Saque-Aniversário FGTS 2024 já disponível: confira o calendário completo e planeje seus recursos

Consulte quando seu saque-aniversário estará disponível em 2024

Escrito por Amanda Gusmão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Saque-Aniversário do FGTS, uma modalidade de retirada parcial do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, oferece aos trabalhadores brasileiros uma oportunidade anual de acessar uma parte dos recursos depositados desse benefício.

Anunciado na última semana pelo o governo brasileiro e a Caixa Econômica Federal, o calendário para esta modalidade em 2024, permite que os cidadãos planejem seus saques de acordo com o mês de seu aniversário.

Calendário de saque-aniversário do FGTS para 2024

Mês de NascimentoPeríodo de Saque
Janeiro2 de janeiro a 29 de março
Fevereiro1º de fevereiro a 30 de abril
Março1º de março a 31 de maio
Abril1º de abril a 30 de junho
Maio2 de maio a 31 de julho
Junho1º de junho a 31 de agosto
Julho1º de julho a 30 de setembro
Agosto1º de agosto a 31 de outubro
Setembro1º de setembro a 30 de novembro
Outubro1º de outubro a 31 de dezembro
Novembro1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
Dezembro1º de dezembro a 29 de fevereiro de 2025

Saque-aniversário e saque-rescisão: entenda a diferença

Criado em 2020, o Saque-Aniversário permite que trabalhadores retirem anualmente uma fração do saldo de suas contas ativas e inativas do FGTS. Esta opção difere do Saque-Rescisão, que só permite o saque total em casos de demissão sem justa causa.

É importante entender que, uma vez optando pelo Saque-Aniversário, o trabalhador não poderá sacar o saldo total da conta em caso de demissão, exceto em situações específicas como aposentadoria, doenças graves, entre outras.

Como realizar o saque-aniversário do FGTS?

Para realizar o saque, o trabalhador deve optar pela modalidade Saque-Aniversário no aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal. Após a escolha, o saque estará disponível anualmente, dentro do período estipulado para o mês de nascimento do beneficiário.

Qual o prazo para começar a receber na modalidade de retirada anual?

O tempo para começar a receber depende do mês de nascimento do beneficiário e da data em que a opção pelo saque-aniversário foi realizada. Isso porque após optar pela modalidade de saque-aniversário do FGTS, o beneficiário pode começar a receber os pagamentos a partir do primeiro dia útil do mês de seu aniversário. O saque do dinheiro pode ser realizado em até três meses a partir dessa data.

A liberação do Saque-Aniversário do FGTS é uma medida que impacta diretamente a economia, injetando recursos no mercado e auxiliando os trabalhadores em momentos de necessidade. É uma alternativa para quem busca uma renda extra ou precisa de fundos para emergências.

Antecipação do saque-aniversário do Fundo de garantia: veja como funciona

A antecipação do saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que permite aos trabalhadores acessar antecipadamente uma parte dos recursos disponíveis em suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esta opção, introduzida pelo governo, oferece uma alternativa de liquidez imediata para os beneficiários, sob certas condições. Veja o passo a passo da contratação.

  1. Solicitação de Antecipação: somente beneficiários que tenham optado pelo saque-aniversário podem contratar essa modalidade de empréstimos. A disponibilidade para contratação depende do tempo em que a troca de modalidade foi selecionada.
  2. Análise e Aprovação: o beneficiário pode escolher contratar a antecipação em diversos bancos que oferecem esse tipo de empréstimo. Entre as etapas, está a permissão para consulta do saldo disponível para a negociação do crédito.
  3. Condições de Pagamento: O valor antecipado é descontado automaticamente do saque-aniversário nos anos subsequentes. Ou seja, o trabalhador recebe um valor menor ou nenhum valor nos próximos saques anuais, dependendo do montante antecipado. Em alguns casos é possível solicitar empréstimos a partir de R$50,00 com o saque-aniversário do FGTS.
  4. Juros e Taxas: A antecipação pode envolver juros e taxas, que variam de acordo com a política da Caixa e do mercado financeiro. É importante que o trabalhador esteja ciente dessas condições antes de optar pela antecipação.

Ver mais sobre saque-aniversário do FGTS


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp