receber incentivo do Governo para adquirir os próprios painéis fotovoltaicos. Já é possível negociar financiamentos com a Caixa ou BNDES, dependendo da necessidade e da potência desejada. 

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Ainda, outra forma de conseguir energia solar pelo Governo é por meio do programa Benefício de Prestação Continuada, um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados. Proposto pela lei 624/23, o texto propõe a instalação de sistemas fotovoltaicos em residências de famílias que participam do BPC, destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. 

Nesse caso, o financiamento aconteceria pelo Programa de Energia Renovável Social (Pers), não apenas contando com o apoio governamental, como também disponibilizando energia solar grátis. Segundo o projeto em análise, os beneficiários deixam de ser elegíveis para a Tarifa Social de Energia Elétrica e passam a aproveitar a alternativa de geração pela luz. Além disso, o projeto defende que essa implementação poderia gerar mais empregos e renda tributária, com retorno de até R$ 253 milhões na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), conforme cita o texto da proposta.

Conclusão

A possibilidade de ter energia solar grátis é atrativa para muitas pessoas, e existem projetos futuros que aumentam as chances de tornar essa opção realidade. Projetos de participação governamental e linhas de crédito com juros menores são apenas algumas das alternativas que os residentes poderão contar.

Além disso, a popularidade desses equipamentos também está diminuindo o valor de investimento, tornando as placas e instalações mais baratas. Assim, para quem deseja ter eletricidade mais barata e passar por uma transição energética sustentável, vale a pena considerar essa possibilidade. Mesmo que ainda não seja gratuita, a geração fotovoltaica traz diversos benefícios, e promete se tornar cada vez mais acessível.

Conheça mais sobre energia solar e outros assuntos ativando as notificações do Push e assinando a newsletter do iDinheiro!

Perguntas Frequentes

  1. Como obter energia solar pelo governo?

    O governo ainda não fornece energia solar, mas é possível contar com financiamentos em bancos públicos. Também existem projetos que avaliam a possibilidade de instalar placas em residências de pessoas de baixa renda.

  2. Como ter energia solar com pouco dinheiro?

    Para ter energia solar com pouco dinheiro vale a pena considerar um financiamento voltado para esse investimento e considerar placas menores, com menor valor de aquisição.

  3. O que acontece se não pagar o financiamento de energia solar?

    Se não pagar o financiamento de energia solar, o contratante terá que arcar com juros e seu nome entrará no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito.

Referências do artigo
    1. Exame. “Energia solar gratuita para todos? Segundo a Absolar, é possível!”. Link.
    2. Caixa. “Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável”. Link.
    3. BNDES. “BNDES Finem – Geração de energia”. Link.
    4. Câmara dos Deputados. “Projeto garante energia fotovoltaica para famílias que recebem o BPC”. Link.
  1. Célia Maria

    Sou aposentada salário mínimo minha conta de luz vem alta gostaria de conseguir energia solar grátis uma cidade vizinha a que moro recebeu grátis ano passado moro em Tatuí interior SP a cidade que recebeu é Iperó SP meu marido e doente minha filha mora comigo ela tem um filho especial tenho 68 anos meu neto e altista seria possível conseguir mês passado veio mais trezentos reais quase trezentos e vinte e cinco este mês veio duzentos e oitenta e oito e uns centavos tomara que eu consiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp