Descontos na Black Friday: saiba identificar quando eles são verdadeiros

Veja como usar ferramentas ao seu favor para aproveitar descontos verdadeiros na Black Friday.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Quem deseja aproveitar as oportunidades de compras por meio dos descontos da Black Friday no dia 26 de novembro, deve estar atento às reais oportunidades.

Por isso, utilizar recursos para identificar promoções que não sejam tão atrativas ou verdadeiras podem fazer a diferença e te ajudar a economizar neste período. Além disso, se prevenir de fraudes deve ser uma das suas prioridades nesta data!

Continua após a publicidade

Desde a análise de métodos de pagamentos aos preços dos produtos, é necessário saber filtrar quais são os verdadeiros descontos da Black Friday, principalmente no ambiente digital. Veja, abaixo, algumas dicas que podem ser úteis neste momento.

3 dicas para identificar os melhores descontos da Black Friday

Para conseguir aproveitar as melhores oportunidades de compra no dia 26/11, conheça algumas dicas para auxiliar nesse processo.

Continua após a publicidade

1. Comparadores de preços

Usar os comparadores de preços é uma das melhores estratégias para conseguir encontrar os descontos mais interessantes da Black Friday.

Melhor ainda se você se adiantar e começar a monitorar os produtos com antecedência. Dessa forma, poderá fazer compras consciente de que está realmente aproveitando algo imperdível.

Veja abaixo algumas opções de comparadores:

O interessante é que vários desses sites oferecem outros tipos de serviços, como:

  • cupons de desconto;
  • histórico de preços dos produtos;
  • alertas de preços personalizados;
  • reputação das lojas no Reclame Aqui;
  • extensões para instalar no navegador;
  • lista de desejos.

Ou seja, usar um comparador pode ser vantajoso não só para encontrar descontos na Black Friday, mas também para conseguir sempre os melhores preços nos produtos em que estiver interessado e sempre de lojas confiáveis.


Dicas Black Friday 2021: como se dar bem sem fazer dívidas!


2. Condições de pagamento

Outra questão de atenção para aproveitar os descontos na Black Friday são as condições de pagamentos oferecidas pelos estabelecimentos, principalmente em lojas virtuais.

Continua após a publicidade

Em muitos casos, os pagamentos à vista, como por boleto bancário, oferecem vantagens. Mas, caso não haja desconto, pode valer a pena parcelar no cartão de crédito, desde que não comprometa seu orçamento futuro.

Além disso, com a chegada do Pix, muitas lojas também disponibilizam menores preços nesse método de pagamento. De qualquer forma, fique atento à possíveis golpes e desconfie de sites que não parecem seguros ou são desconhecidos.


Conheça os 5 piores golpes no PIX e saiba como se proteger


3. Atenção ao frete

Por fim, mesmo diante de promoções interessantes durante o evento, aproveitar os melhores descontos na Black Friday requer atenção a todos os detalhes, incluindo questões como o frete.

Em muitas ocasiões, o consumidor pode acabar pagando mais caro pelos produtos por não olhar com atenção as taxas de entrega.

Continua após a publicidade

Assim como existe a oscilação de preços em relação ao produto nesta época do ano, a situação da taxa de entrega não costuma ser diferente. Por isso, fazer a simulação do frete na loja virtual, além de utilizar recursos como o site dos Correios para saber se o valor é condizente com a região do endereço pode ajudar a analisar essa questão.

Outra questão é comparar esses preços em diferentes lojas. Muitas vezes, acreditamos que uma oferta com frete grátis é vantajosa, mas o preço do produto acaba sendo mais caro. Então, fique atento à discrepâncias entre lojas e entenda se vale mais a pena pagar o frete ou não.

BÔNUS: mantenha o foco e a cabeça no lugar

Com tantos descontos na Black Friday, é muito fácil passar dias navegando pelas lojas em busca de promoções imperdíveis, muitas vezes procurando fazer um gasto não planejado e que pode comprometer seu orçamento mensal.

Por isso, mantenha seu foco onde é importante, isto é, no produto em que está realmente interessado. Evite passear de loja em loja, à procura de algo que você nem sabe o que é, apenas por impulsos consumistas.

Continua após a publicidade

A psicologia econômica alerta que esta é uma época em que estamos com menos controle sobre si mesmos, tanto pelo cansaço físico e mental do fim do ano quanto pela apelação do marketing na Black Friday. Além disso, como todos à nossa volta parecem estar comprando, também tendemos a querer fazer parte desse movimento.

Então, ao considerar uma compra, reflita se realmente está adquirindo algo por necessidade (ou desejo, por que não?) ou se está apenas “seguindo a manada”, ou, quem sabe, buscando uma forma de prazer momentâneo.

Acredite, alguns minutos de reflexão podem salvar o seu controle financeiro futuro!

Gostou dessas dicas sobre descontos na Black Friday? Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre finanças e as notícias mais relevantes para o seu bolso!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.