“Dinheiro esquecido”: saques começam nesta terça-feira; veja como consultar os valores

Consulta ao “dinheiro esquecido” já estava liberada desde a última terça-feira (28). Veja se você tem valores a receber.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A partir desta terça-feira, 07, os brasileiros que possuem valores esquecidos em instituições financeiras já podem solicitar o resgate, através do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC).

Segundo o BC, ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas podem realizar o saque do “dinheiro esquecido”, totalizando cerca de R$ 6 bilhões.

Consulta e saque do “dinheiro esquecido”

Desde o dia 28 de fevereiro, o site do SVR está disponível para a consulta ao “dinheiro esquecido” em instituições financeiras através do seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
  2. Clique em “Consulte se tem valores a receber”;
  3. Use seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
  4. Caso tenha valores para receber, a partir do dia 7 de março, às 10h, retorne ao site do Banco Central
    para acessar o Sistema de Valores a Receber (SVR) e solicitar o saque dos valores referentes ao dinheiro esquecido.

Segundo o BC, a partir de agora, será obrigatória a seleção de chave PIX para solicitação do saque do dinheiro esquecido.

Além da volta do sistema, o BC também anunciou as seguintes novidades para a consulta e saque ao “dinheiro esquecido”. Já o preenchimento de dados de contato, como telefone e e-mail será facultado apenas aos usuários que selecionarem uma chave Pix.

Saiba como se proteger de golpes

O Banco Central também alerta que a principal medida para se proteger de golpes é confiar apenas no site oficial para receber informações sobre o dinheiro esquecido, o https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Além disso, o órgão listou algumas dicas para se proteger do golpe do dinheiro esquecido:

  • O Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
  • Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode contatar quem possui algum valor e ela nunca vai pedir a senha do cliente.
  • Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
  • Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

Quer continuar acompanhando as notícias que impactam o seu bolso? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp