Desemprego ainda atinge mais de 10 milhões de brasileiros, segundo IBGE; veja dicas para aumentar a chance de conseguir emprego

Taxa cai em 22 estados no 2º trimestre, mas ainda atinge quase 10,1 milhões de brasileiros.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A taxa de desemprego caiu em 22 estados brasileiros no segundo trimestre, em comparação com os 3 primeiros meses do ano de 2022. No entanto, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última sexta-feira, 12, a falta de trabalho atinge quase 10,1 milhões de brasileiros.

Em relação à média nacional, a taxa de desemprego ficou em 9,3% no segundo trimestre, representando uma queda em relação à taxa anterior de 11,1%. Os estados com as maiores taxas foram:

  • Bahia: 15,5%.
  • Pernambuco: 13,6%.
  • Sergipe: 12,7%.

Desemprego atinge mais mulheres, negros e jovens

Segundo a pesquisa do IBGE, a taxa de desemprego foi de 7,5% para os homens e 11,6% para as mulheres. Além disso, o desemprego também atinge mais jovens e pessoas negras:

  • No 2º trimestre de 2022, 64,7% dos desempregados no país eram pretos ou pardos;
  • Já as taxas mais elevadas são para jovens de 18 a 24 anos (19,3%) e de 14 a 17 anos (33,3%).

Outro ponto em destaque na pesquisa diz respeito à taxa de informalidade no Brasil, que chegou a 40% da população ocupada atualmente. Já em relação ao número total de desempregados (cerca de 10,1 milhão de brasileiros), quase 3 milhões estão em busca de um trabalho há mais de 2 anos.

Saiba mais: 38% dos brasileiros buscam segundo emprego para fechar as contas, diz pesquisa; veja dicas para conseguir renda extra

Especialista dá dicas para conseguir emprego

Como aponta Marcelo Traff, especialista em Gestão de Carreira e professor de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), ter o currículo atualizado e estar sempre preparado para possíveis entrevistas são alguns pontos importantes para quem está procurando emprego.

Por isso, listamos as principais dicas do especialista para aumentar a chance de conseguir um trabalho:

Currículo ideal:

Segundo Marcelo, o candidato deve elaborar um currículo enxuto, de no máximo duas folhas, com informações sobre formação, cursos de capacitação ou especialização, além das experiências profissionais e participação em programas sociais e de voluntariado, se houver.

Foco na entrevista:

O especialista também destaca alguns comportamentos que geralmente são mais buscados pelos recrutadores nos candidatos que chegam na etapa de entrevista:

  • Autenticidade: tenha clareza de propósitos e valores, evite criar um personagem;
  • Autoconhecimento: tenha clareza dos próprios talentos e dificuldades;
  • Foco: tenha clareza dos seus objetivos pessoais e profissionais;
  • Capacidade de saber ouvir: deixe o entrevistador falar;
  • Postura;
  • Discrição.

“Para ‘conquistar’ o recrutador ou gestor da vaga, também é importante que o candidato busque informações sobre a empresa: valores, área de atuação, segmento, missão, visão de negócios etc.”, complementa.

icon

Atenção

Segundo Marcelo, a falta de “flexibilidade cognitiva”, ou seja, a falta de capacidade de se manter adaptável, é um dos requisitos que mais reprova candidatos em processos seletivos, além da falta de informações sobre a empresa contratante.

Cases e testes

Outro ponto importante diz respeito aos processos seletivos que possuem cases ou testes. Nesse caso, o especialista avalia que o candidato deve compreender os objetivos da atividade proposta pelos recrutadores, além de ter calma na resolução e tentar utilizar todo o tempo disponibilizado para a conclusão da tarefa.

Rota profissional

Ademais, Marcelo também destaca a importância de ter o propósito profissional claro e objetivos de carreira bem definidos. Além disso, ele indica três dicas para quem quer manter a carreira profissional nos trilhos, independentemente do cenário do mercado:

  • Definir metas de curto, médio e longo prazo, além de trabalhar para alcançá-las;
  • Aprender com os próprios erros e não desistir facilmente dos objetivos definidos;
  • Criar uma rede de contatos e manter relacionamentos que contribuam significativamente para a troca de conhecimentos, experiências e vivências.

Quer continuar acompanhando notícias como essa, com dicas para conseguir emprego? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp