TED é uma modalidade de transferências de valores de contas de bancos diferentes, a facilidade deste tipo de operação fica disponível em minutos na conta destino. Ela não possui limite máximo de transferência e há algum tempo não possui mais limite mínimo também.
Sendo assim o TED é muito prática podendo ser efetuadas dos caixas eletrônicos, internet banking e app do banco, ou até mesmos nas agências. Mas imagina se algo dá errado e o valor vai para em uma conta errada, o que fazer nestes casos. Quais os dados necessários para o preenchimento de uma TED? O que fazer se o valor estiver errado? Confira
Uma TED é uma transferência realizada entre contas de bancos diferentes e diferente da TEV, Transferência entre contas de uma mesma instituição é necessário informar alguns CPF ou CNPJ do beneficiário o que torna o erro mais incomum.
Entenda que para a realização da TED você é obrigado a informar os seguintes dados:
- Banco;
- Agência sem o dígito;
- Conta Corrente com o dígito;
- Nome completo do beneficiário ou razão social;
- CPF ou CNPJ;
- Tipo de conta (corrente ou poupança);
- Finalidade.
Sem estes dados não é possível realizar a TED. E, se estes dados estiverem incorretos, a TED não será realizada, ou seja se a conta não pertencer ao CNPJ ou CPF informado, a TED dá erro e retorna. Sendo assim se sua TED foi concluída com sucesso, não pode ser caído em conta errada com um outro CPF ou CNPJ, você precisa informar todos os dados em conformidade.
Dados errados o valor retorna?
A resposta é sim. Se os dados não conferem como vimos no tópico anterior o valor deve retornar para a sua conta na forma de estorno. O estorno, porém, não é imediato, mas retornará no mesmo dia. Lembrando que se foi um agendamento, só retornará no dia do agendamento. Por exemplo se você fez a TED após as 17 horas ela fica agendada para o próximo dia útil, quando então apresentará o erro e o valor retornará para a sua conta.
Quando valor estiver novamente disponível em sua conta, você poderá fazer uma nova TED, mas pagará uma nova tarifa. Que atualmente varia de R$ 9 a R$ 20,00 dependendo do banco e canal escolhido para realizar a transferência.
Se o valor for errado
Como vimos, sua TED só vai para outra conta se você também tiver informado o CPF do beneficiário da conta errada. Se o erro for sobre o valor, no entanto, você deve entrar em contato com o seu banco imediatamente, antes que a TED seja concluída e solicitar o cancelamento. Após a TED ficar disponível na conta do beneficiário o banco não poderá estornar, pois não tem autorização para isso.
E então o jeito é entrar em contato com a pessoa e esclarecer o ocorrido. Estamos falando especificamente da TED entre bancos diferentes, nas transferências entre o mesmo banco se você não souber quem foi o beneficiário o gerente pode entrar em contato com a pessoa e explicar a situação.
Se a pessoa se recusar a devolver o dinheiro?
Se a pessoa não quiser devolver o dinheiro, seja por valor errado ou conta errada, você pode procurar uma delegacia e efetuar um Boletim de Ocorrência, isto porque ela está de posse de algo que não a pertence por má fé, pois sabe a quem pertence. Você pode procurar a justiça para reaver o dinheiro.
Há um tempo atrás falamos sobre a obrigação de se devolver o dinheiro que cai na conta. A obrigatoriedade se encontra no Código Civil Brasileiro que diz no artigo Art. 964 – Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir. Com base nisso, um juizado especial poderá intimar a pessoa a que recebeu o crédito indevido a lhe restituir o valor.
Fiz um TED mesma titularidade do Bradesco para o Itau, porém errei a conta (e ela existe), ele retorna por CPF divergente?
Olá, Nathan! Tudo bem?
Como os dados não batem, acredito que o valor deve voltar automaticamente. Se não voltar em 1 dia útil, entre em contato com o banco.
Fiz um Ted pra minha própria conta e só errei porque coloquei corrente do que poupança o dinheiro saiu daminha conta mas não caiu na outra e até agora não tive Rebouço liguei e mandaram eu espera o dia acaba pra ver se recebia e nada até agora
Olá Mikaelly,
Fez a consulta novamente do saldo no banco de origem da transferência e no de recebimento também? Realmente nesses casos é preciso aguardar, mas a situação regulariza em média de um dia para o outro.
Era para fazer um TED para uma pessoa, mas como no Banco já tem algumas contas pré-cadastradas, na hora de escolher não reparei que era para outra pessoa, que hoje mora em Portugal, bem, a mesma afirma que não recebeu e mandou um extrato que não é o verdadeiros, pois extrato da caixa não tem cor amarela. Assim, vou esperar mais 48 horas. Queria saber se entrando na justiça eu recebo, mesmo ela lá em Portugal (o Banco é no Brasil). Ou vou ter que busca-la e pedir o ressarcimento das minhas despesas de passagens etc?
Olá! Tudo bem?
Como é um caso muito específico, sugiro que entre em contato com o banco para verificar… Talvez seja necessário consultar um advogado também, ele pode te confirmar se é possível solicitar o ressarcimento através da justiça.
Fiz um TED pelo App Bradesco para o Satander dia 04/06/2021.Agencia e Conta certos, mais saiu o CNPJ e Nome de uma empresa não sei como.Liguei e me disseram que teria quer ir na agencia.já passaram dois dias uteis?Esse valor extorna pra minha conta?
Olá, Esdras! Tudo bem?
O estorno já deveria ter caído. Sugiro que vá até a sua agência para verificar.
Fiz um Ted errado , não conferir os dados e caiu em um conta de uma pessoa diferente.
Ted foi para pessoa errada , o pior que a pessoa a falecida , o filho teve no banco informou que Ted foi errado , mas banco disse que não poderia fazer nada no caso .. que conta está bloqueada , que faço nesta questão
Olá Arlete, poxa, lamentamos pela situação! Nesse caso é preciso acompanhar o caso junto ao banco, realmente. Se a conta de uma pessoa falecida ainda está ativa, provavelmente é porque faz parte de um processo de inventário. Nessas situações, a conta não pode ser movimentada em hipótese alguma. Como o próprio filho do titular já disse não reconhecer a origem da TED, ele pode eventualmente devolver o dinheiro quando o bloqueio for suspenso e ele puder encerrar a conta do pai. Todavia, não existe uma obrigatoriedade de ressarcimento, nem do banco, nem do próprio recebedor da TED. Esperamos que a situação se resolva favoravelmente!
Realizei uma transação com meu nome e cpf , só que eu errei na agência ? Qual o parecer?
Olá, Gabriel! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato com o seu banco para solicitar o reembolso.
Fiz uma TED para minha conta de outro banco equivocadamente, como estava negativa a conta, o banco não permite estornar, tem como conseguir estornar?
Acredito que não, Fernando.
Fui ate o banco e a caixa cometeu um erro e transferiu para a conta errada. Conseguirei o estorno?
Sim, Marcela. Se a própria Caixa informou que foi um erro da parte dela, o valor deve retornar para a sua conta.
Bom dia, fiz um TED pelo app caixa.. entretanto, errei o dígito bancário do Itaú por não saber que existem vários tipos. Fui logo no primeiro que era 029 e o certo seria 341 se não me engano. (O restante dos dados da pessoa estavam todos corretos )
Olá, Claudio! Tudo bem?
Nesse caso, o valor deve retornar para a sua conta automaticamente. Estorno de transferência via TED é feito no mesmo dia, por isso, sugiro que aguarde e, se não cair, entre em contato com a CAIXA.
Fiz uma Ted porém errei a agência,entrei em contato com o banco ,fui informada de Lima tenho que fazer uma reclamação no whatsapp do banco e solicitar a devolução. Em quantos dias recebo o estorno?
Olá, Elvira! Estorno de transferência via TED deve cair em até 1 hora após a instituição financeira de destino receber a solicitação. Se esse prazo já passou e o estorno não caiu na sua conta, acredito que você precisa solicitar diretamente ao banco. De toda forma, como explicamos no artigo, fique tranquila pois o valor deve retornar para a sua conta.
Fis um Ted para o Bradesco, o nome do correntista está correto. CPF correto. Conta correta. Só que foi para a caixa economica. O.dinheiro vai ser reembolsado??
Olá, Stela! Tudo bem?
Sim, deveria voltar no mesmo dia. Se ainda não voltou, sugiro que entre em contato com o banco.
ola boa noite,fiz um Ted e ao invés de colocar o número da conta,repeti o da agência,o banco faz o extorno?
Olá, Andrea! Tudo bem?
Em caso de erro, o valor é estornado para conta.
Fiz um TED do pasep, coloquei o número do CPF corretamente só errei um dígito da conta. O valor voltará pra conta de origem?
José, nesse caso, o valor deve voltar para a conta de origem automaticamente.
boa tarde, eu estou passando por uma situação semelhante,
com quantos dias o dinheiro é estornado e assim poderei sacar o mesmo?
Olá, Edvaldo! Para transferências via TED, o estorno deve cair 1 hora após a instituição financeira de destino receber a operação.
fiz a TED 8h da manhã, depois de ver que o dinheiro não tinha caído na minha conta, fui ver que tinha errado o digito da conta, ahhhh raiva,
agora a tarde eu fui no site do BB pra ver se eu poderia fazer uma nova transferência, apareceu a mensagem dizendo que, o abono salarial não tem saldo
Olá, Edvaldo! Nesse caso, você precisa entrar em contato diretamente com o banco para verificar.
Oi com quantos dias voltou pra o pasep?aconteceu cmg agora
Aconteceu o mesmo comigo, alguma resolução? Já liguei para ambos os bancos e nada
Olá, conseguiu resolver? Fiz o mesmo.
Conseguiu resolver? Como?
Olá, conseguiu resolver ? Aconteceu o mesmo comigo.
Fiz uma TED, porém só errei agência o dinheiro volta para minha conta
Olá, Renata! Nesse caso, o valor deve retornar para a conta de origem.
Fiz uma transferência em modelo TED tenho certeza que coloquei os dados do destinatário corretamente, só que viemos perceber que entre o número da agencia e da conta tem o nome de uma cidade que não a que residimos, conferimos o número do CEP e da conta e agencia e esta correto, porém o dinheiro não caiu no destino desejado. Se esse dinheiro foi para uma conta errada consigo recupera-lo ?
Olá, Amanda! Se o valor não caiu na conta do destinatário, sugiro que entre em contato diretamente com o banco com o comprovante de transferência em mãos. Eles podem te orientar melhor.
Boa tarde. Fiz um TED do meu PASEP para a conta da minha mãe e só percebi que tinha que ser conta da própria titularidade depois. O dinheiro não entrou na conta dela, estou com o comprovante. Será que no próximo dia útil o dinheiro retorna para minha conta?
Será que retorna para o Banco do Brasil* (retificando)
Fiz o mesmo. Conseguiu resolver? Se sim, como.
Olá, Danilo! O prazo para estorno de uma TED é de 1 hora após a instituição financeira de destino receber a solicitação. Após esse prazo, sugiro que tente entrar em contato com o Banco do Brasil. Se quiser ligar, os números são: 4004 0001 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades). Você também pode solicitar atendimento via WhatsApp, o número é 61 4004 0001.
ola minha situaçao foi que errei apenas o numero da conta todo o resto estava certo mais é um valor de passep , funciona como os outros ou é um fundo diferente?
Olá, Guilherme! O valor deve retornar para a conta de origem. Se isso não acontecer, sugiro que tente entrar em contato com o seu banco.
Fiz a mesma coisa, esqueci o digito da conta. Voce conseguiu o estorno?
E se for um Doc leva quanto tempo?
Olá, Sivaldo! No caso do DOC, o valor cai no dia útil seguinte. Para transferências feitas após às 22h, são dois dias úteis.
Fiz um ted pelo app banrisul para uma conta em outro banco de minha titularidade mas errei um digito e o valor nao entrou na conta de credito mas no banrisul diz que a tranferência foi efetuada como faço pra recuperar esse valor?
Rafael, recomendo entrar em contato com o Banrisul para saber onde foi parar seu dinheiro.
Fiz uma TED e errei apenas o número do Banco, mas a TED nunca voltou. Falei com banco que recebeu e eles disseram que devolveriam e estou aguardando. Eles poderiam em tese se recusar? Eu teria que abrir um processo?
Sim, Davi, mas você também pode fazer uma denúncia ao Banco Central. Isso normalmente resolve qualquer problema com os bancos.
fiz um ted com os dados certos mas na hora de enviar errei o banco. o sistema do banco estorna.
Sim, Jailson, deve ser estornado para a sua conta.
Fiz uma transferência com todos os dados certos só errei o banco, e está agendado, o valor volta para mim ?
Deve voltar sim, Gabriel
FIZ UMA TRANSFERENCIA PRA UMA PESSOA COM O CPF CORRETO E O NUMERO DA CONTA, POREM O NOME NAO ESTAVA CORRETO ACABEI COLOCANDO O MEU NOME E NAO O DELE. A TRANSFERENCIA E REALIZADA MESMO ASSIM OU VOLTA PRA MINHA CONTA?
Deve voltar, Helena
Flávio, fiz TED para pessoa errada e nem conheço a mesma, só indo na delegacia fazer B.O e depois abrindo processo?
Não, se banco lhe ajudar. Muitas vezes eles informam os correntistas de erros, embora não passem nenhum dado pessoal.
Se o TED for com o número de agência errado o que fazer?
Vai ser estornado. Será preciso refazer a operação.
Fizeram uma transferência e informei número da conta os dados porém depositaram na conta corrente e não na poupança o que faço. Uma hr depois ela fez o estorno mas ñ voltou p ela e nem p mim já deu 48 hrs. Foi do pagbank p Bradesco. Segundo um colega q trabalha no banco vai voltar p o destinatário mas como até…. Foi quarta feira a tarde
O primeiro mês que eu recebi o benefício eu fiz a transferência que era pra minha conta no final da transferência apareceu que o dinheiro foi pra uma pizzaria.
Você conferiu os dados da conta corretamente? Não parece fazer sentido.
Boa tarde fiz uma transferência porém coloquei um numero errado pode cair em outra cknra
Para cair em outra conta, é preciso que todos os dados sejam daquela conta. Se você errou apenas um número, é pouco provável. Haverá estorno.
Gente eu coloque o dígito errado o valor retorna para minha conta ?
Sim.
Bom dia , eu coloquei apenas o nome do banco errado .. vai cair certo mesmo assim ?
Não. Retorna.
A aconteceu o mesmo comigo fiz uma transferência é o produto não chegou até mim.
Aconteceu comigo infelizmente. Fiz uma transferência até um valor considerável, e nada de produto. E o pior é que não me atentei aos detalhes do site.
Também estou com o mesmo problema ..fiz uma transferência para uma vendedora do mercado livre ela não enviou a mercadoria nem devolveu meu dinheiro..ainda me bloqueou
No meu, caso é um pouco mais complicado, fiz uma transferência para a conta de uma pessoa mas ela não enviou o produto, se eu for na delegacia a chance de eu recuperar esse dinheiro?
Não é só ir na delegacia.
Você terá de entrar com um processo contra a pessoa.
Oi, vc conseguiu resolver? Pois estou com o mesmo problema.
Boa tarde Cristiane!
E se o TED for do FGTS, pra onde o dinheiro retorna?
Para a conta da Caixa.
Acho que aconteceu isso comigo
Isso aconteceu comigo recente! o valor voltou pra vc?