#direitos

Valor do FGTS não caiu? Veja o que fazer

#direitos

Na última quarta-feira, 08, a Caixa liberou o saque extraordinário do FGTS para os trabalhadores que fazem aniversário em novembro no valor de até R$ 1 mil.

#direitos

Os trabalhadores que fazem aniversário entre janeiro e outubro já tiveram os recursos liberados em datas anteriores. Já quem faz aniversário em dezembro terá o valor liberado a partir do dia 15 de junho.

#direitos

A partir da data de liberação do pagamento, os trabalhadores terão até o dia 15 de dezembro para movimentar o montante. Se não o fizer, o dinheiro automaticamente voltará para a conta do FGTS.

#direitos

Valor não caiu? Saiba o que fazer

#direitos

Todos os trabalhadores que possuem conta do FGTS com saldo disponível têm direito ao saque extraordinário. O dinheiro é depositado automaticamente em nome do trabalhador, na conta do Caixa Tem.

#direitos

No entanto, há casos em que os valores não foram depositados automaticamente na conta do trabalhador, sendo necessário solicitar a liberação dos recursos.

#direitos

Para isso, basta clicar no botão “Solicitar saque”, de cor laranja no app.

#direitos

Na sequência, clique em “Confirmar” para autorizar a abertura da conta poupança social da Caixa em nome do titular (se não tiver). Essa é a única opção para receber os recursos do FGTS.

#direitos

Aparecerá a seguinte mensagem: “A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”.

#direitos

Pronto! Basta aguardar a solicitação ser processada, acompanhar o app da Caixa Tem e caso haja qualquer alteração, o app enviará uma notificação.

#direitos

Segundo a Caixa, o bloqueio dos recursos pode acontecer devido a alguns fatores. Entre os principais podemos destacar:

#direitos

- determinação judicial;

- garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário;

#direitos

- inconsistência nos dados;

- e pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador.

#direitos

No entanto, a Caixa Econômica Federal, destaca que o saque não será disponibilizado caso os valores estejam bloqueados na conta do fundo de garantia.

#direitos

Como consultar o FGTS?

#direitos

Para saber se tem direito ao benefício, bem como valores e datas de pagamento, o trabalhador pode efetuar a consulta por meio site da Caixa, pelo aplicativo do FGTS, disponível para download no Google Play e na App Store e nas agências da Caixa Econômica Federal.

#direitos

Saiba mais sobre o saque do FGTS extraordinário!

#direitos

Gostou do conteúdo? No iDinheiro cobrimos as principais notícias que impactam no seu bolso!