Existe Caderneta de Poupança Conjunta?

A conta poupança é para quem deseja fazer um investimento seguro, ou guardar o seu dinheiro em uma conta sem muitas despesas. Por isso, ela é opção de muitos casais, famílias, etc. Conheça aqui como funciona a conta poupança conjunta.

Escrito por Flávio Mariano

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


As contas conjuntas são uma boa opção para casais, amigos ou familiares que desejam movimentar uma mesma conta. Elas são feitas, comumente, no caso de casais que preferem juntar suas rendas e tê-las concentradas em um só lugar. Na conta conjunta, ambos os titulares possuem a liberdade de movimentar a conta por meio dos seus cartões individuais. Porém, existem modalidades em que um indivíduo precisa da aprovação do outro para fazer qualquer movimentação.

É possível abrir uma conta poupança conjunta, seja ela simples ou solidária. A diferença principal nestas duas contas é em relação à liberdade de cada titular de realizar as movimentações. Na solidária, a liberdade para ambos é total, pode-se retirar dinheiro, depositar ou transferir sem a aprovação do outro. Porém, na modalidade simples, isso não é permitido.

Como funciona a caderneta conjunta?

Primeiro, é importante ressaltar que a caderneta é uma conta de investimento e própria para guardar dinheiro. Ou seja, caso ela seja conjunta, supõe-se que ambos os titulares tenham interesse nesse mesmo objetivo, de depositar a quantia e deixa-la render. É por isso que, no caso de conta conjunta na poupança, os bancos podem assumir medidas de segurança para preservar este objetivo.

A conta poupança é uma modalidade de conta simples, que não possui alguns serviços, como cheque especial, talão de cheques e a possibilidade de pedir empréstimos. O rendimento da poupança é mensal. Ou seja, só rende a quantia que ficou na conta durante 30 dias.

Por exemplo, se você depositou R$100,00 no dia 5 e mais R$100,00 no dia 10, o primeiro depósito terá como data de rendimento todo dia 5, e o segundo, no dia 10. É imprescindível que o dinheiro fique os 30 dias na poupança, ou então ele não irá render.

Porquinho de poupança conjunta
A Conta Poupança conjunta pode ser simples, com liberdade restringida para seus titulares, ou solidária.

Contudo, o rendimento da poupança atualmente (2019) se apresenta baixo. Quando a Taxa Selic está acima de 8,5%, o rendimento da poupança é de cerca de 0,5% ao mês. Porém, se a taxa estiver abaixo de 8,5%, o rendimento é 70% da Taxa Selic mais a Taxa Referencial. Hoje em dia, a Selic está 6,5% e a poupança rende 0,3715% mensalmente.

Para abrir uma conta poupança é muito simples, basta os dois titulares irem à agência ou em algum local certificado com os documentos de ambos. Estes são um documento de identificação, comprovante de residência, CPF e comprovante de renda. A conta conjunta pode ser aberta por quaisquer pessoas que possuam mais de 18 anos.

Conta Conjunta Simples ou Solidária?

Esta é uma questão que todos que querem abrir uma conta conjunta enfrentam. Como dito acima, a conta poupança é feita para investimento e guardar dinheiro, apesar de muitas pessoas a utilizarem como uma conta-corrente. Por isso, os bancos tomam algumas medidas para garantir que este propósito possa ser cumprido.

Por exemplo, caso um casal abra uma conta poupança e deposite dinheiro lá todo o mês. Se não houver nenhuma medida de segurança, uma das partes pode retirar o dinheiro antes de que ele complete os 30 dias e renda, sem o consentimento do outro titular. Isso pode gerar desentendimentos, dentre outras situações.

E é pra evitar este tipo de situação que os bancos comumente oferecem a opção de conta poupança simples, na modalidade conjunta, ou conta solidária. Assim, logo na abertura, são definidos alguns parâmetros para os titulares defenderem seus interesses, caso eles queiram.

A conta poupança simples oferece que ambos os titulares possam realizar depósitos nela, sem quaisquer dificuldades. Porém, para fazer movimentações, como saques, transações e transferências, é necessário que a outra parte aprove. Assim, nenhum dos titulares pode realizar movimentações sem que o outro saiba e dê o seu aval positivo, de modo que isso limita a liberdade de cada um. Pode parecer incômodo, mas isso evita que haja algum tipo de desentendimento e a outra parte retire o dinheiro abruptamente sem permissão. Como é uma conta conjunta, assume-se que a quantia ali depositada é de ambos os titulares.

A conta solidária é diferente, pois ela dá liberdade para os titulares. Qualquer um pode movimentar a conta, fazer saques, transferir dinheiro, etc, sem a permissão da outra parte. Este tipo de conta é ideal para casais que confiam completamente um no outro, pais e filhos, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp