Muitas pessoas não conseguem realizar uma transferência de dinheiro entre bancos, seja ela TED ou DOC. O processo é bem simples, mas qualquer desatenção e erro pode acabar por fazer com que a transação não seja concluída pois haverá divergência entre os dados.
Para evitar erros, é preciso digitar corretamente todos os dados relacionados à transação. Já fizemos uma matéria detalhada de como fazer um TED com sucesso. No geral, basta seguir os passos descritos e prestar muita atenção aos itens listados abaixo:
Número do Banco de destino. Cada Banco tem um código específico para transação. Hoje, muitos bancos permitem consultar as opções na hora da transação, não sendo necessário descobrir o código do banco antes. Agência bancária. Você precisa ter a agência a qual o beneficiário tem a conta. Este número não tem um dígito verificador. Conta Corrente. Você precisará do número da conta corrente, inclusive com o dígito verificador. CPF. O número do CPF, Cadastro de Pessoas Físicas, é indispensável para a transação. Sempre que for fazer uma transferência, lembre-se de solicitá-lo. Nome completo. Em alguns casos, será necessário digitar o nome do beneficiário também.
TED Errado
O problema, como dito, é que não é difícil se confundir e errar um dado na transação. Nesse caso, há o estorno o valor, isso significa que o banco retornará o dinheiro para sua conta, uma vez que não foi possível concluir a transação. Se o erro da transação for causado pelo usuário que digitou algum dado errado, no entanto, o valor da tarifa não é estornado. Por outro lado, se for um erro causado pelo sistema bancário, então o valor da tarifa deve ser estornado juntamente com o valor da transação.
Muitos leitores questionam se a tarifa não deveria ser estornada uma vez que a transação não foi concluída. Este parece um argumento válido, mas não é bem assim que funciona. Veja a explicação abaixo.
A devolução de uma transferência do tipo TED ou DOC depende do banco destinatário, ou seja, quem devolve o dinheiro da transação é o banco da pessoa a qual você irá fazer a transferência e não o seu próprio banco.
Excetuando o CPF, seu banco não tem meios de confirmar os dados antes do envio da transferência, portanto ele envia a ordem para o banco de destino e, este banco é que irá acatar ou rejeitar a ordem. Considerando, então, que a ordem foi enviada, então o banco prestou o serviço e não devolverá a tarifa.
Independente da situação, o valor principal da transação será estornado. Você não perderá seu dinheiro em caso de divergência dos dados.
Fiz uma transferência na boca do caixa da caixa e o dinheiro foi estornado, mas a taxa não 10,00
pq isso agora vou ter que pagar outra transferência, isso é um absurdo
Olá, Vanessa! Tudo bem? Nesse caso, só o valor da transferência é reembolsado mesmo.
A caixa está cobrando 2x a tarifa de tev/Ted/doc.
Desconta $10 na hora que faço e dias depois aparece novamente em lançamento futuro e cobra novamente. Porém no extrato, não consta que foi descontado no dia. Se não tirar um print,fica sem ter como provar. Oq fazer em casos assim? Pq banco raramente assine erro
É sempre bom entrar em contato com o banco, Mavie, pelo menos para averiguar se houve algum erro na cobrança;
Fiz uma transferência Doc, entre contas Bradesco e Brasil. Porém coloquei mesma titularidade e não tenho conta no Banco do Brasil. Esse valor voltará pra minha conta?
Sim, em caso de erro nos dados, deve estornar para a sua conta.
Fiz 4 TED desde banco do brasil a Caixa economica , mas a caixa esta com problemas de sistema e a transferencia foi devolvida, NAO foi erro meu, nao consegui transferer, agora o bb esta me cobrando por as 4 TED, isso e correto?
Se foi mesmo erro do sistema bancário, não há porque pagar. Contate o banco e esclareça a situação.
Bom dia!
Olha que sacanagem, fiz um DOC da Caixa para um cliente do Bradesco, sem qualquer divergência nos dados da pessoa ou da conta, tanto que anteriormente tentei fazer por outro banco e também ocorreu o estorno (mas o Nubank nem tarifa cobra).
Enfim, a Caixa não devolveu a tarifa, e tudo indica que há um bloqueio interno ou até desativação da conta por parte do Bradesco e o próprio cliente nem sabia, daí quem pagou o prejuízo foi eu.
Fiz Dois TED da minha conta CEF para minha conta BB, ou seja mesmo CPF. O Ted foi estornado, mas os dois doc foram cobrados … R$ 10,00 cada… Esse valor não estorna?
Oi, Fabrício! Nesse caso, as taxas não são estornadas, apenas o valor da transferência.
Fiz um doc da caixa para Santander,foi descontado da minha poupança três vezes o valor da tarifa ,será q foi porquê eu tentei enviar várias vezes e não pelo Ted e não consegui?
Cada transação efetuada, mesmo que não dê certo por razões que não sejam do próprio banco, é cobrada uma tarifa por aquela transação.
Fiz uma Ted entre Santander e Bradesco, porem era o Banco errado e o Santander me cobrou dois teds o de ida e o de volta. Pode isso?
Normalmente vão cobrar por cada TED enviado, não pelo estorno. Se você enviou para o banco correto depois, eles vão cobrar da transferência feita com sucesso e também da que estornou.
Fiz uma transferência para conta da minha esposa mas digitei meu CPF o dinheiro voltara p mim e quanto tempo demora para volta
Depende se TED ou DOC, veja aqui.
Tentei duas transferências de ted as duas deram erro (os dados estavam corretos) foi estornado o valor da transferência mas não foi o valor das taxas que no caso ficou sendo duas taxas.
Oi eu fiz um ted ele devolvido, mas o valor da transferência não, nada do valor foi devolvido, só diz que foi estornado no mesmo dia que fiz o ted!
Era para ser devolvido no mesmo dia,
O entendimento é que o serviço foi prestado e a tarifa é debitada independente do sucesso da transação. A menos que tenha sido um erro do próprio banco.
Fiz 3 transferências do banco Inter para o banco Itaú e fui cobrado pelo Itaú por ter excedido o limite de transferência que possuo no pacote, sendo que não enviei do Itaú, e sim, recebi por ele. Como que fui taxado por isso?! Bancos agora taxam o recebimento de transferência?
enviei varias ted para um prestador de serviço, e as mesmas voltaram mesmo eu tendo feito correntamente e juntamente com o credor, eu não entendia e nem ele o porque , e depois ele foi confirmar que quem devolvia a TED era a Caixa Economica Federal , pois o limite dele, da conta dele de receber depósitos já tinha alcançado o limite de depósitos a receber no mês, eu nunca soube que existia isso e depois ele me informou que havia esquecido de me informar , as Teds estão sendo cobradas pelo banco , devo pagar ? isso ficou complicado
O seu banco prestou o serviço de enviar a ordem, então foi remunerado por isso. Quem devolveu foi o outro banco.
Fiz um ted pra mim msm, em outra conta e disse q o CPF estava divergente. Houve devolução do valor mas da taxa não. É possível contestar?
Se foi erro do banco, sim. Mas se você errou o CPF ou colocou de outro destinatário, o serviço foi prestado, embora tenha sido estornado.
Fiz um agendamento ontem (05/05/2019) para uma transferência DOC cair hoje (06/05/2019), foi descontado de minha conta normalmente o valor, apareceu nome correto para quem eu estava transferindo, tudo correto ate então..
Porém até o momento não caiu na conta da pessoa, para mim aparece a mensagem ” DEBITO REFERENTE A DOC/TED EM 05/05, VALOR, CANAL CELULAR. DEVOLUÇÃO OCASIONADA POR DADOS INCORRETOS NÃO GERA ESTORNO D TARIFA” .
Isso quer dizer que algo deu errado, ou é apenas um informativo? Pq sera ainda valor n caiu na conta destino?
Fiz uma transferência é deu q algo deu errado é venho uma mensagem assim devolução ocasionada por dados incorretos não gera retorno da tarifa isso quer dizer q perdi o dinheiro todo q transferi?
Isso quer dizer que pagará tarifa pela transação, mesmo que ela tenha dado errado. O valor é estornado para sua conta.
Coloquei o numero da conta e da agência junto, eu recebo devolução?
Sim.
Angelo Augusto
Fiz um Ted abaixo de 5000 o banco externa ou ele faz a transferência assim mesmo?
Quis dizer estorna, certo?
O limite mínimo de TED é R$0,01. Se tudo tiver correto, a transação é efetivada, se houver algum erro, será estornada.
fiz um TED para o banco INTER e o dinnheiro retornou pra mimnha conta porem a taxa do ted nao foi cobrado, o banco nao tinha que estornar esse valor pra mim de volta?
Não entendi a pergunta, se a taca não foi cobrada, porque o banco estornaria?
Eu fiz o depósito em uma conta de um vendedor do mercado livre,mas não obtive respostas dele,como fazer?
Pode tentar a mediação do site ou entrar no juizado de pequenas causas.
quem paga a taxa pela transferência de bancos diferentes é quem fez o deposito, ou quem vai receber o valor?
Quem faz o depósito.