Copa do Mundo: Agências do INSS e bancos terão horário especial em dias de jogos do Brasil

Além das agências do INSS, bancos também vão funcionar em horário especial em dias de jogo do Brasil.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, anunciou que as agências terão horário especial de funcionamento nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022. Dessa forma, dependendo do horário do jogo, as agências poderão fechar mais cedo:

  • Jogos às 12h: agências fechadas.
  • Jogos às 13h: atendimento até 11h (horário de Brasília).
  • Jogos às 16h: atendimento até 14h (horário de Brasília).

Seguindo essa escala, as agências devem funcionar até às 14h em dois dos três jogos da primeira fase que estão marcados para às 16h: um na próxima quinta-feira (24) e outro no dia 02 de dezembro.

Já no jogo que será realizado na próxima segunda-feira, 28, a agência terá atendimento até às 11h, já que o jogo do Brasil será às 13h.

Lembrando que esses são apenas os jogos da primeira fase da competição. Caso a seleção avance para as próximas fases, outros jogos também podem cair em dias da semana e, portanto, as agências também devem ter o horário de funcionamento alterado.

Saiba mais: Copa do Mundo: Dia de jogo do Brasil é folga? Especialistas explicam.

Atendimento remoto do INSS

Além do horário especial das agências, o atendimento remoto do INSS, disponível no número 135, também terá o funcionamento alterado em dias de jogo do Brasil na Copa.

O atendimento humano será suspenso 30 minutos antes da partida e será retornado 30 minutos após o término do jogo. Durante esse intervalo, a Central 135 continuará funcionando com o atendimento eletrônico.

Já o canal Meu INSS, disponível pelo aplicativo e pelo site, seguirá disponível para os beneficiários. Através dele, é possível emitir extratos, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial.

Bancos também vão funcionar em horário especial

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, os bancos também terão horário especial de atendimento ao público nas agências.

Segundo a Febraban, a decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores, e está de acordo com a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências.

Os horários de funcionamento também vão variar de acordo com o horário do jogo do Brasil:

Nos jogos com horário previsto às 12h:

  • Nos Estados com horário igual ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30.
  • Nos Estados com diferença de 1h em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 8h às 10h e das 14h30 às 15h30.
  • Nos Estados com diferença de 2h em relação ao horário de Brasília: das 7h às 9h e das 13h30 às 14h30.
  • Nas agências em Fernando de Noronha (1h antes do horário de Brasília): das 8h às 12h.

Nos jogos com horário previsto às 13h:

  • Estados com horário igual ao horário de Brasília: das 8h30 às 11h30.
  • Estados com diferença de 01h00 em relação ao horário de Brasília: das 7h30 às 10h30.
  • Estados com diferença de 02h00 em relação ao horário de Brasília: das 7h às 9h30.

Nos Jogos com horário previsto às 16h:

  • Estados com horário igual ao horário de Brasília: das 9h às 14h
  • Estados com diferença de 01h00 em relação ao horário de Brasília: das 8h às 13h
  • Estados com diferença de 02h em relação ao horário de Brasília: das 7h às 12h.

Atendimento digital

A Febraban também informou que os canais digitais dos bancos, como aplicativos e internet banking, funcionarão normalmente em dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, entre outros serviços”, explicou o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Faria.

Quer continuar acompanhando como essa, sobre os direitos trabalhistas em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp