A Uber, maior app de caronas pagas do mundo, lançou um novo serviço que permite motoristas mulheres e não binárias só aceitarem passageiras.
Batizada de U-Elas, a iniciativa teve início nos primeiros meses de dezembro de 2020. “Entendemos que esse é um primeiro passo para que, no futuro, tenhamos um número suficiente de mulheres dirigindo para também oferecer essa opção para usuárias mulheres com a mesma eficiência que é marca registrada da Uber”, afirma a diretora-geral da no Brasil, Claudia Woods, em comunicado.
A iniciativa faz parte da plataforma “Elas na Direção”, criada em 2019 como resultado da parceria com a Rede Mulher Empreendedora. A ideia é crescer e fortalecer a comunidade de mulheres motoristas parceiras da Uber, com o intuito de proporcionar alternativas de renda para elas. Além disso, a plataforma ainda oferece cursos sobre finanças pessoais e empoderamento para mulheres.
U-Elas, nova iniciativa da Uber para mulheres
O novo serviço está disponível em 17 cidades brasileiras (veja a lista completa abaixo). A ideia da Uber, nesse sentido, é expandir o número ao longo do tempo. Ademais, o serviço estará disponível em outros países da América Latina, como Costa Rica, Peru, Argentina, Paraguai e México.
Para fazer parte, a motorista deve ir até a área de preferências do aplicativo Uber Driver e, em seguida, ativar a opção U-Elas. A Uber garante que fará checagens periódicas para que apenas passageiras mulheres possam usufruir do serviço.
Até o momento, no entanto, as passageiras ainda não podem escolher viagens com motoristas mulheres.
Cidades com o novo serviço
- Belo Horizonte (MG)
- Brasília (DF)
- Campinas (SP)
- Criciúma (SC)
- Curitiba (PR)
- Feira de Santana (BA)
- Fortaleza (CE)
- Goiânia (GO)
- Joinville (SC)
- Juiz de Fora (MG)
- Manaus (AM)
- Mogi Guaçu (SP)
- Pelotas (RS)
- Piracicaba (SP)
- Porto Alegre (RS)
- Recife (PE)
- Salvador (BA)
Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e fique por dentro das principais notícias em tempo real!