INSS divulga novo calendário de prova de vida

Novo calendário de prova de vida divulgado pelo INSS vai até agosto de 2022. Confira na íntegra e saiba como fazer a comprovação.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) divulgou o novo calendário de prova de vida. A tabela inclui os meses de janeiro a agosto de 2022 para os segurados que têm que fazer a comprovação entre maio de 2021 e julho de 2022. Confira todos os detalhes abaixo.

Novo calendário de prova de vida

Mês originalMês em que deve ser feita
Até abril de 2020Junho de 2021
Maio e junho de 2020Julho de 2021
Julho e agosto de 2020Agosto de 2021
setembro e outubro de 2020Setembro de 2021
Novembro e dezembro de 2020Outubro de 2021
Janeiro e fevereiro de 2021Novembro de 2021
Março e Abril de 2021Dezembro de 2021
Maio e Junho de 2021Janeiro de 2022
Julho e agosto de 2021Fevereiro de 2022
Setembro e Outubro de 2021Março de 2022
Novembro e dezembro de 2021Abril de 2022
Janeiro e fevereiro de 2022Maio de 2022
Março e abril de 2022Junho de 2022
Maio e junho de 2022Julho de 2022
Julho de 2022Agosto de 2022

Quem tinha que fazer a prova de vida em maio e junho de 2020 deverá fazê-la até 31 de julho de 2021 para não ter os vencimentos suspensos. O cronograma da prova de vida anterior terminaria em dezembro deste ano para quem precisava ter feito a comprovação até abril.

A comprovação voltou a ser obrigatória para aposentados e pensionistas desde o dia 1º de junho. Segundo o calendário, os segurados que não realizaram a prova de vida até abril de 2020 tinham até o dia 30 de junho para comprovar que estão vivos e continuar recebendo os benefícios.

Quem perdeu o prazo terá o benefício suspenso. Nesse caso, o segurado deverá comparecer ao banco no qual recebe o salário para realizar o processo de comprovação. Feito isso, o pagamento é liberado imediatamente.

Se o beneficiário possuir biometria cadastrada no Departamento de Trânsito (Detran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderá fazer a prova de vida pelo aplicativo do Meu INSS, não precisando comparecer ao banco.

O aplicativo do Meu INSS está disponível para download no Google Play e na App Store.

Caso o segurado não consiga realizar a comprovação pelo aplicativo ou diretamente na rede bancária, deverá entrar em contato com a Central 135 para agendar atendimento presencial em uma Agência da Previdência Social. Se a prova de vida não for realizada num prazo de até seis meses após a suspensão dos vencimentos, o benefício será cessado.

Comprovação presencial

O modelo convencional de atendimento do INSS é presencial. Os aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão fazer a prova de vida em qualquer caixa eletrônico.

A maioria dos bancos aceitam qualquer transação realizada como prova de vida, como a retirada de um extrato bancário, por exemplo. No caso dos beneficiários com biometria, basta ir à agência bancária portando um documento com foto e CPF.

Em domicílio

O INSS permite ainda que a prova de vida seja feita em casa com a visita de um funcionário do órgão à residência do beneficiário. Esse direito é garantido para os casos em que os segurados não estejam em condições de se locomover.

Prova de vida digital

Aproximadamente 6 milhões de segurados já estão aptos a fazer a comprovação por biometria facial. Em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, o Serpro e a Dataprev, o INSS iniciou um projeto piloto em fevereiro para que esses segurados façam a comprovação sem a necessidade de sair de casa.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o novo calendário de prova de vida do INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp