Programa para capacitar jovens terá auxílio de R$ 600, diz Guedes

Segundo o ministro da Economia, o programa para capacitar jovens só não foi lançado ainda por questões orçamentárias. Veja como pode funcionar.

LilianCH
Lilian Calmon

Nesta quarta-feira, 26, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo federal deve lançar, em breve, um programa para capacitar jovens. O objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho formal, permitindo que recebam uma ajuda de custo de R$ 600 para trabalhar e, assim, conquistar uma profissão.

Por meio da parceria com empresas interessadas, a proposta é que metade do valor seja pago pelo governo e, a outra metade, pelos empregadores, que também teriam que oferecer meios de capacitar a mão de obra.

Continua após a publicidade

Com informações da Agência Brasil.

Programa para capacitar jovens só não foi lançado ainda por questões orçamentárias

Segundo Guedes, o programa para capacitar jovens só não foi lançado ainda por questões orçamentárias.

“Temos os recursos para este ano, mas queremos que seja um contrato de [trabalho de] pelo menos um ano. Então, em vez de lançar um contrato de seis meses [só até o fim deste ano], estamos tentando obter fontes [de recursos financeiros] para que o jovem fique coberto por este programa de treinamento no trabalho por pelo menos um ano”, disse ele, assegurando que o ministério já vem conversando sobre a iniciativa com algumas “importantes empresas”.

Tais medidas já vêm sendo anunciadas pela equipe econômica há alguns meses, embora sem detalhamentos. Já no começo de maio, Guedes afirmou que o Bônus de Inclusão Produtiva (BIP) e o Bônus de Incentivo à Qualificação da Mão de Obra (BIQ) protegerão os chamados “cidadãos invisíveis”, que não estão cobertos nem pelo programa Bolsa Família, nem pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). O mesmo discurso foi repetido hoje, ao anunciar os resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos ao mês de abril.

“Protegemos os ‘invisíveis’ com o auxílio emergencial. Agora, com nossas políticas de emprego, precisamos cuidar dos milhões de brasileiros que não conseguiram [ingressar] no mercado formal de trabalho”, acrescentou.

Aproveite e leia também: “O que está no Orçamento 2021 e como isso pode afetar a sua vida”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o programa para capacitar jovens a ser lançado pelo governo em breve? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.