INSS alerta para golpes envolvendo revisões de benefícios; entenda

Confira as dicas do órgão para não cair em golpes envolvendo revisões de benefícios. Em caso de tentativa, faça denúncia à Ouvidoria.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta para golpes envolvendo revisões de benefícios. Os fraudadores se aproveitam das revisões que o órgão está realizando para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular.

O INSS frisa que nunca entra em contato direto com o segurado para solicitar dados nem pede o envio de fotos de documentos.

Com informações do G1.

Confira as dicas do órgão para não cair em golpes envolvendo revisões de benefícios

Para não cair em golpes envolvendo revisões de benefícios, confira as dicas do INSS:

  • Mantenha sempre atualizados os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
  • Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato.
  • O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados nem pede o envio de fotos de documentos.
  • O número do SMS usado pelo órgão para informar os cidadãos é o 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
  • Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
  • A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
  • Quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.

Saiba o que fazer em caso de tentativa de golpe

Em caso de tentativa de golpe, faça sua denúncia à Ouvidoria pela internet em https://falabr.cgu.gov.br/ ou pelo telefone 135. Caso tenha sofrido um golpe, registre um boletim de ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos, como o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso.

Para acessar a matéria do G1 na íntegra, clique aqui.

Aproveite e leia também: “Spoofing? Phishing? Golpe virtual em e-mails aumentam na pandemia; veja como se proteger”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre golpes envolvendo revisões de benefícios do INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp