Entenda o que é o cartão fidelidade e quais as vantagens para os pequenos negócios!

O cartão fidelidade é um recurso que pode contribuir para atrair mais clientes e ter ainda mais vendas. Entenda como fazê-lo e a maneira ideal de usá-lo em seu estabelecimento!

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O cartão fidelidade é uma alternativa interessante para que lojistas consigam realizar vendas e atrair mais pessoas para o estabelecimento.

Baseado em um programa de benefícios associado ao consumo frequente, esses modelos podem contribuir para incentivar a compra.

Certamente você já viu ou ouviu falar sobre um cartão que incentiva a fidelidade dos clientes, certo? Porém, pode não saber os detalhes sobre ele e nem como essa alternativa pode ser útil para o negócio.

Pensando nisso, confira nesse conteúdo as principais informações sobre como desenvolver um modelo ideal para aplicar em seu comércio e atrair ainda mais consumidores.

O que é um cartão fidelidade?

O cartão fidelidade é um programa criado pelas empresas para recompensar os clientes que adquirem seus produtos ou serviços com determinada frequência. Dessa forma, ele consolida a relação fiel entre o consumidor e a loja em questão.

Essas recompensas podem ser vantagens diretas, como brindes, ou indiretas, como descontos na próxima compra.

Aproveitar esse tipo de recurso favorece para que a empresa mantenha uma conexão frequente com os seus associados.

Assim, na busca pela vantagem que o cartão oferece, esses indivíduos acabam por adquirir mais produtos ou serviços.

O nome cartão fidelidade, entretanto, não necessariamente precisa definir o programa de modo literal, apesar de que muitas empresas usam o cartão para marcar a participação do cliente que adquiriu algo.

Mesmo que atualmente já tenha sido modernizado, onde muitos estabelecimentos o utilizam de forma digital, a premissa continua a mesma: alcançar mais consumidores fiéis recompensando-os com diferentes itens e benefícios.

Quais as vantagens do cartão fidelidade para o consumidor?

A proposta principal do cartão fidelidade é incentivar que o consumidor adquira itens e serviços em determinado estabelecimento.

Mas, de modo que isso lhes traga vantagens que vão além da qualidade do que foi comprado. A ideia é que eles “ganhem” algo com isso, se sentindo verdadeiramente beneficiados.

Sendo assim, aderir ao uso desse recurso pode melhorar a perspectiva de valor agregado que o cliente tem com a empresa.

Isso significa que ele conseguirá visualizar e compreender que vale a pena se tornar um associado fiel, já que terá benefícios com isso.

E ainda podemos considerar mais alguns pontos positivos que esse tipo de cartão pode garantir aos consumidores:

Ganho de recompensa

O portal G1 já destacou que os brasileiros gostam de se associar a programas de fidelidade e compreendem essa preferência devido à sensação de estar tendo recompensas pela adesão.

Tanto, que o país está entre os principais consumidores de programas de milhas e cashback do mundo.

Esse tipo de incentivo, do qual o cartão fidelidade também faz parte, tem sucesso pois, efetivamente, gera um benefício na associação.

O cliente não apenas percebe que está obtendo uma vantagem, como a tem de modo concreto.

Afinal, em muitos casos, as recompensas são itens gratuitos ou descontos em peças que, pela lógica, você gosta, já que adquiriu tantas a ponto de obter esse benefício.

Incentivo ao consumo

Outro ponto positivo que o uso do cartão fidelidade apresenta aos consumidores que o utilizam, é o incentivo ao consumo de maneira prática.

Isso, de certa maneira, acaba incentivando que o cliente escolha um estabelecimento em detrimento de outro.

Eles percebem que há mais vantagens em se associar a certa marca, justamente porque terão uma recompensa direta pelo consumo neste estabelecimento.

No entanto, esse pensamento e essa percepção os levam a consumir mais, o que se torna benéfico para a loja e para a economia de modo geral.

Aumento da satisfação

Por fim, uma última vantagem que pode ser percebida quando os consumidores fazem uso de cartão fidelidade, é o aumento no índice de satisfação. Afinal, todos nós temos uma influência neurológica conhecida como “sistema de recompensa”.

Ela, nada mais é, do que o sentimento de prazer e felicidade após realizar determinada ação. As compras aparecem com enorme importância nesse circuito emocional.

Por isso, comprar é algo instintivo e gera satisfação aos consumidores. Quando eles têm benefícios agregados, como é o caso dos programas de recompensa, essa ação se torna ainda mais vantajosa. Dessa forma, a aquisição dos itens garante uma sensação positiva em dobro.

E as vantagens do cartão fidelidade para o empreendedor?

Da mesma forma que o cartão fidelidade garante benefícios diretos e indiretos para o cliente, ele também oferece vantagens aos lojistas que o adotam como recurso.

Afinal, são peças que garantem mais vendas e que, associado a isso, também geram mais conexão com os consumidores.

Isso permite que se estreite o relacionamento e incentive, ainda mais, a fidelização da cliente, por um motivo que vai além da própria recompensa do programa.

Como esses clientes terão mais contato com o negócio, o lojista, consequentemente, terá mais oportunidades de lhe mostrar as vantagens de escolhê-la diante dos concorrentes.

Entenda melhor como o cartão de fidelidade pode ser uma escolha interessante para o empreendimento:

Fidelização de clientes

Fidelizar clientes vai além de apenas ter vendas recorrentes para aquele determinado indivíduo. Esse processo de fidelização também envolve o reforço da marca no pensamento desse consumidor, de modo que ele sempre recorra ao estabelecimento quando necessitar de certo item.

Outro ponto em que a fidelização tem um papel importante, é no aumento do ticket médio por compra.

Quando os clientes se sentem conectados com a empresa, tendem a gastar mais. Afinal, farão compras com a sensação de obter a recompensa direta.

Atrair novos consumidores

Mesmo com a fidelização dos consumidores atuais, aumentar o rol de clientes é sempre um objetivo que as empresas têm.

Nesse sentido, ter um programa de recompensas pode ser um diferencial de atração para esses possíveis associados.

Inclusive, muitas empresas utilizam desse recurso para fazer propagandas que acabam conquistando muitos consumidores que já estão acostumados com a marca de algum concorrente. 

Um bom exemplo de como isso acontece na prática, são os programas de pontos e fidelidade dos postos de combustível. Na maioria das vezes, o preço do litro do combustível não varia de uma bandeira para outra, o que dificultaria para que os clientes se sentissem fidelizados à uma determinada empresa.

Para incentivá-los a adquirir em seus estabelecimentos, os donos de postos investem nas recompensas e nos programas de pontos, que geram benefícios com o acúmulo, onde podem ser trocados, posteriormente, por produtos exclusivos.

Divulgação do trabalho

Por fim, um último benefício que os lojistas podem ter ao utilizar o recurso do cartão fidelidade, é a oportunidade de divulgar o seu trabalho com mais ênfase. Isso pode acontecer em dois aspectos:

  • ter recorrência do cliente na loja, podendo mostrar outros produtos e serviços que também oferece;
  • usar o cartão como âncora da publicidade e, ao mesmo tempo, divulgar outros motivos que justificam a compra.

O cartão fidelidade, no caso, serviria como um apoio concreto para as estratégias de marketing. Isso porque, mesmo que o cliente não entenda que aquela determinada oferta o atende ou interessa, ainda assim percebe a oportunidade de ter uma recompensa, já que o cartão fidelidade associado à loja.

Como fazer o cartão de fidelidade?

Para que o cartão fidelidade atinja o seu objetivo principal, que é o de reunir mais clientes com a oferta da recompensa, é essencial que ele seja bem criado.

Isso porque, ele é um recurso que vai além da sua proposta básica. Como explicado até agora, esse tipo de cartão possui uma importância enorme no desenvolvimento da estratégia da empresa.

Então, vale a pena seguir algumas orientações que podem contribuir para tornar o processo de criação do cartão fidelidade mais assertivo.

Dessa forma, desenvolvendo um recurso que seja, realmente, vantajoso para o cliente e para o lojista.

Planeje o cartão detalhadamente

O primeiro passo é planejar o que pretende alcançar com o uso do recurso do cartão. Com base nisso, você conseguirá entender o que ele precisa ter.

Por exemplo, se a intenção é aumentar o número de vendas, propor um brinde especial é uma boa alternativa.

Mas, se quiser atrair novos clientes, talvez seja mais interessante propor descontos e benefícios extras na associação.

Lembre-se que, acima de tudo, a recompensa deve ser atrativa para o cliente que pretende afetar.

Nesse processo, não se esqueça de definir como será o programa, quais as regras e como ele contemplará o beneficiado.

Analise o perfil dos seus clientes

O segundo passo para criar um cartão fidelidade assertivo e que traga resultados, diz respeito a conhecer o público da sua empresa.

Isso é essencial no processo de desenvolvimento do programa de recompensas. Afinal, de nada adianta desenvolvê-lo, senão não será atrativo para os associados.

Por isso, crie um perfil desses clientes. Faça uma pesquisa que responda:

  • quais são os produtos mais comprados;
  • qual é o valor médio das vendas;
  • quais os principais hábitos de consumo.

Com base nesses resultados, será mais fácil traçar a estratégia. Por exemplo, de nada adianta propor um brinde de valor mais baixo que o valor médio das vendas, pois não será atraente o bastante.

Seja criativo

Continuando o processo de criação do seu cartão fidelidade, não deixe de lado os elementos chamativos, que são desenvolvidos com base na sua criatividade.

Um design irreverente e uma boa chamada podem ser diferenciais que irão destacá-lo de outros serviços parecidos.

Mas, muito cuidado com projetos diferentes demais. Eles podem até ser interessantes, mas correm o risco de não serem funcionais.

Um bom exemplo de como isso pode acontecer, seria escolhendo um modelo de cartão que fosse maior do que o tamanho da carteira. Isso levaria muitos clientes a jogá-lo fora assim que se tornasse um incômodo.

Por isso, considere a criatividade como uma aliada, mas não um determinante que poderá mudar o seu projeto principal.

Invista na divulgação

Por fim, não deixe de divulgar esse plus da sua empresa. Afinal, para que um cartão fidelidade atinja o seu objetivo, é primordial que haja a fidelização que lhe dá nome.

É importante que os clientes sejam atraídos por essa estratégia. Então, vale a pena criar uma campanha que a agregue como um ponto extra. Logo, deixe os seus clientes saberem que agora terão vantagens ao consumidor em sua loja.

O que escrever no cartão fidelidade?

Além de ser um recurso que possui uma funcionalidade auto explicativa, o cartão fidelidade também pode ser um canal para divulgação dos seus serviços.

Afinal, quando se utiliza cartões físicos, eles podem ficar na carteira do cliente, sendo visto com bastante frequência.

Por isso, vale a pena inserir algumas informações, frases e textos nesses itens, para que ele se torne, também, um meio de realizar propagandas da sua loja.

Veja só o que pode ser colocado:

  • dados da empresa, como logotipo, telefone, endereço;
  • box para preenchimento a cada vez que é realizada uma compra. Após o preenchimento completo, ele obterá a recompensa;
  • as regras para a obtenção da recompensa;
  • canais de contato da loja;
  • prazo de validade do programa;
  • condições para resgatar o prêmio;
  • chamadas explicando os benefícios da associação ao programa.

Alguns exemplos de textos que podem ser colocados no cartão fidelidade

  • Complete a cartela e ganhe (inserir o item ou serviço que comercializa);
  • A cada X compras, você ganha 1 (inserir o prêmio que pretende oferecer);
  • Sua fidelidade merece um presente! Complete o cartão e ganhe (inserir a recompensa);
  • Completando o cartão, você vai ganhar um brinde especial!;
  • Nas compras acima de X, você ganha um carimbo. Junte X carimbos e ganhe um presente especial!;
  • Cliente especial sempre ganha presente! Complete os espaços e receba (insira o prêmio);
  • Compre X vezes e o próximo é por nossa conta!

Exemplos de cartão de fidelização

A premissa do cartão fidelidade é relativamente simples. Ele precisa ter as informações básicas da loja, uma chamada e o espaço onde serão gravadas as compras que darão a recompensa ao final.

Essencialmente, esse é o modelo que irá se repetir em diferentes tipos de cartão de programas de benefícios.

Porém, o que irá torná-lo único e deixá-lo com a cara da sua empresa, são os detalhes que serão gravados.

Por exemplo, o design, ilustrações, como os box estarão dispostos, qual a orientação do cartão, o papel que será utilizado, acabamento e laminação.

Tudo isso vai tornar o seu cartão fidelidade único. Afinal, como dito anteriormente, ele é uma peça que, costumeiramente, fica na carteira do cliente.

Por isso, vale a pena investir em um modelo que, além de funcional, seja bonito.

Sites como o Canva e o Pinterest disponibilizam ideias de cartão fidelidade gratuitos, que podem ser editados ou servirem de inspiração para a criação do seu.

Mas, não se esqueça do que falamos sobre funcionalidade: é importante inovar e criar um modelo de cartão que seja único e exclusivo.

Só que ele não pode ser incômodo e difícil de carregar. Ou então, perderá o seu propósito, de incentivar o cliente a utilizá-lo com frequência.

Como o cartão fidelidade funciona na prática?

Cada segmento do comércio pode aproveitar o cartão fidelidade de uma maneira, desde que siga a sua proposta básica, que é a de garantir uma recompensa para o cliente frequente.

Por isso, é interessante fazer uma pesquisa sobre o perfil dos consumidores do seu estabelecimento, para identificar quais são os seus principais interesses.

Com base nisso, será possível criar um modelo prático e que atinja o seu objetivo primordial.

Alguns exemplos de como eles poderiam ser desenvolvidos, de acordo com o nicho para o qual estão orientados, são:

  • Alimentação: comprando 10 itens, que podem ser sorvetes, açaís, porções, lanches, pizzas, o cliente leva um totalmente grátis;
  • Saúde e beleza: cada procedimento realizado acumula um tanto de pontos. Posteriormente, eles podem ser trocados por serviços exclusivos;
  • Serviços automotivos: a cada 10 lavagens, ganhe 50% de desconto no polimento;
  • Pet shops: realizando 10 banhos e tosa, você ganha 1 brinde especial;
  • Transportes: a cada 10 corridas, você terá um desconto especial na 11ª.

O cartão fidelidade serve apenas para lojas físicas?

Apesar de ser um recurso muito frequente nas lojas físicas e, também, vemos muitos cartões fidelidade impressos, há alternativas digitais e que também são voltadas para o comércio online.

Caso esteja pesquisando mais sobre esse assunto, algumas plataformas são especializadas nesses programas de pontos.

É o caso da Dotz, por exemplo, que distribui pontuação de acordo com o valor gasto em lojas associadas.

A vantagem desse tipo de recurso digital é poder realizar um gerenciamento do saldo de pontos, mesmo quando não se está com o cartão físico.

Isso facilita para que o cliente esteja sempre acumulando pontos, mesmo se não apresentar o cartão fidelidade.

Além da Dotz, há outras plataformas que oferecem esse tipo de recurso. Mas, se quiser inovar e criar um próprio, é possível aproveitar as vantagens que o WhatsApp pode oferecer, por exemplo.

Inclusive, por lá dá para conferir quantas compras já foram feitas e incentivar o cliente a acompanhar a pontuação.

Vale a pena criar um cartão fidelidade?

O cartão fidelidade é um recurso que pode agregar muito na sua empresa. Afinal, eles estimulam o consumo mais frequente, com base na promessa da recompensa.

Inclusive, eles são alternativas que podem ajudar os empreendimentos menores a se destacarem no mercado, podendo, até mesmo, garantir mais poderio diante dos concorrentes mais robustos.

Mas, vale a pena reforçar que, para que essa estratégia funcione, é essencial que o cliente perceba o benefício como um valor agregado.

Senão, poderá se tornar uma ação infrutífera e que ainda vai te causar prejuízos financeiros.

Avalie muito bem qual é o ticket de cada compra, para decidir qual será o prêmio que será revertido.

Tenha ainda mais atenção caso a premiação seja feita com produtos diferentes do que você comercializa ou se for em parceria com outros estabelecimentos.

Lembre-se que o ideal é manter o cliente conectado com a sua empresa para que a sua marca seja sempre reforçada em seu pensamento como comprador.

Por fim, veja também como funciona o crediário próprio e saiba como ele pode ser útil no seu negócio!

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o universo financeiro e as melhores oportunidades? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e entre em nosso canal exclusivo do Telegram.

Perguntas frequentes sobre cartão fidelidade

  1. Como funciona o cartão de fidelidade?

    O cartão fidelidade é um programa que recompensa os clientes que realizam compras de produtos e serviços com uma certa frequência no estabelecimento. Esse programa está condicionado a algumas regras, que envolvem a premiação e os critérios para obtê-la.

  2. Como fazer o cartão de fidelidade?

    O cartão fidelidade pode ser criado em plataformas digitais que já possuem modelos pré-definidos. A partir dessa base, o empreendedor poderá criar um cartão exclusivo, com o seu logotipo e as informações da sua marca. Isso vai gerar ainda mais credibilidade ao programa.

  3. O que colocar no Cartão Fidelidade?

    Algumas informações são essenciais em um cartão fidelidade, como o nome da loja, os meios de contato, os box de preenchimento a cada compra, qual será o prêmio e a validade dessa ação. Além disso, vale a pena investir em elementos decorativos, que tornem o cartão bonito.

  4. Como divulgar e oferecer Cartão Fidelidade?

    O cartão fidelidade pode ser divulgado em uma campanha de marketing, que também tenha foco em outras promoções. O ideal é oferecê-lo a cada cliente que adquirir um produto ou serviço do seu estabelecimento, explicando as vantagens e dando ênfase no brinde final.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp