PIS inconsistente: saiba o que é e como resolver
Muitos usuários do aplicativo do FGTS têm reclamado que, ao tentarem consultar informações sobre o saque imediato, uma mensagem de “PIS inconsistente” aparece e inviabiliza a consulta.
Mas qual o significado disso?
O que significa PIS inconsistente?
A mensagem significa que há uma diferença dos dados cadastrais presentes nos bancos de dados da Receita Federal (CPF) e do cadastro do NIS (PIS/NIS/NIT/PASEP).
Esse problema impossibilita a consulta, pois ao buscar pelo CPF na base de dados do FGTS, não há correspondência, pela diferença nos bancos de dados.
Pode acontecer, ainda, de não constar o CPF no cadastro do NIS, ou haver diferenças no nome, data de nascimento e nome da mãe, entre os bancos de dados.
Nesses casos, o aplicativo não consegue concluir a pesquisa.
Dessa forma, a única maneira para que a mensagem não seja apresentada é quando os dados tanto na base da Receita como na do NIS são idênticos.
Como resolver?
É preciso atualizar o cadastro em uma das agências da Caixa Econômica Federal, levando para tanto um documento de identificação oficial e a carteira de trabalho.
O que é PIS/PASEP?
PIS é a sigla para Programa de Integração Social e é pago pelas empresas para garantir o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial.
Já o PASEP, advém de Programa de Formação de Patrimônio Público, e exerce a mesma função em relação aos servidores públicos.
Outra diferença entre os programas são as instituições financeiras responsáveis por operacionalizá-lo.
No caso do PIS, a instituição bancária responsável é a Caixa, já o PASEP fica ao encargo do Banco do Brasil.
Como Consultar informações do PIS/PASEP?
PIS
- Aplicativo Caixa Trabalhador (Android/iOS);
- Site da Caixa;
- Central de Atendimento PIS: 0800 726 0207
PASEP
- Central de atendimento BB:
- Capitais e regiões metropolitanas: 4004-0001
- Outras cidades: 0800 729 0001
- Deficientes auditivos: 0800 729 0088
Por fim, caso queira receber mais conteúdos sobre o PIS ou outros assuntos relacionados a como cuidar melhor do seu dinheiro, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro.
Recebo a pasep desde 2018 pó sou funcionária pública porém tenho dois números de paseps ativo e o número do pasep que a empresa informou no rais não è o mesmo qie recebi nos anos anteriores será que essa atualização ainda será feita antes da data de recebimento?
Olá, Mariza! Tudo bem?
Acredito que você precisa solicitar a correção dos dados com o RH da empresa.
Olá pessoal, boa tarde.
Meu CPF está inconsistente no aplicativo FGTS, não consigo entrar no aplicativo de jeito nenhum. Já fui na receita federal, porém não obtive resultados. Alguém pode me ajudar, por favor?
Olá, Jean! Tudo bem?
É necessário procurar a unidade da Fiscalização do Trabalho (Superintendência do Trabalho ou Gerência do Trabalho) mais próxima de sua casa para regularizar a situação.
Estou tendo um problema pra consultar o valor real do meu PIS ano base 2020, trabalhei em 2 empresas nesse ano, a primeira informou corretamente o meu número de PIS na RAIS, logo o saldo hoje do meu PIS corresponde a essa informação, PORÉM, a segunda informou um numero PIS(INATIVO), que consta da carteira física na RAIS, questionei a empresa e nada, fui na CAIXA e lá disseram que estava tudo OK, que iria receber de acordo com os períodos trabalhados, mas tudo me diz o contrário, alguém passou por essa situação em 2022?
Eu, estou passando pela mesma situação. Ainda nada resolvido
Boa tarde, trabalho em uma empresa desde 08/01/2018, mas descobri a algum tempo que na carteira digital e na rais colocaram a data de admissão como 08/01/2017, o problema é que nessa data eu trabalhava em outra empresa. Bom o fato é que agora no ano de 2022 meu pis esta como não habilitado, no site do ministerio da economia aparece que não foi identificado meu pis no banco de dados, já consultei a rais e ela foi enviada no dia 30/09/2021 pela empresa em que trabalho mas não sei se esse erro na data de admissão que está fazendo com que meu pis não seja liberado.
Bom dia
Queria saber o por que o meu aparece isso,sendo que trabalhei o ano de 2020 todo e ainda trabalho na mesma empresa,e aí consultar o meu PIS aparece a seguinte mensagem…
Como que posso proceder?
NADA POR AQUI…
O seu PIS não foi identificado na base de dados do Abono Salarial.
Olá, Robson! Tudo bem?
É necessário entrar em contato com o telefone 158.
Ninguém atende nesse número, tens dias que tento e nada.
Estou nessa mesma situação.
Estou na mesma situação..
Meu pis fala nao habiitado mas recebo menos de 2 salarios,o que posso fazer
Olá, Cristiano! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato com a Caixa.
Oiii. Na caixa tem meu PIS aparece
não localizado na base do PIS. Não sei o que fazer
Olá, Kezia! Tudo bem?
Nesse caso, entre em contato com a CAIXA para regularizar a situação do seu PIS.
Fuiaté a agência da caixa de Sto.Andre/SP,no dia 11/06/21,para regualarizar meu cadastro e optar pelo saque aniversário.Entro no aplicativo fgts e até agora continua mostrando a mesma coisa,cpf inconsistente.
Olá, Gilberto! Tudo bem?
Nesse caso, infelizmente, você precisa ir até a agência novamente para regularizar o cadastro.
Oi, eu já fui para Caixa por inconsistência no meu PIS, mas eles não conseguem arrumar porque meu pis não existe no sistema deles e da empresa onde eu trabalhei, sou extrangeiro, o que vocês acham? Será que eu preciso ir até receita federal para atualizar todos meus documentos? Atualizar meu CPF? E depois ir até Caixa pra atualizar meu PIS? A empresa onde trabalhe não consegue liberar minha chave de conectividade porque no seu sistema meu PIS é inválido, mas cuando eles me contrataram fizeram os recolhementos do FGTS por esse PIS que agora não existe no sistema, esso é bem esquisito, nem eles, nem mesmo eu sabe o que fazer ????
Olá, Josia! Tudo bem?
Sinto muito por essa situação… Como é um caso bem específico, a CAIXA que deveria prestar uma orientação mesmo do que fazer. Sugiro que tente atualizar diretamente na Receita Federal.
Boa tarde Josia, estou com o mesmo problema, você conseguiu resolver?
Oi será que alguém pode me ajudar o meu CPF fala que está inconsistente no apricativo quando eu fui né cadastra no app eu coloquei o número do PIS será que é por isso que está dando inconsistente no app do FGTS aí fui na caixa pra ele vê se consegue arrumar mais até agora nada tá do mesmo jeito
Olá, Keila! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que você tente cadastrar novamente no aplicativo. Se o problema persistir, é necessário ir até uma agência da CAIXA.
Meu pis está com erro de digitação no nome da minha mãe fui na caixa mas não resolveu me mandou para receita Federal isso é correto?
Isso mesmo. Sergio.
o meu pis está dando que nao tem beneficio disponível para meu cpf. já estive na Caixa, atualizou os dados e mesmo assim não consigo acessar. Ainda está dando cpf inconsistente. Não sei mais o que fazer.
Olá, Mariele! Nesse caso, infelizmente nós não podemos te ajudar, pois a orientação é essa mesmo, regularizar seu CPF na Caixa. Tente entrar em contato com eles novamente. Boa sorte! Espero que sua situação seja resolvida.
O MEU TAMBEM ESTA ASSIM …………
Meu pis não está na conta e a caixa disse que a empresa que nao colocou o RAIS fui na empresa e lá disseram que o problema é do governo que está acontecendo em geral e agora não sei o que faço nem a quem procurar alguém sabe me dizer ?
Olá, Tamires! Tudo bem?
É necessário procurar a unidade da Fiscalização do Trabalho (Superintendência do Trabalho ou Gerência do Trabalho) mais próxima de sua casa para regularizar a situação.
boa tarde gente então estou tendo problema pra receber meu fundo emergencial pois a caixa não consegue liberar da cpf inconsistente já fui 5 vezes a caixa e não resolvem nada um joga pro outro e falaram que era da receita mais não e esta tudo certo na receita federal e já passei por um monte de funcionários hahaha ninquem resolve nada acho que vou ter que entrar e com um processo em cima deles pois o dinheiro e meu e recebi os quinhentos reais liberado pelo governo normal dai me vem com poupança digital pra dar nisso me poupe….
Bom dia,em que local devo ir pra alterar meu número de pis dá carteira de trabalho?
Olá, Emissiana! Tudo bem?
Encontrei essa informação no site do Governo Federal:
“Caso identificado inconsistência no seu cadastro, não é necessário comparecimento a uma unidade de atendimento. Os sistemas que geram os dados da CTPS Digital são atualizados constantemente e algumas inconsistências serão corrigidas automaticamente. Para os outros casos serão realizadas campanhas para a correção das informações.”
Meu nis não apresenta na receita federal, oque devo fazer?..
É necessário atualizar o cadastro na Caixa, Adriano.
Já deixei todos documentos pra recadastramento, já estive na cx. A pessoa que me atendeu olhou disse o valor é a data da liberação, atualizou os dados e mesmo assim não consigo acessar. Ainda está dando cpf inconsistente. Não sei mais o que fazer.
ídem , estou afastada por conta de uma cirurgia(60d)fiz a pericia hoje. agendamento por telefone .mas quando vou acessar o aplicativo e tentar entrar no site do inss dá como NIT inconsistente ,
já fui na caixa e tudo certo
Uma pena essa demora na atualização dos dados mesmo! Ficamos de mãos atadas.
Boa tarde tenho conta na caixa a muito tempo de um tempo pra cá pis e fgts eu tenho q ir direto no caixa pois não consta na conta e não consigo consultar pela conta tbm oque preciso e como devo fazer para resolver ..obg…
Olá, Wilker! Nesse caso, é necessário entrar em contato diretamente com a Caixa para verificar.
Todos os anos anteriores eu recebia o abono do PIS pela minha conta poupança e este ano o governo mudou a maneira de receber e daí dancei, não recebi, sou de Julho, e toda vez que consulto diz que não existe lançamento para este cpf, na Caixa Econômica dizem que não fui informado na rais, a empresa diz que pela legislação vigente não precisam apresentar a RAIS, então dancei. Se já disse nada mudou então.
O MEU TAMBEM ESTA ASSIM …………
Quando tento ver meu saldo do aplicativo FGTS diz CPF inconsistente…será que tenho que atualizar esses dados na caixa pra poder abrirem minha poupança digital pra eu receber ou não será necessário?
Olá, Fernanda! Sim, é necessário regularizar seu CPF.
Oi eu consultei o PIS do meu esposo um mes antes da data prevista pra receber, todos os dias eu consultava e dava que ele tinha direto, mas no dia marcado pra receber a atendente virtual da Caixa disse que não tinha direto por não ter rais no ano base, e agora o que faço?
Olá, Maria! Tudo bem?
Nesse caso, é necessário entrar em contato diretamente com a Caixa para verificar.
Boa noite, estou com um problema, minha empresa disse que estou com inconsistência no cadastro e lá aponta um pis antigo meu como inexistente é um nome meu errado, entrei na carteira de trabalho digital e no meu é-social esta msm o pis errado (inativo), mas baixei o app FGTS da caixa e lá consta meu pis correto que a empresa criou e deposita (tudo correto e o meu nome correto tbm) porém qnd vou tentar abrir minha conta digital, aparece o nome do meu pai errado e o meu tbm, eu decidi não avançar e baixei o caixa tem, mas então hj eu entrei no caixa tem e foi criado uma conta digital pra mim, só q eu entro na conta do fgts e qnd tento prosseguir com a criação de uma conta digital só para verificar os nomes, ele da erro! Como faço para desvincular o pis inexistente no e-social que está divergindo nos cadastros? A empresa tem como fazer essa correção sem eu precisar ir na agência?
Olá, Kamilla! Tudo bem?
Infelizmente, essa alteração só pode ser feita diretamente em uma agência da Caixa.
Para quem nao quiser ir na agencia da para fazer pela internet basta ir no site da caixa e consultar o FGTS Emergencial pelo site deles.
Lá com o numero do PIS ou CPF eles informam o que falta de dados e espera até 10 dias úteis para resolver.
Oi Andressa, conseguiu resolver?
Bom dia, a conta digital não pode ser aberta automaticamente, entrei no aplicativo do FGTS e diz que não tem contas a serem exibidas, porem pela caixa consigo ver que a empresa que trabalho deposita sim todos os valores a anos, isso poder ser por erro de cadastro no NIS tbm?
Acredito que sim Larissa.
o Problema é que estou fora do pais …como faco a atualizacao domeu pis sem ter que ir no Brasil?
Oi Pamela, eu não tenho essa informação. Talvez você tenha que procurar a ajuda da embaixada brasileira no país onde está.
Olá pessoal, minha mãe está com o mesmo Problema, vcs sabem me dizer se a conta na poupança digital é aberta no dia que o dinheiro entra na conta? Ah e mais uma alguém com esse problema conseguiu receber?
Oi Nicolas, sim como a conta é aberta automaticamente, a princípio é para estar disponível a partir da data que o dinheiro é liberado. Espero ter ajudado.
Boa tarde.. Eu não estou conseguindo sacar meu pis pq no 0800 diz q a empresa não declarou a RAIS , liguei p o 158 e diz q a empresa declarou certinho, não sei oque fazer
Poxa Valéria, deve ser alguma falha de comunicação entre os órgãos do governo. Infelizmente, não sei o que você poderia fazer para resolver, a não ser entrar em contato com os órgãos competentes.
Esse problema impossibilita o depósito do fgts feito pelas empresas ?
Não impossibilita. A inconsistencia se dá no momento do cruzamento entre dados do banco do CPF e do PIS, enquanto o deposito do FGTS é feito pela empresa se baseando apenas no numero do seu NIS. Confira se a empresa esta fazendo seus depositos mes a mes pelo extrato simplificado no site do FGTS ou pelo aplicativo.
Bom dia!
O meu PIS aparece como inconsistente ao tentar acessar o APP FGTS, porém no site diretamente da caixa é possível verificar o meu extrato e a consulta do saque imediato a ser realizado no segundo semestre de 2020, sendo assim será creditado o valor em uma poupança social digital? Visto que a mensagem diz para regularizar a situação apenas para receber diretamente na conta poupança, não dizendo que irei deixar de receber na poupança social digital caso esteja ainda com inconsistência ..
Oi Gustavo, essa questão é bem técnica, mas acredito que se no sistema da Caixa está constando seu direito, o valor será creditado normalmente na conta social digital.
Estou na mesma situação Gustavo. O pior é não ter nenhum meio de atendimento para tirar este tipo de dúvida né?! Porque acho que nem estão fazendo este tipo de atendimento para atualizações nas agências…
Muito obrigado Ariane! Estou tentando pesquisar mais sobre o assunto também.
Realmente Bruna, dificil qualquer contato neste momento, porém irei esperar a data para saber se irei receber, se será creditado em uma Poupança Social Digital ou então em minha conta Poupança da Caixa (acredito que esta opção seja mais dificil pela inconsistência que encontrei),espero que dê certo kk
Se conseguir acessar o Caixa Tem vai conseguir movimentar o valor. O problema seria apenas para que eles depositassem diretamente na conta poupança. Comigo foi o mesmo problema, a inconsistencia esta no nome da minha mae, entao eles nao vao depositar, vou receber apenas pela poupança digital.
Bom dia! Hoje fui consultar pelo site pois o meu a data é 13/07 (nascidos em março) porém havia a mensagem de que faltava a inclusão de alguns dados, tive de preencher uma série de dados e agora pediram 10 dias úteis para avaliação dos dados.. pois dizia que não foi possível criar uma conta para mim no Caixa Tem, agora somando os 10 dias tenho de aguardar até 21/07 .. Infelizmente
Oi Gustavo, tive que fazer o mesmo.
Conseguiu receber?
Thamirys até o momento não .. 10 dias uteis seria dia 21/07, estamos no dia 23/07 e ainda continua a mesma mensagem de que estão analisando os dados enviados ..
OI boa noite estou com o mesmo problema não consta saldo em meu nome e meu numero do cpf não aparece para saldo sendo que tenho conta inativa já fui a caixa realizar a atualização cadastral mas não resolveu nada continua o mesmo problema
Boa noite Alessandra, realmente é um problema de gestão da Caixa. Acredito que você deva tentar entrar com contato com eles novamente, se não resolver acione o Procon do seu estado. Espero que seu problema se resolva logo.
Meu pis esta inconsistente e a caixa disse que resolve só quando voltar o atendimento normal, irei ficar em receber nada? no 0800 nao achei a opcao pra falar com alguem e resolver
Boa noite,
Mesmo com a pandemia esse procedimento de ter que ir até uma agência ainda está sendo mantido pela Caixa?
Sim, infelizmente a Caixa não modificou o protocolo. Mas você pode entrar em contato nas centrais de atendimento e ver a possibilidade de resolver de outro modo. Depois me conta de seu certo, ok?
qual telefone das centrais
São estes Paulo,
PIS
Central de Atendimento PIS: 0800 726 0207
PASEP
Central de atendimento BB:
Capitais e regiões metropolitanas: 4004-0001
Outras cidades: 0800 729 0001
Deficientes auditivos: 0800 729 0088
Esse problema impossibilita o saque que vai acontecer agora em Junho das contas ativas e inativas?
É interessante estar com o cadastro atualizado para evitar problemas. Você conseguiu atualizar os dados Hyago?
ainda nao. eu comsigo sem ir a agemsia
Sim, Impossibilita.