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Meu INSS: saiba o que é e quais serviços estão disponíveis na plataforma

Tire suas dúvidas sobre o portal Meu INSS, tais como cadastro, aposentadorias, extrato para IR e benefícios ativos.

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Ana Júlia Ramos Líder de Crédito e Comunicação

O portal Meu INSS foi criado para ajudar quem precisa acessar informações sobre a Previdência Social, facilitando a navegação e a realização dos processos, que são 100% digitais. Porém, mesmo com esse facilitador, algumas pessoas ainda encontram dúvidas que vão desde a criação do cadastro, até a solução de dúvidas e acesso a serviços, como:

  • simulação de aposentadoria;
  • tirar extratos;
  • consultar benefícios ativos;
  • entre outros.

Por isso, desenvolvemos um guia que vai ajudar você a consultar e emitir os principais documentos que estão disponíveis por lá, para que não precise se dirigir a uma unidade física sem necessidade.

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O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é um portal online criado pelo Governo Federal para atender às demandas da Previdência Social de forma 100% digital. Por lá, é possível coletar informações e tratar de assuntos voltados aos benefícios pagos pelo Serviço Social, como aposentadorias, pensões por morte, entre outros.

Essa solução foi ideal para diminuir a grande demanda nas agências físicas e facilitar a vida do cidadão já que, por meio desse portal, é possível realizar tarefas que vão desde consultas mais simples, à informações mais aprofundadas e solicitação de serviços.

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Além disso, outra facilidade que a plataforma oferece é que o acesso pode ser feito pelo site do portal ou com o aplicativo Meu INSS, que está disponível para aparelhos Android ou iOS.

Como se cadastrar no aplicativo do meu INSS?

O Meu INSS oferece algumas opções para realizar o cadastro. Além do portal e aplicativo, alguns sites de bancos também permitem o acesso por meio do Internet Banking. Se optar pelo site ou app, você contará com uma integração ao Gov.br e terá acesso a um ambiente digital completo, que engloba várias opções de serviços públicos do governo, tudo de forma rápida e simplificada..

Mas, antes de concluir o cadastro e entrar no Meu INSS, é necessário ter em mãos algumas informações sobre sua vida trabalhista. 

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Atenção

Por isso, uma dica é estar com a carteira de trabalho em mãos para não desperdiçar tempo e nem correr o risco de errar alguma pergunta obrigatória e ter que reiniciar todo o processo. 

Após a realização do cadastro, o acesso é liberado e você poderá consultar no Meu INSS tudo que precisar, além de realizar suas solicitações de atendimento. A seguir, confira um passo a passo detalhado para se cadastrar no Meu INSS:

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  1. Baixe o app “Meu INSS” em sua loja de aplicativos;
  2. Abra e clique em “Próxima”;
  3. Clique em “Faça sua senha aqui mesmo”;
  4. Depois, vá em “Cadastrar senha”;
  5. Digite seu CPF;
  6. Insira os dados solicitados; 
  7. Responda as perguntas referentes a sua vida trabalhista;
  8. Ao finalizar, confirme sua conta por e-mail ou SMS;
  9. Pronto! Sua conta foi criada;
  10. Para logar, basta inserir seu CPF e senha criada.

Quais serviços estão disponíveis na plataforma?

Muitos dos serviços que antes estavam disponíveis apenas presencialmente, hoje podem ser feitos de forma online. Isso facilitou tanto a vida dos cidadãos que antes tinham que ficar horas na fila do INSS quanto dos funcionários, sobrecarregados por causa da alta demanda de atendimentos.

Antes de decidir se realmente é necessário ir até uma das agências do órgão, confira os serviços que podem ser feitos de forma online:

  • Extratos, certidões e declarações do benefício;
  • Extrato de Imposto de Renda;
  • Simulação de aposentadoria;
  • Consulta do benefício ativo;
  • Agendamento de atendimento;
  • Acesso e configuração dos dados cadastrados;
  • Visualização do calendário de benefício;
  • Solicitação de recurso e revisão do benefício;
  • Emissão de GPS — Guia de Previdência Social
  • Agendamento de Prova de Vida;

Além dos serviços citados acima, existem muitos outros disponíveis no portal do Meu INSS. Para conferir com mais detalhes, faça uma visita ao site ou efetue login no app e verifique se o que você precisa está disponível por lá. 

Como consultar as principais informações?

Os maiores resultados de busca e opções mais acessadas no portal Meu INSS estão relacionadas à comprovação do benefício ou emissão de documentos, como extratos ou consulta de empréstimos ativos. Confira, abaixo, como consultar as principais informações:

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1. Aposentadoria

A primeira seção mostrada na tela após o login é a de aposentadoria. Um pequeno quadro mostra os principais dados de seu processo de contribuição. Para ver mais informações, será necessário clicar em “Detalhar.” Caso precise solicitar um pedido de aposentadoria, faça o seguinte:

  1. Clique em “Simular aposentadoria”;
  2. Escolha a modalidade que você se encaixa;
  3. Clique em “Pedir aposentadoria”;
  4. Escolha a opção de aposentadoria a qual você tem direito;
  5. Faça a atualização de seus dados ou simplesmente clique em “Avançar”;
  6. Escolha novamente o tipo de aposentadoria e clique sobre ela;
  7. Leia as condições para ter direito ao benefício e caso esteja de acordo, clique em “Selecionar”;
  8. Siga as orientações de envio de documentação e aguarde a análise ser concluída.

2. Consultar pedido de aposentadoria

Para consultar o andamento do pedido após a solicitação, acesse o portal ou aplicativo do Meu INSS e siga as orientações abaixo:

  1. Faça login no Meu INSS pelo site ou aplicativo;
  2. Clique no botão “Consultar pedidos”;
  3. Encontre seu processo na lista disponível;
  4. Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.

Ainda é possível fazer a consulta por meio do 135 — número de telefone do órgão para obter informações e consultar pedidos. Porém, o tempo de espera para ser atendido pode ser superior a 5 minutos.

Importante lembrar que, caso seu tempo de contribuição ou as informações mostradas na tela estiverem incorretas, é possível solicitar recurso judicial para que a análise seja refeita, aumentando as chances da concessão do benefício.

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3. Extrato de contribuição (CNIS)

O CNIS, também chamado de Extrato de Contribuição, é o documento que comprova todas as contribuições que você realizou para a previdência social ao longo da vida trabalhista. No documento, constam os seguintes registros:

  • Todas as empresas que você trabalhou;
  • Valores dos salários recebidos;
  • Período trabalhado;
  • Contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS) — tanto como autônomo quanto prestador de serviço.

Se precisar emiti-lo, este pedido também é realizado pela internet e dispensa sua ida até uma das agências do INSS. Confira o passo a passo para ter acesso a ele:

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Na barra de pesquisa escrito “Do que você precisa?”, escreva “CNIS”;
  3. Clique na opção que aparece abaixo da barra de pesquisa;
  4. Clique em “Baixar PDF”;
  5. Pronto! O arquivo estará disponível em seu smartphone ou computador.

4. Retirar o extrato de pagamento

Outro documento bastante solicitado no portal do Meu INSS é o Extrato de Pagamento. Ele é como um contra-cheque ou holerite, que você já deve ter recebido alguma vez na vida. A diferença é que esse documento é exclusivo para quem recebe aposentadoria, pensão ou algum benefício do INSS.

Se precisar conferir alguma informação disponível nele, faça a emissão da seguinte forma:

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Na barra de pesquisa escrito “Do que você precisa?”, escreva “Extrato de pagamento do benefício”;
  3. Clique na opção que aparece abaixo da barra de pesquisa;
  4. Clique em “Baixar PDF”;
  5. Pronto! Agora é só conferir quando seu benefício foi ou será pago.

5. Consultar o extrato de empréstimo consignado

Para conferir as informações de quais empréstimos estão ativos no seu benefício ou quais já foram encerrados, é preciso emitir o HISCON — também conhecido como Extrato ou Histórico de Empréstimo Consignado.

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Por meio dele, você também consegue ver quantas parcelas já foram pagas, quantas ainda restam, além do valor mensal que é descontado para pagamento desses débitos. Outra informação importante que estará presente nesse extrato é a de sua margem consignável. Essa margem significa qual valor da sua renda mensal você ainda pode comprometer com empréstimos. 

Com esses dados, fica mais fácil manter sua vida financeira sob controle e administrar melhor seu salário. Para emitir esse documento, confira as orientações abaixo:

  1. Entre no Meu INSS com seus dados já cadastrados;
  2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço “Extrato de empréstimo consignado”;
  3. Clique no benefício para o qual deseja o extrato.
  4. Faça o download do documento e ele já estará disponível para conferência. 

6. Solicitar carta de concessão

A carta de concessão é outro documento que é emitido atualmente de forma online. Ele so é gerado após a aprovação do benefícios e nele constam dados importantes, como: 

  • Espécie do benefício (aposentadoria ou pensão por morte);
  • Forma de cálculo do valor do benefício;
  • Valor mensal que será pago ao beneficiário;
  • Data do em que o valor cairá na conta;
  • Local de recebimento (banco).

Como consultar o extrato do INSS para meu imposto de renda?

Também é possível consultar o extrato do INSS para declaração do seu IR, caso sua renda mensal exija esse documento. Para ter acesso a esse documento o procedimento é bem parecido com aqueles que já informados anteriormente. Basta digitar “Extrato do imposto de renda” na barra de pesquisa e baixar o arquivo em seu computador ou celular.

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Como agendar os principais procedimentos?

Como você já percebeu, muitos serviços, que antes só eram realizados de forma presencial, agora, já podem ser concluídos virtualmente. Porém, em alguns casos, ainda é necessário que o cidadão se dirija até a agência do INSS mais próxima para ser atendido. Para facilitar, você pode fazer o agendamento da visita pelo Meu INSS, seguindo os procedimentos abaixo:

  1. Faça login no Meu INSS;
  2. Na parte inferior da página inicial, encontre a seção “Para você”;
  3. Clique em “Novo pedido”
  4. Escolha para qual tipo de serviço deseja atendimento e clique sobre ele;
  5. Siga as orientações para prosseguir com o agendamento;

Como agendar perícia médica pelo Meu INSS?

Se seu objetivo for agendar uma perícia médica, siga os mesmos procedimentos explicados acima. Porém, em vez de clicar em “Novo pedido”, acesse a opção “Agendar perícia” .Depois disso, escolha a opção correta para o seu caso e siga as orientações dadas durante o agendamento. Por fim, compareça ao local indicado na data agendada.

Preciso enviar atestado pelo Meu INSS, como fazer?

Caso você necessite se afastar do trabalho por mais dias do que o INSS permite por lei, será necessário enviar o atestado médico para ter direito ao auxílio doença. Desde o ano de 2020, esse envio pode ser realizado de forma virtual, utilizando também o portal Meu INSS. Se você precisa enviar este comprovante, mas ainda não sabe como, antes será necessário seguir alguns passos. Veja abaixo quais são:

  1. Acesse o Meu Inss com seu CPF e senha;
  2. Acesse a opção “Para você”;
  3. Clique em “Agendar perícia”;
  4. Vá até “Perícia inicial”; 
  5. Depois em “Selecionar”;
  6. Atualize as informações de contato, se for necessário e, clique em “Avançar”;
  7. Siga as orientações dadas e quando for perguntado se possui atestado médico, clique “Sim”;
  8. Para adicionar os arquivos, clique no “+” para anexar o documento de identificação e o atestado médico;
  9. Escolha a agência que irá cuidar do seu processo;
  10. Insira seus dados para recebimento;
  11. Aguarde a análise do benefício ser concluída.

Como solicitar a revisão do meu benefício?

Se a concessão do seu benefício foi negada, o valor está incorreto ou o pagamento foi interrompido por algum motivo, você pode pedir a revisão de forma online. Para solicitar este serviço, confira as orientações abaixo:

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  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Na barra de pesquisa, digite “Revisão” e clique na lupa ao lado;
  3. Das opções disponíveis, clique em “Revisão” novamente;
  4. Atualize seus dados, caso necessário, ou apenas clique em “Avançar”;
  5. Leia as orientações e clique em “Avançar novamente”;
  6. Siga as orientações apresentadas na tela até que o pedido de revisão seja concluído.

Consigo saber se existe algum benefício no meu nome?

Para descobrir se existe algum benefício ativo em seu nome ou CPF, basta inserir na barra de pesquisa do Meu INSS a frase “Meus benefícios” e clicar na opção apresentada para concluir a busca. Se houver algum no seu nome, as informações sobre ele aparecerão na tela. Caso não haja nenhum cadastrado com seus dados, você será informado de que ainda não tem benefícios concedidos pelo INSS.

Como encontrar a agência do INSS mais perto da minha localização?

Apesar de já ser possível resolver uma grande quantidade de solicitações pelo Meu INSS online, há casos em que o atendimento presencial é indispensável. Quando houver a necessidade de ir até uma agência do INSS, é importante saber a localização daquela que está mais próxima de você, para facilitar seu atendimento e economizar tempo. 

Essa informação também pode ser conferida pelo portal online. Veja como fazer isso:

  1. Faça login no Meu INSS;
  2. Na barra de busca, escreva “Encontre uma agência” e clique na lupa para pesquisar;
  3. Insira seu CEP ou endereço e clique em “Pesquisar”;
  4. As opções de agências na sua região e seus endereços estarão disponíveis na tela.

Como você pôde ver, o Meu INSS é uma solução completa para quem deseja acessar todas as informações detalhadas de seu benefício ou solicitações envolvendo a Previdência Social. Agora que você já conhece como funciona, não precisa mais perder horas na fila para ser atendido, otimizando tanto o seu dia a dia quanto os dos atendentes, que podem prestar um atendimento mais rápido a quem estiver nas agências.

Perguntas frequentes

  1. Como consultar o INSS pelo celular?

    Para consultar o Meu INSS, você pode acessar o site ou o aplicativo da Instituição e escolher um dos serviços disponíveis nas plataformas.

  2. Como entrar em Meu INSS?

    Para entrar em Meu INSS, basta inserir nos campos solicitado o seu CPF e a senha criada no momento do cadastro. Caso tenha esquecido a senha, clique na opção “Esqueci minha senha” e siga as orientações para criar uma nova.

  3. O que fazer para tirar o extrato do INSS?

    Para retirar o extrato do INSS é necessário fazer login no app ou site e, na barra de pesquisa, digitar “Extrato”. Depois, escolha qual deles deseja emitir e baixe o documento no seu celular ou computador.

  4. Qual o site do INSS para consultas?

    Todos os procedimentos, agendamentos, consultas e emissão de documentos do INSS podem ser feitos diretamente pelo site do órgão, que é: https://meu.inss.gov.br/

  5. Quem paga meu salário enquanto aguardo perícia INSS?

    Se você precisar se afastar do trabalho por motivo de saúde por até 15 dias, quem deve pagar seu salário é o empregador. Caso esse prazo seja superior, é necessário realizar a perícia médica para ter direito ao auxílio-doença remunerado.

  6. Como fazer a simulação do meu INSS?

    Após efetuar login no Meu INSS, busque pela opção “Simular aposentadoria” e clique em “detalhar”. As informações referentes a sua futura aposentadoria vão aparecer na tela para que você possa conferir. 

  7. Meu INSS ficou fora do ar hoje, o que fazer?

    Se o portal do meu INSS estiver fora do ar, você pode entrar em contato pela central telefônica da instituição, pelo número: 135

  8. Como fazer a consulta do processo do INSS?

    Para acompanhar o andamento do seu processo, acesse o site ou app e clique no botão “Consultar Pedidos”. Depois, clique sobre aquele que deseja consultar e faça o acompanhamento da sua solicitação.

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