PIS inconsistente: saiba o que é e como resolver

Muitos usuários do aplicativo do FGTS têm reclamado que, ao tentarem consultar informações sobre o saque imediato, uma mensagem de “PIS inconsistente” aparece e inviabiliza a consulta.

Mas qual o significado disso?

O que significa PIS inconsistente?

A mensagem significa que há uma diferença dos dados cadastrais presentes nos bancos de dados da Receita Federal (CPF) e do cadastro do NIS (PIS/NIS/NIT/PASEP).

Continua após a publicidade:

Esse problema impossibilita a consulta, pois ao buscar pelo CPF na base de dados do FGTS, não há correspondência, pela diferença nos bancos de dados.

Pode acontecer, ainda, de não constar o CPF no cadastro do NIS, ou haver diferenças no nome, data de nascimento e nome da mãe, entre os bancos de dados.

Nesses casos, o aplicativo não consegue concluir a pesquisa.

Dessa forma, a única maneira para que a mensagem não seja apresentada é quando os dados tanto na base da Receita como na do NIS são idênticos.

Como resolver?

É preciso atualizar o cadastro em uma das agências da Caixa Econômica Federal, levando para tanto um documento de identificação oficial e a carteira de trabalho.

O que é PIS/PASEP?

PIS é a sigla para Programa de Integração Social e é pago pelas empresas para garantir o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial.

Já o PASEP, advém de Programa de Formação de Patrimônio Público, e exerce a mesma função em relação aos servidores públicos.

Outra diferença entre os programas são as instituições financeiras responsáveis por operacionalizá-lo.

No caso do PIS, a instituição bancária responsável é a Caixa, já o PASEP fica ao encargo do Banco do Brasil.

Como Consultar informações do PIS/PASEP?

PIS

PASEP

  • Central de atendimento BB:
    • Capitais e regiões metropolitanas: 4004-0001
    • Outras cidades: 0800 729 0001
    • Deficientes auditivos: 0800 729 0088

Por fim, caso queira receber mais conteúdos sobre o PIS ou outros assuntos relacionados a como cuidar melhor do seu dinheiro, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro.

Publicidade