O que muda para as empresas e trabalhadores com o Pronampe permanente

O Pronampe foi criado para dar assistência às empresas na pandemia, mas foi tornado permanente pelo Senado. Nova versão do programa tem juros mais altos.

Escrito por Heloísa Vasconcelos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O projeto de lei que torna permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) foi aprovado no último dia 7 e aguarda sanção presidencial. Caso receba aprovação do presidente, as empresas terão à disposição uma linha de crédito com juros mais baixos que outras opções no mercado.

O Pronampe foi criado em maio do ano passado com foco em micro e pequenas empresas, visando dar apoio para evitar falências diante da pandemia. O programa original acabou no dia 31 de dezembro de 2020, apesar da persistência da crise sanitária.

A volta do programa pode ser uma boa notícia para os trabalhadores, já que o texto da lei proíbe demissões por 60 dias após a data do recebimento da última parcela do empréstimo. 

A versão repaginada do Pronampe traz alguns diferenciais que podem torná-lo menos acessível para os empresários. Os juros, que no ano passado eram de 1,25% + Selic (que na época a 2%), agora chegam ao máximo de 6% + Selic (agora em 3,5%). 

Nesse contexto, micro e pequenos empreendedores devem ter de forma claro objetivo e forma de pagamento antes de tomar o crédito. Veja o que muda.

O novo Pronampe, agora permanente

A nova versão do programa de apoio a empresas teve de ser menor que a de 2020. De acordo com o Ministério da Economia, o programa disponibilizou mais de R$ 37 bilhões em financiamentos para quase 520 mil micro e pequenos empreendedores no ano passado.

Para este ano, o investimento é inicialmente R$ 5 bilhões, podendo aumentar ao longo do ano caso haja brechas no orçamento

A menor quantidade de recursos investida e os juros mais altos devem atrair uma quantidade menor de investidores. Empresários que solicitaram empréstimo no ano passado não poderão solicitar novamente caso o montante recebido já seja equivalente ao limite permitido.

“Com menos dinheiro e taxas mais altas, o pequeno empresário não vai se sentir tentado à linha de crédito. Mas ela ainda é mais barata que linhas tradicionais”, destaca o coordenador do instituto de finanças da Fecap, Ahmed Sameer El Khatib.

Apesar disso, o CEO da Vallus Capital, Caio Mastrodomênico, considera que o impacto da medida, que deve ser sancionada em breve, é positivo.

“Em um momento onde a onda de fechamento de empresas têm acelerado por conta das dificuldades financeiras, o programa vem como uma alternativa de recuperação para manter as atividades funcionando e atravessar esse momento de crise”, considera.

Ele acrescenta que a permanência do programa traz um clima maior de tranquilidade para os trabalhadores e deve frear demissões. “A somatória das pequenas economias movem a grande economia. Isso é muito bom para a recuperação do nosso país”, ressalta.

As novas condições 

Em linhas gerais, o Pronampe permanente segue as mesmas regras e será ofertado pelos mesmos bancos definidos pela lei sancionada em maio do ano passado. Veja o que é colocado pelo projeto de lei que aguarda sanção:

  • O empresário pode obter crédito correspondente a 30% da renda bruta anual do ano anterior. No caso de empresas com menos de um ano, poderá ser obtido empréstimo equivalente a 50% do capital social ou 30% da média bruta mensal multiplicada por 12.
  • A taxa de juros para empréstimos obtidos a partir de 1º de janeiro de 2021 será de 6% + Selic.
  • O prazo de carência dos empréstimos será prorrogado por 180 dias, para além dos 36 meses delimitados pela primeira lei.

O que as empresas devem fazer

Os recursos do Pronampe podem ser um respiro importante diante de um momento de crise, mas o empresário deve estudar a situação do negócio antes de solicitar um empréstimo. Para além da capacidade de pagamento nos próximos meses, é preciso levar em conta o objetivo ao tomar crédito e o perfil da empresa.

“Muitas empresas podem sofrer permanentemente e se tornarem inviáveis apesar do Pronampe [como setor de eventos e turismo]. Se o empresário ver que o caso dele é esse, talvez a melhor forma seja direcionar o negócio para outro ramo correlato ou fechar a empresa e abrir outra”, recomenda o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Josilmar Cordenonssi.

Ele afirma que os pequenos empreendedores devem ter jogo de cintura neste momento para tentar manter a empresa viva sem necessidade de solicitar crédito, negociando com fornecedores e tendo criatividade para desenvolver novos produtos.

Um bom uso para o recurso do Pronampe é para pagar outras dívidas que tenham juros mais caros que a linha de crédito. Outra opção, para empresas que estão conseguindo fechar o mês no azul, é solicitar o empréstimo para fazer melhorias que podem aumentar a capacidade operacional.

Quer continuar acompanhando todas as novidades que importam para o seu dinheiro? Então, assine a newsletter iDinheiro e ative as notificações push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp