Mutirão de Negociação do Banco Central: veja como quitar dívidas

Mutirão de Negociação e Orientação Financeira acontece até 30 de novembro.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Até 30 de novembro, quem tem dívidas em bancos ou financeiras pode aproveitar os descontos e prazos especiais de pagamento do Mutirão de Negociação do Banco Central. Para renegociá-las, é possível entrar em contato diretamente com a instituição com a qual a dívida esteja vinculada ou por meio do portal www.consumidor.gov.br (para quem tem conta no portal gov.br nos níveis prata ou ouro).

O evento é promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados em parceria com o Banco Central (Bacen), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país. 

Segundo o Mapa de Inadimplência do Serasa, o Brasil registrou 67,98 milhões de pessoas inadimplentes em agosto de 2022. Desse total, 28,82% têm dívidas no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo ou financiamento bancário. O restante possui contas de água, luz e gás e prestações de lojas, entre outras, em atraso.

Mutirão de Negociação do Banco Central: saiba quais dívidas podem ser renegociadas

Os seguintes tipos de dívidas podem ser renegociadas no Mutirão de Negociação do Banco Central:

  • Dívidas de pessoas físicas em atraso com bancos ou financeiras, com exceção daquelas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis).
  • Dívidas de pessoas físicas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito. 

Para ter uma ideia, no Mutirão realizado março foram renegociados 1,7 milhão de contratos em atraso ao longo de 25 dias.

Como negociar no Mutirão

Veja, a seguir, o passo a passo para negociar no Mutirão:

  1. Acesse a plataforma Registrato, sistema do Bacen, e conheça suas dívidas.
  2. Se tiver dívidas em atraso com bancos ou financeiras que não envolvam bens dados em garantia, o Mutirão é adequado para você.
  3. Entre em contato diretamente com o banco ou financeira pelos canais oficiais informe a dívida que pretende quitar e pergunte quais são as condições oferecidas para você quitar.
  4. Se concordar com o que foi proposto, peça para assinar o acordo de negociação. Caso não concorde, faça contrapostas para chegar a um acordo que caiba no seu bolso.
  5. Caso tenha conta Gov.br prata ou ouro, é possível negociar pelo portal www.consumidor.gov.br. Para isso, encontre a instituição e abra um pedido de negociação.

Caso a pessoa tenha as parcelas em dia, mas já sabe que terá problemas para seguir com os pagamentos, fale direto com o banco ou financeira.

Por fim, quem tiver muitas dívidas e não tiver renda para pagar um acordo e manter o sustento da família, a recomendação é buscar a ajuda a superendividados no órgão de proteção e defesa do consumidor da sua região.

Confira os bancos e financeiras participantes

Confira, abaixo, os bancos e financeiras que participam do Mutirão de Negociação do Banco Central:

  • Banco Do Brasil;
  • Banco Carrefour;
  • Banco Inter;
  • Banpará;
  • Bradesco;
  • Caixa;
  • Cetelem;
  • Daycoval;
  • Digimais;
  • Inbursa;
  • Itaú;
  • Paraná Banco;
  • Senff.

Aproveite e leia também: “4 opções para trocar dívida cara por mais barata”.

Quer continuar acompanhando notícias sobre negociação de dívidas? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp