Assinatura Eletrônica CAIXA: Cadastrar e Desbloquear a senha digital

A assinatura eletrônica Caixa é essencial para clientes que desejam movimentar e fazer transações pelo internet banking e aplicativo do banco.
Ela é diferente da senha de acesso Caixa e, neste material, você aprende a cadastrá-la, desbloqueá-la e mantê-la segura.

Continua após a publicidade

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

É cliente Caixa e quer usar o aplicativo ou internet banking para realizar transferências, pagamentos e demais transações? Então precisa cadastrar a assinatura eletrônica Caixa afinal, para sua segurança, é ela que autoriza o procedimento.

Isso porque sem a assinatura eletrônica Caixa, você até consegue acessar os canais digitais para consultar o saldo da conta e fazer alguns procedimentos de administração, mas só com a senha digital poderá fazer a movimentação do seu dinheiro.

  • Quem precisa? Clientes Caixa Econômica Federal
  • Para que? Autorizar transações e movimentações no aplicativo e internet banking Caixa, inclusive a área do PIX
  • A assinatura eletrônica é diferente da senha Caixa para acesso ao Internet Banking? Sim. Com usuário e senha só é possível acessar e consultar a conta

Por isso, se você ainda não fez a sua, faça logo para aproveitar toda a comodidade que a internet trás para os clientes bancários. Fazer a Assinatura Eletrônica CAIXA é fácil, simples e rápido.

Como fazer a Assinatura Eletrônica CAIXA?

Você pode começar o cadastro da senha eletrônica no internet banking da Caixa ou direto em um caixa de autoatendimento do banco.

Continua após a publicidade

Cadastrar assinatura eletrônica no Internet Banking da CEF

Usando seu usuário e sua senha, acesse o internet banking Caixa, no seu computador, celular ou tablet. Clique no ícone de Configurações, selecione a opção Contas e depois Consultar Contas.

Então, selecionar sua conta, clique em “Cadastrar assinatura”. Você verá então os dados de sua conta e o contrato da assinatura. Confirme os dados e clique em “Concordo” para aceitar os termos do contrato.

Depois disso, será preciso concluir o processo no caixa eletrônico da Caixa. Mas, se você quiser eliminar a primeira etapa, pode fazer o cadastramento da assinatura eletrônica CEF direto no autoatendimento.

Alguns clientes, pegam uma Assinatura Provisória com o seu gerente. Essa Assinatura provisória tem validade por 15 dias. Se esse for o seu caso, clique em “Alterar Assinatura” e prossiga, cadastrando a assinatura definitiva. Mas se você não possui uma assinatura provisória, vai aparecer a mensagem “Cadastrar Assinatura”. Clique nela e prossiga com o cadastro.

Continua após a publicidade

Será solicitada a confirmação da sua assinatura. Repita a mesma do cadastro e clique em “Confirmar”. Sua assinatura eletrônica está pronta! Agora é só desbloquear.

Assinatura Eletrônica no Internet Banking da CAIXA
Assinatura Eletrônica no Internet Banking da CAIXA

Cadastrar assinatura eletrônica no caixa eletrônico

Acesse sua conta no caixa eletrônico da Caixa usando o cartão. Selecione a opção “Outros serviços” e então, “Senhas”. Nessa tela, procure por “Validações de Acessos”, clique em “Desbloqueio de assinatura eletrônica”, digite seu CPF e dê o OK para finalizar o processo.

O aceite dos Termos e Condições pode ser solicitado.

icon

Criando uma assinatura eletrônica segura

A assinatura eletrônica não pode ser a mesma que a senha de acesso. Além disso, não pode ser formada por sequências simples, alternadas ou com mais de dois números repetidos.

Como Desbloquear a Assinatura Eletrônica CAIXA?

Depois de cadastrar sua assinatura eletrônica seguindo os passos acima, você precisa desbloqueá-la, o que também pode ser feito em um dos terminais de autoatendimento da CAIXA (caixas eletrônicos). Existem vários espalhados pelo país inteiro.

O primeiro passo é inserir o seu cartão com chip no terminal. Vão aparecer na tela diversas opções. Escolha a opção Outros Serviços > Senhas e validações de acessos > Desbloqueio de Assinatura Eletrônica. Digite o seu CPF e confirme.

Continua após a publicidade

O próximo passo é aderir ao serviço de SMS, que também é feito em um terminal de autoatendimento, para receber alertas no celular das transações realizadas na sua conta.

Pronto! Você já pode usar sua assinatura eletrônica para fazer as transações bancárias pela internet ou pelo aplicativo.

Como cadastrar e desbloquear a Assinatura Eletrônica CAIXA
Como cadastrar e desbloquear a Assinatura Eletrônica CAIXA

Quais os motivos de bloqueio da assinatura eletrônica CEF?

A assinatura eletrônica da Caixa pode ser bloqueada por questões de segurança ou, se o usuário errar por três vezes consecutivas. Nesse caso, ela será bloqueada e o cliente Caixa precisará fazer o desbloqueio na agência.

Vale reforçar que, além dos mecanismos criados pelo banco para a segurança da conta, como é o caso das senhas e assinatura eletrônica, os cuidados do usuário da conta também são fundamentais.

Continua após a publicidade

Assim, não use senhas óbvias, não informe para outras pessoas ou use dispositivos em rede pública da internet, sem antivírus, por exemplo.

Usuário e senha da Caixa são diferentes da assinatura eletrônica?

Com os dados da conta e a senha, o cliente Caixa pode acessar a conta, mas não realizar movimentações do saldo ou qualquer outro tipo de transação financeira.

Dessa forma, você precisa das duas para ter uma experiência digital maior e mais completa.

Dúvidas frequentes sobre a Assinatura Eletrônica Caixa

O que fazer se esquecer a assinatura eletrônica Caixa?

Caso você esqueça a sua senha, terá que se dirigir à agência para solicitar um novo cadastro. O gerente lhe dará uma assinatura provisória com validade de 15 dias. Dentro desse prazo, você precisa acessar o Banking Caixa e cadastrar a assinatura definitiva.
Se você não fizer a alteração dentro do prazo de 15 dias, a senha vai expirar. É preciso então voltar à agência para solicitar uma nova senha provisória e fazer o procedimento de cadastro e desbloqueio, como explicado acima.

Continua após a publicidade

Conta conjunta na Caixa tem assinatura eletrônica?

Sim, nesse caso a senha digital para os dois titulares é cadastrada provisoriamente na agência, com o gerente da conta, e alterada no internet banking. Ela terá oito dígitos.

Esqueci minha assinatura eletrônica: o que fazer?

Você precisará comparecer a uma agência Caixa para solicitar uma senha provisória de 15 dias. Então, basta fazer alteração da mesma no internet banking e ela estará ativa para uso.

A assinatura eletrônica Caixa expira?

Apenas a assinatura eletrônica provisória, aquela gerada pelo gerente Caixa, tem validade de 15 dias até que o cliente altere para uma definitiva. A definitiva só precisará ser alterada se for bloqueada ou por desejo do cliente.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

250 comentários

  1. blener faria

    perdi meu cartao e meus documentos consigo ativa minha assinatura na agencia com os dados somente?

  2. Bianca Garcia

    Boa noite ,fiz minha assinatura eletrônica pelo aplicativo ,tenho q ir na caixa em até 48 horas pra desbloquear?

  3. Robson Rodrigues

    Minha agência é do Rio de janeiro, mas agora estou morando em outro estado , e o banco bloqueou a minha senha eletrônica ,fui na caixa , tentei desbloquear no alto atendimento , mas disse que tinha que ir até o gerente , aí ele disse que só desbloqueia na minha própria agência pq ela não está dando asseco para outra ,e agora como faço ? Não posso ir no Rio de janeiro só desbloquear um senha eletrônica . Me ajude por favor.

  4. Continua após a publicidade

  5. FERNANDA P

    Estou com uma certa urgência para fazer transações pelo aplicativo porém meu cartão ainda não chegou e o gerente não fez assinatura provisória. Posso ir em qualquer agência para um gerente aleatório fazer ou é obrigatório ir na agência que abri a conta?

    E eu consigo está assinatura provisória sem o cartão?

  6. Marcelo carvalho

    Estou com problemas de saúde, porrisso não posso ir a agência da caixa para desbloquear a assinatura eletrônica o q devo fazer? Precisa MT resolver esse problema,teria como resolver? Não posso sair de casa

  7. JAKELINE Santiago

    Minha assinatura está ativa mas manda q eu faça um cadastro, se tá ativa pq tenho q fazer um novo cadastro, agora preciso fazer um pagamento é tenho q ir na caixa pra desbloquear muito incômodo isso, se for pra está indo em agência direto, é melhor pagar conta na lotérica.🤔😒

  8. Marcela

    Posso sacar dinheiro com a assinatura bloqueada?

  9. José Sérgio

    Minha assinatura eletrônica foi bloqueada e mostrou a mensagem para procurar o gerente. Ele fez o desbloqueio mas na primeira vez que fui usar ,já tava bloqueada novamente. Aí não adianta né ? Ficar enfrentando aquela fila longa pra fazer desbloqueio sendo que torna a bloquear? Por que a caixa não tem a opção de impressão digital? Isso é um atraso imperdoável

  10. Renan

    Olá, fiz minha conta hoje.
    Quero cadastrar minha assinatura eletrônica, porém quando vou fazer isso aparece a mensagem X5- cliente não possui cartão. Oq quer dizer ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.