Você conhece as soluções do Itaú para financiamentos? Quem tem um contrato em curso ou deseja iniciar um, precisa conhecer todas as opções do mercado.

Isso porque cada instituição oferece condições diferenciadas e, com a possibilidade de fazer a portabilidade do seu contrato, é possível migrar seu contrato e pagar juros menores.

Continua após a publicidade


Buscar alternativas mais econômicas deveria ser a regra número um de quem deseja organizar suas finanças e construir um patrimônio financeiro confortável.

Esses objetivos estão no seu planejamento e você vai precisar do financiamento como modalidade de crédito para alcançá-los? Então, veja o resumo que montamos sobre as soluções Itaú.

O que é o Itaú financiamentos?

Itaú financiamentos é o grupo de soluções de crédito oferecidos ao banco para seus correntistas, com variações conforme suas características e segmentações.

Ou seja, existem opções e condições diferentes para cada grupo de clientes do banco e elas ainda podem variar conforme o nível de relacionamento e análise de crédito de cada um.

Mas, o que é um financiamento, afinal de contas?

Trata-se de uma operação financeira em que a financiadora, no caso aqui, o banco Itaú, empresta recursos para quem solicitou o crédito, no caso, o financiado, para que ele consiga fazer uma aquisição de valor acima do que ele poderia pagar à vista.

Nesse caso, o financiamento está relacionado a compra de um bem específico, enquanto no empréstimo, é feita a liberação do recurso para que o cliente realize a compra sem um lastro que o banco possa acompanhar.

Entre os financiamentos privados, os mais comuns são os de veículos e imóveis. Mas você também já deve ter visto sobre programas de financiamento estudantil, certo?

Porém, esse último não faz parte da linha do Itaú financiamentos, portanto, não falaremos sobre ele neste post.

Quem pode contratar um financiamento Itaú?

As soluções de financiamento do Itaú são oferecidas para os clientes do banco, em imobiliárias associadas, obras de construção financiadas pelo Itaú, concessionárias e revendedoras cadastradas, dependendo do tipo de financiamento a ser realizado.

As condições dos contratos de financiamento dependem de uma análise de crédito do cliente, assim, pode ser importante abrir uma conta no banco, demonstrar sua capacidade financeira e aumentar seu relacionamento com outros serviços ofertados, como investimentos, seguros ou cartão de crédito.

Isso pode aumentar o score de crédito do cliente, ajudar na liberação do seu financiamento com o valor e boas condições de contratação, como número de parcelas e taxas de juros adequadas a sua capacidade de pagamento.

Dica do blog

O score de crédito é um parâmetro utilizado pelas instituições financeiras para classificar os usuários do mercado financeiro considerando seu comportamento de uso dos seus recursos e ferramentas.

Simplificando, ele avalia se o cliente faz seus pagamentos em dia, tem histórico de dívidas negativadas, se mantém seus dados cadastrais atualizados e se seu relacionamento financeiro com as empresas, em geral, é saudável e de longo prazo.

Ou seja, a dor de cabeça de esquecer de pagar a conta do celular pode ser maior do que pagar os juros, multas ou ter a linha bloqueada.

Esse histórico, isolado, pode gerar um apontamento de dívidas negativadas no mercado financeiro que pode comprometer seu pedido de financiamento no curto, médio ou até longo prazo.

Portabilidade de financiamento

Se um interessado no financiamento Itaú ainda não é cliente, mas já tem um financiamento em curso, pode solicitar a portabilidade do contrato para o banco, abrindo uma conta nesse processo.

Nesse caso, é preciso solicitar um documento no financiador de origem sobre as condições e dados atualizados do financiamento. Com essas informações, é possível negociar em uma agência do Itaú se existiriam melhores condições em seu portfólio que cobrisse a atual.

Isso seria possível, pois, o financiamento atual é um indicativo forte do score de crédito do cliente, assim, o banco leva em consideração esse parâmetro e analisa se consegue cobrir a condição atual. 

Quais os tipos de crédito podem ser obtidos no Itaú financiamentos?

Nas linhas de financiamento do banco Itaú, estão as modalidades: veículos e imóveis. 

Os clientes com maior tempo de relacionamento podem ter valores pré-aprovados nesses serviços, porém, é possível consultar o aumento caso seja necessário.

Financiamento de imóveis

Os financiamentos de imóveis podem ser contratados pela internet, simulando os valores pelo site do correntista, nas agências do Itaú, imobiliárias parceiras e obras financiadas pelo banco.

O processo é similar ao de outras instituições financeiras. Suas etapas envolvem:

  • análise de crédito em até uma hora após o envio da proposta de interesse;
  • envio de documentos e avaliação do imóvel, que precisará atender alguns requisitos que demonstram que a aquisição é saudável (tempo de construção, padrões de segurança do prédio, etc);
  • verificação dos dados de pagamento, já que o recurso é transferido para o vendedor, e não para o cliente do banco;
  • registro no cartório;
  • liberação do crédito em até 5 dias úteis.

O financiamento Itaú cobre até 82% do valor do imóvel residencial, 50% do imóvel comercial, com taxas a partir de 7,3% a.a + Taxa Referencial (TR).

Dica do iDinheiro

Porém, é importante continuar acompanhando as oportunidades de financiamento no Itaú e em outros bancos.

Quem contrata um financiamento de um apartamento ou loja com a construtora durante a obra, vai ter um contrato corrigido pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que em maio de 2020 estava acumulado em 1,3825%, a partir da data de assinatura da compra.

Com o imóvel entregue, porém, são aplicados juros e uma atualização pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), que é cobrado a cada 12 meses. Em junho de 2020, o IGP-M acumulado estava em 7,31% e pode aumentar até o final do ano.

Os bancos, no entanto, cobram um taxa única acrescida da TR e, por isso, sofrem menos variações do mercado.

Fazendo uma comparação bruta entre a taxa mínima anual do Itaú (7,3% a.a +TR) e o IGP-M acumulado até junho (7,31% a.a.), já dá para perceber que a portabilidade é uma alternativa mais econômica, principalmente considerando que o índice Preço-Mercado ainda pode aumentar nos próximos meses, certo?

Essa dica, no entanto, não é exclusiva para o financiamento Itaú. É preciso comparar todas as opções do mercado!

Financiamento de veículos

Os financiamentos de veículos pelo Itaú vão ter gestões diferentes. Para os contratos realizados em lojas e concessionárias e para os realizados na agência bancária pelo correntista.

Mas, o processo é similar nos dois casos, ou seja:

  • consulta de crédito pré-aprovado na modalidade de financiamento de veículos;
  • simulação do financiamento;
  • análise dos documentos para financiamento do veículo;
  • envio de cópias do documento de transferência legalmente assinado;
  • conferência dos dados para transferência do valor para o vendedor;
  • conclusão do financiamento e início da cobrança das parcelas;

As parcelas são debitadas da conta corrente do cliente, pagas por carnê ou boleto, se forem contratadas nas lojas e concessionárias.

O contrato de financiamento do Itaú é um leasing, portanto, o bem fica em nome do banco até a conclusão dos pagamentos. Ao fim do contrato, o Gravame, que é o documento que relaciona o banco no leasing, é extinto em até 3 dias úteis e o dono do bem pode realizar a transferência do bem para seu nome.

Ter um financiamento em curso não impede a venda do bem, porém, antes da transferência de titularidade, é preciso quitar as parcelas faltantes que, aliás, terão o desconto por antecipação ou transferir o financiamento para outro bem, como um novo carro.

Gostou dessas informações? E, principalmente, prestou atenção nas nossas dicas? Um financiamento não pode ser encarado como um contrato definitivo, você sempre deve consultar o mercado para avaliar condições mais vantajosa para sua quitação.

Ainda que seja um processo que toma tempo, pode trazer economias fundamentais que vão valer muito no final do processo, não é mesmo?

O Itaú financiamentos é uma das alternativas que você pode utilizar para realizar seus objetivos e, como viu por aqui, é possível unir sua comprovação de renda com a de outra pessoa para aumentar o valor financiado.

Quer compartilhar essa ideia com alguém que vai te ajudar nesse processo? Então, envie esse conteúdo pelo Whatsapp ou mensagem privada no LinkedIn e dê mais um passo na construção de seus objetivos financeiros.