Cartões de Crédito

Como Ter um Cartão de Crédito Sem Comprovar Renda no Banco?

Flávio Mariano
Flávio Mariano
Como Ter um Cartão de Crédito Sem Comprovar Renda no Banco?

Pessoas que não têm renda mensal comprovada também podem fazer um cartão de crédito. Conheça as principais opções disponíveis no mercado para esse público.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

A maior parte dos bancos exige a apresentação de um comprovante de renda para a aquisição de cartões de crédito. Por isso, pessoas que estão iniciando a vida financeira ou que não possuem um trabalho formal podem ter dificuldades para ter acesso à forma de pagamento.

Para que serve a comprovação de renda?

Os comprovantes de renda são usados pelas instituições financeiras como parte da análise de crédito. O objetivo é verificar se aquele consumidor poderá arcar de fato com o limite de crédito que está contratando. Se alguém tem uma renda mensal de R$1 mil, por exemplo, não faz sentido que ela tenha limite superior a esse valor, pois o uso total do valor disponível implicará no não pagamento da dívida.

Continua após a publicidade

Assim, o limite de crédito é normalmente calculado com base na renda mensal apresentada. Quanto maior for a renda, maiores são as chances de conseguir um limite alto para o cartão. Mas essa regra nem sempre vale. Além da comprovação de renda, os bancos também verificam outras condições financeiras do consumidor, bem como realiza consultas aos cadastros negativos (SPC, Serasa e etc).

Importante: o Banco Central não impede que as instituições financeiras ofereçam cartões a pessoas sem comprovação de renda. As regras são definidas pelas empresas, seguindo as orientações do Bacen.

Continua após a publicidade

É possível ter um cartão sem comprovar renda?

Sim. Mesmo que a maioria dos bancos exija algum tipo de comprovação de renda, alguns produtos podem ser contratados de forma alternativa. Para cada perfil de consumidor, é possível encontrar pelo menos um tipo de cartão adequado sem necessidade de comprovar renda.

Quem é correntista de alguma banco mas não tem como comprovar renda mensal pode usar o relacionamento com a instituição como argumento para ter acesso ao cartão. Nesse caso, a própria movimentação na conta, como depósitos, pagamentos e saques servirão de base para a análise de crédito. o ideal é conversar com o gerente e explicar os motivos da não comprovação de renda.

Para os profissionais autônomos, os extratos bancários com as movimentações dos últimos meses podem ser usados como comprovante de renda. Também aqui é preciso que o gerente da instituição concorde com a solicitação do cartão nesses termos. O mais comum é que cartões de crédito mais simples, como o Nacional ou o Internacional sejam mais facilmente conseguidos por clientes sem comprovante oficial de renda.

Cartões de crédito sem comprovação de renda

Para facilitar a vida de nossos leitores interessados em adquirir um cartão, separamos informações sobre os principais cartões disponíveis no mercado que não exigem comprovante de renda na proposta. Analise as diferentes opções e veja qual delas atende melhor às suas necessidades.

Continua após a publicidade

O IbiCard Fácil está disponível para clientes sem renda comprovada
O IbiCard Fácil está disponível para clientes sem renda comprovada

Cartões sem conta em banco

O que muita gente esquece é que existem cartões de crédito que não levam bandeiras de bancos. Talvez o maior exemplo destes cartões “independentes” seja o Nubank, um cartão de crédito criado por startup brasileira e que tem como mote a ideia de levar um cartão livre de tarifas e anuidades além de total interatividade e controle de seus gastos através de um aplicativo próprio da empresa.

O Nubank oferece os benefícios de um cartão Platinum, porém sem cobrar por isso. Vale a pena conferir.

Aplicativo Nubank
O Cartão de Crédito Nubank além de isenção de anuidade, oferece controle total de seus gastos por um aplicativo exclusivo

Cartão Vinculado à Poupança

Outra opção para quem não tem comprovante de renda mensal são os cartões vinculados a uma conta poupança. Para fazer o cartão, o consumidor precisa escolher uma instituição que oferece esse tipo de produto e abrir a poupança. A liberação do crédito normalmente depende de um depósito inicial, que será usado para calcular o limite do cartão.

O principal exemplo disponível no mercado é o IbiCard Fácil, que pode ser solicitado sem comprovação de renda, nem consulta ao SPC ou Serasa. Com o cartão o cliente pode fazer compras parceladas em até 10 vezes. Além disso, é possível estender os benefícios para até dois cartões adicionais. Para adquirir o cartão é necessário fazer um depósito CDB com valor mínimo de R$100.

Continua após a publicidade

Além de não solicitar comprovante de renda, o Cartão Petrobras é livre de anuidade
Além de não solicitar comprovante de renda, o Cartão Petrobras é livre de anuidade

Cartões de Loja

Os cartões do tipo private label costumam oferecer condições especiais para aquisição como forma de atrair novos clientes. Por isso, os chamados cartões de loja podem ser uma ótima opção para quem não tem renda comprovada.

Dois ótimos produtos disponíveis no mercado são:

  • Cartão Petrobras
  • Cartão Saraiva

Ambos são totalmente isentos de anuidade e podem ser contratados sem comprovação de renda. O Banco do Brasil, responsável pela emissão, faz uma análise de crédito a partir do CPF do solicitante para definir se o cliente pode ou não ter acesso ao cartão e definir o limite de crédito do cartão. Outra vantagem dos dois cartões é que eles participam de programas de recompensas que podem dar descontos no valor da fatura.

O Ourocard Universitário é uma opção de cartão para estudantes sem comprovação de renda
O Ourocard Universitário é uma opção de cartão para estudantes sem comprovação de renda

Cartões Universitários

Os cartões de crédito voltados par ao público universitário não exigem comprovação de renda, justamente por que os bancos reconhecem que os estudantes estão ingressando na vida financeira. A solicitação desse tipo de cartão geralmente está vinculada à contratação de uma conta universitária.

O limite de crédito pode ser mais baixo e aumentar conforme o universitário passe a movimentar sua conta com recebimento de mesada, remuneração por estágio ou bolsa de pesquisa. No momento da adesão, é necessário apresentar somente o comprovante de matrícula em uma instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC e documentos pessoais.

Continua após a publicidade

Veja algumas opções de cartão de crédito para universitários disponíveis:

  • Itaucard Universitário Visa
  • Itaucard Universitário Mastercard
  • Caixa Universitário Mastercard Internacional
  • Caixa Universitário Visa Internacional
  • Caixa Universitário Mastercard Nacional
  • Bradesco Visa Universitário Internacional
  • Bradesco Visa Universitário Nacional
  • Ourocard Universitário
  • Meu Credicard Mastercard
  • Santander Fit

Como você pode notar, alguns desses cartões são aceitos internacionalmente, mesmo sem a comprovação de renda.

Os cartões pre-pagos são mais uma opção para quem não tem renda mensal
Os cartões pre-pagos são mais uma opção para quem não tem renda mensal

Cartões Pré-Pagos

Os cartões pré-pagos não funcionam exatamente como um cartão de crédito, mas podem facilitar bastante a vida de quem não tem comprovante de renda nem conta bancária. O grande diferencial desses produtos é que o solicitante pode adquiri-lo sem nenhuma burocracia. Por isso, quem está com o nome sujo também pode encontrar no cartão pré-pago a melhor alternativa de pagamento.

O funcionamento do cartão é semelhante ao de um celular pré-pago. O cliente insere uma quantidade pré-definida de créditos que poderão ser usados em pagamentos e compras. As emissoras cobram algumas tarifas pelos serviços utilizados (recargas, saques, transferências e etc.). Para manter o controle financeiro, é preciso estar de olho nessas cobranças e comparar os cartões disponíveis.

Veja algumas opções:

  • Cartão Ipiranga Fácil
  • PAG Avista Mastercard
  • Cartão Carrefour Pré-Pago
  • Cartão Ourocard Bompratodos Pré-Pago

Os cartões pré-pagos também podem ser adquiridos em moeda internacional, sendo uma boa opção de pagamento em viagens internacionais.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    84 resposta em “Como Ter um Cartão de Crédito Sem Comprovar Renda no Banco?

    1. olá, gostaria de saber como adquirir um cartão de crédito, não tenho renda fixa, sou diarista

      1. Tatiane, você pode solicitar, mas a instituição irá fazer uma análise de crédito segundo vários critérios.
        Não podemos assegurar que vá conseguir, mas não há mal nenhum em fazer uma solicitação.

            1. Olá Karina, você poderia me indicar? Pois precisava mt se um cartão, fiz a solicitação e eles pedem 3 meses p avaliar. Pedi aquele q não precisa comprovar renda, pq sou vendedora. Se puder fico mt grata. Bjo

            2. Oi Karina vc poderia me indicar trabalho com vendas e preciso muito de um cartão.
              Desde já sou grata!

        1. Olá gente, tudo bem?
          Estou tentando conseguir um cartão Nubank mais preciso de um convite, será que algum de vocês poderia me enviar? Desde já, obrigado!

      1. Valdilene, o primeiro passo é contactar a empresa que deseja obter o cartão de crédito. No geral, pedirão cópia de seus documentos pessoais, comprovante de endereço e comprovante de renda.
        Após análise, entrarão em contato para comunicar a concessão ou não do cartão de crédito.

      1. realmente esse cartão nubank é bom meu amigo utiliza o e diz ser bom más não gostei muito do atendimento e o prazo de resposta e muito longo , tem que esperar em uma fila para ser atendido se não aprovarem em uma semana somente em 3 meses ai fica muito difícil , fiquei muito chateado se não deseja meu cadastro que enviasse uma resposta negativa antes e não me fazer esperar tanto tempo .

        1. Realmente, Derek, há um prazo para aceitação ou não do cartão.
          Isso acontece porque a empresa ainda é pequena e não se apoia em grandes estruturas bancárias para concessão de cartões. Isso limita um pouco.

        2. O critério de avaliação deles é muito deficiente ainda, eu consegui de uma hora para outra, isso a quase um ano atrás, mas de uns tempos pra cá, enviei vários convites, mas somente 2 amigos conseguiram aprovar, mesmo os outros tendo nome limpo e tudo mais. Mas quando você é cliente você percebe a diferença. O atendimento é excelente, os emails são respondidos rapidamente, sempre que ligo pra lá, sou bem tratado e me respondem tudo que eu pergunto com seriedade e responsabilidade. Muito diferente do itau, banco vinculado ao credicard, cartão que eu utilizava antes, ao qual vários atendentes já me deram respostas erradas. Quando vi o poder do nubank, cancelei o credicard na hora.

    2. Continua após a publicidade

    3. Bom Dia! Meu nome e Helenita sou diarista e gostaria de ter um cartão de credito, alguns banco não aceita por que eu não tenho comprovante! Oque eu faço pra ter um cartão vcs podem me ajudar, me explique como eu consigo um cartão .

      1. Helenita, sugiro que leia o artigo novamente pois ele oferece algumas alternativas de cartões de crédito que não exigem comprovação de renda.

    4. Os cartões pre pagos, podem realizar compras na internet, sites, etc que exigem cartão de créditos e não aceitam na função débito?

      1. Sim, mas existem débitos pré pagos e créditos pré pagos.
        Atente também se a bandeira do cartão é aceita nos estabelecimentos.

        1. Oi Flávio fui indicada no nubank mais pediram pra mim aguarda 3 meses.porque tenho nome limpo e possuo dois cartões de crédito será que é isso

    5. Continua após a publicidade

    6. Nubank péssimo atendimento…o cartão tava pronto pra ser liberado e do jada eles cancelaram e sem dar nenhum motivo…aliás meu nome está limpo a mais de 10 anos tenho cartão até das Pernambucanas e eles não liberaram o meu…só lamento…kkk…

    7. Ola!
      Sou pintor e eletricista ganho na faixa de 2800 por mês, sera que eu consigo fazer um cartão pra mim?
      já tentei uma vez pela internet mas não conseguir pois pedia comprovante de renda.
      Se alguém souber de algum lugar por favor me avise fico muito grato.
      valeu!

      1. É difícil dizer onde conseguirá um cartão, Cassio, pois depende da avaliação das empresas.
        Recomendamos tentar algumas das opções apresentadas no artigo.

    8. Olá, boa noite,

      Gostaria de solicitar o cartão saraiva mais não possuo renda, sou estudante.
      Na aba dados financeiros, tem admitido em e valor, eu botaria o que?

      Obrigado,
      Atenciosamente.

      1. Deixe em branco, Pedro.
        Mas pode ser que seu cadastro não seja aceito, o que significa que não poderá ter o cartão.

    9. Continua após a publicidade

    10. Eu tentei vários cartões, mas não consegui por causa da renda mínima. Gostaria de um cartão internacional. Pesquisei na Ibi, recebo mais do que a renda mínima que eles pedem, mas não no contra cheque, a diferença no contra cheque é de R$5,00… Será que consigo mesmo assim?

      1. Impossível dizer, Ester.
        Cada empresa tem seus critérios de análise e a renda mínima é apenas um deles.
        De qualquer forma, não lhe custará nada tentar.

    11. Sou autonoma,nao tenho conta em nenhum banco,nao tenho como comprovar renda,nao tenho restricao no meu nome,posso conseguir um cartao de credito Nubank?

    12. Continua após a publicidade

    13. Ola tenho 18 anos e queria fazer um Cartão de Crédito, porém trabalho todo final de Semana no Buffet infantil sem Registro è possível fazer um Cartão de crédito? Obrigado

      1. Ianca, no geral, você teria de comprovar renda de alguma forma. Na matéria há algumas sugestões, tente começar por elas.

    14. Continua após a publicidade

    15. sou correntista bradesco e me enviaram 2 cartões de créditos, o bradesco seguros e o bradesco internacional, não pediram comprovante de renda apenas me enviaram. Vou desbloquear o internacional, mas não sei como funciona direito o limite desse cartão. Poderia me dar alguma informação sobre, ou aconselha eu ir em uma agência bradesco?

    16. Meu nome é eliene tentei fazer um cartao de credito nubank e ele nao aprovarao como faço para eles aprovar meu cartao

    17. Olá, na matéria o Cartão Acesso, não é citado…
      Ele é como o PAG Avista Mastercard, Cartões Carrefour Pré-Pago, etc.?

      1. amigo eu fiz o nubank e de cara fui aprovado em 800 reais, após 2 meses de uso eu pedi uma analize pelo app e em menos de 1 minuto ele aprovaram um aumento de limite para 1200 reais… não tenho carteira assinada e algumas lojas ja tinham me negado cartões pelo fato que fui pra o spc e serasa em 2008 e nunca paguei as dividas… mesmo assim a nubank liberou o cartão e eu to muito feliz…

    18. Ola, tem como abrir uma conta poupança sem comprovante de renda, (ex meu pai iria depositar um valor x) e ainda assim ter um cartão de credito? se tiver, de um exemplo de banco, por favor.

      1. Cartões de crédito independem de conta.
        Você não precisa ter conta para ter um cartão e ter poupança não garante crédito.

          1. Nós não temos nenhuma ligação com as empresas, apenas somos um blog de informação.
            Você precisa contactar diretamente a ibi ou qualquer outra operadora de cartões por si própria.

    19. Ola sou Daniela eu fiz pedido do nubank e ate agora nao me deram resposta alguma se aprovou ou nao como faco pra saber vc tem alguma ideia

    20. ola,sou vando.tenho 18 anos.quero muito conseguir um cartao de credito.mas sempre que tento nao dar certo.nao sei o motivo; porque tenho cartoes de lojas,tambem em banco,caixa economica.conta correte,mais nao libera a aprovaçao.

    21. Gente, mastercard zero! Sem burocracia nenhuma. Preenche a ficha no site e aguardar. N precisa comprovar renda meu score estava 328 e foi aprovado. Anuidade ZERO.

    22. frustante tenho um comercio mercado loja e padaria e não consigo porque so usava meu cnpj não sabia que não adiantava pra nada fico triste pois tenho minhas contas em boletos em dia não tenho como comprovar renda

    23. Não consegui o nubank,mesmo precisando e não precisando de comprovar renda e não tenho ninguém parae indicar ….

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *