Como Fazer o Estorno de Débito?

Teve um valor indevido debitado de sua conta corrente através de compra com o cartão de débito? Saiba como solicitar o estorno do dinheiro e quais são os prazos para a devolução.

flaviomariano
Flávio Mariano

Fazer compras usando o cartão de débito é uma prática cada vez mais comum entre os consumidores. É mais prático e muito mais seguro, pois evita que você saia de casa com dinheiro na bolsa ou na carteira.

Algumas pessoas ainda têm receio de usar o cartão de débito com medo de ser cobrado pela transação. Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo! A compra na função débito não tem nenhum tipo de cobrança. Pagando pelas suas compras usando o cartão, só será debitado da sua conta o valor total da compra, nenhuma taxa a mais.

Continua após a publicidade

Esse receio acontece porque algumas pessoas ainda confundem o cartão de débito com o cartão de crédito. Na compra com débito em conta, o valor é descontado automaticamente da sua conta, e não tem fatura, nem juros, nem parcelamento. É como se você tivesse retirado o dinheiro no caixa eletrônico e fizesse o pagamento à vista.

Já com o cartão de crédito é diferente, pois a sua compra só será cobrada na próxima fatura e ainda pode ser parcelada, dependendo das condições da sua bandeira e do estabelecimento onde efetuou a compra. Nesse caso, a compra é paga através de uma fatura do cartão de crédito.

Mas apesar da compra com débito em conta ser muito prática e segura, pode ocorrer algum problema. Se o valor digitado na máquina estiver errado, e o cliente confirmar a conta sem reparar no erro, será debitado o valor informado à máquina. E não são raros os casos de pessoas que cometem esse tipo de erro. É mais comum do que podemos imaginar, pois as pessoas nem sempre estão tão atentas ao que estão fazendo e podem se distrair facilmente com outras coisas.

Aí vem a dúvida: o que fazer se for debitado um valor maior da minha conta?

estorno
Saiba como fazer um estorno de débito em conta

Estorno de Débito em Conta

Quando ocorre esse tipo de erro, é necessário pedir um estorno. Estornar significa restituir o valor debitado indevidamente, e esse recurso é utilizado justamente para corrigir esses tipos de erros.

Ao verificar que foi debitado um valor indevido, o cliente deve avisar ao lojista imediatamente. Na própria máquina é possível solicitar o estorno, passando o cartão do cliente novamente. Feito o estorno, o lojista irá entregar um comprovante, que deve ser bem guardado, pois é a garantia de que o procedimento de devolução do dinheiro foi realizado.

O valor não volta para a conta imediatamente, é preciso aguardar um prazo para isso, que pode ser de no máximo 30 dias. Por isso, o melhor é ficar sempre atento e conferir o valor digitado antes de digitar a senha e confirmar a venda.

O estabelecimento não pode se negar a fazer o estorno, já que no caso de erro, isso é um direito do consumidor, mas caso a loja não consiga realizar o estorno diretamente na máquina, é preciso que o cliente procure o seu banco para solicitar o procedimento.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

154 comentários

  1. Fatima

    Ola fiz uma compra com o cartao de debito .peguei o produto o dinheiro saiu da minha conta .mas o vendedor falou q o dinheiro estornou e iria voltar p minha conta mas nao voltou nem p minha ne p dele .o q faco p ele nao ficar no prejuizo.seraq esse dinheiro vai voltar

  2. Rosenilde

    Olá, paguei a mensalidade da academia no débito, no memso momento vi que o estabelecimento não oferecia os serviços necessários, aparelhos quebrados . Pedir o estorno do meu dinheiro eles tão negando, o que devo fazer, pq não vou pagar por algo que não funciona é não vou usar.

  3. Rafaela Pedrosa

    Fui realizar uma compra no débito e na primeira tentativa ao passar na maquininha errei a senha e apareceu senha inválida, então passei novamente e deu certo, ao olhar no aplicativo meu extrato tinha efetuado as duas tentativas, então entrei em contato com o dono da loja e o mesmo me mostrou as compras que foram efetuadas na maquina dele, e só constava uma mesmo, nesse caso eu preciso procurar meu banco ou é só esperar pra ver se acontece o estorno automaticamente?

  4. Continua após a publicidade

  5. Gabriela

    Oi, um quiosque na praia passou o valor errado e como era maquininha sem comprovante não peguei comprovante. Só tenho o extrato do banco. Mas eles se negam a devolver o valor alegando não ser eles… e agora?

  6. Romário

    Boa noite.. fiz uma compra em um mercado no débito, dia 23/02/2021 hoje é 04/03/2021.. o dinheiro não voltou.. o gerente da loja me deu um papel .. como comprovante ..
    Falou que no sistema dele foi cancelado a comprar mas o dinheiro não voltou.. mesmo nessa caso é 30.dias ?
    Eu preciso ir na agência informar o valor ?

  7. Fabio Araujo

    Olá bom dia… fiz uma compra no débito e não Me deram o comprovante do estorno, o estorno foi feito dia 18/02/2021 hj é dia 22/02/2021 e o dinheiro do estorno ainda não voltou pra conta…tem como solicitar o comprovante ainda, ainda ta no prazo do estorno?!?

  8. Aldair Fabiano

    Passei o cartão debito no valor de 5000 mil.
    Deu negado .mais saiu dá minha conta.
    E a loja falou que não foi pra conta deles.
    Aí fiquei sem o dinheiro e sem o produto.
    O que faço agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.