Como formatar um celular? Veja nosso passo a passo completo!

Precisa formatar o celular e não sabe como fazer isso? Confira o nosso tutorial com várias dicas para te ajudar neste processo!

pp
Heloisa Moraes

Atualmente, existem inúmeros motivos que podem fazer alguém se perguntar como formatar um celular. Seja por necessidade ou até mesmo por necessidade, é muito importante tomar alguns cuidados específicos antes de autorizar esse comando no seu dispositivo móvel.  Algumas dicas são capazes de evitar a perda de arquivos importantes, como também bugs internos por problemas de software que são muito difíceis de resolver depois.

Se você precisa saber como formatar um celular, nós reunimos todas as informações importantes neste artigo para você. Aqui você verá o passo a passo não importa o seu aparelho de celular, preparamos esse conteúdo para te ajudar em todas as etapas. 

Continua após a publicidade

O que fazer antes de formatar o celular?

Algumas medidas devem ser tomadas antes de começar a formatação do seu aparelho celular para evitar dores de cabeça e problemas futuros. Essas etapas envolvem proteger informações importantes que estão armazenadas na memória do seu aparelho e que serão apagadas assim que a formatação iniciar.  Quando você seleciona a opção para retornar aos padrões de fábrica, alguns sistemas operacionais alertam automaticamente que todas as informações armazenadas serão perdidas. 

Logo, é super importante seguir um passo a passo automático e que deve ser lembrado por você sempre, como: 

Continua após a publicidade

  • salvar arquivos importantes (como fotos e vídeos);
  • salvar contatos;
  • fazer um backup (cópia de segurança do estado atual do sistema).

Neste caso, para evitar este tipo de situação, uma alternativa fundamental é salvar seus arquivos importantes e o backup na nuvem, para ter acesso a eles a qualquer momento e poder resgatá-los facilmente pelo próprio celular.

icon

Atenção

Para formatar o celular é necessário que o aparelho esteja carregado, pois o processo de formatação irá consumir energia do mesmo. Isso porque, se a bateria acabar no meio do processo, poderá causar sérios problemas no sistema operacional e comprometer o uso do aparelho sem reversão.

Como formatar um celular Android?

Para a maior parte dos celulares que funcionam com o sistema operacional da Google, o Android, o processo para a formatação é quase sempre o mesmo, senão muito parecido. Por isso, vamos utilizar como base a última versão do Android como passo a passo para que você consiga aplicar em seu dispositivo móvel sem grandes dificuldades.

Confira:

  1. Acesso o menu;
  2. Entre nas configurações;
  3. Localize a aba “Sistemas”;
  4. Vá até a opção “Avançado”;
  5. Selecione “Opções de restauração;
  6. Toque em “Apagar todos os dados” e informe seu PIN (código de segurança);
  7. A restauração irá iniciar.

Como formatar celular Samsung?

Mesmo utilizando o Android como principal sistema operacional, o procedimento de como formatar o celular se torna um pouco diferente da etapa anterior. Levando isso em conta, selecionamos abaixo de forma mais resumida o que você poderá fazer caso essa seja a sua situação. 

  1. Acesse “Configurar”, no menu principal;
  2. Encontre a opção “Gerenciamento Geral”;
  3. Escolha a alternativa “Restaurar”;
  4. Confirme a ação tocando em “Redefinir”;
  5. Será pedida a senha do celular e você irá digitar;
  6. Confirme sua escolha clicando em “Apagar tudo”.

Após todas essas etapas, a formatação do seu celular irá começar de forma automática.

Como formatar um celular iPhone?

Para qualquer iPhone, a padronização de como formatar um celular é a mesma, independentemente do modelo do telefone. Isso acontece por conta da padronização do sistema operacional da empresa, o iOS que funciona de maneira igualitária em todas as suas versões (desde que o telefone tenha suporte para atualização).

Continua após a publicidade

Confira o passo a passo para restaurar o celular de forma simples e complicada logo abaixo: 

1. Abra a opções “Ajustes”

Encontre o ícone das engrenagens chamado “Ajustes”.

2. Selecione a opção “Geral”

Em “Ajustes”, encontre e selecione “Geral”.

3. Localize a opção “Redefinir”

Dentro do menu selecionado, role a página e localize a opção “Redefinir”

4. Escolha “Apagar conteúdos e ajustes”

Após esse procedimento, selecione “Continuar” para conceder o acesso ao dispositivo e dar prosseguimento à formatação do celular, selecionando a alternativa “Apagar conteúdos e ajustes”.

5. Confirme o backup no iCloud

Automaticamente, um card surgirá na tela para confirmar se você possui ou deseja fazer um backup no iCloud. Neste caso, recomendamos que verifique se o backup do telefone está em dia, pois essa opção facilita a recuperação de seus dados em qualquer dispositivo Apple.

6. Finalize com a senha

Para confirmar a sua ação, o sistema pedirá o seu ID Apple e sua senha. Digite as informações e aperte OK para começar a formatação. Se você esqueceu sua senha do ID Apple, pode criar uma nova em “Ajustes” > (“Seu nome”)> “Senha e segurança” > “Alterar Senha”. Ou vá para o menu principal, puxe a tela para baixo e digite no campo de busca “senha” e a opção irá aparecer nas sugestões da sua biblioteca de apps.

Continua após a publicidade

Como formatar um celular Xiaomi?

Os celulares da marca Xiaomi se popularizaram no Brasil durante os últimos anos graças ao seu custo-benefício. Embora seja compatível com o Android, os celulares da Xiaomi utilizam o sistema operacional MIUI, que na verdade é um Android otimizado para uma melhor performance nos aparelhos da marca.

Veja o passo a passo abaixo:

  1. Abra o menu
  2. Acesse as configurações;
  3. Localize a aba “Sobre o telefone”;
  4. Selecione “Redefinir dados”;
  5. Clique em “Apagar todos os dados”;
  6. Conforme a operação com a senha;
  7. A restauração irá começar.

Quando é necessário formatar o celular?

Com todos esses passos que precisam ser seguidos para se conseguir formatar um celular, é possível inferir que isso não é algo que se faça em qualquer ocasião. 

Existem situações específicas que requerem que o celular seja formatado, e algumas dessas situações são:

  • Quando for vender ou doar seu celular;
  • Quando o celular estiver muito lento;
  • Quando for enviado para assistência técnica.
icon

Dicas

Muitas vezes os celulares se tornam lentos por sobrecarga de memória que podem ser resolvidos com uma simples formatação.

Depois que formatei meu celular, consigo recuperar os arquivos?

Se você realizou um backup físico do telefone, ou uma cópia de segurança do sistema utilizando aplicativos em nuvem, a possibilidade de resgate de informações se torna mais simplificada. Com o backup salvo na nuvem, por exemplo, ao configurar o celular após de formatado, o próprio sistema disponibilizará essa alternativa de forma automática. Porém, isso só acontecerá no mesmo celular ou em celulares com o mesmo sistema operacional. 

Continua após a publicidade

Nesse contexto, para configurar seu celular você precisará fazer login na sua conta Google, nos casos de Android, ou no ID Apple, para o iPhone. Caso seus arquivos estejam salvos na nuvem nessas contas, a recuperação deles não será difícil. No entanto, problemas inesperados podem ocorrer, o que faz com que essa possibilidade de recuperar arquivos não possa ser uma certeza.

Formatei meu celular e ele continua com problemas, o que devo fazer?

Se mesmo depois de formatar o celular, ele continuar apresentando os mesmos problemas de antes, a primeira medida a ser tomada é procurar um especialista. Busque uma assistência técnica autorizada da marca de seu telefone para que ela possa avaliar o que há de errado e talvez resolver o problema sem abrir mão do tempo de garantia da marca do aparelho telefônico.

icon

Atenção

No entanto, principalmente se o seu celular for mais antigo, é possível que o problema não tenha sido resolvido por não contar mais com algum suporte específico ou pelas novas configurações não serem compatíveis com o dispositivo móvel. Neste caso, a substituição seria a única alternativa viável.

A razão disso é que com as constantes atualizações dos sistemas operacionais, eles começam a requerer configurações cada vez mais avançadas para funcionar. Afinal, todos os celulares só comportam essas exigências até certo ponto. Com o passar do tempo, as atualizações do sistema operacional focadas em segurança e usabilidade passam a exigir mais da memória e das configurações do telefone, e por conta disso, os problemas relacionados à usabilidade podem aparecer. 

Vale a pena aprender como formatar um celular?

Aprender como formatar um celular vale muito a pena, porque como vimos, é uma necessidade que surge em diversos contextos, como para resolver problemas de performance do aparelho, por exemplo. Esse procedimento também não requer habilidades especializadas, o que permite que ela seja aprendida mesmo por quem entende muito pouco de tecnologia.

Por isso, normalmente é bem melhor manter nossa autonomia e não depender de outras pessoas para resolver esse problema. Além disso, a vida é sempre imprevisível e podem haver situações de emergências em que você realmente precise restaurar seu telefone e não ter ninguém ao redor para dar um suporte mais detalhado sobre esse processo. Logo, aprender a como formatar o celular também pode ser visto como uma forma de economia de tempo e dinheiro, já que é possível “eliminar” possíveis erros antes de se deparar com a possibilidade de ir à uma assistência técnica. 

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDInheiro e fazer parte do nosso grupo do Telegram para não perder as principais informações sobre o universo financeiro em tempo real. 

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.