Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como gerar o informe de rendimentos do INSS? Saiba mais e tire suas dúvidas!

O informe de rendimentos INSS é um documento fundamental para realizar a declaração de Imposto de Renda. Aprenda como emiti-lo rapidamente!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O informe de rendimentos INSS é um documento de suma importância e que faz parte do processo de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Sempre que for necessário declarar os valores que possui, a pessoa precisa anexar o seu informe, de modo a deixar claro se recebeu algum tipo de benefício em dinheiro no exercício do ano a ser informado.

Inclusive, hoje em dia esse documento pode ser obtido diretamente pelo site Meu INSS, evitando que as pessoas tenham que se deslocar até alguma agência física. Devido à sua importância e por ser um procedimento que pode ser realizado online, vale a pena aprender como emiti-lo.

Continua após a publicidade

Nós preparamos um guia com todas as informações a respeito desse extrato de rendimentos e, principalmente, como você pode baixá-lo pelos canais do INSS. Confira!

O que é o informe de rendimentos do INSS?

O informe de rendimentos INSS é um documento que declara um resumo de todos os valores que foram recebidos de benefícios vindos da Previdência Social. Ele também é conhecido como extrato do INSS ou demonstrativo do Imposto de Renda, justamente por ser uma peça fundamental na declaração do IRPF de aposentados e pensionistas.

Continua após a publicidade

O informe demonstra exatamente qual foi o montante de valores vindos de benefícios e também declara qual foi o recolhimento mensal de Imposto de Renda no período que será demonstrado, como destaca o portal G1.

De forma bastante simples, para efetivar o entendimento, o informe de rendimentos do INSS é um demonstrativo que declara que houve recebimento de benefícios e que ele está adequado ao combinado no ano base.

Para que ele é necessário?

Como já dito anteriormente, a importância do informe de rendimentos INSS está em, justamente, poder declarar todos os recebimentos de benefícios da Previdência Social. Porém, além de funcionar como um demonstrativo de ganhos, ele também ajuda na conferência de quanto já foi recolhido em Imposto de Renda mensalmente.

Dessa maneira, ele poderá ser, também, um parâmetro para determinar se o contribuinte poderá restituir valores ao final da declaração, caso o montante pago seja maior do que o previsto.

Continua após a publicidade

Todos os aposentados e pensionistas que obtiveram renda tributável no ano anterior de até R$28.559,70 vão precisar declarar Imposto de Renda. Nesse caso, será necessário ter o informe de rendimentos INSS em mãos.

Para aqueles que não sabem se o montante recebido teve esse valor, o próprio documento emitido poderá ser uma base, já que ele determina qual foi o total de benefícios incluídos anualmente.

Como gerar o informe de rendimentos do INSS?

O informe de rendimentos INSS não demora para ser emitido. Assim que a solicitação é feita, imediatamente o contribuinte poderá baixá-lo, de modo a anexar em sua declaração de Imposto de Renda.

O documento é criado diretamente pelos canais oficiais do INSS, sendo necessário ter uma conta GOV para acessá-los. Caso o contribuinte já tenha, é possível fazer a emissão do extrato de três formas, sendo que, em todas, o documento é criado de forma oficial.

Continua após a publicidade

Nós organizamos um passo a passo que vai ajudá-lo a emitir esse informe. Veja qual das maneiras é a mais viável para você.

Como gerar informe de rendimentos INSS pelo celular?

Todos os serviços do INSS podem ser acessados diretamente pelo celular, por meio do app Meu INSS (Android ou iOS).

Lá, ele também pode criar o informe de rendimentos. Basta seguir essas etapas:

  1. Faça o login da sua conta GOV, com o número do CPF e a senha de acesso;
  2. Logo na página inicial do app, escolha a opção “Extrato do Imposto de Renda”. Se ela não aparecer entre as opções iniciais, basta clicar em “Ver mais”;
  3. Selecione o ano do exercício que deseja declarar e toque no ícone do benefício listado;
  4. O documento será criado automaticamente. Clique em “Baixar PDF” e o download será feito para seu celular.

Na seção de número 3, chamada de “Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto de Renda Retido na Fonte” você poderá ver quais os valores que deverão ser declarados.

Vale destacar que o app Meu INSS é gratuito para download e pode ser baixado em versões para Android e iOS. Além disso, essas etapas também servem para que o usuário consiga emitir o documento via portal Meu INSS.

Continua após a publicidade

Como gerar informe de rendimentos INSS pelo assistente virtual?

Outra forma de fazer o download do informe de rendimentos INSS é contando com o apoio da Helô, a assistente virtual do INSS. Esse tipo de atendimento automatizado serve para facilitar o acesso de interessados, para que eles consigam encontrar o que procuram de forma mais dinâmica.

A Helô é demonstrada como um pequeno avatar flutuante, que fica na beirada da tela do seu celular, quando abre o app Meu INSS (Android ou iOS).

Logo, ela está lá para ajudar a criar o informe caso você não consiga realizar a ação sozinho, mesmo com o apoio das etapas que indicamos logo acima.

Para fazer a emissão do extrato usando a ajuda da Helô, basta que você:

  1. Toque no ícone da Helô;
  2. Digite seu CPF e clique em “Enviar”;
  3. Na barra de pesquisa, digite “extrato do INSS para Imposto de Renda”.

O link irá direcioná-lo para realizar as etapas descritas acima. Rapidamente você conseguirá criar o documento.

Continua após a publicidade

Como gerar informe de rendimentos INSS pelo computador?

A última maneira de criar o informe de rendimentos INSS para ser utilizado em sua declaração de Imposto de Renda, é por meio do site da Previdência Social. O site é a versão para Desktop do app e também conta com diversos serviços do órgão.

Para tanto, os beneficiários que precisam do informe podem obtê-lo pela página do Extrato para Imposto de Renda, que faz parte do portal da Previdência Social.

Ao acessar, ele deverá seguir esse passo a passo para emitir o documento:

  1. Selecione o ano base para o qual deseja o extrato;
  2. Insira os dados solicitados;
  3. Consulte o informe de rendimentos. Para baixá-lo, basta escolher a opção “Baixar PDF”.

Conclusão

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, é necessário confirmar se não precisa declarar o Imposto de Renda. Caso precise, a emissão do informe de rendimentos INSS é fundamental. Com as alternativas que explicamos, obtê-lo não será nem um pouco difícil. Esse documento possui validade legal e deverá ser anexado à declaração, a fim de identificar a fonte dos recebimentos.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o universo financeiro e as melhores oportunidades? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e entre em nosso canal exclusivo do Telegram.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.