Cartão de crédito é a dívida mais comum entre os brasileiros; confira dicas de como usá-lo com prudência

Serasa orienta os usuários de cartão de crédito a reorganizar a vida financeira para evitar dívida e controlar gastos.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Na última segunda-feira, 5, o número de famílias endividadas no mês de agosto chegou a 79% do total de lares do país, e o cartão de crédito segue como o principal responsável por essa dívida, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para esse indicador, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic) considera dívidas a vencer no cheque pré-datado, carnê de loja, cheque especial, prestação de casa e carro, empréstimo pessoal, carnê de loja e fatura do próprio cartão de crédito.

Cartão de crédito é o maior responsável por dívida entre brasileiros

O cartão de crédito segue como principal modalidade de endividamento, sendo responsável por mais de 85% das dívidas do mês de agosto.

Essa proporção é a mesma do mês de julho, porém, 3,5 pontos percentuais abaixo do registrado no mês de abril, desde quando vem diminuindo.

Nos últimos meses, o uso de cartões próprios e carnês das grandes varejistas têm aumentado como modalidade de crédito.

Para se ter uma ideia, nos últimos quatro meses, o endividamento em razão dos carnês teve uma alta de 1,8 ponto percentual, chegando a 19,8%.

Como evitar dívidas no cartão de crédito? 

Para evitar o endividamento, os especialistas da Serasa orientam os usuários de cartões de crédito a reorganizarem a vida financeira fazendo algumas análises, a fim de controlar todos os gastos.

Veja, a seguir, 7 dicas da Serasa para evitar o endividamento ou até mesmo sair da inadimplência:

  1. embora não exista um número ideal de cartões de crédito, o importante é usá-los com sabedoria para uma melhor gestão da vida financeira;
  2. veja se realmente há necessidade de ter vários cartões: caso tenha, procure entender qual a necessidade de uso de cada um deles e a capacidade de pagar as faturas;
  1. observe atentamente as datas de vencimento, a fim de evitar a negativação do nome nos órgãos de proteção ao crédito;
  1. procure pagar as faturas em dia. Dessa maneira, além de aumentar a sua credibilidade no mercado, você consegue juros mais baixos e parcelamentos mais longos para realizar seus projetos;
  1. aproveite o recebimentos dos benefícios governamentais, como 13º salário, saque emergencial do FGTS e possíveis rendas extras para quitar dívidas;
  1. procure monitorar sempre o status do seu CPF e utilizar os serviços como o Serasa Limpa Nome para quitar suas dívida com ótimos descontos, que podem chegar a 90%;
  1. anote todos os seus gastos e tenha noção do próprio orçamento. Embora pareça básica, esta dica é muito importante para manter as finanças do mês organizadas;
  1. outra dica bastante básica mas que tem uma ótima eficácia é a regra 50/30/20. Ou seja, 50% para gastos essenciais (como contas fixas, comida e aluguel), 30% para gastos variáveis (lazer, cartão de crédito, entre outros) e 20% para reserva emergencial.

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre dívida no cartão de crédito? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp