O Cartão Elo É Bem Aceito?

A bandeira nacional Elo foi criada em 2011 e se destaca como uma das principais do mercado. Saiba mais sobre sua aceitação e vantagens para o consumidor.

flaviomariano
Flávio Mariano

Na hora de escolher um cartão de crédito um dos pontos mais importantes é a bandeira. Ela determina a aceitação do cartão, ou seja, em quais estabelecimentos você poderá usá-lo como forma de pagamento. A bandeira nacional Elo, lançada em 2011 pelo Banco do Brasil e pelo Bradesco, é uma das marcas disponíveis em nosso país, mas será que ela é bem aceita no mercado? Hoje vamos discutir sobre a aceitação da bandeira no comércio.

Sobre a bandeira Elo

Antes de falarmos mais especificamente sobre a aceitação do cartão, é importante ressaltar o quão recente é a empresa Elo. A Visa, que é uma das concorrentes diretas na Elo em nosso país foi fundada em 1958, e a Mastercard, outra rival de peso, iniciou suas atividades em 1947. Por isso, é complicado comparar essas empresas sem levar em conta a história de atuação.

Continua após a publicidade

A Elo conseguiu em poucos anos se expandir enormemente pelo Brasil, tendo parceria hoje com mais de 1,6 milhões de estabelecimentos comerciais. Além disso, o número de clientes que utilizam a bandeira em seus cartões é crescente. Tudo isso indica a questão da aceitação, às vezes vista como um problema, tende a melhorar com o tempo.

Onde os cartões Elo são aceitos?

O Banco do Brasil e o Bradesco são responsáveis pela Elo e também pela Cielo. Por isso, todas as máquinas de cartão desta empresa são habilitadas para receber pagamentos com a bandeira do grupo. Com o fim do monopólio das bandeiras, outras empresas como a Rede e o Santander, que também operam no setor de recebimentos com cartão, passaram a aceitar os cartões Elo.

A escolha, no entanto, depende do comerciante, que pode ou não operar com determinada bandeira. Como comentamos antes, o número de estabelecimentos parceiros ultrapassa a casa dos milhões.

Cartão de crédito com a bandeira Elo
Cartão de crédito com a bandeira Elo tem se difundido entre os bancos grandes

A bandeira é bem aceita?

Assim que a bandeira Elo foi criada, muitos usuários se mostraram insatisfeitos por causa da aceitação, principalmente em cidades menores e nas compras pela internet. No entanto, com o passar dos anos a empresa se consolidou e o índice de queixas também diminuiu, já que a rede credenciada é cada vez maior. A questão é que os cartões Elo podem não ser tão aceitos quanto os que possuem bandeiras internacionais, como a Visa e a Mastercard.

Aliás, esse é mais um ponto fraco dos cartões Elo: eles só são aceitos aqui no Brasil. Em termos gerais, para uso cotidiano a bandeira atende bem aos usuários, mas ainda há quem considere a marca inferior às principais concorrentes.

O cartão é bom?

Se pensarmos em termos de segurança e consolidação da marca, é possível sim dizer que os cartões Elo são boas opções para o consumidor. Como a empresa é controlada pelo Banco do Brasil e pelo Bradesco, dois gigantes do setor bancários brasileiro, a confiabilidade está bastante garantida. Além disso, a parceria com as maquininhas da Cielo facilita a aceitação da marca nos estabelecimentos comerciais.

O contraponto fica com alguns problemas para utilizar o cartão em comércios menores e sites de venda, além da restrição como uma bandeira nacional. Dessa forma, podemos concluir que a Elo é uma empresa sólida e segura, mas a experiência de cada usuário define se ela é boa ou não como forma de pagamento.

Continua após a Publicidade

41 comentários

  1. Gustavo

    Com o acordo do Cade e a parceria com a Diners, Elo agora é uma potência global e a maior do país.

    Se tornou um monstro do setor.

  2. Devido a uma tentativa de compra por terceiros, o Bradesco bloqueou meu cartão. Ele enviou um Elo, com isso perdi o meu Visa que tinha crédito, fiquei duas semanas sem poder fazer nada, com o bloqueio a chave de segurança sumiu. O novo cartão veio sem uso de crédito, sem número da conta, sem agência; e agora?

  3. Raquel

    Ola, perdi meu cartao visa internacional, quando solicitei a 2da via me falaram que so faziam ELO e que tbm tinha validade internacional. É isso certo ou nao??? Pelos comentarios anteriores fui enganada. Gostaria saber que posso fazer ao respeito

  4. Continua após a publicidade

  5. Caroline

    Olá, eu recebi um novo cartão de débito do Bradesco, pois o antigo havia vencido (era visa). O novo veio com a bandeira elo, com um número diferente do que tinha antes. Fiz o desbloqueio e estou utilizando deste então. Três semanas depois recebi pelos correios sem pedir um novo cartão de débito com a bandeira visa e mesmo número do cartão antigo vencido. Se eu desbloquea-lo não poderei mais usar o elo? Tem algum problema terem a numeração diferente eu posso ficar utilizando os dois?

  6. Daniel

    Pedi um novo cartão e veio com a bandeira ELO, ele é só pra débito será que posso solicitar outro ?

  7. Guilherme

    Utilizava ourocard com visa electron e solicitei a função crédito, recebi o cartão com bandeira elo e não visa,posso solicitar troca?

  8. Continua após a publicidade

  9. Maria

    Só pode solicitar um elo quem tem conta no banco do Brasil?

  10. Heberth Filipe

    O cartão de crédito da bandeirinha elo, só é aceito compras online com a opção elo… ou ele é aceito em outras bandeiras.

  11. Continua após a publicidade

  12. Fabiana Chendes

    No começo haviam muitos estabelecimentos que não aceitavam o cartão ELO porém agora que está se consolidando a aceitação está bem maior e cada vez crescendo mais para se adequar a grande demanda. Aqui na minha cidade já está sendo aceito em quase todos os lugares!

  13. jairo

    Todo banco é obrigado a confeccionar o cartão com a bandeira de preferência do cliente. O que acontece é que estão empurrando a bandeira ELO para os clientes. Eu mesmo fui ao banco para efetuar a troca e o gerente me informou que não faziam mais cartões com a bandeira VISA. Depois de saber que me passaram uma informação errónea ou mentirosa, estou abrindo uma reclamação no site: http://www.consumidor.gov.br. Recomendo a todos fazerem reclamações no mesmo.

  14. Fernanda

    Na verdade não é tão simples. O Banco do Brasil não deixa mais você pedir outra bandeira. Argumento foi:” só iremos trabalhar com a bandeira elo daqui pra frente.”

  15. Getulio

    Abri uma conta e veio o cartão de bandeira Elo, Mas prefiro a bandeira Visa.. Como faço pra trocar ?

  16. Estela Marques

    O cartão da Elo funciona conjuntamente
    com a conta poupança da Caixa ou são dois cartões distintos?
    como faço.no caso acima,se quiser fazer um cartão de CRÉDITO levando-se em conta a minha poupança na Caixa?

  17. wilson

    Bom dia, gostaria de saber porque alguns estabelecimentos não aceitam a bandeira da Elo? seria algum problema com o recebimento?

  18. Renicarolina

    Recebi o cartão com a bandeira elo. Ambos têm o mesmo prazo de validade visa o atual e o elo ainda bloqueado. Porém ao habilitar o elo o visa suspenderá? Não poderei ficar com os 2?

  19. Armando

    Seria possível continuar com o mesmo cartão que já tenho, sem precisar fazer a troca? Continuar com o mesmo que estou portando, já que está dentro do prazo de validade. Se possível qual o procedimento a tomar?

  20. Nynha

    Recebi a mensagem do banco da Brasil referente a troca do cartão Visa pelo Elo. Ainda não fui na agência retirar, o Visa é válido até 30/06.
    Eu poderia estar solicitando ao banco para continuar com a mesma bandeira?

  21. Armando

    O banco do Brasil trocou o meu cartão visa (débito) pelo elo. Não gostei da troca, porque logo no primeiro estabelecimento que entrei estava la a plaquinha “não aceitamos cartão elo” pô ai e f…
    Agora pelo que vejo, eu que optei por não andar com dinheiro e sim o uso do débito, terei que voltar a ter este hábito de andar portando dinheiro físico.
    A minha opinião sobre a troca dos cartões sem consulta prévia, mesmo isso estando previsto no contrato, não sei, é que isso é um absurdo, eu não quero ser usado para fazer número. Deve-se levar em conta a opinião dos clientes, agora ta sem jeito, pelomenos por enquanto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.