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Franquia Starbucks: saiba qual o valor e como abrir uma loja!

Entenda como funciona a franquia Starbucks, o que é necessário para se tornar um licenciado e quais são as vantagens que a maior cafeteria do mundo oferece.

vitor braga
Vitor Braga Estagiário de Negócios
Nome da marcaStarbucks
Investimento inicialR$500 mil
Faturamento médio mensalR$25 mil a R$120 mil
Prazo de retorno24 a 36 meses
Nota no Reclame Aqui8.6/10
VantagensMaior rede de cafés do mundo e clientes fidelizados
DesvantagensBaixo suporte ao franqueado e alto investimento inicial

A “franquia Starbucks” faz parte de um dos maiores negócios alimentícios do mundo, e pode representar uma boa oportunidade de retorno para o empreendedor.

Isso, porque segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), foram consumidas 21,2 milhões de sacas de café em 2020, tornando o Brasil o segundo maior consumidor de café no mundo.

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Dessa forma, um estabelecimento focado, principalmente, nesses produtos pode oferecer um faturamento considerável.

Além disso, também traz os benefícios de reproduzir as receitas e a marca sem correr riscos de plágio, estando associado a um forte nome da indústria.

No entanto, existem alguns pontos importantes a se definir antes de investir nesse ramo. Por exemplo, os interessados devem entender que a rede não trabalha com o sistema de franchising, mas com a venda de licença da marca. 

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Entender essas e outras considerações é essencial para ter uma loja e ser bem-sucedido com a “franquia Starbucks”.

Por isso, entenda mais sobre a história dessa empresa e como se tornar um licenciado.

O que é a “Franquia Starbucks”: pegue seu cafezinho que lá vem história!

A Starbucks é uma empresa multinacional norte-americana, com o título de maior rede de cafeterias do mundo.

Sua sede está localizada na cidade de Seattle, e seu nome foi inspirado no personagem Starbuck, do livro Moby Dick. Inclusive, seu logotipo é um entalhe escandinavo do século XVI de uma sereia com duas caudas, em referência à história.

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Além de suas bebidas mais famosas, o cappuccino e café expresso, a Starbucks oferece outros tipos de produtos, como chás e comidas de acompanhamento. 

Geralmente, as lojas da “franquia Starbucks” estão localizadas dentro de outros estabelecimentos comerciais, como livrarias e shopping centers.

Atualmente, conta com mais de 20 mil lojas em todo o mundo. Sua primeira unidade foi aberta em 1971. Depois de Seattle, investiu nas cidades de Vancouver e Chicago no mesmo ano. Em 1992, já contava com mais de 165 pontos de venda.

Starbucks no Brasil

Enquanto isso, a primeira Starbucks fora da América do Norte foi aberta em Tóquio, em 1996. 

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Em seguida, a rede investiu na Europa, com uma unidade no Reino Unido, em 1998, com a compra da rede Seattle Coffee Company, fazendo com que Londres tivesse mais unidades que a própria cidade-sede.

Por outro lado, a primeira loja da companhia na América do Sul só foi aberta em 2003, no Peru.

Finalmente, a Starbucks abriu uma unidade em São Paulo, no ano de 2006. Ela fica localizada no shopping Morumbi.

Desde então, o país se tornou um dos principais licenciados, com mais de 115 lojas funcionando atualmente.

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Qual a diferença entre “franquia starbucks” e o licenciamento da marca? Entenda como funciona!

Por outro lado, pessoas que se interessam por esse empreendimento devem ter conhecimento sobre o sistema que a rede trabalha, sendo erroneamente nomeado como franchising.

Isso, porque embora seja o título mais conhecido, a “franquia Starbucks”, na verdade, é um licenciamento, adquirido para a venda dos produtos e da marca de forma mais livre.

A princípio, o investidor que adquire uma franquia recebe não apenas os produtos e o suporte da marca, mas também tem acesso ao know-how da empresa. Em outras palavras, todo o conhecimento que ela obteve ao longo da sua operação.

Dessa forma, o franqueado poderá aplicar esse aprendizado em sua loja, e obter faturamentos mais rápidos e concretos.

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Além disso, existem outras diferenças quanto aos dois modelos, pois as franquias demandam um investimento maior, e existe a obrigação de seguir os padrões estabelecidos pela rede.

Por outro lado, a licença da marca permite que o investidor utilize todos os produtos, nome e identidade da linha.

No entanto, não existe o fornecimento do know-how, de modo que o empreendedor poderá trabalhar da forma como preferir, aplicando na sua loja as estratégias que achar convenientes.

Isso significa que existe maior independência e um suporte mais básico para o licenciado, além de não existir a obrigação de seguir os padrões estabelecidos.

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Nesse cenário, a franquia Starbucks, embora seja chamada assim, funciona apenas como um licenciamento.

Ou seja, o investidor pode utilizar os produtos e serviços, mas possui independência na sua gestão, decidindo como trabalhar, e sem possuir acesso ao know-how da empresa.

Qual valor é preciso investir para abrir uma loja do Starbucks?

Depois de entender como a “franquia Starbucks” funciona, na prática, será necessário desembolsar, em média, R$500 mil para obter o licenciamento da marca.

Esse valor é aplicado na compra dos direitos de reprodução dos produtos, serviços e nome da rede.

Dessa forma, o investidor poderá vender os mesmos cafés que o Starbucks prepara, utilizando seu logo, copos e cores, por exemplo.

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No entanto, esse total se refere somente ao licenciamento da marca, de modo que ainda é necessário investir na montagem da loja.

Em outras palavras, ela fica a critério do empreendedor, que deverá aplicar quanto desejar do seu capital para desenvolver o local de venda.

Inclusive, esse processo também envolve outros pontos importantes, como:

  • escolha do local;
  • elaboração de alvarás;
  • vistorias;
  • construção da loja.

Em algumas empresas, o investimento já acompanha esta etapa de montagem da loja. No entanto, o valor da franquia “Starbucks” contempla apenas a compra da licença.

Qual o faturamento médio mensal de um Starbucks?

Por outro lado, algo que pode interessar os licenciados na “franquia Starbucks” é o faturamento médio mensal, que pode estar na faixa de R$25 mil a R$120 mil.

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Em um primeiro momento, pode ser difícil determinar esse total, uma vez que ele depende do andamento dos negócios, e isso está diretamente ligado às estratégias aplicadas pelo empreendedor.

No caso do verdadeiro franchising, o know-how da rede ajuda o investidor a aplicar as melhores práticas de vendas, de modo que o faturamento esteja na média esperada pela empresa por suas unidades.

Entretanto, no caso da franquia Starbucks, esse recebimento varia conforme o investidor lidera sua loja, de modo que a faixa de lucro possui uma margem considerável.

Assim, o valor final dependerá do modo que a unidade é gerenciada e quais as táticas de vendas aplicadas para obter o melhor retorno.

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Modelos de negócios Starbucks

Atualmente, existem quatro modelos de negócios disponíveis na rede Starbucks, sendo:

  • Food Service;
  • Premium Self-Service;
  • Licensing;
  • Seattle’s Best Coffee.

Entenda mais sobre cada um deles:

Food Service

O food service é uma modalidade que apresenta um espaço médio, voltado para consumo no local. Trata-se da forma mais comum de implementar essa licença no Brasil.

Além disso, esse formato também é comum em shoppings e outros centros comerciais, com um espaço de convivência e consumo.

Premium Self-Service

O modelo Premium Self-Service é um formato que, como o nome indica, traz a possibilidade do cliente se servir sozinho.

Dessa forma, ele monta seu pedido como desejar, com os ingredientes em exposição. Essa experiência é mais comum em espaços sem tantas interferências externas.

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Licensing

O Licensing é uma modalidade que oferece bebidas na rua, geralmente por meio de food-trucks ou espaços móveis localizados em pontos estratégicos.

Embora o catálogo de produtos seja menor, por conta do espaço de preparo, essa forma de atuação é uma das mais populares da “franquia Starbucks”, pela praticidade e maior contato com o público.

Seattle’s Best Coffee

Por fim, esse modelo se refere a uma outra marca, que também pertence ao Starbucks, que está mais disponível nos Estados Unidos.

Com ela, os clientes podem consumir no local ou comprar e levar. Inclusive, trata-se de uma das modalidades mais conhecidas, onde o pedido é entregue no próprio balcão.

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Como abrir uma unidade do Starbucks?

Depois de conhecer mais sobre a franquia Starbucks, interessados neste serviço podem abrir sua própria unidade a partir de algumas etapas simples.

Confira o passo a passo para se tornar um licenciado:

Inscreva-se no site e demonstre seu interesse em ser um licenciado!

Em um primeiro momento, é necessário realizar o cadastro de licenciamento pelo site do Grupo South Rock. Apesar de ter uma sede norte-americana, o Starbucks realizou uma parceria com a South Rock no Brasil, de modo que investidores nacionais possam se inscrever.

Depois de acessar o portal, localize a página de solicitação e envie uma mensagem informando seu interesse.

Além disso, será necessário anexar alguns dados, como informações pessoais e financeiras, para a análise de perfil que será realizada posteriormente.

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Análise do perfil do empresário investidor e do local de instalação da loja

Em seguida, o empresário deverá aguardar que a rede avalie seu perfil, considerando sua capacidade de investimento do empreendedor, ou seja, sua capacidade financeira.

Por esse motivo, é importante anexar todas as informações atuais em sua solicitação, contribuindo para a avaliação do seu pedido.

Além disso, a rede também poderá considerar sua capacidade de gestão e o local de instalação da loja.

Pronto, agora é só obter o licenciamento da nova unidade Starbucks!

Finalmente, se o pedido for aprovado, o licenciado poderá abrir uma unidade da “franquia Starbucks” conforme seu planejamento.

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Ele passará por um pequeno treinamento, para conhecer os produtos e serviços, e receberá toda a documentação de licenciamento, que permitirá utilizar a marca em seus negócios.

Além disso, a rede também oferece suporte básico de operação e montagem de loja, de responsabilidade do novo proprietário.

Qual o perfil ideal de um licenciado Starbucks?

Embora o nome seja atrativo e consolidado no mercado, existe um perfil ideal para trabalhar com a “franquia Starbucks”.

Isso, porque a rede oferece um suporte menor do que o convencional nesse segmento de negócio, por ser um sistema de licenças.

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Dessa forma, um empresário sem experiência na área pode ter dificuldades em sua gestão.

Além disso, é recomendável que o perfil possua uma quantidade significativa de capital, para adquirir a licença e ter os valores indicados para a manutenção do serviço por determinado período.

Por esse motivo, recomenda-se que o licenciado seja um empreendedor com conhecimento no nicho, e, de preferência, com outras fontes de renda, para manter a loja e não prejudicar seus recebimentos investindo em um único local.

Vantagens e desvantagens da cafeteria Starbucks

Por fim, para conhecer a “franquia Starbucks” de forma completa, vale a pena se atentar para seus pontos positivos e negativos.

Entre as principais vantagens, destacam-se a liberdade de gestão, uma vez que não é uma franchising, de fato, mas sim uma licença de uso. Além disso, o nome da rede é consolidado no mercado, como a maior rede de cafeteria do mundo.

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Dessa forma, se torna possível alcançar um público mais fidelizado.

No entanto, uma das grandes desvantagens é que o apoio ao licenciado é básico, menor que o de uma franquia, por não operar com esse sistema.

Assim, eventuais dificuldades deverão ser administradas pelo empreendedor.

Ainda, o preço do investimento inicial, somente para comprar a licença, é significativo, não sendo uma rede acessível para iniciantes.

Vale a pena investir em um Starbucks?

Por fim, muitos empresários podem questionar se vale a pena investir na “franquia Starbucks”. Em um primeiro momento, trata-se de uma alternativa rentável e forte no mercado, uma das melhores em seu nicho.

Seu nome está consolidado entre o público, de modo que é mais fácil alcançar os clientes. Além disso, a liberdade de gestão é um ponto positivo.

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No entanto, pode não ser o investimento mais indicado para perfis iniciantes, pela falta de suporte e alto valor de aplicação.

Dessa forma, perfis com maior poder aquisitivo e experiência na área podem se interessar, e ter resultados consideráveis, com a franquia Starbucks.

Starbucks no Reclame Aqui

Atualmente, a nota do Starbucks no Reclame Aqui é próxima de 9, considerada ótima. Além disso, também possui outros índices positivos, como:

  • quase 100% de reclamações respondidas;
  • quase 90% de soluções encontradas;
  • mais de 80% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócio no futuro.

Com isso, além de valer a pena considerar a “franquia Starbucks”, também trata-se de um negócio confiável.

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Conclusão 

Apesar de não ser um modelo de franchising, a “franquia Starbucks” é popular entre as possibilidades de negócio no Brasil, pela sua força no mercado e rentabilidade considerável.

Contudo, é importante avaliar todos os seus pontos de atenção, incluindo o alto investimento e o suporte reduzido, por se tratar de um licenciamento de marca.

Caso o empresário analise esses pontos e se certifique da sua decisão, a rede pode ser vantajosa e lucrativa como investimento, oferecendo benefícios como empresa e como marca.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre franquias? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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  1. Starbucks. “Home page: Starbucks”. Link.
  2. Associação Brasileira da Indústria de Café. “Indicadores da Indústria de Café | 2020”. Link.
  3. South Rock. “Home Page: South Rock”. Link.
  4. Reclame Aqui. “Starbucks”. Link.
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