Impostos para empresas podem voltar a ser adiados pelo governo

Alguns impostos para empresas podem ser adiados novamente em 2021. Medida é estudada como uma forma de conter os prejuízos ocasionados pela pandemia.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Os impostos para empresas podem ter novo adiamento em 2021, visando a medida de conter os prejuízos ocasionados pela Covid-19.

Dessa maneira, guias de contribuição como as do Simples Nacional ou da Guia da Previdência Social (GPS) podem ser postergadas, assim como no ano passado. 

Mesmo que as decisões ainda não tenham sido tomadas e divulgadas de modo oficial, o governo visa implantar alternativas semelhantes aos impostos para empresas adotadas anteriormente. 

Com informações de reportagem do Valor Econômico.

Como funcionaria o adiamento dos impostos para empresas?

Assim como em 2020, o governo pretende proporcionar aos empreendedores mais um “alívio” para o pagamento das guias de impostos para empresas.

Com o adiamento, seria possível proporcionar aos negócios uma espécie de capital de giro para que os empreendedores tenham maior capacidade produtiva e consigam ter oportunidades de investimentos. 

Se o projeto for à frente, o adiamento dos impostos para empresas poderá ser feito em um primeiro momento por três meses. 

Em 2020, essa medida proporcionou um alívio de R$ 33,3 bilhões. Esse valor, contudo, voltou aos cofres públicos a partir de agosto com o parcelamento de guias que ficaram em aberto.

Outras alternativas

É possível que a antecipação do 13º salário das aposentadorias do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também voltem a ocorrer. 

O abono salarial também segue na mira dos governantes para este ano. Esses dois incentivos anteciparam, no total, R$ 24,3 bilhões aos brasileiros no ano passado.

Segundo o veículo Valor Econômico, o ministro da Economia, Paulo Guedes, acompanha a reação da economia junto com a equipe econômica para analisar o segmento de novas medidas para garantir que o nível da atividade mantenha uma trajetória crescente.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações Push para continuar recebendo os conteúdos sobre o universo financeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp