Febraban alerta para golpes nas compras durante a Black Friday; saiba como se proteger

Criminosos aproveitam período para criar falsos sites e perfis em redes sociais. Veja as 10 principais dicas para fazer compras seguras

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Black Friday é uma das principais datas do comércio brasileiro, tanto para o segmento varejista quanto para o e-commerce. A famosa sexta-feira das promoções ocorrerá na próxima sexta-feira (24), mas algumas promoções já estão sendo divulgadas desde o começo de novembro. A expectativa geral para a data é que os comerciantes intensifiquem as ofertas nos dias que antecedem a Black Friday, principalmente entre os dias 20 e 24 de novembro.

Diante disso, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que nesta época do ano são comuns diversas abordagens de criminosos. Por isso, a Federação divulgou 10 dicas e cuidados para fazer compras seguras nesta Black Friday.

Fique por dentro de todas as notícias sobre cartões, milhas e pontos no nosso grupo exclusivo do WhatsApp!

Febraban alerta para golpes na Black Friday

Segundo a Febraban, nesta época do ano, não só durante a Black Friday, mas também nas compras de Natal, são comuns abordagens de criminosos como:

  • criação de páginas falsas que simulam e-commerce;
  • promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp;
  • abordagens com o objetivo de capturar informações confidenciais e roubo de dados pessoais;
  • criação de perfis falsos de lojas em redes sociais. 

“Sempre fique muito atento. O produto tem um preço médio no comércio de R$ 1.000,00, mas alguém está anunciando o mesmo item por R$ 300,00? Há fotos e vídeos de antes e depois de produtos com resultados mirabolantes? A loja oferece poucas opções de pagamento? O e-commerce é recém-criado em rede social? Pare, pense e desconfie. Pode ser golpe”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Além disso, outra prática muito comum é a criação de sites falsos. Nesse caso, os criminosos clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, que muitas vezes fica imperceptível para o cliente ou ainda trocando, por exemplo, uma letra “o” pelo número “0”.

“Por isso, recomendamos que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador. Nunca clique em links enviados por e-mails, SMS ou aplicativos de mensagens e sempre dê preferência para lojas conhecidas”, destaca Volpini.

O especialista também alerta para os golpes envolvendo redes sociais, geralmente com perfis recém-criados, com ofertas muito vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de supostos compradores anteriores.

“Golpistas criam perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores. Também usam sites de vendedores de depoimentos e bancos de fotos e vídeos internacionais para dar crédito ao produto e enganar o consumidor”, adverte o diretor.

Confira as principais dicas para fazer compras seguras

Segundo a Febraban, os principais cuidados que o cliente deve ter é não clicar em links recebidos e digitar o endereço da loja no navegador de internet.

Confira as principais dicas da Febraban para evitar golpes ao realizar compras durante a Black Friday:

  1. Dê preferência aos sites conhecidos para as compras e verifique a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações
  2. Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link
  3. Sempre desconfie de empresas que pedem pagamentos antecipados e prometem entregas em prazos longos
  4. Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções
  5. Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes
  6. Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor. Verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis. Desconfie de páginas recém-criadas
  7. De preferência para o uso de cartão virtual nas compras online
  8. Se for fazer uma compra presencial com cartão, sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha
  9. Insira você mesmo o cartão na maquininha. Caso tenha entregado o cartão ao vendedor, sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu. Golpistas costumam aproveitar o momento de empolgação e aglomeração no comércio de rua para trocar o seu cartão.
  10. Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência. A mesma dica vale para pagamentos com boletos.
Cartão Smiles Santander Gold
Cartão Smiles Santander Gold

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre como se proteger de golpes durante a Black Friday 2023? Então, não deixe de participar do grupo do iDinheiro no WhatsApp sobre o tema e ativar as notificações push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp