Existem varias situações difíceis sobre as quais devemos refletir. Uma delas é o que vai acontecer com a vida financeira em caso de falecimento. Isso é muito importante, principalmente se você é o responsável pelo sustento da família.
Você tem um seguro de vida? Seus filhos e cônjuge estarão protegidos financeiramente após sua ausência? Essas são apenas algumas das questões que precisam ser analisadas com bastante cautela.
Você já parou para pensar, por exemplo, no que acontecerá com o saldo da sua conta bancária quando você morrer? É um pouco difícil raciocinar sobre esse tipo de evento, mas não podemos deixar de fazê-lo. Os processos legais de herança são bastante demorados. Assim, sua família poderá passar por dificuldades até que todas pendências sejam solicitadas.
Por isso, é essencial saber o que acontece com uma Conta Bancária de falecido. Vamos entender um pouco melhor sobre o assunto.
Como acessar conta com apenas um titular
A maior parte das contas correntes de pessoa física tem apenas um titular, ou seja, podem ser movimentadas pelo indivíduo que contratou serviços bancários. De acordo com o Banco Central, caso essa pessoa venha a falecer, a família não poderá retirar o dinheiro da conta, mesmo que haja acesso ao cartão e senha. O valor depositado judicialmente fica bloqueado até que um documento de liberação seja emitido.
O alvará judicial usado pode ser, por exemplo, para que o valor disponível na conta seja usado para cobrir despesas funerárias. Nesse caso, é preciso procurar uma agência bancária para saber quais são os documentos legalmente aceitos para a liberação do saldo da conta. Depois disso, talvez seja preciso contratar advogado para realizar os procedimentos cabíveis judicialmente.
Como acessar conta conjunta de falecido
Se a conta for do tipo “conjunta” , ou seja, com mais de um titular, a questão fica um pouco diferente. Primeiramente, é preciso distinguir os tipos de conta como contas conjuntas Simples ou Não-Solidárias, que só podem ser movimentadas com uma autorização de todos os titulares. Já como contas conjuntas Solidárias, também conhecidas Como E/OU que podem ser movimentadas por qualquer um dos titulares individualmente, sem a autorização dos demais.
Se um casal tem uma conta conjunta do tipo solidária, por exemplo, é possível que o outro cônjuge retire o saldo disponível na conta em caso de falecimento. Já para os sócios que possuem conta conjunta simples o valor será bloqueado, pois não há possibilidade de retirada sem a autorização do titular falecido.
Para que fique um pouco mais claro, se um dos titulares da conta conjunta solidária vier a morrer, o titular poderá retirar o valor total do saldo sem necessidade de uma intervenção judicial. Assim, esse valor não precisará ser inventariado, nem entrará nos bens de herança. É preciso salientar ainda que o titular precisará abrir uma nova conta depois disso, pois não é possível excluir o primeiro titular.
Como ter acesso a conta bancária de falecido?
Se você quer facilitar o acesso ao saldo de sua conta após sua morte, o melhor a fazer é criar uma conta do tipo solidária com o cônjuge ou algum membro da família. Essa decisão exige cuidados, pois o dinheiro sempre estará disponível para movimentação para os outros titulares. Por outro lado, se o melhor para você for proteger a conta, então as opções simples e não-solidária são melhores.
Olá , o pai dos meu filhos desapareceu e tem o valor de 1.500 na conta poupança dele , tenho 2 filhos de menor e estou desempregada , como faço pra ter acesso a conta ??
Olá! Tudo bem?
Nesse caso, é necessário procurar uma agência bancária para saber quais são os documentos legalmente aceitos para a liberação do saldo da conta. Depois disso, talvez seja preciso contratar advogado para realizar os procedimentos cabíveis judicialmente.
Opa, meu avô falou em 2016, e hoje dia 26 de outubro de 2021 chegou um cartão poupança pra ele, entretanto não sabíamos de nada relacionado a esse cartão, pois ele era afiliado do Santander e não dá caixa e o cartão que chegou foi o da caixa, vocês poderiam me dar uma explicação sobre isso, algum caminho que devo seguir?
Olá, Murilo! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato com o banco.
Como explicamos no artigo, é preciso procurar uma agência bancária para saber quais são os documentos legalmente aceitos para a liberação do saldo da conta. Depois disso, talvez seja preciso contratar advogado para realizar os procedimentos cabíveis judicialmente.
Meu esposo faleceu a 15 dias e deixou uma quantia de 1500 reais preciso desse dinheiro para pagar as dívidas do funeral pois estou desempregada e não estou recebendo a pensão ainda vou precisar de alvará ? O gerente da conta poderá fazer a liberação do dinheiro?
Obrigado
Olá, Maria! Tudo bem?
Infelizmente não. É preciso procurar uma agência bancária para saber quais são os documentos legalmente aceitos para a liberação do saldo da conta. Depois disso, talvez seja preciso contratar advogado para realizar os procedimentos cabíveis judicialmente.
Se esse valor for o único bem que ele deixou, vc poderá pedir na justiça a liberação através de alvará, porém se tiver outros bens vc terá que entrar com pedido de inventário.
Meu sogro faleceu e gostaríamos de saber Qt tem na poupança,meu marido sendo filho ligitimo pode ir na caixa saber.
Olá, Jussara! Tudo bem?
Os herdeiros podem consultar os valores disponíveis na conta bancária do falecido, mas devem apresentar um documento que comprove sua situação, como o inventário. A retirada desse dinheiro deve ser feita preferencialmente pelo herdeiro principal.
Uma merreca, nem vale o trabalho
Meu irmão faleceu deixou 37 mil na conta poupança agora fui ver o extrato o banco limpou a conta é colocou numa conta judicial só pra ser liberado com autorização do juiz.banco pode fazer isto sem avisar os familiares
Olá, Michele! Tudo bem?
Sim. Como informamos no artigo, o banco só pode liberar o valor após a decisão judicial.
Olá !Minha mãe faleceu e o pagamento ficou preso mais eu fiquei com o cartão E a senha eu posso fazer transferência da conta dela pra minha.
Olá Alessandra, sentimos pela sua perda.
A conta da sua mãe não pode ser movimentada por terceiros, mesmo que filhos, especialmente na situação do falecimento dela. Nesse caso, essa conta será parte do inventário dela. Converse com o advogado para saber como proceder em situações específicas.
Bom o pai dos meus filhos faleceu e deixou dinheiro no banco, mas meus filhos são de menor, eles tem direito msm assim ? Pois o avó deles disse que o dinheiro sumiu da conta e tal. posso entrar na justiça msm assim ?
Olá, Éster! O valor da conta fica bloqueado até que um documento de liberação seja emitido. Como você disse que o valor sumiu da conta, sugiro que entre em contato com um advogado para verificar como proceder nesse caso.
Minha sogra faleceu e meu sogro ficou com o aposento tem uma advogada cuidando da papelada como ele pode retirar o aposento que ela deveria ter recebido 15 dias após o falecimento ela recebia em um banco e agora meu sogro ira receber em outro
Meu Pai faleceua 1 ano e tinha um valo guardado em sua poupança, porem tbm tinha um emprestimo em seu nome, ai entramos com advogado para retirar esse valor e descobrimos que ele tem essa divida, o banco quer q paguemos esse valor do emprestimo , isso é o certo?
Olá! Tudo bem?
É o patrimônio (conjunto de bens, crédito e dinheiro) da pessoa falecida que será responsável pelo pagamento das dívidas. Não se herdam dívidas.
Minha mãe faleceu tinha uma conta bancária oque acontece meu Padrasto pode tirar o dinheiro antes do inventário?
Somente após o inventário, Andrieli.
Olá, meu pai faleceu a 24 anos atrás.
Ele possuía um seguro de vida.
Na época, eu tinha 2 anos de idade e meu irmão tinha só 6 meses.
Esse dinheiro foi dividido entre minha mãe, meu irmão e eu.
Sendo que a parte minha e de meu irmão, foi depositada em uma conta poupança chamada : Contq Azul.
Minha mãe tinha o cartão dessa conta,mas por azar ela perdeu esse cartão e não temos o número da conta e nem nada.
Eu gostaria de saber se é possivel que meu irmão e eu, recebamos esse dinheiro mesmo sem o número do cartão e quais medidas precisamos tomar?
Desde já, obrigada!
Olá, Emanuelle! Tudo bem
É preciso procurar o banco para saber quais são os documentos legalmente aceitos para a liberação do saldo da conta. Depois disso, talvez seja preciso contratar advogado para realizar os procedimentos cabíveis judicialmente.
Meu esposo faleceu em junho e ele tem uma conta conjunta com uma filha dele do casamento anterior a qual ele já era viúvo da mãe dessa filha.
Estava casada com ele e agora fiquei viúva, só que a conta era conjunta com a filha.
Eu terei direito aos valores desta conta?
Ela pode retirar estes valores ?
Olá, Solange! Tudo bem?
Nesse caso, o valor deve ser dividido entre os dois. A parte do pai (falecido) deve integrar os bens a partilhar.
Peço ajuda
Meu pai perdeu a vida em 2002 e eu lembrome que ele sempre falava que tinha uma conta poupança para os meus estudos apos eu ter idade sufciente. e agora eu ja tenho sera que ainda ha tempo para poder suguir com processos judiciais para liberar o saldo da poupança?
Olá. Como passou muitos anos, acredito que somente um advogado pode te orientar melhor sobre como proceder.
Bom dia, não importa o tempo que passou, se esta poupança existe, e se tiver em seu nome, não é nem o caso de inventário só localiza-la e sacar.
Agora se esta conta existe, e ele era em conjunto com você terá que ser aberto inventário, e infelizmente neste caso, você terá que pagar advogado, e o ITCMD, como uma boa multa pelo atraso da abertura do óbito…como dito, procure a instituição bancaria que ele falou e com seu CPF ou dele conseguirão localizar se existe referida conta, depois procure um advogado de sua confiança dependendo do valor de pedir alvará ou inventário/arrolamento.
E uma ultima situação seria se na época do óbito ter sido aberto inventario, e esta conta ter sido sonegada, terá que ser feito sobrestamento de inventário, sendo também necessário advogado para te auxiliar, após você conseguir levantar maiores informações sobre referida conta, não tendo menores, incapazes ou litigio poderá ser feito extrajudicial em cartório, mas com advogado. Sucesso!!!
O banco automaticamente broqueia a conta de um falecido, ou a família tem que comunicar?
É preciso comunicar, Adriana, junto com o atestado de óbito.
Minha mãe faleceu tem poucos meses , tenho 2 irmãs menores de idade ela possui dinheiro na conta , como posso fszer para retirar o dinheiro?
Acredito que só poderá mexer nesse dinheiro após o inventário, Suzana.
Boa tarde, minha avó era aposentada e pensionista ,todo mês era descontando um valor e redirecionando pra uma poupança resgate ,agora ela faleceu e ficou um dinheiro nessa poupança os herdeiros tem direito de sacar? o que fazer?
Silvanilda, será preciso um alvará judicial nesse caso, para que a conta possa ser movimentada.
Minha vó faleceu e o INSS depositou o dinheiro dela, mas ficou bloqueado no banco, o banco informou que foi o INSS, porém ela tinha prestações de empréstimo no banco, pode ter sido por isso bloqueado?
Minha mãe faleceu a uns três anos e deixou uma poupança,só agora que soube da existência. Duvida sendo eu o único filho é necessário fazer o inventario e como proceder para movimentar?
Boa noite! Algum órgão ou instituição informa ou comunica o banco sobre o falecimento de um cliente? Ou seja, se nenhum familiar avisar o banco ou a corretora sobre o falecimento, é possível fazer resgates para a conta conjunta, via internet, de ações ou cotas em fundos de investimentos?
É preciso apresentar a certidão de óbito e fazer inventário para acesso aos bens, Alex.
Ola boa noite,minha tia é aposentada e pensionista e a pensão dela ela deposita todo mês dizendo q quando um dia ela faltar pra eu pegar o dinheiro pra mim,eu fico com o cartão e tenho a senha,ela tem 85 anos e já tem mais ou menos 20.000 na poupanca,se ela vier a faltar como faço pra retirar esse dinheiro?
Obs: Não tenho conta conjunta ou solidária com ela,sou de maior.
Este valor vai para inventário e é repartido entre os herdeiros legais.
Se ela tem essa vontade, deve deixar por escrito em testamento. Ainda assim, a transmissão de bens a herdeiros não legais tem alguns limites.
Minha mae pediu um emprestimo, depois de 36 horas veio a obito, e o emprestimo esta na conta, lembrando que o emprestimo foi feito em consignado e com seguro. Esse valor volta ao banco?
Os bens são usados para quitar as dívidas então, teoricamente será usado para ressarcir o banco.
O advogado, durante o inventário irá lhe orientar.
Minha mãe faleceu há 14 anos, eu tinha apenas 12 anos na época, sou filha única, soube recentemente que ela possuia uma conta poupança na caixa econômica, fui ao banco e constatei a veracidade da informação, gostaria de saber o que é necessário para se ter acesso a essa conta e se há saldo?
Saldo há, do contrário a conta teria sido extinta. Pode ser necessário inventário para ter acesso.
Minha mãe faleceu tem que ser o filho mas velho ou pode ser qualquer um dos filhos para mexer na conta dela
Nenhum pode até que seja feito o inventário.
Olá, Boa noite,
Meu pai faleceu vai fazer 1 ano em março e não deixou bens tais como, casa, carro etc, deixou somente dinheiro em conta corrente, títulos de capitalização e tesouro direto ele deixou somente eu e minhas duas irmãs, não tinha esposa nem nada… mais uma das minhas irmãs esta desequilibrada mentalmente (verdade) e por causa dela não conseguimos através do alvará judicial a liberação do dinheiro, pois a juíza não aceitou já que ela não assinou.
a pergunta é : tem como sacar somente a minha parte e da minha outra irmã e deixar a dessa irmã que não assinou retida no banco até que ela decida sacar a parte dela?
Obrigado.
Mas conta corrente, títulos do tesouro etc, são bens também. Como tais, participam de inventário.
Bom dia, Flávio.
Por gentileza , preciso esclarecimento sobre movimentação de conta bancária.
Minha tia faleceu, deixou um imóvel que está sendo inventariado e o IPTU era cobrado através de débito automático .
Especificamente , o IPTU pode ainda ser cobrado automaticamente,
ou esse procedimento se encerra , assim como a água e luz ?
Desculpe, não sei informar. É preciso ver na prefeitura como se dá o convênio com o banco.
bom meu irmão faleceu e deixou um dinheiro na conta do banco Santander sera se a minha mãe com o atestado de obto consegue sacar o valor
Edvan, pode ser necessário inventário.
Loteamento Condor
Enfrente a escola Renan baleeiro boa tarde o pai do meu filho faleceu e tinha um dinheiro na conta e trabalhou de carteira assinada meu filho tem direito alguma coisa gostaria de saber
É preciso fazer inventário dos bens do falecido e listar os herdeiros, Debora.
Se uma pessoa falecer , é obrigatorio a retirada do titulo de capitalização?
Desculpe, não sei responder. Teve acesso ao contrato? Deve ter uma cláusula sobre isso.
Boa Tarde .. Meu Pai faleceu e tinha uma conta corrente da qual foi feita inventario somos 3 irmãos e meu irmão mais velho é o responsável inventariante apos o inventario feito ele pode sacar nossa parte sem nossa presença pelo simples fato de ser o inventariante ? ou ele só pode sacar nossa parte no banco junto de nossa presença ou autorização individual ?
Cada parte é nominal à parte pertencente.
Boa noite .
– A minha mãe é a unica herdeira de uma conta poupança deixada pela mãe dela , porem o valor é alto , sendo assim houve a necessidade de um advogado , porem o juiz emitiu o pagamento do imposto sobre a herança , a minha mãe sugeriu se o pagamento poderia ser feito , descontando diretamente na herança retida no banco , porem o banco não aceitou . Por que disso ?? é possível esse tipo de pagamento ? Obrigado
O imposto, normalmente, é pago para terminar o inventário e antes da liberação dos bens.
Eu queria saber porque meu irmão faleceu ele tinha uma empresa no nome dele é tem um seguro de vida queria saber como minha mãe faz pra tirar o seguro de vida e se ela tem direito de se aposentar ou ficar recebendo uma pensão pelo inss
É preciso duas cosias, Kessia: inventário do seu irmão e o contrato deste seguro para saber os detalhes da apólice.
Zenobio 07/10/18 06:10
Meu tio era solteiro e veio a falecer ele tem uma conta bancaria e colocou a sobrinha dele em conjunto com ele so num sei afirmar se é uma conta simplies ou solidaria o facelido num era casado num deixou filho nem testamento ele tem 7 irmão .os valores que ele tem na conta a sobrinha pode movimentar ele tem aplicações e poupança ou deve aguardar o inventario que ja foi aberto. nota: a sobrinha afirma que o tio disse que a quantia de dinheiro seria dela e de seus dois irmãos mas num deixou nada escrito ela pode sacar o dinheiro ou não? na realidade o falecido tem 7 irmaos 6 são vivos e minha mãe falecido ficanďo eu e minha irmã como herdeiros dele. o falecido tambem possui bens imoveis a serem inventariados..
Estes casos variam bastante, se já há abertura de um inventário, um advogado especializado em direito sucessório irá cuidar do caso e poderá orientar com mais eficácia.
Boa tarde gostaria de uma informação. ..Por quanto tempo fica ativa uma conta poupança bradesco …Minha mãe faleceu em 2006 e ela tinha uma conta poupança. ..O que devo fazer
Esta conta deveria entrar no inventário na ocasião e comunicada ao banco.
Com tanto tempo assim, o melhor é procurar o banco para saber o status dessa conta e o que exigirão para ter acesso a ela.
Boa tarde queria saber pois tem 9 anos que meu pai faleceu e ele tinha uma conta corrente no banco pois a empresa depositou um pagamento para Ele de uma obra feita minha mãe retirou esse dinheiro na época queria saber se tem como eu puxar para ver o valor o que tenho que fazer.obrigada
Esta conta deve ter entrado no inventário.
Bom dia,
meu pai faleceu e foi feito o inventario e a divisao de bens. So que nao foi verificado corretamente onde ele tinha conta no Banco. Como posso verificar em qual Banco ele tinha conta e se foi feito saque de dinheiro e poupanca depois do falecimento?
Poderá ter acesso pelo Registrato.
Aqui tem informações de como ter acesso às informações de conta em caso de falecido por herdeiros ou inventariantes: .
Meu companheiro morreu e descobri que ele tinha um investimento no banco (R$ 11.000,00). Moramos juntos durante 25 anos, mas não casamos no papel, tanto eu quanto ele não tivemos filhos. Ele tem irmãos. Tenho direito em retirar esse dinheiro? Se sim, como faço para retirar do banco. Desde já agradeço pela atenção.
Direito tem, precisa comprovar o vínculo. Mas não basta ir ao banco, pode ser preciso inventário.
Meu pai faleceu em 2016. Deixou dinheiro em poupança(conta individual)
Sabendo do seu estado grave, 5 dias antes dele falecer comprei um tumulo, com meu dinheiro.
Posso ser ressarcida do valor deste tumulo, comprado em meu nome e das despesas fúnebres.
Deixou esposa e 4 filhos vivos e um falecido(com herdeiros)
Essa conta precisa passar por inventário, Maria. Dê uma lida na matéria para ver como funciona.
Bom dia, meu pai faleceu 23/10/2018 e ele não deixou herdeiros, como fazer pra pegar o dinheiro q ele deixou no banco ?
Paola, veja esta matéria sobre inventário. Em caso de falecimento, pode ser necessário.
B0A tarde, minha mãe faleceu em 06/07/2017 e na certidão de óbito consta que ela não deixou bens, mas deixou uma conta poupança no banco com uma quantia em dinheiro, que devo fazer para resgatar esta quantia, já que sou filho único e meu pai já faleceu antes, no ano de 2006? Eu até tenho o
cartão e senha pois eu é que fazia as retiradas para pagar as suas contas devido a sua adiantada idade, mas o cartão bloqueou por erro do caixa eletrônico e ele só pode ser desbloqueado por minha mãe o que hoje é impossível, só conseguirei retirar o dinheiro via alvará judicial ou teria um modo mais simples?? Desde já agradeço à atenção dispensada.
Procure o banco e veja a documentação necessária, Fernando.
Olá boa noite tenho uma dúvida meu companheiro faleceu em 27 08 de 2017, já comuniquei o INSS temos conta conjunta e o pagamento continua sendo depositada eu estou pegando preciso de pagar as contas o que devo fazer vou ter algum problema com a justiça me ajuda sou epiletica sempre dependi dele desde já agradeço
Sim, pode ter algum problema e ser obrigada a devolver os valores.
Verifique junto ao INSS se pode requerer pensão.
Boa noite, uma tia minha faleceu e tem uma aplicação financeira só no nome Dela, mas a conta bancária era conjunta com marido, (meu tio) ele foi ao banco e o gerente disse que ele só poderia mexer daqui um ano, pergunto: como fica a aplicação dela se ela faleceu e o CPF é cancelado, ele pode resgatar está aplicação mesmo ela não existindo mais….achei estranho o gerente falar pra ele não mexer, mesmo que a conta seja solidária num tinha que passar pro nome Dele? Aguardo uma resposta, obrigada, Att. Rosa
É preciso ver as condições dessa aplicação, Rosa.
Também é conveniente consultar um advogado.
Ola boa tarde meu faleceu 5 meses e como era aponsentado ficou dinheiro na conta porque nao retirava tudo eu como filha tenho como sacar esse dinheiro morava com ele era dependwnte dele gostaria de sabee o que posso ta fazendo
Um inventário dos bens.
Minha mãe faleceu a tinha conta conjunta com minha irmã quero saber se ela tem que me dar a minha parte
É preciso consultar um advogado especializado, Norma. O entendimento é muito diferente em cada caso.
Norma Ritton Scandiussi 12/01/2018 | 3:49
Caso as únicas herdeiras sejam vocês, sim você tem direito a 50% do dinheiro que estava em conta.
Acredito que nesse caso a divisão de 50% é feita entre os titulares e a obrigação de divisão é do quinhão da mãe.
Logo, a divisão não é 50% do saldo entre as filhas e sim:
50% – Titular vivo
50% – Titular óbito (÷ entre herdeiras 25% pra cada).
Minha tia faleceu recentemente, ela era titular de uma conta poupança solidária junto comigo, não deixou herdeiros. Essa poupança era o único “bem” que ela possuia junto comigo, e não foi declarada na certidão de óbito, nem em inventário. Se eu for movimentar a conta, posso ter algum tipo de restrição ou problema com a lei?
É preciso consultar um advogado especializado em sucessão, Lucas.
Minha mãe tinha um irmão padre que faleceu e deixou um valor na conta dele. Ela é a única irmã viva dele, portanto, a única herdeira. A conta foi transformada em conta conjunta solidária no final da vida dele, com um seminarista da congregação pra facilitar os saques para ele. O seminarista pode sacar o valor total da conta e repassar o valor para minha mãe? Seria o mais simples. Há essa possibilidade junto ao banco? A congregação tem algum direito real sobre a herança sem que haja testamento?
Nydia, é preciso consultar um advogado especializado em direito sucessório.
Cada caso é diferente.
Oi Flavio me tira uma duvida , minha avo faleceu era herdeira do meu avo q era PF e minha tia e meu tio q era filho tbm falaceram so esta vivo meu pai ela deixou um dinheiro no banco , meu pai tem direito a esse dinheiro pois minha tia q era fulha tem un filho mais ela ja faleceu tbn queria saber se meu pai tem direito por ser filho ou tenq dividir com.esse sobrinho.
Douglas, consulte um advogado especializado em direito sucessório.
Vocês terão que fazer um inventário, levantar todos os bens e herdeiros.
Olá Boa noite Flávio Minha sogra era viúva e a aposentadoria do falecido passou pra ela, e agora ela veio a falece também. Essa aposentadoria e automaticamente cancelada por ela já receber de outro, ou pode passar para algum dos filhos ou coisa assim. Obg
É preciso comunicar ao INSS. Lá orientarão se existe esse possibilidade. Cada benefício funciona de uma forma.
Boa tarde.
Meu pai faleceu e deixou uma conta bancária com saldo. Fizemos o inventário e sacamos o valor de acordo com a partilha. Após isso houve um novo depósito na conta por conta da restituição do IR. O banco diz que, para sacar o valor, precisamos fazer outro inventário (partilha). Achei um absurdo. É isso mesmo? Tudo de novo ou pode-se atualizar o inventário original? Obrigado.
Carlos, é preciso consultar o advogado que fez o inventário. Ele informará o melhor para seu caso.
Meu sogro faleceu e deixou um valor na conta poupança que recebia a aposentadoria. Ele era divorciado e pagava pensão alimentícia que vinha descontado direto do INSS. A ex mulher vai receber a pensão por morte 100% da aposentadoria! O valor da conta, ela também vai poder sacar o valor 100%, ou só os filhos que terão direito de sacar o valor?
Valdirene, é preciso consultar um advogado especializado em sucessão para analisar seu caso.
Olá boa tarde,bom meu caso é o seguinte, meu pai está no hospital internado sem previsão de alta,é ficamos que ele tem dinheiro na conta, só que um tio meu tá se achando no direito de sacar ele.. detalhe meu pai tá vivo.. a pergunta é tem como ele sacar esse dinheiro? Até porque nem os herdeiros tão querendo tira…só ele mesmo(tio)
A pergunta tem duas respostas. A primeira é que, se ele tiver acesso a cartões e senhas poderá sacar. A segunda é que, não, legalmente só o titular pode (e não for uma conta conjunta).
Minha mãe faleceu e temos uma conta conjunta onde essa mesma conta é utilizada pra receber o INSS. Eu posso continuar retirando dinheiro dessa conta sem necessidade de comunicar ao banco sobre o falecimento da minha mãe? Tenho direito de continuar movimentado normalmente essa conta?
Comunique ao banco, Liana.
Pode ser necessário fazer um inventário.
minha mãe e titular de uma poupança q é cojunta comigo e meu irmão ñ. se ela falecer o dinheiro é só meu ?
Pode ser que sim, pode ser que não.
A regra geral é que o outro titular tem direito a todo saldo, no entanto, cada caso pode ser entendido de maneira diferente. É preciso ver cm um advogado especialista.
Boa tarde, sou obrigada a descordar, pois em uma conta conjunta solidária entende-se que 50% do valor depositado pertence ao falecido (a) e dever ser divido entre os herdeiros mediante a realização do inventário. Esse é o mandamento legal.
Certamente tem mais conhecimento do que eu sobre o tema, mas a matéria, você sabe, é controversa.
Por exemplo, mesmo em conta conjunta, quando um dos titulares contrai uma dívida, o outro não é “automaticamente” responsável por 50% da mesma se não se beneficiou.
Imagine que uma filha gere toda a renda de uma conta conjunta com a mãe (por conveniência). A mãe vindo a falecer, 50% deverá ser repassado aos outros herdeiros? Penso que a justiça avaliará a capacidade e recursos de cada um e não será este o caso. A maneira que esta conta é declarada no IRPF também deve ser uma boa fonte de quem pertence o dinheiro.
De qualquer forma, verá que toda resposta termina com “procure um advogado especializado”. Ninguém pode dizer nada sobre casos específicos a partir de duas linhas de comentários.
Kátia
Flávio bom dia minha vó faleceu e deixou uma conta no banco do Brasil onde ela recebia sua pensão e além disso ela tbm deixou uma aplicação neste caso o q os filhos herdeiros devem fazer para saber se existe algum saldo devedor como empréstimo ou cartão de crédito?
É preciso começar fazendo um inventário, Kátia.
Com a certidão de óbito o banco poderá dar algumas informações para iniciar o processo.
Olá Boa noite
Meu pai faleceu a 20 dias..negociei a dívida do cartão de credito, vou ao Banco do Brasil fazer o encerramento da conta, só que ele estava negativo em 400 reais…eles encerram a conta ou tenho que pagar.
Mais uma dúvida, ele morou em Manaus por alguns anos depois veio morar em Porto Alegre….Tinha conta no BB, aí a advogada da minha ex mulher deke ligou de Manaus solicitando o atestado de óbito para encerrar uma conta do Itaú…mas nunca teve conta no Itaú…somente o cartão de crédito Credicard..mas conta bancária não tinha.
Obrigada
As dívidas são deduzidas dos bens deixados pelo falecido.
Procure um advogado que lhe orientará como fazer o inventário.
Minha mãe foi assassinada pelo meu padrasto eles tinham um relacionamento de 18 anos ele está foragido,sendo que minha mãe ainda era casada no papel com meu pai já falecido, pergunto sendo ela ainda casada os filhos dele tem direito a metade dos bens dela?
José, só um advogado pode analisar seu caso.
Boa tarde!!! Minha mãe tem uma conta conjunta com meu pai, porém ele faleceu mês passado, meu pai era o titular da conta. Possuem dívida de cheque especial e cartão de crédito. Como ele morreu, minha mãe é obrigada pagar essa dívida?
Esses casos são delicados.
De certa forma, sim, pois ela também é titular. Porém alguns juízes entendem que, se a dívida foi feita apenas por um e para benefício apenas de um, o outro não tem parte.
Não dá para responder de forma simples.
Bom dia,sou casada com separação obrigatória de bens por motivo de idade do meu marido.Ele comprou um apto 6 meses antes do nosso casamento em meu nm com uso é fruto dele.A conta bancária está somente em meu nm.Se ele vier a falecer as duas filhas do casamento anterior tem direito ao apto e minha conta bancária?Obs:ele é viúvo.Obrigada!
Bernadete, consulte um advogado especialista em direito sucessório.
Estas perguntas não são assim tão simples.
Olá boa tarde meu pai faleceu preciso encerrar a conta dele mas não sei qual era a agência dele posso ir em qualquer uma com o óbito dele
Se você tiver algum documento, terá o número da agência e conta.
Talvez, dependendo do banco, só encerre na própria, mas poderá conseguir esta informação em qualquer outra.
Em caso de falecimento de pai ou mãe que tenha conta em banco os filhos devem ir direto ao banco para resolver ou ir no juiz?
É preciso fazer inventário, Jessica.
Bem meu pai faleceu eu tinha na época 11 anos de idade ficou um cardebeta de poupança mas minha mãe perdeu todos os comprovantes hoje tenho 37 anos tentô resolver e ñ consigo na época era o banco baneb q foi vendido ao Bradesço oq posso fazer para resolver
Se o banco não lhe fornece informações claras, Joelma, procure um advogado.
Meu pai faleceu em setembro. Ele não tinha nada na conta poupança pois torrou todo o dinheiro antes de falecer. Como faço para fechar a conta poupança que era dele no Bradesco? Pois não compensa entra com um advolgado na justiça para receber alguns reis ao até mesmo centavos de juros. Desde ja agradeço. Obrigado
Contacte o banco. Certamente pedirão atestado de óbito, Márcio.
Boa Noite!
Minha avó já faleceu a mais ou menos uns 15 anos e minha mãe informou que ela tinha um saldo não muito grande mais tinha; em uma conta no Bradesco; ela gostaria de saber se ainda tem algum saldo nessa conta. O que devo fazer?
Isso deveria ter entrado no inventário na ocasião, Everton.
Procure o banco, primeiramente.
Meu marido faleceu ha 6 meses e só agora eu descobri que ele tem um dinheiro na poupança e ele deixou 2 filhos de menores com migo. O que eu faço pra saber o saldo,
Esta conta deveria entrar em inventário, Leiliane, então seria fornecido acesso a conta.
Boa noite
Minha mãe faleceu eu e ela tinhamos a conta conjunta sendo a conta era para colocar o pagamento do inss a pergunta seria eu perco a conta tbm pq já enviei o obito para o inss ???
Não. Mas você deve informar ao banco o falecimento de sua mãe também, Caio.
Boa tarde! Meu pai faleceu e deixou duas contas abertas. Ele morava com minha mãe, eu e minha irmã há 25 anos, porém tem mais 3 filhas de outros relacionamentos. É preciso dividir os valores entre todas as filhas ou só com as que conviviam com ele? Tenho acesso as contas dele pelo celular, pois eu que o ajudava a ver os extratos. Fiquei apenas com senhas de internet. Pra sacar é preciso um advogado ou apenas indo ao banco consigo? Obrigada!
Todos os herdeiros tem direito, Melissa.
É preciso fazer um inventário. Você não pode movimentar a conta de um falecido.
Meu pai tinha uma conta poupança e veio a falecer, isso faz 18 anos. Eu como filha, tenho direito a essa poupança?
Os herdeiros tem direito, caso os saldos não tenham sido utilizados para quitar dívidas.
Verifique se foi feito inventário na ocasião e consulte um advogado para orientar melhor.
Meu pai faleceu e deixou saldo em conta corrente posso solicitar ao banco a movimentação deles dos últimos 2 anos ?
Veja junto ao banco qual documentação necessária, Regina. Cada banco pode ter uma política diferente.
Gostaria de saber minha tia faleceu há cinco meses e o banco me ligou pedindo o atestado de óbito , porque tenho que levar
Para comprovar o falecimento e encerrar as atividades no banco, Marcia.
Boa tarde , meu pai faleceu em 19/05 sexta feira , sendo que ele fez um seguro de vida e eu sou o beneficiário … Somos comerciantes e o cartão dele tem vencimentos e essa fatura o valor é maior do que ele tem na conta corrente , eu posso depositar um valor na conta pra pra cobrir a fatura dele …? E como eu faço pra ter acesso ao dinheiro … Como eu possi movimentar ?
Rodrigo, procure um advogado para fazer o inventário.
Ele orientará sobre estas questões específicas pois cada caso é um caso diferente e não há uma resposta simples para isso.
minha mae faleceu acabamos indo banco levando certidao obito com isto conta foi bloqueada la ficando seu pagamento quando formos depois sacar tava bloqueado neste caso este dinheiro ficar la ate sair invertario ela era funcionaria publica seedf este dinheiro e passando para esposo que recebera pensao dela ela devia emprestimo e pagou seguro para cobrir emprestimo este dinheiro pode ser utilizado pelo banco
Sim, Diomar, é preciso o inventário.
Flávio após sair o inventário o valor bloqueado pelo banco na conta poupança tem que ser corrigido? Ou o valor não terá correção?
Sim, valores são corrigidos.
meu esposo faleceu e chegou a fatura do cartao dele devo pagar ou nao
As dívidas são descontadas do patrimônio antes da herança, Rose, então de um jeito ou de outro haverá o pagamento.
Procure um advogado para fazer o inventário e ele lhe orientará o melhor a fazer nesse caso.
Tenho conta conjunta com meu pai. Ele veio a falecer. Tem dinheiro em aplicações no banco. Posso retirar e dividir com meus irmãos ou tem que entrar no inventário?
Suzana, no geral, conta conjunta pode continuar sendo movimentada pelo outro titular, mas pode variar de caso a caso.
Converse com seu advogado.
Meu pai faleceu ele tem um empréstimo com o banco ele tem o saldo da parcela na conta era tudo debitado automática mais agora que ele faleceu a conta bloqueou. Tem alguma forma de liberar para para pagar a parcela?
É preciso de um inventário, Leidimar.
Não se pode movimentar contas de falecidos assim.
Boa tarde, minha mãe faleceu e no mês que ela veio a óbito e retirei o dinheiro dá conta para pagar as dívidas dela só que não deu pra pagar tudo e no mês seguinte eu fui ao banco e tinham depositado mais um mês do loas na conta dela aí eu retirei 800,00 reais pra finalizar as dívidas dela o que fiz foi certo ou errado ou o que devo fazer?
Errado, Pablo.
É preciso informar ao banco o falecimento, encerrar a conta. O mesmo vale para o benefício que não deveria ter sido utilizado.
Boa tarde!!Meu irmão faleceu e tinha uma conta no banco que na mesma tem um valor q não sei dizer quanto.Ele era solteiro,nesse caso meus pais tem direito?? Também estava recebendo o seguro desemprego,e tinha dinheiro do fundo de garantia.eles tem direito??
Procure um advogado sucessório, Alcineide.
Na ausência de descendentes ou cônjuges, os pais são os herdeiros sim.
Boa tarde. Meu pai faleceu agora em abril e deixou uma conta poupança. Ainda nao fizemos o inventario (somos minha irma e eu, ele era viuvo). Se formos ao banco com a certidao de obito (na qual consta nosso nome como herdeiras) sera que conseguiremos encerrar a conta e transferir os valores para uma conta nossa? Desde ja agradeço a atenção.
Cada caso é específico, Joselia.
Escrevemos sobre inventário aqui.
Boa tarde. Minha era a aposentada e faleceu. Só temos os cartões do banco. Não temos senhas. O que devemos fazer ?
Pode ser necessário fazer um inventário, João.
OLá, Meu PAi faleceu e deixou uma quantia na poupança e recebi uma carta com o valor, e como filha posso retira-lo junto com minha irmã ?
É possível que exista a necessidade de inventário. Consulte um advogado, Aparecida.
Boa Noite
Minha amiga faleceu mais antes da sua morte ela deixou senha e contas comigo para serem pagas, assim foi feito somente paguei as contas dela , a unica filha sabe dessa situação e me autorizou fazer o mesmo, agora lendo essa materia fiquei com receio , posso ser processada por ter feito isso?
Pode haver algum problema sim, afinal, movimentar conta de terceiros vivos já não é permitido, após o falecimento é pior ainda.
Ana estou com uma tremenda duvida tenho caderneta poupança individual em meu nome.meu marido faleceu. Posso usar este dinheiro. Ou tenho que entrar em inventário. A conta e minha induvidual.preciso de ajuda .pois ja gastei um pouco
Ana, procure um advogado especializado em direito sucessório.
Acredito que não tem problema algum, mas não conheço de leis suficiente para lhe dar a palavra final.
Minha mãe tem uma poupança onde tem uma certa quantia guardado, ela era casada com meu pai que faleceu a pouco, nesse caso ela pode movimentar normalmente esse dinheiro?
Se só seu pai era titular, não. É preciso fazer inventário.
Minha tia faleceu, e deixou um dinheiro na conta dela! Minha mãe é a única parente viva, mas ela esqueceu a senha dá conta, Tem como minha mãe fazer outro cartão ou mudar a senha?
Não, Guilherme. Sua mãe não pode movimentar a conta de outra pessoa, mesmo falecida e que seja herdeira sem antes ter autorização para tal.
Minha tia faleceu e deixou um valor no Banco Santander, recebi a Escritura de Inventário e Partilha do Espólio.
Somos 4 sobrinhos e fui nomeado Inventariante.
Já saquei uma parte e agora foi depositado uma restituição de IR. O banco não autorizou o saque desta quantia.
Como devo proceder?
Procure o advogado, Lindolfo.
Uma conta corrente solidaria. 3 titulares. Morre o 1º titular. Sendo que o dinheiro esta aplicado em fundos privados.
Qual procedimento? Grato!
Procure um advogado sucessório, Jorge.
É preciso analisar caso a caso.
meu pai faleceu, deixou uns bens que estão no inventario, somos dois irmão.
questionei referente a conta corrente ou conta conjunta a um advogado ele disse que essa conta não entra no inventario como era conjunta pertence a mulher que ele era casada, ou seja ficaria apenas os bens imoveis para os herdeiros.
outra duvida a mulher que ele era casada e meeira 50% que ela tem direito e também herdeira do outros 50% que seria dividido para os dois filhos ?
O entendimento de contas conjuntas é diferente, Marcellus. Cada caso pode ser diferente.
Se seu advogado orientou assim, provavelmente é o caso.
gostaria de saber se o meu irmao pode responder pela minha mae assiando por ela ? ela ja esta com 80 anos mais nao esta louca nada do caso mais com a cabeca meio fraca tipo confiar muito nas pessoas
Apenas se tiver determinação judicial, Adriano.
Não se pode assinar por outra pessoa sem procuração ou tutela.
Olá , tenho uma dúvida . Meu pai morreu quando eu tinha 2 anos e ficou um dinheiro numa conta no meu nome e eu só poderia pegar depois de adulto ,mas, eu precisaria usar um papel que ficou com minha mãe e ela perdeu, pois, já fazem 16 anos isso , como faço pra ter acesso a essa conta e sacar o dinheiro?
Você sabe que banco está, Lucas?
Comece procurando esta agência e eles poderão lhe orientar.
Meu pai faleceu e minha madrasta retirou todo dinheiro dá conta conjunta e poupança dele isso é permitido por ela ser casada com ele?
O entendimento geral é que conta conjunta o outro titular tem direito a todo o valor, independente de união civil, mas isso pode variar em cada caso.
Procure um advogado especializado, Glaucia.
tenho uma união estavel como retirar o dinheiro na conta da minha mulher,que faleceu…
Pode ser necessário um inventário, Antonio.
A Tia da minha esposa faleceu em fevereiro dia 08, ela tinha uma conta poupança, junto com minha esposa, a movimentação da conta era feita pela minha esposa que também tem um cartão com senha e tudo essa tia que faleceu não teve filhos, podemos movimentar essa conta e tranferir para uma outra conta esse valor?
Como dito, o entendimento geral é que a conta conjunta pode ficar com o outro titular sem necessidade de inventário mas… isso não é regra sempre. Consulte um advogado especializado que poderá avaliar seu caso.
Caros,
Minha mãe faleceu deixou bens e uma divida no banco. na hora de quitar a divida, como era vontade da minha mãe, o banco não permitiu que o saldo em conta fosse usado para abater a divida. Tivemos que pagar o total.
Contudo o banco desconta taxas da conta bloqueada mesmo depois dela falecer.
Isto é procedente?
Forte abraço e muito obrigado.
Douglas, você terá que solicitar esta informação com um advogado ou órgão de defesa do consumidor. Desculpe.
sou pensionista do inss, coloquei conta conjunta com minha filha , tenho um emprestimo consignado pelo inss ; gostaria de saber se em caso do meu falecimento minha filha fica obrigada a pagar/ e se eu tiver dinheiro em poupança o banco pode mexer para quitar este emprestimo/ ou como esta pansao morre a divida acaba/
Boa tarde
A dívida não acaba, os bens do falecido são utilizados pra quitação e, só então, há partilha.
Cada caso é um caso, Sandra. É preciso ver com um advogado para entender melhor a situação e circunstâncias.
Boa noite,meu esposo faleceu em 2014, só agora percebi que ele tem saldo na sua conta poupança da caixa,que está somente em nome dele,é o cartão está vencido, será que tenho direito a esse dinheiro ?? Como posso fazer para sacar lo ?? Desde já agradeço .
Naiara, foi feito inventário? Esta conta deveria ter entrado.
Contate um advogado para orientar melhor.
ola gostaria de saber se tenho direito a conta poupança que meu marido tinha na caixa mas ta so no nome dele,porem qem esta com a senha e o cartao e a familia dele,pois era casada no civil e tenho uma filha com ele .ele nunca ligou dw colocar nem em conta conjunta nem no nome da nossa filha oque eu faço ?tenho direito a esse dinheiro da poupança?
Socorro, pelo que entendi, seu marido faleceu.
A conta deveria entrar no inventário para partilha.
Se for uma aplicação que tiver uma conta conjunta, o processo é o mesmo? Isto é , o cônjuge que ficou pode retirar o dinheiro? Não precisa de inventário?
Sandra, embora esta regra para contas conjuntas seja a geral, o entendimento pode variar a cada caso.
Procure um advogado e explique todas a situação.
Minha mãe é aposentada do estado ela pode deixar o pagamento dela pra outra pessoa receber quando ela falecer
Priscilla, é preciso ver em que sistema ela se aposentou e quais as regras.
No geral, após o falecimento, o benefício é cessado e nenhuma outra pessoa pode sacar.
Boa tarde…minha mãe fez um empréstimo consignado e faleceu. Segundo a lei 1046/50 essa dívida se extingue mas ela tinha conta conjunta com minha irmã. Gostaria de saber se minha irmã tem que quitar esse débito. Agradeço desde JÁ
Segundo sei, a dívida não se extingue, Rose, mas é abatida dos bens do falecido. Ninguém herda dívida, mas ela pode ter que ser paga.
Outro ponto é que se ficar provado que, mesmo em conta conjunta o empréstimo dizia respeito somente a sua mãe e só ela usufrui, então não.
De qualquer forma, consulte um advogado para entender melhor seu caso e todos os detalhes.
Sr. Flavio 21/01/2017
Bom dia.
Minha Senhora faleceu. Tenho uma conta corrente conjunta com ela. Tenho também, em outro banco,
uma conta conjunta apenas com as minhas duas filhas, apenas para investimentos a longo prazo (CDB, LCA). Não temos imóveis.
Qual será a solução? Agradeço sua atenção.
Claudio, recomendo que procure um advogado especializado em sucessão.
É difícil dizer o que fazer pois cada caso pode ter suas particularidades.
Bom dia meu avó morreu tinha conta conjunta com ela tem algumas divida ela tem q continuar pegando
É preciso comprovar que a dívida não era conjunta também, Thyago.
Procure um advogado para a avaliar a situação.
minha mae era aposentada como lavradora e faleceu há 2 anos,recebia pela caixa.conta poupança.o beneficio continua sendo depositado.nao estamos retirando.o banco vai liberar pra nós?….tenho mais duas irmas..o que devemos fazer?
Não, Vitoria. Procure uma agência do INSS para regularizar a situação.
Ola. Minha vó faleceu. Ela morava comigo. Tinhamos contas conjuntas e individuais. No caso que era só eu e a minha vó morando na mesma casa, nao posso fazer nada e entregar os dados e cartoes para minha mae que é herdeira direta para resolver junto ao banco? Minha vó poderia ter dado um nome de quem ela queria responsável no banco para mexer em suas coisas?
Celso, é preciso consultar um advogado com conhecimentos de sucessão para avaliar seu caso.
Boa noite meu sogro faleceu e não deixou bens e meu marido e filho único mas tem dinheiro no banco ele pode sacar levando a certidão de obito no banco desde ja obrigada
Marla, pode ser necessário auxílio de um advogado. A conta não era conjunta, era?
Meu marido faleceu, mas não éramos casados e nem tínhamos nada em conjunto. Apenas já nos relacionamos a sete anos ele tinha uma conta em seu nome. Conta poupança.
Como posso fazer pra sacar esse dinheiro. Já que depositavamos juntos?
Eliane, procure um advogado para lhe auxiliar.
Você terá que ter comprovações da relação.
boa noite..
a minha mae tinha uma conta conjunta solidaria com uma tia dela que faleceu, por direito a minha mae tinha direito a 50% do dinheiro e os outros 50% eram divididos pelos herdeiros certo?
ja fomos ao banco e disseram que a conta se encontrava bloqueada e que a minha mae so teria direito aos 50% se houvesse uma hablitacao de herdeiros
queria saber quais os direitos da minha mae…
Augusto, recomendo procurar um advogado para orientar no seu caso específico mas, no geral, o entendimento é que em conta conjunta no falecimento de um titular o outro detém tudo o que estiver na conta.
olá flávio gostaria de saber o seguinte minha tia faleceu a quase um mês o banco bloqueou uma quantia de 2 mil reais e estamos precisando desse dinheiro para para algumas prestaçoes que ficaram e contas como agua e luz.como devemos fazer pra resgatar essa quantia.
O dinheiro pertence aos herdeiros, Ana, mas poderá ser necessário entrar com inventário para ter acesso.
O melhor caminho é procurar um advogado.
Prezado Flávio,
Mina irmã nunca presta conta do valor que minha mãe tem na conta corrente para os demais irmãos, é ela quem fica com o cartão e faz o que bem entender. Como procedo para saber somente o saldo.
Rita, o cartão é intransferível.
Se não se tratar de uma conta conjunta, sua mãe é a úncia pessoa autorizada a movimentar a conta.
Olá bom dia tenho um dúvida é gostaria de uma orientação se possível , eu e meu tio temos um conta conjunta na qual ele é o primeiro titular , porém ele faleceu e era solteiro e não deixou herdeiro , como devo proceder neste caso? Desde já obrigado pela atenção.
O entendimento geral, Rogério é que em caso de falecimento de um dos titulares de uma conta conjunta, o outro titular tem direito ao que está nesta conta.
Porém, sempre recomendo consultar um advogado pois pode haver casos mais específicos que desconheço.
Olá, minha mãe recebia uma pensão para mim como minha tutora. É a pensão que meu pai me dá mensalmente por motivo deles serem separados.
Minha mãe faleceu e o dinheiro do meu pai para minha pensão que está na conta delá, continua lá. Como faço para conseguir pegá-lo?
Yasmin, precisaria consultar um advogado nestes casos. O banco não pode liberar o acesso a você diretamente.
Os valores da conta conjunta do falecido devem entrar no espólio e pagar imposto?
A conta individual da esposa, precisa também entrar no espólio e pagar imposto? O casamento tinha regime de comunhão parcial de bens.
Como o marido está em fase terminal, para não pagar impostos é melhor transferir o dinheiro para a conta de uma filha, por exemplo?
Procure um advogado de direito sucessório, Laiz.
Fazer este planejamento tributário não é tão simples pois até em casos de doações poderá haver incidência de tributos e impostos, por exemplo.
Os valores da conta conjunta do falecido devem entrar no espólio e pagar imposto? E a conta individual da esposa, precisa também entrar no espólio e pagar imposto? O casamento tinha regime de comunhão parcial de bens.
Lilian, conta conjunta pertence aos dois, então até onde sei, não entra em inventário.
Convém, no entanto, ouvir um advogado especialista no assunto.
Boa noite minha vó faleceu em agosto desse ano,não deixou pensão, nem nada,mas a minha tia não comunicou o falecimento nem no banco,nem na prefeitura por ela ser aposentada pela prefeitura e pensionista vitalícia tbm… Teria q ser comunicado esse óbito certo?
Sim, Pamella.
Inclusive, se tocar nestes valores, poderá haver problemas legais.
boa tarde,
meu pai faleceu em setembro e tinha dinheiro na conta poupança e o banco ja bloqueou a conta e como podemos fazer pra conseguiu fazer a retirada do dinheiro?
Marcelli, a conta deve entrar no inventário de seu pai.
Procure um advogado.
Boa tarde! Tenho uma conta em conjunto com um familiar ( sendo que não sou herdeira legítima ) , temos ambos poder igual no que respeita a movimentação de conta. Há dois anos ele pôs mais de metade do dinheiro num ppr para render mais , e o resto continua na conta à ordem. Calhei de perguntar no banco o que acontecia ao valor que está nesse investimento financeiro e disseram que esse valor se ele não tiver elegido um beneficiário irá para os herdeiros. A minha questão é, sabendo eu que ele não ouve muito bem e que provavelmente terá assinado que queria esse serviço no banco sem saber o que é , pergunto. Se a conta é dos dois, e ele a puser toda no ppr, então se um dia ele falecer esse valor fica com os herdeiros legítimos , que em vida nunca sequer o visitaram ? Então para que serve o outro titular da conta ??? Ele quando decidiu me por com ele na conta foi precisamente porque queria que o dinheiro fosse uma poupança para mim . De salientar que ele não tem filhos nem pais. Se puderem ajudar me nesta dúvida obrigada
Maria, como tem a contratação de produtos específicos, o melhor é consultar um advogado especializado levando os contratos assinados.
minha esposa faleceu eu tenho 3 filhos com ela e viviamos em uma união estavel como retirar saldo bancario…
É preciso verificar a necessidade de inventário, Antonio.
Minha mãe faleceu e tinha uma conta corrente em conjunto com minha irmã e eu, vamos dividir esse dinheiro e queria saber se temos impostos a pagar ou se abrimos uma conta para cada um de nós de dividimos de acordo com a nossa vontade amistosamente.
Antonio, no geral, em contas conjuntas, os titulares estão livres para continuarem utilizando a conta.
Porém, convém conversar com um advogado.
Boa tarde. Meu pai faleceu e tinha uma conta conjunta com minha mãe, onde consta um débito de cinquenta e nove reais. Vou encerrar essa conta. Preciso quitar esse débito?
A conta, sendo conjunta, sua mãe tem que encerrá-la, Sandro, não você.
Se a conta em comum, sua mãe terá responsabilidade sobre ela.
Minha irmã faleceu e tinha uma conta corrente com minha sobrinha maior de idade. ocorre que nessa conta corrente tinha um empréstimo consignado do INSS minha sobrinha é a segunda titular ela é obrigada a assumir esse emprestimo?
Sonia, o caso pode não ser tão simples. Mas, no geral, o débito contraído por um não é passado ao outro segundo matéria já julgada no supremo.
Consulte um advogado, de qualquer forma.
Oi minha mãe faleceu .passei a ser a titular do benefício será que posso sacar o dinheiro com a mesma senha que minha mãe sacava ou é obrigatório fazer uma nova senha?
Não, Jaqueline. Você deve informar a fonte pagadora o óbito de sua mãe.
Boa tarde Flávio
Minha mãe viuva recebia pensão pelo Banco do Brasil, ela tinha empréstimo consignado.
Ela faleceu em maio de 2013, entramos em contato com a previdência para cancelar a pensão, fizemos o inventario e etc. A previdência fez um deposito em julho de 2013 referente a junho mesmo informando o óbito. O banco bloqueou esse dinheiro por mais de 3 anos. esses dias veio uma notificação do SPPREV para eu devolver esse valor que depositaram, mas como vou devolver se o banco esta em posse de valor? o que fazer (entrei em contato com a advogada que fez o inventário, mas ela não soube informar nada)
Waldemar, casos específicos como este, só um advogado mesmo.
Infelizmente não posso lhe ajudar.
Olá, minha mãe (viúva) faleceu e eu e meu irmão somos os únicos herdeiros. Nós temos uma conta conjunta solidária onde nós 3 éramos titulares (eu, meu irmão e minha mãe). Agora que ela faleceu, podemos sacar o restante da conta e dividir entre nós dois, sem necessidade de inventariar? Abraço
O entendimento é que se há mais de um titular, os demais poderão continuar fazendo uso da conta, Eduardo.
No entanto, convém consultar um advogado.
Conta conjunta com meu marido , com quem era casada com separação de bens.Ele morreu e deixou um filho.Uma
Metade é minha e a outra metade divido com o herdeiro?- Aida
A conta conjunta, no geral, fica como propriedade do outro titular.
mas convém consultar um advogado, Aida.
Bom dia minha sogra faleceu a poucos dias e uma tia da minha esposa esta de posse do cartão e da senha da minha sogra, como consigo bloquear essa conta ??
Bruno, procure o banco com a certidão de óbito que poderão cancelar as movimentações e/ou um advogado que poderá lhe orientar.
A conta deverá entrar no inventário e, qualquer saque após o falecimento pode ser ilegal.
Ola boa tarde!
Minha mãe faleceu e tinha conta conjunta com meu pai. Hoje meu pai faz retiradas e compras, Quero saber se os filhos tem direito a esse valor ou seja a metade que seria parte da minha mãe…temos direitos de herança nesse dinheiro?
O entendimento é que, se a conta é conjunta, o bem sendo comum, então pertence ao conjunge.
ola meu avo morreu e deixou saldo em conta bamcaria e oque devo fazer para consultar a conta bancaria dele
Juvenal, é preciso fazer um inventário nestes casos.
meu pai, faleceu no ano passado e há um saldo em aberto, em sua conta corrente. posso depositar os valores mensalmente pra quitar os débitos? era correntista do BB.
Antonio, procure um advogado que poderá orientar no processo.
Até onde sei, os herdeiros não precisam quitar débitos dos falecidos. Cobre-se os débitos até o limite do patrimônio, mas posso estar enganado.
Meu marido faleceu e tem conta conjunta comigo e tem filhos de outro casamento, posso retirar o dinheiro da conta sem ter que colocar no inventário?
Normalmente a justiça entende que contas conjuntas o outro titular pode movimentar independente de inventário, pois também é dono.
Em todo caso, recomendo procurar um advogado para ter certeza pois pode haver algo mais em seu caso.
ola meu oai ja e falecido a 26 anos eu como unico filho posso averigua se a alguma coisa pra receber
Olá, Julio! Tudo bem?
É preciso procurar uma agência bancária para saber quais são os documentos legalmente aceitos para a liberação do saldo da conta. Depois disso, talvez seja preciso contratar advogado para realizar os procedimentos cabíveis judicialmente.
Boa noite meu pai faleceu e tinha conta conjunta com minha mãe nesse caso ela pode mexer mesmo tendo herdeiros transferir para outra conta . Obrigada
Sim, Rosimary, pois a conta também é de titularidade dela.
Meu pai morreu e somos entre 7 irmãos sendo eu filho homem único,uma três de minhas irmãs retiram todo o dinheiro dele da conta bancária,sem procuração nem judicial,quais as consequências e o que posso fazer para que eu e minhas outras irmãs tenham seus direitos?
Olá, Fabricio. Você precisa entrar em contato com um advogado, ele deve te orientar melhor sobre seus direitos.
Um idoso faleceu e deixou um saldo de 180.000 no banco os irmãos n acharam o cartão e desconfia q essa conta foi mexida e o dinheiro retirado porem depois da morte desse idoso e possível uma pessoa retirar um dinheiro na conta de outra pessoa sem o consentimento dos filhos desse idoso
Possível é, mas não é legal. É preciso averiguar o que aconteceu, quem movimentou etc.
Flávio como podemos saber quem movimentou a conta? O Bacen pode dar essa informação aos herdeiros?
Acredito que só com ordem judicial, Maria.
Meu pai tem conta no Bradesco mas faleceu como eu posso obite informações de saúdo
Nome dele e Paulo sauza de carvalho só filho mas velho Paulo Junior Araujo de carvalho
Olá! Tudo bem?
Nesse caso, é necessário procurar uma agência bancária para saber quais são os documentos legalmente aceitos para a liberação do saldo da conta. Depois disso, talvez seja preciso contratar advogado para realizar os procedimentos cabíveis judicialmente.
olá estou com uma dúvida sobre um caso específico.
Um Padre pertencente a uma congregação religiosa faleceu e não deixou bens para inventariar e nem herdeiros, porem deixou uma quantia em um banco. Como a congregação faz para sacar essa quantia?
Érico, só mesmo um advogado para resolver o caso.
Particularmente, não acredito que a congregação tenha direito se não houver um testamento ou coisa do tipo.
um cidadão de 85 anos que não tem parentes, faleceu e deixou saldo na conta bancária. Ele viveu os últimos 15 anos com uma família. Tem como esta família entrar com um advogado para resgatar o saldo da conta?
Erwina. Infelizmente não posso te ajudar, só um advogado especializado neste casos poderá oferecer uma orientação corretamente.
Todo e qualquer valor que o falecido deixou pertence aos seus familiares, sejam eles filhos, esposa, netos, irmãos, todos e qualquer familiar que esteja na linha sucessória.
só os herdeiros dele podem movimentar a conta por meio de Alvará judicial.
infelizmente este valor ficará para o Estado. trata-se de herança vacante – sem herdeiros.
Herdeira de falecido, por ter marido empresário, achou por bem solicitar ao bco que transferisse o saldo bancário do falecido para a conta corrente da empresa do marido. O pior o banco acatou o pedido e fez a transferência.
Pegunto quais as conseguencias ?
Gerson, nesse caso é preciso contactar um advogado que tenha um maior conhecimento da lei.
Se a conta era individual, certamente há um erro de ambas as partes envolvidas, mas dizer quais as consequências, infelizmente, não poderei lhe ajudar.
A informação de que o beneficiário solidário pode movimentar a conta conjunta totalmente sem prestar contas desses valores (a parte legítima) aos demais herdeiros é inverídica à luz do direito das sucessões.