Garantia Estendida: o que levar em consideração ao contratar?

A garantia estendida está cada vez mais presente entre os consumidores de lojas varejistas. Entenda melhor o seu conceito com este conteúdo!

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Garantia Estendida: o que levar em consideração ao contratar?

A garantia estendida é um dos principais complementos de vendas do comércio em diferentes segmentos, com foco na proteção de longo prazo de bens materiais.

De acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), o Brasil tem uma estimativa em que mais de 33 milhões de pessoas tenham um ou mais equipamentos com uma apólice extra.

Atualmente, a garantia extra pode ser aplicada em diferentes produtos, de maneira física ou adquirindo este serviço através de compras em lojas virtuais.

Mesmo que esteja sendo comercializada a certo tempo, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre esse serviço, ou possuem dificuldades em avaliar se a garantia estendida é uma boa alternativa.

Pensando nisso, o iDinheiro preparou este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema.

O que é a garantia estendida?

A garantia estendida é um tipo de seguro que atende produtos e itens do setor varejista.

Ele vai além do prazo de garantia legal de 90 dias ou do prazo estipulado pelo fabricante.

Por ser um seguro, a regulamentação dessa garantia é feita por meio da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), onde o consumidor deve seguir regras estipuladas pela apólice.

Ou seja, por mais que o produto fique muito mais protegido, é necessário garantir certa atenção para que todas as regras sejam cumpridas.

Além disso, caso seja necessário utilizar o serviço, você deve estar por dentro de todas as solicitações.

Principais dúvidas sobre a garantia estendida

Contudo, existem alguns pontos importantes relacionados à garantia estendida que costumam gerar dúvidas nos consumidores que nunca tiveram contato com este produto em questão. 

Por isso, selecionamos abaixo algumas delas para te ajudar a entender um pouco melhor sobre o assunto. 

Por que a garantia estendida é um seguro?

A garantia estendida é considerada um tipo de seguro por ter as cinco características que constituem um serviço de seguradora.

  • Risco: qualquer produto corre risco de passar por um evento fora de controle do consumidor e criar prejuízos a ele;
  • Segurado: o consumidor, seja pessoa física ou representação jurídica, é considerado um segurado;
  • Segurador: uma empresa envolvido nos trâmites administrativos que assume e gerência eventuais riscos de acordo com a apólice, podendo ser a própria rede de varejo ou uma resseguradora, como a IRB Brasil Resseguros;
  • Prêmio: valor pago por parte do segurado ao segurador para obter garantia em relação a determinado evento;
  • Indenização: reparação pela perda paga ao segurado caso aconteça algum evento coberto pela apólice.

Para explicar de maneira mais simplificada, vamos comparar a garantia de produtos e o serviço de seguro de carros.

Em ambos os casos, o processo é considerado uma apólice por conta do trabalho envolvido, além de contar com a hipótese de danos, sejam elas referentes ao produto adquirido ou de acordo com o carro. 

Quais são as modalidades de garantia estendida?

No Brasil, existem três tipos de garantia estendida consideradas como coberturas básicas. São elas:

Extensão de garantia original 

Neste tipo de seguro, após o fim da garantia oferecida pelo fabricante, o prazo se estende e repete a mesma abrangência da que foi oferecida originalmente.

Extensão de garantia original ampliada

Como o próprio nome sugere, este tipo de garantia começa após o término do seguro por parte do fabricante.

Desta forma, se torna possível adicionar novos tipos de coberturas, como roubo e furto.

Este tipo de serviço é ideal para pessoas que precisam de proteção extra em computadores e eletrodomésticos com valores expressivos, justamente pelo tempo de utilização que costumam ter. 

Extensão de garantia reduzida

A garantia reduzida começa após o período de seguro por parte do fabricante e, embora seja mais barata, diminui as coberturas contempladas pelo produto. 

Além disso, essa cobertura vale somente para veículos e itens que possuem apenas garantia legal.

Cada tipo de garantia se adequa a um melhor tipo de produto, como é o caso da garantia ampliada.

Como contratar a garantia estendida?

A contratação da garantia estendida é pode ser feita através de diferentes canais, como:

  • corretores de seguros;
  • em lojas varejistas de maneira presencial;
  • em compras online, como parte integrante do produto principal.

Inclusive, desde 2013, a Resolução CNSP nº 294/2013, da Superintendência de Seguros Privados, permite a contratação de forma remota. 

Essa medida é uma das principais responsáveis pela popularização desse tipo de seguro, que agora consegue ser contratado através da ecommerce das redes varejistas.

Quais os direitos do segurado?

O segurado de produtos e bens tem o direito de receber o prêmio pago em caso de rescisão de contrato, excluindo os lucros por parte da seguradora,

Além disso, caso seja comprovada a necessidade de troca do produto específico, ele poderá fazer a troca sem nenhum tipo de custo, de acordo com o que for estabelecido na apólice. 

Exemplos de garantias estendidas oferecidas no mercado

Existem milhares de opções de garantias estendidas oferecidas no mercado.

E para você ter uma ideia de quais são os benefícios mais comuns, separamos os principais modelos comercializados por algumas das principais empresas desta área.

Garantia estendida Magazine Luiza

A garantia da Magazine Luiza costuma ser disponibilizada para móveis, eletrônicos, eletroportáteis, eletrodomésticos, itens de informática, brinquedos e outros produtos vendidos pela empresa.

Em geral, a garantia da Magazine Luiza pode ser solicitada em qualquer compra feita pelo site ou pela loja.

Caso você prefira, também é possível adicionar o valor do prêmio junto aos valores parcelados, se for uma opção que faça sentido para a segurança do seu equipamento ou bem adquirido.

Essa modalidade de seguro pode ser contratado com prazo de até 36 meses.

Garantia estendida Zurich

A garantia da Zurich pode ser solicitada após a compra de um produto, podendo ser atrelada a eletrodomésticos, eletroportáteis, equipamentos eletrônicos, móveis e celulares.

Essa garantia também é classificada como extensão. Contudo, não existe nenhum limite de período.

Para solicitar esse seguro, você deve ir ao site da empresa ou em algum corretor que venda os produtos Zurich.

Garantia estendida Americanas

Já a garantia da rede Americanas vale para quase todas as categorias apresentadas no aplicativo.

Entre elas, podemos mencionar itens como:

  • consoles;
  • notebook;
  • eletrônicos;
  • eletrodomésticos;
  • móveis;
  • celulares;
  • bicicletas;
  • tablets;
  • produtos de beleza;
  • equipamentos fitness;
  • entre outros. 

No caso da Americanas, a apólice da garantia estendida pode ser contratada na hora da compra, ou até 60 dias antes da finalização da garantia original.

Garantia estendida Casas Bahia

A garantia da Casas Bahia vale para qualquer produto comprado nas redes. Entretanto, a solicitação deve ser feita no site da empresa após a compra do item em questão.

O processo costuma ser bastante simples: você deverá selecionar o tipo de produto que terá a garantia estendida.

Depois, deverá preencher o formulário com as informações descritas na nota fiscal, além de escolher o tempo de cobertura desejado.

Em seguida, basta realizar o pagamento do prêmio contratado. 

Já o seu prazo de duração costuma ser válido por até 36 meses e garante visitas técnicas, reparos e consertos.

Garantia estendida Havan

A garantia estendida da Havan, chamada por Garantia Premiada, é um serviço de seguro em parceria com a Zurich.

A proteção vale somente para produtos vendidos na rede Havan e para eletrodomésticos, eletroportáteis, eletrônicos e celulares. 

Porém, a empresa não trabalha com uma extensão pré-determinada. Isso significa que o consumidor pode escolher o plano que seja mais conveniente de acordo com as suas necessidades. 

Garantia estendida Crizal

A Crizal é uma empresa de lentes de contatos que disponibiliza uma garantia de até 12 meses para possíveis arranhões no óculos de maneira original.

Porém, caso você ache necessário, é possível contratar a extensão destes serviços por mais um ano como prevenção de arranhões e quedas leves. 

Independentemente do estabelecimento escolhido para realizar a sua compra, o pedido da garantia estendida deve ser realizado apenas através do site da empresa.

Quando vale a pena contratar um seguro de garantia estendida?

Para saber se a garantia estendida é um serviço que vale a pena, você precisa avaliar qual será a finalidade do produto adquirido e quais os riscos o seu cotidiano apresentam para este item.

Por exemplo, se você é um jornalista e viaja o Brasil inteiro realizando reportagens, ter uma garantia em seu notebook é algo extremamente importante, uma vez que isso é o seu instrumento de trabalho.

Do mesmo modo, um brinquedo destinado a um filho de cinco anos não precisa de garantias. Afinal não vai fazer tanta falta caso quebre ou se perca.

Como tomar a decisão pela garantia estendida?

E se mesmo assim você ainda não está convencido pela contratação deste item, pense em levar em consideração algumas dicas que separamos abaixo. 

Este é um produto essencial?

Considere se o produto comprado é crucial ou não. 

Se a resposta for positiva, o seguro certamente vai ser uma ótima forma de antecipar possíveis problemas relacionados ao uso do produto.

A cobertura atende minhas necessidades?

Outro fator importante que pode te ajudar na tomada de decisão, é analisar o tipo de cobertura oferecida pela seguradora.

Desta forma, busque informações sobre quais são as condições que possibilitam a troca, a indenização ou alguma dificuldade que pode comprometer a sua expectativa.

Custo x benefício do produto

Por fim, comparar as opções assegura uma melhor escolha. 

Afinal, você pode comprar o mesmo produto por um valor aproximado em muitas lojas varejistas, e o valor da garantia estendida ser bastante diferente entre elas, mesmo que a cobertura seja exatamente a mesma.

Sendo assim, comparar qual é a melhor e o que mais se adequa a você, garante uma ótima escolha e mostra se o seguro vale a pena ou não.

Gostou do conteúdo e quer receber mais informações sobre seguros? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber todas as novidades em tempo real. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp