PIX aumenta limites para transferência e pagamentos; veja o que muda

As instituições bancárias poderão definir o limite de transferências e pagamentos no PIX de acordo com cada cliente. Mudança estava prevista desde novembro.

Escrito por Cindy Damasceno

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Os usuários do PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), poderão ter aumento no limite de pagamentos e transferências a partir desta segunda-feira, 1°. A mudança, prevista desde o lançamento do PIX, no fim do ano passado, permite às instituições financeiras restringir as movimentações dos usuários.

Antes, o limite mínimo para transferências era equivalente a 50% do previsto para transferências em TED (transferência bancária) ou 100% do limite para gastos em cartão de débito. Agora, a instituição bancária tem liberdade para definir um limite de compras para o cartão de débito de cada cliente. 

Porém, segundo o Banco Central, esse limite deve ser, no mínimo, igual ao de TED (transferência bancária) ou do limite de compras para o cartão de débito de cada cliente.

Como saber o limite para pagamentos e transferências do PIX

Os clientes podem consultar o limite por meio do aplicativo ou internet banking da instituição financeira. A informação também pode ser obtida por meio das centrais telefônicas ou falando diretamente com o gerente da agência.

A variação do limite depende do horário da transação, se é um dia útil ou final de semana ou feriado e do canal usado para realizar a operação, como internet banking ou aplicativo.

O que é o PIX? 

Aposta do Banco Central nas transações virtuais, o PIX permite realizar movimentações financeiras em qualquer dia e horário, com custos reduzidos. Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil contas ativas são obrigadas a fornecer a modalidade de transferência no Brasil.

O sistema funciona por meio da geração de uma chave, que pode ser aleatória, ou criada a partir do telefone, e-mail ou CPF/ CNPJ do usuário. É com esse código que o Banco Central poderá identificar a conta para poder, então, validar a operação.

Como as chaves PIX podem conter informações pessoais, é importante repassá-las apenas para destinatários de confiança. Outra opção para utilizar o PIX com segurança é utilizar o modo de pagamento por QR Code.

Este conteúdo foi útil? Então, assine a newsletter iDinheiro e ative as notificações push para se manter atualizado de notícias que impactam o seu bolso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp