Liberdade, independência ou segurança financeira: qual delas você realmente precisa agora?

Conquistar segurança financeira, ter liberdade ou ser independente financeiramente? Qual sua meta e como buscar esses objetivos? Veja os passos que te levam ao sucesso!

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Liberdade, independência ou segurança financeira: qual delas você realmente precisa agora?

 

Quando as pessoas definem suas metas anuais, palavras como liberdade, independência ou segurança financeira sempre são usadas para resumir a forma como elas desejam estar sob o aspecto econômico.

Segurança financeira
Diferenças na jornada financeira

Mas, o que significa cada uma delas e, principalmente, qual caminho tomar para conquistar esses objetivos? Podemos dizer que:

Continua após a publicidade

  • segurança financeira = ter uma reserva de recursos que te dê tranquilidade para os próximos meses de orçamento familiar;
  • liberdade financeira = conseguir decidir com autonomia qual a estratégia de investimentos e gastos ideal para você;
  • independência financeira = ter um patrimônio muitas vezes superior a sua necessidade mensal e que, inclusive, gere uma renda passiva confortável por bastante tempo (ou indefinidamente!).

É uma forma interessante de descrevê-los e, comparando o que cada um desses objetivos pode proporcionar, fica fácil de supor que o melhor é mirar na independência financeira, certo?

Nem sempre! Você já deve ter ouvido alguém dizer que, antes de correr, você precisa aprender a caminhar.

Continua após a publicidade

Pois aqui vale o mesmo, ou seja, a segurança financeira é um ótimo começo e vai trazer muitos benefícios (inclusive de conforto!) para suas finanças.

O que é segurança financeira?

segurança financeira etapas
Objetivos da segurança financeira

A segurança financeira é o resultado de uma boa gestão do capital, onde você consegue fazer uma reserva de dinheiro suficiente para garantir de seis a dez meses da sua receita atual. Assim, pode custear suas despesas mensais em uma situação atípica, como no caso de um desligamento ou transição de carreira.

Ou seja, é a base necessária para que você possa mirar nos seus planos de médio e longo prazo com mais tranquilidade.

Por ser um recurso que pode ser acionado a qualquer momento, opções de investimento com boa liquidez (capacidade de tornar um ativo em dinheiro disponível para uso) são as mais recomendadas.

Continua após a publicidade

A especialista em investimentos do iDinheiro explicou e trouxe sugestões das melhores opções em renda fixa para 2021 neste material. Recomendo!

Segurança financeira NÃO É só gastar menos do que ganha

É preciso entender que a segurança financeira não é só conseguir a diminuição dos seus gastos no dia-a-dia. Isso vai ajudar bastante, inclusive para objetivos maiores (alô independência financeira!). Mas vai muito além disso.

A segurança financeira precisa ser vista como uma ponte para os investimentos e um treino para ter hábitos de investimentos estratégicos.

A pessoa consegue que consegue economizar dinheiro para criar uma reserva desenvolve uma boa disciplina e tem uma porcentagem de sua renda mensal disponível para investimentos de médio e longo prazo.

Continua após a publicidade

Mas claro, como todo investimento, é preciso ter em mente os objetivos e metas que deseja alcançar com este dinheiro. Somente com esse ponto é possível fazer boas escolhas com o seu dinheiro.

O que é liberdade financeira?

liberdade financeira
Objetivos da liberdade financeira

A liberdade financeira pode estar relacionada a sua autonomia para tomar decisões econômicas e também por não depender de ninguém para complementar sua renda.

Se você deixou a casa dos seus pais, paga todas as suas contas, faz boas escolhas sobre suas finanças (com conhecimento do que está fazendo) e não depende da complementação de renda de ninguém, já tem a sua liberdade financeira conquistada.

Ou seja, a liberdade financeira está relacionada a possibilidade de decidir sobre como acumular dinheiro e organizar as suas finanças. Isto significa que você tem a liberdade de tomar decisões sobre o capital que está em suas mãos.

Continua após a publicidade

O que é independência financeira?

independente financeiramente
Objetivos da independência financeira

Resumidamente, poderíamos dizer que independência financeira é o mesmo que viver de renda ou, ter um volume de recurso muito superior ao que você precisa mensalmente.

Se você tem 300, 500 ou 2000 vezes o que precisa para suas despesas mensais, pode alocar esses recursos de forma diversificada e vê-los aumentarem sem que você tenha que se esforçar para isso.

Em outras palavras, é a boa e velha renda passiva trabalhando para você. E, antes que você pense que esse é um objetivo quase impossível de alcançar, uma reflexão simples vai ajudar: tudo depende do seu referencial.

Conquistar uma independência financeira em uma cidade com custo de vida alto e hábitos de consumo elevados pode ser bem difícil.

Continua após a publicidade

Mas, revisar seus gastos e reduzir despesas pode facilitar o caminho para quem deseja saber como ser independente financeiramente, concorda?

Quais as melhores ferramentas para gerenciar suas finanças?

Para garantir a segurança financeira (ou liberdade e independência), muitas pessoas acabam utilizando ferramentas e estratégias interessantes.

Então, logo abaixo vamos apresentar algumas dicas que podem te ajudar a gerenciar melhor as suas finanças.

1. Orçamento mensal para a segurança financeira

Um grande passo para conseguir um bom controle financeiro é avaliar sua receita e os seus gastos mensais.

Continua após a publicidade

Portanto, não deixe de acompanhar as suas despesas e receitas todo mês. Afinal, é por meio desta análise que você vai começar a entender como é o seu orçamento e como você pode se planejar para a realização dos seus objetivos futuros.

Lembrando que não é preciso muita coisa para começar a entender o seu orçamento mensal. O que você provavelmente vai precisar de imediato é de uma planilha ou aplicativo que consiga documentar todas as contas a pagar e também os valores a receber

2. Aplicativo de controle financeiro

Todos sabemos que a tecnologia está ajudando cada vez mais as pessoas a encararem a sua rotina com mais agilidade e simplicidade, juntamente com um toque de inovação.

E com certeza, para o controle financeiro nós não poderíamos deixar de citar os aplicativos e plataformas que podem facilitar na criação de um controle financeiro pessoal eficiente. 

Continua após a publicidade

É possível encontrar vários tipos de aplicativos no mercado, desde os gratuitos, pagos, para sistema operacional Android ou iOS. Para este momento, aconselhamos que confira nosso review dos melhores aplicativos para controle financeiro e escolha o que mais encaixa com o seu perfil.

3. Investimentos com liquidez diária

O grande benefício de investir seu dinheiro em investimentos com liquidez diária é justamente a possibilidade de resgatar o seu dinheiro no mesmo dia.

Todavia, mesmo na escolha das aplicações de liquidez diária merece uma boa análise e estratégia.

Por exemplo, se você avaliar o rendimento da poupança hoje, vai ver que ele está perdendo para a inflação. Uma boa alternativa, portanto, podem ser os CDB’s dos melhores bancos digitais.

Continua após a publicidade

4. Investimentos de longo prazo

Investir dinheiro em ativos de longo prazo é interessante para as pessoas que estão pensando em construir uma boa renda para o futuro, focando na liberdade e independência financeira.

Isto significa que este tipo de aplicação de longo prazo tem uma grande relação para aumentar, conquistar e até mesmo proteger o seu patrimônio em um período mais prolongado.

E quando falamos sobre investimento em longo prazo, muitos têm dúvida sobre o real tempo. Não é mesmo? Pois bem, normalmente o mercado funciona com a seguinte regra: 

  • Longo prazo são conhecidos por períodos superiores a 5 anos;
  • Já no médio prazo, podemos dizer que o seu período é entre 2 a 5 anos;
  • E por fim, abaixo do prazo de 2 anos podemos dizer que são os ativos de curto prazo.

5. Perceba que a saúde financeira é fundamental 

Por fim, gostaríamos que você entendesse que a saúde financeira é fundamental não só pelo saldo da sua conta bancária, mas também porque ela interfere diretamente nas suas emoções.

Continua após a publicidade

Por exemplo, já esqueceu de pagar uma conta, ou mesmo, recebeu uma notificação de multa que não tinha dinheiro para pagar?

São situações que te desestabilizam e chateiam, não é mesmo? Mas, quando a saúde financeira entra em colapso total, os efeitos são muito mais intensos e podem até afetar sua saúde.

Portanto, não deixe de fazer um bom controle financeiro!

Independência, liberdade ou segurança financeira? Todas, por favor!

Se considerarmos que um objetivo é elementar para o outro, você pode buscar todos eles. Mas, como dito no início do post, antes de querer saber como ser independente financeiramente, busque conhecimento para ter liberdade e conseguir tomar decisões sábias.

E, antes da liberdade, fortaleça sua segurança financeira. Em outras palavras, antes de correr, primeiro é preciso aprender a caminhar.

Continua após a publicidade

Mas, depois que fizer isso e criar sua base com a segurança financeira, pode ter certeza que vai conseguir escalar seus sonhos e objetivos até a lua! O céu não será seu limite.

Ou seja, quando começar sua reserva financeira, pense que aquele será um pequeno passo para suas finanças, mas um grande salto para ser independente financeiramente!

gif do homem pulando na lua
Um pequeno passo para suas finanças, mas um grande salto para ser independente financeiramente

Gostou do conteúdo e vai colocar o conhecimento em prática? Então, compartilhe com seus amigos e assine nossa newsletter para mais incentivos e dicas de finanças pessoais.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.