O que é e como preencher um cheque cruzado

Você sabe o que é cheque cruzado? Sabe como preencher um cheque cruzado? Aprenda a cruzar um cheque, saber o que significa e como um cheque com dois riscos pode ser resgatado.

Escrito por Melissa Nunes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Para quem não sabe como o cheque funciona, é um papel onde colocamos o valor a ser pago à pessoa que está recebendo o cheque. Esse valor é resgatado no banco do emitente do mesmo.

Porém, há uma forma de determinar que o recebimento da quantia deverá ser feito exclusivamente por depósito em conta bancária. Para determinar isso, usamos o cheque cruzado.

O que é cheque cruzado?

Chamamos de cheque cruzado aquele que define que a única forma de recebimento do dinheiro será através de depósito em conta, não permitindo o saque do dinheiro. Esse procedimento diminui os riscos de roubo e deixa a transação mais segura, por isso é muito comum o uso do cheque cruzado para fazer pagamentos.

Quando um cheque é cruzado, o emissor traça duas linhas em paralelo na transversal da folha. Esse sinal significa que o cheque só vai poder ser compensado por meio de um depósito em conta corrente. Ou seja, não é possível fazer o saque em dinheiro no caixa. 

O emissor pode restringir ainda mais ao adicionar a expressão “não à ordem”. Assim, o beneficiário não tem permissão para transferir o cheque para outra pessoa — se tornando mais seguro.

Como preencher um cheque cruzado?

Para preencher um cheque e cruzá-lo, siga o passo a passo abaixo:

  1. preencha o valor do cheque, no canto superior direito, sem rasuras. Neste momento você pode escrever um # para garantir que o valor não será alterado;
  2. escreva o valor por extenso entre parênteses para que não corra risco de alteração;
  3. caso queira fazer um cheque nominal, escreva o nome e RG/CNPJ do beneficiário;
  4. preencha a data, local e assine;
  5. cruze o cheque com duas linhas paralelas na lateral;
  6. caso queira fazer um cheque cruzado em preto, escreva o nome da instituição onde deverá ser compensado entre as linhas paralelas cruzadas.

Não dê espaços muito grandes entre uma palavra e outra, nem entre os números. Quanto mais juntas as letras ou números estiverem, mais seguro você estará.

cheque-cruzado
Exemplo de cheque cruzado

Confira todas as informações antes de entregar o papel. Dessa forma, você fará um cruzamento geral, então o valor poderá ser depositado em qualquer banco, informado por quem está de posse do cheque.

Mas há também o cruzamento especial, que permite que o banco para o depósito do dinheiro seja escolhido pelo emissor do cheque. Se desejar fazer um cruzamento especial, deve-se escrever o nome do banco entre as duas linhas paralelas. O banco é obrigado a aceitar os termos de cruzamento de cheques e fazer conforme determinação do emitente.

Não é necessário escrever no cheque que o valor não pode ser descontado no caixa. Somente as linhas paralelas já são suficientes para isso.

Como depositar?

Para depositar um cheque cruzado, confira se as seguintes informações estão presentes na folha:

  • indicação de beneficiário (ou seja, ele é um cheque nominal) com nome e RG;
  • número de agência e conta do beneficiário no verso da folha.

Caso esteja tudo preenchido corretamente, siga o passo a passo:

  1. vá a uma agência do banco onde deseja realizar o depósito;
  2. procure um caixa eletrônico que tenha a opção de depósito em cheque;
  3. retire um envelope (na agência ou no próprio caixa) e preencha-o se for necessário;
  4. insira o cheque dentro do envelope;
  5. siga as instruções do caixa para finalizar o depósito.

Pode sacar em dinheiro?

Não! Para descontar um cheque cruzado, é preciso fazer o depósito em conta bancária, conforme o passo a passo acima.

Você também pode fazer o depósito junto a um atendente no caixa, portando um documento de identificação com foto.

Se o cheque for nominal, apenas o beneficiário poderá descontá-lo ou terá que endossar, ou seja, colocar o nome de quem receberá e assinar. Além disso, se o cheque tiver valor acima de R$5 mil, será preciso reservar. Por isso, antes de ir até a agência, ligue para seu banco e avise que fará a transação.

Quantos dias demora pra compensar um cheque cruzado?

O tempo para compensar um cheque cruzado é o mesmo para um regular:

  • depósito em dia útil e durante o expediente bancário: o valor será liberado em 1 dia útil.
  • depósito após o expediente bancário, durante finais de semana ou feriados: o cheque será compensado em até 2 dias úteis.

Quais são os tipos de cheque cruzado?

  • Cheque cruzado em branco

É aquele que determina que o saque pode ser feito somente por meio de depósito bancário, mas não define quem pode sacar ou em qual instituição.

  • Cheque cruzado em preto (ou cheque cruzado especial)

É quando o responsável pelo cheque determina em qual instituição o valor pode ser sacado. Para isso, basta escrever o nome da instituição entre as linhas paralelas.

  • Cheque cruzado nominal

É quando o nome e RG ou CNPJ de quem terá autorização para compensar o cheque é escrito na folha.

Para fazer esse tipo de cheque, basta escrever os dados da pessoa autorizada ao saque no campo exclusivo para nominação, além de traçar as duas linhas paralelas.

Quais são os benefícios?

O cheque cruzado possui diversos benefícios que aumentam a segurança dessa forma de pagamento, veja alguns exemplos a seguir:

  • Impedir que a folha do cheque seja usada por quem não deve;
  • Especificar qual a finalidade do cheque;
  • Garantir a segurança dos dados pessoais e bancários;
  • Especificar instituições ou beneficiários específicos.

Porém, ainda assim, há riscos e é recomendado usar o cheque com alguém que você confie.

Perguntas frequentes

  1. Qual a diferença entre cheque nominal e cruzado?

    O cheque nominal é aquele onde é definido um beneficiário para o cheque e somente ele poderá sacá-lo. O cheque cruzado é aquele que só poderá ser depositado em conta corrente.

  2. Qual a diferença entre cheque especial e cruzado?

    O cheque especial é um limite disponibilizado pelo banco como forma de empréstimo aos seus clientes. O cheque cruzado é uma folha de cheque que só pode ser depositado em conta corrente.

  3. O cheque cruzado pode ser depositado na conta de terceiros?

    Sim. O cheque cruzado pode ser depositado em conta de terceiros, apenas caso ele não seja nominal.

  4. O cheque cruzado pode ser pré-datado?

    Sim. Um cheque cruzado é um cheque que só pode ser sacado em forma de depósito em conta e o fato de ser pré-datado não influencia na forma de sua compensação.

  5. Como assinar um cheque cruzado?

    Não existe diferença na hora de assinar um cheque cruzado de um cheque normal. No entanto, o recomendado é que a assinatura seja feita antes de cruzar a folha de cheque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp