Pronampe: Governo edita MP que estende prazo para pagamento de empréstimos

Antes da mudança, o prazo para pagamento do Pronampe era de até 48 parcelas.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O governo federal editou, nesta quinta-feira (27), uma medida provisória (MP) que altera o prazo para pagamento das operações do Pronampe, o Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

A nova regra foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e permite que o pagamento seja feito em até 72 meses (6 anos). Antes, o valor poderia ser dividido em até 48 parcelas.

Além dessa mudança, o Ministério da Economia informou, em nota, que as taxas de juros não foram alteradas, mas que ainda serão revistas pela pasta.

De acordo com a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), a medida tem como objetivo a “preservação das empresas de pequeno e médio porte afetadas pelas medidas sanitárias de combate à Covid-19, a manutenção dos empregos e a redução da demanda de amparo por trabalhadores desempregados, assim como a retomada econômica mais rápida no pós-Covid”.

A Secretaria-Geral da Presidência informou que as mudanças também pretendem reequilibrar os financiamentos, principalmente diante do aumento da taxa Selic, que está em 13,75% desde o mês de agosto.

Saiba mais sobre o Pronampe

O Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Pronampe, é um um programa destinado ao fortalecimento e desenvolvimento dos pequenos negócios.

Ele foi criado em maio de 2020 para ajudar empresários durante a pandemia e acabou se tornando permanente em 2021. Além disso, recentemente ele passou por algumas mudanças, que incluiu os Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresas de médio porte.

Segundo o Ministério da Economia, existem 13 milhões de MEIs emais de 5 milhões de micro e pequenas empresas.

Pronampe: pequenos negócios já podem pedir crédito a bancos; veja cuidados necessários

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o empréstimo Pronampe? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp