Máquinas de Cartão, Outros

Como Fazer o Estorno de Débito?

Flávio Mariano
Flávio Mariano
Como Fazer o Estorno de Débito?

Teve um valor indevido debitado de sua conta corrente através de compra com o cartão de débito? Saiba como solicitar o estorno do dinheiro e quais são os prazos para a devolução.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Fazer compras usando o cartão de débito é uma prática cada vez mais comum entre os consumidores. É mais prático e muito mais seguro, pois evita que você saia de casa com dinheiro na bolsa ou na carteira.

Algumas pessoas ainda têm receio de usar o cartão de débito com medo de ser cobrado pela transação. Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo! A compra na função débito não tem nenhum tipo de cobrança. Pagando pelas suas compras usando o cartão, só será debitado da sua conta o valor total da compra, nenhuma taxa a mais.

Continua após a publicidade

Esse receio acontece porque algumas pessoas ainda confundem o cartão de débito com o cartão de crédito. Na compra com débito em conta, o valor é descontado automaticamente da sua conta, e não tem fatura, nem juros, nem parcelamento. É como se você tivesse retirado o dinheiro no caixa eletrônico e fizesse o pagamento à vista.

Já com o cartão de crédito é diferente, pois a sua compra só será cobrada na próxima fatura e ainda pode ser parcelada, dependendo das condições da sua bandeira e do estabelecimento onde efetuou a compra. Nesse caso, a compra é paga através de uma fatura do cartão de crédito.

Mas apesar da compra com débito em conta ser muito prática e segura, pode ocorrer algum problema. Se o valor digitado na máquina estiver errado, e o cliente confirmar a conta sem reparar no erro, será debitado o valor informado à máquina. E não são raros os casos de pessoas que cometem esse tipo de erro. É mais comum do que podemos imaginar, pois as pessoas nem sempre estão tão atentas ao que estão fazendo e podem se distrair facilmente com outras coisas.

Aí vem a dúvida: o que fazer se for debitado um valor maior da minha conta?

Saiba como fazer um estorno de débito em conta

Estorno de Débito em Conta

Quando ocorre esse tipo de erro, é necessário pedir um estorno. Estornar significa restituir o valor debitado indevidamente, e esse recurso é utilizado justamente para corrigir esses tipos de erros.

Ao verificar que foi debitado um valor indevido, o cliente deve avisar ao lojista imediatamente. Na própria máquina é possível solicitar o estorno, passando o cartão do cliente novamente. Feito o estorno, o lojista irá entregar um comprovante, que deve ser bem guardado, pois é a garantia de que o procedimento de devolução do dinheiro foi realizado.

O valor não volta para a conta imediatamente, é preciso aguardar um prazo para isso, que pode ser de no máximo 30 dias. Por isso, o melhor é ficar sempre atento e conferir o valor digitado antes de digitar a senha e confirmar a venda.

O estabelecimento não pode se negar a fazer o estorno, já que no caso de erro, isso é um direito do consumidor, mas caso a loja não consiga realizar o estorno diretamente na máquina, é preciso que o cliente procure o seu banco para solicitar o procedimento.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

116 resposta em “Como Fazer o Estorno de Débito?

  1. Quando o lojista diz que falhou o procedimento e vc passa novamente o cartão e senha, o débito feito em duplicidade cancela o primeiro na ausência de emissão do comprovante?

  2. fiz uma compra com cartão de débito no estabelecimento comercial, me arrependi da compra, não posso devolver o produto e receber o estorno do valor debitado?

    1. Tenho uma conta salario, fiz uma compra pela Internet so que a loja me mandou e-mail dizendo que não deu certo por problemas na divulgação do produto é vai fazer estorno do valor pago mais tem como fazer por esse tipo de conta?

  3. Uma cliente pegou a maquina sem eu ver e debitou o valor que eu tinha cobrado.
    Ha algo que posso fazer para conseguir o valor ?

  4. Continua após a publicidade

  5. No meu caso ao passar o cartão o sistema estava sem comunicação. Mas depois chegando em casa vi que foi debitado da minha conta. Voltei lá e ele me mostrou que a compra não foi confirmada no sistema da loja. Eu liguei no meu banco e abriram um protocolo e estou aguardando a 3 dias o meu reembolso…e agora?

  6. Passei o cartão de débito e não foi gerada o comprovante! O comerciante passou em outra máquina de outra operadora !
    Enfim vieram dois débitos em minha conta!
    Ao reclamar com o logista ele alega que não consta a venda no fechamento de sua máquina o que fazer?

  7. Continua após a publicidade

  8. O comerciante tentou passar meu cartão em uma máquina e estava sem sinal,então passou em outra máquina, ao chegar em casa vi que foi debitado duas vezes. Oque devo fazer???

  9. Bandeira Elo – até 7 dias uteis para estorno… em caso de compras com duplicidade ou com erro no Sistema.

  10. Comprei o produto é o mesmo não chegou fui a loja e disseram que tinham perdido o produto o que devo fazer posso pedir estorno

  11. Continua após a publicidade

  12. Fiz uma compra em um estabelecimento, porém na hora de usar o cartão a máquina deu erro e foi passado várias vezes e nao consta na lista de compras na máquina. Ela não resistiu.
    Só que foi debitado o valor na minha poupança, pois a mesma consta no extrato.
    Recorri no estabelecimento pois eu havia pago em dinheiro, já q a máquina estava dando erro.
    No extrato constava estorno no valor da mesma compra, porém em seguida havia o valor já debitado.
    No outro dia qndo tirei um novo extrato, havia sumido os valores tanto do estorno quanto do débito. Mas o valor total que havia na poupança não mudou.
    Oq isso significa?

    1. Sua explicação não foi muito clara.
      No geral, com estas “transações suspeitas”, o banco cancela o débito e estorna os valores.
      Observe se você foi cobrado indevidamente.

  13. Fiz uma compra delivery quando o entregador passou o meu cartão ao invez de 59,50 ele passou 595,07 no momento ele disse que não havia saído comprovante por um problema na máquina porém assim que chegou no estabelecimento a proprietária me informou do valor que havia debitado. O estabelecimento disse que fez o estorno porém não precisou passar meu cartão. Como faço para saber o período que levara para esse dinheiro voltar para minha conta?

  14. Tive três débitos na minha conta como débito autorizado, que desconheço, o banco me devolve o dinheiro ou tenho que entrar na justiça?

    1. Se o banco entender que não foi feito por você, pode devolver o valor. Se não, pode procurar um órgão de defesa ao consumidor.

  15. Continua após a publicidade

  16. Fiz uma compra em um estabelecimento…
    Porem na hora de passar o cartão o sinal da maquina estava lento e por duas vezes o valor a ser cobrado pela compra passei o cartão sem sucesso na terceira tentativa deu transação não autorizada… Fui no banco ao tirar o extrato vi que o valor foi debitado da minha conta duas vezes…oque devo fazer ??

  17. Olá, fiz uma compra em um estabelecimento via cartão débito porém, passei o cartão 3 vezes com senha, mas, não saiu comprovante na máquina mas, foi debitado na minha conta. Aguardei 5 dias para vê se estornava, mas, não houve estorno. Como devo proceder ?

  18. No meu caso fiz um pagamento de luz no débito pelo o aplicativo bradesco só q a transação n foi carregada então tinha cancelado
    Mas hoje vi que foi efetuado o pagamento, sendo q já tinha feito o pagamento na lotérica então paguei a conta duas vezes
    E quero meu valor devolvido automaticamente

  19. Continua após a publicidade

  20. Puxei meu estrato hoje é la consta um estorno de crédito, descontaram dinheiro da minha conta, o banco pode fazer isso? Eu não entendi porque fizeram um estorno de crédito, poderia me explicar a respeito? Por que eu achava que quando havia um estorno o banco deveria devolver o dinheiro e não descontar da minha conta

  21. Fiz uma compra no cartão de debito no valor de R $ 2.000 ,quando eu retirei o extrato no dia seguinte o valor de 2.000 teria sido descontado ,porém alguns dias depois na mesma semana quando retirei novamente o extrato estava mostrando que a compra deu EST CP ELO no valor de 2.000 ,mas depois de 80 dias assim q depositei 500.00 reais em minha conta o dinheiro desapareceu e quando eu tiro o extrato mostra q tenho dinheiro mas quando vou sacar da saldo não disponível,segundo informações da agência está indicando que fiz uma compra no valor de 2.000 reais em uma data q não corresponde e não marca o local que eu fiz a compra,quais são os meus direitos

  22. O banco descontou duas vezes um debito de uma loja uma em janeiro e agora em junho cobraram de novo o mesmo valor com a data do outro debito o que fazer

  23. Fiz o estorno de uma compra no shoptime, a compra foi feita via boleto, na hora que fui colocar os dados da conta, coloquei os dados da conta do meu irmão, então foi normal. Você sabe me dizer se realmente vai cair na conta dele ou vou ser preciso criar uma conta em algum banco?

  24. Baa noite !
    Fiz um contrato com uma clínica odontológica,pagamento no débito,menos de 4 dias depois percebi que os valores eram abusivos,entrei em contato,houve o cancelamento,a cobrança dos meus gastos e ficaram de estornar a quantia restante,sem descontos,mas descontaram uma porcentagem que considero indevida,dizendo que é uma taxa cobrada pela operadora do cartão,existe essa possibilidade ? E o que devo fazer ?

  25. Comprei um carro e não conclui a compra , débito somente metade do valor total, me arrependi e devolvo o carro ainda posso reaver meu dinheiro, após passados três dias corridos?

  26. Fiz um pagamento de 45o reais mas o valor era 50 como posso estornar no banco pois o estábelecimento está fechado e do abre aos fins de semana

  27. Fui em um estabelecimento fazer comprar e paguei com cartão de débito , na hora de passar o cartão a moça que trabalha no local me informou que estava sem sistema , msm assim passou meu cartão em 2 máquinas diferentes varias vezes e eu coloquei a senha em todas as vezes , na minha conta já constou na hora que o valor da compra tinha sido debitado da minha conta , mais para o estabelecimento não , depois ela passou novamente o cartão e deu certo , porém na primeira vez ela passou um valor e na segunda passou outro valor pois paguei uma parte me dinheiro , será que o meu banco vai fazer o estorno msm assim por serem valores diferentes ? No meu estrato do banco consta que meu cartão foi passado duas vezes no estabelecimento !

    1. Normalmente, o banco reconhece esta duplicidade e cancela a venda automaticamente, mas se não for o caso, conteste junto ao estabelecimento ou ao banco.

  28. Ganhei um presente e não estou conseguindo trocar por não ter a numeração, já esta dando os 30 dias de troca e até agora não chega remessa nova na loja (toda semana nesse período estou entrando em contato com a loja pq os vendedores disseram que iria chegar remessa nova). A pessoa que me deu o presente passou no débito. Tem como ela ter o reembolso para que eu possa comprar em outra loja?

    1. É preciso seguir a política de troca da loja. Não acredito que irão lhe dar o reembolso.
      Combine algo com a loja para que estenda o prazo ou utilize como crédito em outro produto que esteja disponível.

  29. Uma ajuda.
    Efetuei uma compra em débito, a atendente passou duas vezes o meu cartão. Imediatamente eu apresentei a ela que foi realizado dois débitos. A mesmo me informou que no peoximo dia útil seria realizado o estorno e não me deu comprovante de estorno. No dia útil seguinte solicitei a loja o estorno e o comprovante e depois de alguns dias e insistência me disseram que era um prolema no banco, porém ao consultar meu banco não houve falha sistêmica nem nada. O fato é que não tive estorno nenhum até o momento.

  30. No dia 03/09/18 minha mãe idosa recebeu um suposto técnico dos filtros Europa quer cobrou $60,00 por uma suposta limpeza . Minha mãe relatou que o “técnico ” passou o cartão na máquina pra efetuar o pagamento. Mas que estava sem sinal é minha mãe acabou pagando o técnico em dinheiro. E hj fui ao banco tirar um extrato e pasmem o valor do débito foi de $1500 reais e assim que percebi entrei em contato com o Santander para bloquear o cartão e falar da fraude que por sua vez afirmou que não terá ressarcimento pois foi digitado a senha é q o cartão é de chip. O q devo fazer ? Minha mãe é idosa inocente ñ viu maldade e além do mais o dinheiro é dela se a transação for cancelada quem tem q vir atrás saber o motivo é essa empresa q aparece no extrato do Santander se identificando como Atacado S.A. Acho um absurdo pq o dinheiro é dela ninguém sabe dizer como contatar esse Atacado S.A. então se fizer o B.O. o Santander ainda pode se negar a restituir o valor?

    1. Esse não é caso de procurar o Santander mesmo, ele não pode simplesmente estornar uma transação autorizada. É caso de acionar a empresa que enviou o técnico, não tendo nenhuma resposta positiva, fazer um boletim de ocorrência e entrar na justiça.

  31. Ganhei um cartão presente com um valor comprei um produto errado pela internet e foi debitado do valor , mas cancelei no mesmo dia . Liguei pra loja e o cancelamento foi feito me deram um pazo de 30 dias . Então fico inseguro por ser um cartão presente , quero saber se pode ser devolvido

    1. É preciso ver a política da operadora do cartão, mas não deve ter problemas. A única questão é que costuma levar tempo.

  32. Flávio, poderia me ajudar?
    Realizei uma compra, passei o valor de R$1.000,00 no meu cartão de debito (conta poupança-Bradesco).
    Mudei de ideia e fiz a devolução do produto.
    O vendedor disse que devolverá meu dinheiro mas, haverá um desconto da taxa do cartão.
    Isso está correto perante a lei? Se sim, como faço para saber o valor devido que deverá ser descontado?

  33. Ola flavio vc poderia me ajudar..
    Ia fazer uma compra em um estabelecimento , passei meu cartao de débito, so q nao completava a compra no sistema da loja,tentei umas 5x e nada ,desistir ,mas qndo fui olhar meu extrato estava la descontado o valor das 5 tentativas, sendo q eu n comprei,fui la reclama a moça me disse q eles ia retorna automaticamente o dinheiro devolta em 48h ,pois a compra n tinha sido concluida no sistema da loja,mas n confio muito ,sera q vai volta esse dinheiro mesmo ????

    1. É difícil dizer, mas este tipo de transação, o próprio cartão cancela também, pois 5x a mesma compra é algo suspeito.
      Acompanhe seu extrato e, não havendo estorno, procure a loja ou o banco.

    1. Se lojista não pôde fazer este estorno, ligue para a operadora de cartões, cujo número está em seu cartão.

    2. Fiz uma compra no cartão débito , uns 10 dias depois tive que solicitar o estorno , a loja fez via telefone e me apresentou uma carta onde constava cancelamento ! Já se passou mais de 1 mês e até hoje não caiu !

  34. Fiz uma compra pela internet, pagando com débito, mas está muito atrasada. Posso desistir da compra e pedir estorno?
    Grata!

  35. Caí no golpe das panelas e paguei com débito no cartão. Liguei para a central do cartão do banco e bloquiei o cartão imediatamente com medo que o mesmo fosse clonado. Como que eu faço para cancelar esse débito e estornar o valor da minha conta?

  36. Fiz um compra no valor de 1.500 reais, no débito porém o produto que foi vendido para mim, quando cheguei em casa que fui averiguar era falso.
    O que faço para ter o extorno do dinheiro o algo do tipo?

  37. Olá Flávio como vai?
    Preciso de orientação.
    Fui pagar minha conta de energia na lotérica com cartão poupança Caixa, ocorre que o valor digitado foi errado, consequentemente não houve o pagamento e pedi o estorno do valor pra conta, isto foi em 21/02, e até agora 25/02 o dinheiro não entrou .
    Preciso saber quanto tempo é o estorno pra conta, uma vez que foi realizado por lotérica.

    Grata e aguardo.
    Dayene Oliveira

    1. Desculpe, mas não sei o prazo de estorno dos procedimentos em lotéricas. Sei apenas que só conseguem fazer o estorno se pedido no mesmo dia.
      Como teve o fim de semana, pode levar um pouco mais de tempo. Monitore sua conta.

  38. Bom dia!
    Peguei esses uber que fica parado nos estabelecimentos (sem ser pelo aplicativo) e a corrida ficou no valor de R$55,00, porém, quando ele passou meu cartão no débito e depois de eu ter digitado a senha ele me disse que a máquina estava sem sinal, depois ele colocou o valor de R$55,01 e disse que havia dado certo, porém quando fui verificar os dois valores havia saído da minha conta. O que posso fazer a respeito?

    1. Solicitar o estorno junto à operadora de cartão já que não deve ter como encontrar o indivíduo. Há muitos indícios de má fé.

  39. Oi fiz uma compra nas casas bahia mais desisti agora e foi pelo cartão de debito da poupança posso cancelar ?

    1. Não é só cancelar assim.
      Já entrou em contato com a loja? Há vício ou defeito no produto? Não cumpriram algum combinado?

  40. Boa noite, realizei uma compra no supermercado hoje e o sistema de cartões da caixa economica estava com problemas. Passei o cartão na maquina duas vezes, a primeira deu falha e foi solicitado que a operação fosse feita novamente. No sistema do supermercado a primeira operação foi negada, a segunda aceita, porém no meu extrato e saldo o valor foi cobrado duas vezes. O que devo fazer nessa situação?
    Obrigada.

  41. Fiz uma compra no cartão de débito numa loja física porém a loja me informou que a compra foi cancelada automaticamente pelo sistema da loja sendo que olhei no meu aplicativo e já constava o desconto da compra na minha conta da poupança da Caixa… a gerente me informou que o valor seria estornado automaticamente pq na loja a compra foi cancelada… essa informação procede? A compra foi feita num final de semana e a gerente me informou que o prazo pro estorno seria de 72hrs

  42. Olá fiz uma venda no debito de 800 reais no momento da venda ela deu como autorizada. Depois no relatório q o banco me passou consta como nao autorizada por falta de saldo. Isso acontece com alguma frequência? E o que devo fazer?

  43. Fiz uma compra e paguei no débito, contudo o produto não foi entregue nem o serviço feito, como devo proceder? Consigo fazer o estorno deste valor?
    Marília Guedes

    1. Você não pode simplesmente pedir o estorno, é preciso entrar com uma ação em juizado cível ou solicitar intermediação do Procon.

  44. Coloquei 40 reais de gasolina o frentista digitou 400 paguei e fui ver dois dias depois no meu extrato, não peguei NF nem o recibo da maquininha, o que posso fazer.

      1. Aconteceu comigo ontem e só percebi hj na hora de fazer um pagamento, mas o posto fechado. Só não sei se consigo dormir

  45. No ato do check in, o funcionario do hotel pediu um cartao de credito para reservar o pagamento da estadia. Porem, ele fez a cobranca no cartao e cobrou em dolar. Pedi para o hotel fazer o estorno dessa cobranca em dolar mas negaram. Existe alguma lei sobre o estabelecimento obrigar o cliente a aceitar cobranca na moeda estrangeira? Eu vi que a cielo oferece 0,5% de desconto para estabelecimentos que cobrarem o cartao na moeda do pais de origem.

  46. Boa Tarde, Meu pai (79) foi vitima e um assalto , ele estava em uma via publica e dois homens portando armas o ameaçaram e ele teve qua entregar cartoes e senha sob ameaça de arma de fogo.
    Na mesma hora entrei em contato com o Itaucard e Bradesco, onde prontamente fizeram os cancelamentos do cartão, e pediram para ele ir fazer B.O e informaram sob compras efetuadas no credito e debito.
    Agora vai para analise esses valores.
    O qua acontece daqui para frente, você pode me orientar

    1. O banco cancela aqueles lançamentos efetuados após o ocorrido e há bloqueio do cartão, sendo necessário solicitar novos.

  47. Fiz tres compras no debito e passou tudo certo, mas com alguns dias passando verifiquei na minha conta que o dinheiro estava tudo la novamente com o nome dizendo estorno, ou seja paguei mas o dinheiro voltou pra minha conta denovo o que pode ter acontecindo? Erro do banco ou das contas onde passei o cartao?

    1. Não dá para dizer o que pode ter acontecido, Elane. Convém contatar o banco e lojista para entender melhor a situação.

  48. Fui pagar uma boleto do Ponto Frio que a financeira do Cartão do Ponto Frio é o Banco Itaú com o meu cartão de Débito do Banco Itaú também e dentro da loja do Ponto Frio. Assim que eu digitei a senha na maquineta e apertei a tecla entra a Energia da Loja foi embora, após dez minutos a Energia restabeleceu de volta. A atende do caixa pediu para passar o cartão de volta por que não tinha concluído a operação. Fui e passei novamente.
    Porém após o pagamento, dentro da loja mesmo fui conferir no APP do banco no meu celular e deparei com os 2 débitos no mesmo valor. Houve duplicidade de pagamento. Já se passaram 4 dias e não me reembolsaram ainda. Já reclamei com o gerente da Loja do Ponto Frio e o gerente do banco. Eles falaram pra esperar até 72 horas e nada ainda.
    O que faço agora! Preciso de ajuda. Obrigado.

    1. Estas coisas, geralmente, são simples de resolver. É bem possível que já tenha sido lançado o estorno.

  49. Olá , apareceram 4 compras de um
    Mesmo terminal feitas na mesma hora e data no meu cartão de débito , totalizando 440,00.
    Já registrei o B.O , vc acha que nesse caso posso conseguir o estorno do banco ?

  50. Paguei a conta ontem em um restaurante no débito e deu erro na máquina depois passei no credito quando fui olhar o aplicativo a compra tinha caído no débito e no credito oque eu faço?

  51. passei meu cartão de débito apenas uma vez em uma lanchonete, porém em minha conta foi debitado duas vezes. Falei com o chat do Banco e eles dizem que iram verificar, mas que o estabelecimento que deve me ressarcir pois foi erro da maquininha e falei com o estabelecimento e eles me mostraram o painel de recebimento deles e eles receberam apenas uma vez. O que faço?

    1. Boa tarde Caroline,
      Entre em contato novamente com o seu banco, e comprove que o valor foi debitado duas vezes. Caso a instituição se recuse em lhe ressarcir ou prestar soluções ao problema, é possível contatar a Ouvidoria ou entrar com uma ação no Procon da sua cidade.

  52. Vi um caso agora na Patrulha do Consumidor, cliente ficou insatisfeita e pediu para cancelar a venda que foi feita no débito, o vendedor cancelou, enviou comprovante de estorno, todavia, o dinheiro não retornou na conta de imediato. O Celso Russomano disse que o problema é do vendedor que é problema dele com a Getnet (empresa intermediária). Achei o Celso injusto, uma vez que todo o procedimento de estorno requer um determinado período (no caso pelo que vi aqui no site 30 dias), ele não quis saber, disse que independentemente o vendedor deve adiantar o dinheiro para o consumidor, e assim se entrar depois, ela devolve. Achei falta de sensatez do Celso e falta de conhecimento desse trâmite.

  53. Ola
    Na sexta feira peguei um Uber e nao foi pelo app me cobrou 40 reais pela viagem passei na maquininha dele so nao me atentei ao valor
    Quando foi no sabado reparei no app do Banco que foi debtado 400 reais o que devo fazer?

  54. Fiz uma compra no cartão de débito, porém, o vendedor não quer entregar a mercadoria. Nesse caso tem como fazer o estorno?

  55. Paguei a conta no restaurante era 29.00 foi cobrado 9 mil o estabelecimento nao qr estornar pq disse q nao consegue pq foi na sexta eu so fui 6 dias apos a data . o que faço?

    1. Se não consegue a colaboração do estabelecimento, procure um órgão de defesa do consumidor com os comprovantes para intermediar a negociação.

  56. Paguei o cartão de crédito pelo débito e depois sem saber minha mãe foi lá e tirou todo o dinheiro antes de ser retirado o valor do cartão, o que acontece nesse caso, o pagamento vai dar como não identificado? Tiro outro boleto e pago novamente?

  57. Boa noite, no último dia 7/11/19 fiz uma compra no atacado da vila Maria fiz todo o processo coloquei a senha e na hora de finalizar deu como banco fora do ar conversar com o logísta pediu para se eu podia pagar novamente eu paguei e me deu um papel dizendo que o estorno seria em 3 dia se passou 7 dias úteis e não foi feito o estorno fui até a loja chamei a gerente para minha surpresa a mesma disse que iria tentar poderia fazer o procedimento dois dias depois eu disse que só sairia do local com meu dinheiro, chamei até a PM para minha surpresa não adiantou de nada resumindo somos uma formiguinha brigando com o elefante e os estabelecimentos diz que é amigo do consumidor ,atacadão,Cielo tudo é um lixo.cidado brasileiro indignado.

  58. Olá bom dia fiz uma compra no débito em um material de construção mas o produto veio com defeito e eles não possuem outro para troca e no dia não tinha ninguém que sabia opera a máquina para estorno e no dia seguinte fui no estabelecimento e me disseram que o gerente fez o estorno pelo telefone eh possível ou só na maquininha pedi o comprovante de estorno por segurança mas não me entregaram ainda

  59. Fiz uma compra no débito. A primeira deu erro e “não cobrou”. Fiz novamente e deu certo. Ao verificar o extrato, vi que foi debitado a primeira. Mas na máquina do vendedor não, ele mandou o comprovante e diz “pagamento negado pela empresa do cartão”. Ou seja, o valor foi pra algum lugar que não foi o do vendedor. O que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *